O Estudo da Sentinela, “Artigo 8”, Semana de 29 de abril a 5 de maio de 2024, Sempre siga a orientação de Jeová, Respostas.

O Estudo da Sentinela, “Artigo 8”, 29 de abril a 5 de maio de 2024, Sempre siga a orientação de Jeová, respostas.

“Eu, Jeová, sou […] aquele que te guia” (IS. 48:17).

1. Explique com um exemplo por que devemos seguir a orientação de Jeová.

Seguir a orientação de Jeová é como ter um guia experiente no meio de uma selva perigosa. Cada passo que damos pode representar um risco para a nossa segurança. Da mesma forma que enfrentamos desafios espirituais no mundo que podem pôr em perigo a nossa paz e felicidade eternas, o mundo está cheio de perigos para a nossa espiritualidade. 

Porém, temos Jeová como nosso guia supremo, ele nos mostra o caminho seguro para evitar esses perigos e chegar ao nosso destino seguro, o novo mundo prometido. Assim como seguir as instruções de um guia experiente na selva nos leva à segurança, seguir as ordens e os princípios de Jeová nos leva a um futuro cheio de esperança e vida eterna. 

2. Como Jeová nos guia?

Jeová nos guia principalmente através da sua palavra a Bíblia, é através dos seus ensinamentos e princípios que podemos discernir o caminho certo em meio às dificuldades e desafios da vida.

Em Mateus capítulo 24 versículo 45 vemos como Jeová usa as pessoas como instrumentos para transmitir sua orientação e sabedoria. O escravo fiel e prudente fornece alimento espiritual que nos nutre e nos ajuda a tomar decisões sábias.

Também emprega superintendentes de circuito e anciãos congregacionais para nos encorajar e aconselhar em tempos difíceis. Essas pessoas, dotadas de responsabilidades de liderança na congregação, estão disponíveis para dar apoio e orientação aos que precisam. 

3. O que analisaremos neste artigo?

Neste artigo, consideraremos três ideias-chave para fortalecer a nossa confiança na orientação de Jeová, especialmente quando ela nos chega por meio de pessoas imperfeitas. Primeiro examinaremos como Jeová guiou o seu povo nos tempos bíblicos e, em segundo lugar, investigaremos como Jeová está nos guiando hoje; finalmente, exploraremos os benefícios de sempre seguir a orientação de Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Josué escuta respeitosamente Moisés. 2. O rei Ezequias ouve com respeito a explicação do profeta Isaías sobre uma parte das Escrituras. 3. Uma reunião dos apóstolos e anciãos de Jerusalém. 4. Uma reunião do Corpo Governante nos nossos dias. Ao longo da história, Jeová sempre usou seres humanos para guiar o seu povo. (Ver parágrafo 3).

COMO JEOVÁ GUIOU A NAÇÃO DE ISRAEL

4, 5. Como Jeová demonstrou que estava usando Moisés para guiar os israelitas? (Ver desenho da capa).

Jeová demonstrou que estava usando Moisés para guiar os israelitas de diversas maneiras chocantes, uma dessas provas foi a manifestação de uma coluna de nuvem durante o dia, e uma coluna de fogo durante a noite, conforme registrado em Êxodo capítulo 13 versículo 21. Esses sinais eram indicadores diretos da presença e direção divina. Moisés, sendo o líder designado por Jeová, acompanhou estas manifestações que levaram os israelitas em direção ao Mar Vermelho.

Quando os israelitas se viram encurralados entre o mar e o exército egípcio, entraram em pânico e questionaram as decisões de Moisés. Contudo, Jeová demonstrou seu plano soberano ao fazer com que Moisés os levasse precisamente para aquele lugar. Em Êxodo, capítulo 14, versículos 26 a 28, vemos como Jeová abriu o Mar Vermelho para permitir a passagem dos israelitas e depois fechou-o aos egípcios, salvando assim o seu povo. Este milagre impressionante foi uma confirmação poderosa de que Moisés foi o instrumento escolhido. . por Jeová para guiar os israelitas para fora da escravidão no Egito.

ILUSTRAÇÃO

Uma multidão de homens, mulheres e crianças israelitas seguindo a coluna de nuvem no deserto. Moisés seguiu a coluna de nuvem para guiar o povo de Deus através do deserto. (Ver parágrafos 4 e 5).

6. Como os israelitas reagiram à orientação de Jeová? (Números 14:2, 10, 11).

Como podemos ver nos textos que lemos, muitos dos israelitas recusaram-se a aceitar a autoridade de Moisés como representante de Jeová e desafiaram abertamente a sua liderança, apesar de testemunharem milagres surpreendentes e de experimentarem a constante provisão e protecção de Jeová durante a sua jornada pelo deserto. A falta de fé e a obstinação dos israelitas impediram-nos de reconhecer a mão de Deus na sua orientação. 

Jeová, na sua justiça, determinou que os israelitas rebeldes e incrédulos não entrassem na terra prometida, em resultado da sua persistente descrença. Em Números, capítulo 14, versículo 30, lemos que nenhum deles entraria na terra que ele havia prometido aos seus antepassados, exceto Josué e Calebe, que demonstraram fé inabalável e total lealdade a Jeová.

7. Quem seguiu a orientação de Jeová? (Números 14:24; veja também a imagem).

Os que seguiram a orientação de Jeová foram aqueles que demonstraram fé inabalável e disposição de obedecer a um exemplo notável que, como vemos em Números, capítulo 14, versículo 24, seguiu a Jeová de todo o coração.

Por outro lado, em Josué capítulo 14, versículos 12 a 14, vemos como, diferentemente da maioria dos israelitas, Calebe manteve confiança constante em Deus e em sua liderança por meio de Moisés, o que lhe rendeu a promessa de herdar uma porção especial da terra prometida. . 

Em Josué capítulo 4 versículo 14 vemos que além de Calebe a próxima geração de israelitas também demonstrou uma atitude de submissão à orientação de Jeová, respeitando profundamente Josué, sucessor de Moisés, reconhecendo a sua designação divina como líder da nação. Além disso, em Josué, capítulo 21, versículos 43 e 44, vemos que, devido à sua fidelidade e obediência, Jeová abençoou esta geração e finalmente permitiu-lhes entrar na terra prometida, cumprindo assim a sua promessa de dar-lhes a terra que ele havia jurado aos seus. ancestrais. 

ILUSTRAÇÃO

Josué escuta respeitosamente Moisés. Moisés e seu sucessor, Josué. (Ver parágrafos 5 e 7).

8. Como Jeová guiou seu povo durante o tempo dos reis? (Veja também a imagem).

Durante o tempo dos reis em Israel, Jeová continuou a guiar o seu povo através de profetas designados. Estes profetas eram mensageiros de Deus que transmitiam as suas palavras e conselhos aos líderes e ao povo em geral. Os reis que mostraram fidelidade a Jeová aceitaram a orientação. dos profetas e seguiu seus conselhos com humildade e obediência. Exemplos proeminentes desta obediência foram o Rei David que recebeu a correção do profeta Natã com humildade e arrependimento e o Rei Josafá ouviu atentamente as palavras do profeta Jasiel.

Mesmo em tempos de aflição, como no caso do Rei Ezequias, os líderes recorreram aos profetas em busca de ajuda e orientação, conforme relatado em Isaías, capítulo 37, versículos 1 a 6.

ILUSTRAÇÃO

O Rei Ezequias ouve com respeito a explicação do profeta Isaías sobre um trecho das Escrituras. O rei Ezequias e o profeta Isaías. (Ver parágrafo 8).

COMO JEOVÁ GUIOU OS PRIMEIROS CRISTÃOS

9. Como Jeová guiou os cristãos do primeiro século? (Veja também a imagem).

Em Efésios capítulo 5 versículo 23 vemos como no primeiro século Jeová guiou os cristãos através da organização da congregação cristã, estabelecendo Jesus como cabeça da congregação, embora Jesus não estivesse mais presente fisicamente para dirigir diretamente cada cristão, ele usou os apóstolos e os anciãos de Jerusalém como instrumentos para liderar o trabalho.

Além disso, em 1 Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 12, vemos como em cada congregação foram designados anciãos para fornecer orientação e liderança aos irmãos. Esta estrutura organizacional permitiu que os cristãos do primeiro século recebessem orientação divina por meio de líderes designados por Jeová, garantindo assim a unidade e a harmonia na congregação à medida que avançavam na pregação.

ILUSTRAÇÃO

Uma reunião dos apóstolos e anciãos de Jerusalém. Os apóstolos e anciãos de Jerusalém. (Ver parágrafo 9).

10. a) Como reagiram a maioria dos cristãos do primeiro século às instruções que receberam? (Atos 15:30, 31). 

Segundo os textos que acabamos de ler, a maioria dos cristãos do primeiro século responderam positivamente às instruções que receberam, sentiram-se felizes e encorajados pelas palavras de encorajamento que receberam. Esta atitude reflete a sua disposição de seguir a orientação divina por meio dos representantes de Jeová naquela época.

10. b) Por que alguns não aceitaram os representantes de Jeová nos tempos bíblicos? (Veja a barra lateral “Por que alguns se recusam a aceitar o óbvio.”)

Alguns não aceitaram os representantes de Jeová nos tempos bíblicos por causa do orgulho, conforme mencionado em João capítulo 3, versículo 19. O orgulho pode atingir as pessoas e impedir a sua capacidade de reconhecer a obra de Deus através dos seres humanos. 

Em Números, capítulo 16, versículos 1 a 3, vemos como os israelitas no tempo de Moisés se recusaram a aceitar a sua liderança por causa da sua arrogância, e muitos rejeitaram Jesus apesar dos milagres que ele realizou. No entanto, aqueles que são humildes e amam a verdade podem discernir claramente a orientação de Jeová através dos seus representantes humanos, reconhecendo que seguir esta orientação é sempre melhor. 

Por que alguns se recusam a aceitar o óbvio

Por que alguns se recusam a aceitar evidências claras de que Jeová usa seres humanos para guiar o seu povo? Em muitos casos, por orgulho (João 3:19; 2 Pedro 3:3, 4; Judas 18). Por exemplo, alguns israelitas não queriam aceitar que Jeová tivesse escolhido Moisés porque se consideravam importantes demais. — Núm. 16:1-3. Por razões semelhantes, muitos rejeitaram Jesus apesar dos milagres que ele realizou (João 12:37, 43). Por outro lado, aqueles que são humildes e têm o coração voltado para a verdade podem ver claramente que Jeová está usando homens para guiar seu povo. — Mat. 16:16, 17. Seguir esse guia é sempre melhor.

COMO JEOVÁ NOS GUIA HOJE

11. Dê um exemplo que mostre como Jeová tem guiado seus representantes hoje.

Um exemplo notável de como Jeová tem guiado seus representantes hoje é o caso do irmão Charles Russell e seus colaboradores. No final do século XIX, através do estudo das profecias bíblicas, compreenderam que 1914 seria um ano crucial para o Reino de Deus.

Jeová direcionou claramente seu trabalho investigativo e os acontecimentos ocorridos em 1914 confirmaram suas conclusões, a eclosão da Primeira Guerra Mundial, epidemias, terremotos e fomes, cumprindo assim o que vemos em Lucas capítulo 21 versículos 10 e 11, esses acontecimentos mostraram que o O Reino de Deus havia começado a governar, e Jeová estava usando esses homens de bom coração para guiar seu povo.

12, 13. O que foi feito durante a Segunda Guerra Mundial para impulsionar a pregação e o ensino?

Durante a Segunda Guerra Mundial, a organização de Jeová, com base no seu entendimento de Revelação, capítulo 17, versículo 8, deu passos significativos para promover a pregação e o ensino. Os Irmãos responsáveis ​​pela sede mundial concluíram que depois da guerra haveria um período de paz propício à expansão da pregação. Por isso, fundaram a Faculdade Bíblica de Gileade para preparar missionários para levar a mensagem a lugares remotos.

Além disso, o curso foi implementado no Ministério Teocrático, para melhorar as habilidades de ensino de todos os publicadores. Estas iniciativas aparentemente ilógicas no meio do conflito mostraram-se orientadas por Jeová, que preparava os seus servos para o trabalho que os aguardava.

14. Por que podemos confiar na orientação da organização de Jeová e dos anciãos? (Apocalipse 2:1; veja também a imagem).

Podemos confiar na orientação da Organização de Jeová e dos anciãos, porque eles procuram continuamente a orientação de Cristo. O corpo governante esforça-se por garantir que as instruções que dão estão em harmonia com a visão de Jeová e de Jesus. 

Através dos superintendentes de circuito e dos anciãos essas instruções chegam às congregações, embora os anciãos, como todos os humanos, sejam imperfeitos e possam cometer erros, eles estão à direita de Cristo, como vemos no texto de Apocalipse em Mateus capítulo 28 versículo 20, vemos que embora Moisés Josué e os apóstolos também tenham cometido erros, Jesus continua a guiar de perto o escravo fiel e os anciãos e continuará a fazê-lo todos os dias até a conclusão do sistema. 

ILUSTRAÇÃO

Uma reunião do Corpo Governante em nossos dias. O Corpo Governante em nossos dias. (Ver parágrafo 14).

OS BENEFÍCIOS DE SEMPRE SEGUIR O GUIA DE JEOVÁ

15, 16. O que você aprende daqueles que se deixaram guiar por Jeová?

Daqueles que se deixaram guiar por Jeová, aprendemos lições valiosas sobre a importância de seguirmos seus conselhos e orientações na nossa vida. Andy e Robin. Por exemplo, escolheram uma vida simples que lhes permitiu contribuir em projetos de construção da organização. 

Por outro lado, Márcia também tomou decisões baseadas nos ensinamentos de Jeová, optando pelo pioneirismo em vez de uma bolsa universitária, esta escolha a levou a desfrutar de uma vida dedicada a objetivos espirituais. Estes exemplos destacam como seguir a orientação de Jeová não só leva a uma vida mais plena e significativa no presente, mas também nos prepara para as bênçãos futuras do novo mundo.

17. De que outras maneiras podemos nos beneficiar por sempre seguirmos a orientação de Jeová? (Isaías 48:17, 18).

Seguir sempre a orientação de Jeová nos beneficia de diversas maneiras. Por exemplo, ao recebermos conselhos da organização, protegemo-nos do materialismo e de outros perigos que poderiam nos afastar dos padrões de Deus. Isso nos permite focar totalmente em nosso serviço a Jeová, o que nos traz profunda felicidade e paz duradoura, conforme mencionado em Isaías capítulo 48 versículos 17 e 18, ao obedecermos aos ensinamentos de Jeová experimentamos sua orientação constante e desfrutamos de um caminho pleno de segurança e. bênçãos.

18. Por que você quer sempre seguir a orientação de Jeová?

Quero sempre seguir a orientação de Jeová porque confio em sua sabedoria e amor por seu povo. Entendo que Jeová continua a usar seres humanos como seus representantes para nos dirigir, mesmo em tempos de tribulação e durante o reinado milenar. Se cultivarmos a obediência agora, estaremos preparados para seguir Sua orientação no futuro, mesmo que isso signifique abrir mão de nossas próprias preferências. 

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como Jeová guiou a nação de Israel?

Jeová guiou o seu povo através de profetas designados, esses profetas eram mensageiros de Deus que transmitiam suas palavras e conselhos aos líderes e ao povo em geral.

Como Jeová guiou os primeiros cristãos?

Jeová estabeleceu a congregação cristã por designar Jesus como seu cabeça e por usar os apóstolos e os anciãos para dirigir a obra. Além disso, foram designados anciãos em cada congregação para orientar os irmãos.

Como nos beneficia seguir a orientação de Jeová?

Seguir a orientação de Jeová protege contra o materialismo e suas consequências, permitindo manter a consciência limpa e concentrar-se plenamente no serviço de Deus, o que proporciona profunda felicidade.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário