Estudo de A Sentinela, Semana de 29 de abril a 5 de maio de 2024, Siga sempre a orientação de Jeová, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 29 de abril a 5 de maio de 2024, Siga sempre a orientação de Jeová, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta.

Amarelo Escuro: Resposta Adicional.

Azul Claro: Pontos Adicionais.

“Eu, Jeová, sou […] aquele que te guia” (IS. 48:17).

1. Explique com um exemplo por que devemos seguir a orientação de Jeová.

IMAGINE que você está perdido no meio de uma selva. Ele está cercado de perigos: animais selvagens, plantas venenosas e insetos de todos os tipos. Você também corre o risco de tropeçar em uma pedra e cair. Você não apreciaria se alguém com experiência o orientasse e o ajudasse a evitar todos esses perigos? Bem, o mundo é como aquela selva. Está cheio de perigos, especialmente para a nossa espiritualidade. Mas temos o melhor guia possível: Jeová. Ele nos mostra o caminho que devemos seguir para evitar os perigos e chegar ao novo mundo, onde viveremos para sempre.

2. Como Jeová nos guia?

2 Como Jeová nos guia? Principalmente, através da sua Palavra. Mas ele também usa seres humanos como seus representantes. Por exemplo, através do “escravo fiel e prudente” ele nos dá alimento espiritual que nos ajuda a tomar boas decisões (Mateus 24:45). Estes não são os únicos homens que Jeová usa para nos guiar. Os superintendentes de circuito e os anciãos congregacionais nos incentivam e aconselham a lidar com dificuldades. Somos muito gratos por Jeová nos dar uma orientação tão boa nestes últimos dias tão complicados. Assim poderemos continuar a ser seus amigos e continuar trilhando o caminho que leva à vida.

3. O que analisaremos neste artigo?

3 Mesmo assim, às vezes talvez achemos difícil seguir a orientação de Jeová, especialmente quando ela nos chega por meio de homens imperfeitos. Porque? Talvez o que eles nos dizem não seja o que queremos ouvir. Ou podemos pensar que o conselho deles é impraticável ou equivocado e, portanto, não pode vir de Jeová. É nessas ocasiões que mais precisamos confiar que Jeová está guiando o seu povo e que a melhor coisa que podemos fazer é seguir a sua orientação. Para fortalecer essa confiança, neste artigo vamos analisar as três ideias a seguir: 1) como Jeová guiou seu povo nos tempos bíblicos, 2) como ele está nos guiando hoje e 3) quais são os benefícios de sempre seguir sua orientação. .

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Josué escuta respeitosamente Moisés. 2. O rei Ezequias ouve com respeito a explicação do profeta Isaías sobre uma parte das Escrituras. 3. Uma reunião dos apóstolos e anciãos de Jerusalém. 4. Uma reunião do Corpo Governante nos nossos dias. Ao longo da história, Jeová sempre usou seres humanos para guiar o seu povo. (Ver parágrafo 3).

COMO JEOVÁ GUIOU A NAÇÃO DE ISRAEL

4, 5. Como Jeová demonstrou que estava usando Moisés para guiar os israelitas? (Ver desenho da capa).

4 Jeová designou Moisés para tirar os israelitas do Egito e deu-lhes provas claras de que estava usando esse homem para guiá-los. Um desses testes foi a coluna de nuvem que viram durante o dia e a coluna de fogo que viram à noite (Êxodo 13:21). Moisés seguiu aquela coluna e, como resultado, ele e os israelitas chegaram ao Mar Vermelho. Quando os israelitas pensaram que estavam encurralados entre o mar e o exército egípcio, entraram em pânico. Eles presumiram que Moisés havia cometido um erro terrível ao trazê-los para lá. Mas não havia nada de errado com isso. Foi Jeová quem fez Moisés levá-los direto para aquele lugar (Êxodo 14:2). E então ele os salvou com um milagre impressionante (Êxodo 14:26-28).

5 Durante 40 anos, Moisés seguiu a coluna de nuvem para guiar o povo de Deus através do deserto. a) Jeová às vezes colocava a coluna sobre a tenda de Moisés, onde todos pudessem vê-la (Êxo. 33:7, 9, 10). Dessa coluna, Jeová falou com Moisés, e ele então transmitiu suas instruções ao povo (Sl 99:7). Portanto, os israelitas tinham ampla evidência de que Jeová usava Moisés para guiá-los.

ILUSTRAÇÃO

Uma multidão de homens, mulheres e crianças israelitas seguindo a coluna de nuvem no deserto. Moisés seguiu a coluna de nuvem para guiar o povo de Deus através do deserto. (Ver parágrafos 4 e 5).

6. Como os israelitas reagiram à orientação de Jeová? (Números 14:2, 10, 11).

6 Infelizmente, a maioria dos israelitas rejeitou a evidência clara de que Jeová havia escolhido Moisés como seu representante (Leia Números 14:2, 10, 11.) Como se recusaram repetidamente a reconhecer o papel de Moisés, Jeová não permitiu que entrassem na Terra Prometida (Núm. 14:30).

7. Quem seguiu a orientação de Jeová? (Números 14:24; veja também a imagem).

7 Ora, havia alguns israelitas que seguiram a orientação de Jeová. Por exemplo, Jeová disse: “Calebe […] continuou a seguir-me de todo o coração” (leia Números 14:24). Deus o recompensou e até permitiu que ele escolhesse onde queria morar em Canaã (Josué 14:12-14). Assim como Calebe, a próxima geração de israelitas deixou que Jeová os guiasse. De fato, “respeitaram profundamente todos os dias da sua vida” a Josué, o homem que Jeová escolheu para substituir Moisés como líder da nação. Portanto, Jeová os abençoou e permitiu que entrassem na Terra Prometida (Josué 21:43, 44).

ILUSTRAÇÃO

Josué escuta respeitosamente Moisés. Moisés e seu sucessor, Josué. (Ver parágrafos 5 e 7).

8. Como Jeová guiou seu povo durante o tempo dos reis? (Veja também a imagem).

8 Anos mais tarde, Jeová nomeou juízes para guiar o seu povo. Mais tarde, durante o tempo dos reis, ele nomeou profetas para esta obra. Os reis que foram fiéis a Deus ouviram os conselhos dos profetas. Por exemplo, o rei Davi aceitou humildemente a correção do profeta Natã (2 Sam. 12:7, 13; 1 Crônicas 17:3, 4). O rei Josafá deu ouvidos ao que o profeta Jaaziel lhe disse e encorajou os habitantes de Judá a terem fé nos profetas de Deus (2 Crônicas 20:14, 15, 20). E, em tempos difíceis, o rei Ezequias pediu ajuda ao profeta Isaías (Is 37:1-6). Sempre que os reis seguiam a orientação de Jeová, ele os abençoava e protegia a nação (2Cr 20:29, 30; 32:22). Ficou claro como o dia que Jeová usou profetas para guiar seu povo. Contudo, a maioria dos reis e israelitas os rejeitaram (Jr 35:12-15).

ILUSTRAÇÃO

O Rei Ezequias ouve com respeito a explicação do profeta Isaías sobre um trecho das Escrituras. O rei Ezequias e o profeta Isaías. (Ver parágrafo 8).

COMO JEOVÁ GUIOU OS PRIMEIROS CRISTÃOS

9. Como Jeová guiou os cristãos do primeiro século? (Veja também a imagem).

9 No primeiro século, Jeová formou a congregação cristã. Como ele guiou seu povo naquela época? Ele nomeou Jesus como cabeça da congregação (Efésios 5:23). Mas, é claro, Jesus não falou diretamente a cada cristão para lhes dizer o que fazer, mas antes usou os apóstolos e anciãos de Jerusalém para dirigir o trabalho (Atos 15:1, 2). Além disso, foram designados anciãos em cada congregação para guiar os irmãos (1 Tes. 5:12; Tito 1:5).

ILUSTRAÇÃO

Uma reunião dos apóstolos e anciãos de Jerusalém. Os apóstolos e anciãos de Jerusalém. (Ver parágrafo 9).

10. a) Como reagiram a maioria dos cristãos do primeiro século às instruções que receberam? (Atos 15:30, 31). b) Por que alguns não aceitaram os representantes de Jeová nos tempos bíblicos? (Veja a barra lateral “Por que alguns se recusam a aceitar o óbvio.”)

10 E como reagiram os cristãos do primeiro século às instruções que receberam?  a)  A maioria deles os seguiu de boa vontade. Na verdade, “eles ficaram felizes por causa das palavras de encorajamento” que receberam (leia Atos 15:30, 31). Agora, como Jeová tem guiado seu povo nos nossos dias?

Por que alguns se recusam a aceitar o óbvio

Por que alguns se recusam a aceitar evidências claras de que Jeová usa seres humanos para guiar o seu povo?  b)  Em muitos casos, por orgulho (João 3:19; 2 Pedro 3:3, 4; Judas 18). Por exemplo, alguns israelitas não queriam aceitar que Jeová tivesse escolhido Moisés porque se consideravam importantes demais. — Núm. 16:1-3. Por razões semelhantes, muitos rejeitaram Jesus apesar dos milagres que ele realizou (João 12:37, 43). Por outro lado, aqueles que são humildes e têm o coração voltado para a verdade podem ver claramente que Jeová está usando homens para guiar seu povo. — Mat. 16:16, 17. Seguir esse guia é sempre melhor.

COMO JEOVÁ NOS GUIA HOJE

11. Dê um exemplo que mostre como Jeová tem guiado seus representantes hoje.

11 Nos nossos dias, Jeová continua a guiar o seu povo por meio da sua Palavra e do seu Filho, o cabeça da congregação. Temos provas de que ele continuou a usar seres humanos como seus representantes? Sim. Pensemos, por exemplo, no que aconteceu no final do século XIX. Charles Russell e seus colaboradores perceberam que 1914 seria um ano muito importante para o Reino de Deus (Dan. 4:25, 26). Como eles chegaram a essa conclusão? Estudando as profecias da Bíblia. E, sem dúvida, Jeová orientou a sua pesquisa. O que aconteceu no mundo em 1914 confirmou que o Reino de Deus tinha começado a governar: irrompeu a Primeira Guerra Mundial e houve epidemias, terremotos e fome (Lucas 21:10, 11) . Ficou claro que Jeová estava usando esses homens de bom coração para ajudar seu povo.

12, 13. O que foi feito durante a Segunda Guerra Mundial para impulsionar a pregação e o ensino?

12 Pensemos também em algo que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial. Os irmãos responsáveis ​​pela sede mundial estudaram o que diz Apocalipse 17:8 e entenderam que depois da Segunda Guerra Mundial o Armagedom não viria, mas sim que haveria um período de paz que lhes permitiria pregar a mais pessoas. Por este motivo, a organização de Jeová tomou uma decisão que talvez não parecesse muito lógica na época: fundou a Faculdade Bíblica de Gileade da Torre de Vigia, com o objetivo de preparar missionários para pregar e ensinar outros lugares do mundo. Mesmo durante a guerra, irmãos foram enviados para diversos países. Além disso, o escravo fiel criou o Curso do Ministério Teocrático para ajudar todos os publicadores a se tornarem melhores instrutores. Tudo isso preparou os servos de Jeová para o trabalho futuro.

13 Podemos ver claramente que Jeová guiou seu povo naquele momento difícil. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os servos de Jeová têm conseguido pregar livremente em muitos lugares. Na verdade, muitas pessoas passaram a conhecer a Jeová, e hoje ele é pregado em toda a Terra.

14. Por que podemos confiar na orientação da organização de Jeová e dos anciãos? (Apocalipse 2:1; veja também a imagem).

14 Hoje, os membros do Corpo Governante continuam a buscar a orientação de Cristo. Fazem o melhor que podem para garantir que as instruções que dão estejam em harmonia com os conceitos de Jeová e de Jesus. E, por meio de superintendentes de circuito e anciãos, transmitem essas instruções às congregações. d Os presbíteros ungidos — e, por extensão, todos os presbíteros — estão à “direita” de Cristo (leia Apocalipse 2:1). Por serem imperfeitos, às vezes cometem erros, assim como fizeram Moisés, Josué e os apóstolos (Números 20:12; Josué 9:14, 15; Romanos 3:23). No entanto, sabemos que Jesus guia de perto o escravo fiel e os presbíteros, e continuará a fazê-lo “todos os dias até o fim do sistema” (Mateus 28:20). Portanto, temos motivos convincentes para confiar na orientação que nos foi dada por meio desses irmãos.

ILUSTRAÇÃO

Uma reunião do Corpo Governante em nossos dias. O Corpo Governante em nossos dias. (Ver parágrafo 14).

OS BENEFÍCIOS DE SEMPRE SEGUIR O GUIA DE JEOVÁ

15, 16. O que você aprende daqueles que se deixaram guiar por Jeová?

Seguir sempre a orientação de Jeová nos beneficia mesmo agora. Por exemplo, Andy e sua esposa, Robyn, aplicaram o conselho de viver uma vida simples (veja a segunda nota de estudo em Mateus 6:22, na Bíblia de Estudo). Isso lhes permitiu colaborar em projetos de construção para a organização. Ela diz: “Moramos em lugares muito pequenos e muitas vezes não tínhamos onde cozinhar. Além disso, adoro fotografia, mas tive que vender muitas das minhas câmeras e acessórios. Embora os tenha vendido com lágrimas nos olhos, estava determinado a ser como Sara, esposa de Abraão, e não olhar para trás, mas para frente” (Hb 11:15). Você está feliz com a decisão que tomou? Ela continua: “Sentimo-nos muito felizes porque sabemos que estamos dando tudo o que temos a Jeová. Cada vez que trabalhamos para Jeová é como se estivéssemos experimentando como será a vida no novo mundo.” E o que Andy pensa? Ele diz: “Não há alegria maior do que esgotar-se completamente pelo Reino”.

16 Qual é outro benefício de sempre seguir a orientação de Jeová? Vejamos o caso de uma irmã chamada Márcia. Quando terminou os estudos, decidiu seguir o conselho de começar a ser pioneiro (Mateus 6:33; Romanos 12:11). Ela explica: “Uma universidade me ofereceu uma bolsa de estudos de quatro anos. Mas eu queria me concentrar em objetivos espirituais, então decidi me matricular numa escola técnica para aprender um ofício onde pudesse ganhar a vida e ser pioneiro. Foi uma das melhores decisões da minha vida. Agora sou pioneira regular, e meu horário de trabalho me permite ser voluntário externo em Betel e usufruir outros privilégios agradáveis.”

17. De que outras maneiras podemos nos beneficiar por sempre seguirmos a orientação de Jeová? (Isaías 48:17, 18).

17 A organização de Jeová às vezes nos dá conselhos que nos protegem do materialismo e de outras coisas que podem nos levar a desobedecer aos padrões de Deus. Nestes casos, seguir as orientações de Jeová também nos beneficia, mantendo a consciência tranquila e evitando muitas dores de cabeça desnecessárias . Desta forma podemos concentrar-nos completamente no nosso serviço a Jeová. Não há nada que nos faça tão felizes e nos dê tanta paz (leia Isaías 48:17, 18).

18. Por que você quer sempre seguir a orientação de Jeová?

18 Jeová continuará a usar humanos para guiar seu povo durante a grande tribulação e durante o Reinado Milenar (Sal. 45:16). Nesse período, seguiremos Sua orientação mesmo quando isso signifique deixar de lado nossas preferências? Se formos obedientes agora, será mais fácil sermos obedientes também no futuro. Portanto, sigamos sempre a orientação de Jeová, inclusive a que ele nos dá por meio dos homens que designou para cuidar de nós. — Heb. Temos todos os motivos para confiar em Jeová, nosso guia, que nos ajuda a evitar perigos espirituais e a chegar ao novo mundo, onde viveremos para sempre.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como Jeová guiou a nação de Israel?

Havia tapas, e neles Jeová designou um líder, podemos citar Moisés, Josué, os juízes, e depois os reis e os profetas. Eles receberam mensagens diretas e inequívocas de Deus por meio de seu espírito santo ou de algum ser angélico, bem como milagres que confirmaram que Deus os estava guiando.

Como Jeová guiou os primeiros cristãos?

Deus designou Jesus como cabeça da congregação. Mas, é claro, Jesus não falou diretamente a cada cristão para dizer-lhes o que fazer, mas antes usou os apóstolos e os anciãos de Jerusalém para dirigir o trabalho. Além disso, foram designados anciãos em cada congregação para orientar os irmãos.

Como nos beneficia seguir a orientação de Jeová?

Seguindo a orientação de Jeová que ele nos dá na Bíblia em nossas vidas, de fato, a nossa salvação está em jogo por obedecermos ou desobedecermos ao que ele diz na Bíblia. Por esta razão, se formos obedientes agora, será mais fácil sermos obedientes também no futuro.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário