Estudo de A Sentinela, Siga Sempre a Orientação de Jeová, Semana de 29 de abril a 5 de maio de 2024, Comentários e Respostas.

Estudo de A Sentinela, Siga Sempre a Orientação de Jeová, 29 de abril a 5 de maio de 2024, Comentários e Respostas.

“Eu, Jeová, sou […] aquele que te guia” (IS. 48:17).

1. Explique com um exemplo por que devemos seguir a orientação de Jeová.

Pois bem, o mundo que vimos nos parece uma selva e sabemos os perigos que isso acarreta, animais selvagens, plantas venenosas, risco de tropeço, então vemos que Jeová é o guia que ele nos dá para evitar esses perigos daquela selva.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Neste parágrafo, a vida é comparada a uma selva cheia de perigos, onde precisamos de um guia experiente para navegar pelos riscos e chegar ao nosso destino seguro. Jeová apresenta-se como esse guia, que nos mostra o caminho a seguir para evitar os perigos espirituais e alcançar a vida eterna. A lição aqui é que confiar na orientação de Jeová nos protege de perigos espirituais e nos garante um futuro promissor.

Assim como se nos perdermos numa selva que estamos rodeados de perigos, gostaríamos da ajuda de alguém com experiência para nos guiar e nos ajudar a evitar todos esses perigos, porque no mundo é como aquela selva que está rodeada de perigos pela nossa espiritualidade e apreciaremos a ajuda de Jeová porque é ele quem nos guiará no caminho que devemos seguir para evitar os perigos e chegar ao novo mundo.

E uma pergunta interessante que se faz aqui é que gostaríamos muito de ter um guia especializado, ou seja, alguém que já tenha experiência naquela selva que possa nos guiar porque assim evitaríamos muitos desses perigos.

2. Como Jeová nos guia?

Neste parágrafo é mencionado que Jeová nos guia principalmente através da sua palavra, a Bíblia. E também através de representantes humanos. Esses representantes, tais como o escravo fiel e prudente, os superintendentes de circuito e os anciãos congregacionais, fornecem-nos orientação espiritual e conselhos práticos para lidar com dificuldades. A lição é que devemos estar abertos a receber a orientação de Jeová através de diferentes canais, reconhecendo que a sua sabedoria se manifesta de várias maneiras.

Contamos também com a visita dos superintendentes de circuito junto com os anciãos que também nos aconselham e encorajam.

3. O que analisaremos neste artigo?

Sim, para fortalecer a confiança na orientação de homens imperfeitos designados por Jeová, vamos analisar como Jeová guiou o seu povo nos tempos bíblicos, como ele está nos guiando hoje e quais são os benefícios de seguir sempre a sua orientação.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Daí surge a dificuldade que às vezes enfrentamos em seguir a orientação de Jeová, especialmente quando se trata de pessoas imperfeitas. No entanto, destaca-se a importância de confiar que Jeová guia o seu povo e segue a sua orientação. O artigo tem como objetivo analisar como Jeová guiou seu povo nos tempos bíblicos. como ele nos guia hoje e os benefícios de seguir sua orientação. A lição é que, por compreendermos como Jeová guiou o seu povo no passado e como o fazem no presente, fortalecemos a nossa confiança em seguir a sua orientação para o nosso próprio benefício espiritual.

Como o parágrafo nos diz que não é fácil, porque vem principalmente de homens imperfeitos, então diz que talvez eles nos digam que o que queremos ouvir, podemos pensar que o conselho deles é impraticável e equivocado e, portanto, não pode vir de Jeová Isso não é fácil, mas ao mesmo tempo temos de estar cientes de que eles vêm de Jeová e obedecem.

Bem, é hora de confiar em Jeová e lembrar que ele guia o seu povo e que a melhor coisa que podemos fazer é obedecê-lo e seguir a sua orientação.

Pois bem, também podemos notar que hoje há muitas pessoas que se vangloriam de serem representantes de Deus mas vemos que os conselhos e que não são práticos ou são equivocados, ou seja, portanto não é bom seguir estes homens que afirmam representar Deus.

Sim, é bom que façamos esta análise porque mais do que nunca precisamos de ter esta confiança nestes representantes precisamente porque não são perfeitos e cometem erros e talvez isso dificulte a nossa obediência.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Josué escuta respeitosamente Moisés. 2. O rei Ezequias ouve com respeito a explicação do profeta Isaías sobre uma parte das Escrituras. 3. Uma reunião dos apóstolos e anciãos de Jerusalém. 4. Uma reunião do Corpo Governante nos nossos dias. Ao longo da história, Jeová sempre usou seres humanos para guiar o seu povo. (Ver parágrafo 3).

COMO JEOVÁ GUIOU A NAÇÃO DE ISRAEL

4, 5. Como Jeová demonstrou que estava usando Moisés para guiar os israelitas? (Ver desenho da capa).

Ele não apenas designou Moisés para guiá-los, mas também deu como prova a coluna de nuvem que eles viam durante o dia e a que viam durante a noite, para que pudessem ver que Jeová os estava guiando.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Jeová apoiou Moisés como líder por dar evidência clara do seu apoio divino. Como a coluna de nuvens durante o dia e a coluna de fogo durante a noite, que indicavam a direção a seguir. Isto levou os israelitas ao Mar Vermelho, onde Jeová interveio com um milagre para salvá-los. Além disso, Jeová continuou a guiar Moisés durante 40 anos no deserto, colocando a coluna de nuvem sobre a tenda de Moisés, de onde falou com ele e transmitiu suas instruções ao povo.

Essa prova não foi uma prova de dois dias mas ele passou 40 anos orientando-o, este tinha que ter boa confiança de que Moisés foi escolhido por Jeová.

Êxodo 14:2, sim este texto deixa claro que quem estava liderando o povo de Israel e Moisés seguiu a orientação de Jeová porque foram as instruções que Jeová havia lhe dado para ir para aquele lugar porque a história, como diz o parágrafo, diz que seguindo essa coluna eles levaram os israelitas em frente ao Mar Vermelho um lugar onde não havia escapatória e os exércitos vieram e eles se sentiram cercados, então culparam Moisés ele havia cometido um erro ele era um homem imperfeito a direção que ele estava dar estava errado tudo o que havíamos analisado no parágrafo anterior, porém podemos ver como mais tarde por um milagre Jeová abriu o mar e percebeu que era Jeová quem estava guiando e o texto que acabamos de ler nos mostra ou apóia a ideia de que Jeová foi quem guiou o povo, não Moisés.

Vemos aqui como Jeová apoia Moisés com evidências muito claras de que não havia espaço para erros, no entanto, porque eles se recusaram a reconhecer que o papel que Moisés tinha, a consequência de sua desobediência foi que eles não entraram na terra prometida, o que ensina nos a importância de também sermos obedientes e seguirmos as orientações de Jeová e mais ainda nestes tempos em que vivemos.

Sim, não é algo que só Moisés viu, mas a coluna estava ali visível para todos os israelitas noite e dia, na verdade Jeová até a colocou acima da tenda de Moisés para fazê-los ver claramente que aquela coluna era quem guiava o povo. de Israel, portanto aquela coluna não era algo imaginário de Moisés mas sim algo que Jeová havia feito para que os israelitas percebessem que aquela coluna era quem guiava, ou seja, ele mesmo guiava o seu povo.

Além disso, devemos nos convencer de que a orientação de Jeová é sempre a melhor e que ele sempre faz coisas em nosso benefício. Se os israelitas não tivessem acampado onde ele havia dito, é muito provável que os exércitos, um dos dois, tivessem matado. eles ou Jeová os teria matado diretamente os teria punido por desobedecerem, mas vemos como graças à orientação de Jeová ele libertou seu povo dos egípcios de uma vez por todas e eles nunca mais estiveram sob o jugo egípcio, então sem dúvida nós. precisamos nos convencer de que a orientação que recebemos de Jeová por meio de sua organização, como veremos mais tarde, é sempre a melhor para nós.

Sim, a nota do parágrafo 5 também nos enche de confiança, ali também fala daquele anjo que tinha a missão de ir diante do acampamento e agora ele é identificado como Jesus, que foi o nome que o Anjo recebeu foi Miguel e todos nós sabemos que esse é o nome que Jesus recebe como no cargo de chefe de Los Angeles, então isso também reforça nossa confiança hoje de que Jesus vem se treinando quase desde o início para agora saber como liderar o povo de seu pai como nos guiar hoje, então isso também reforça nossa confiança de que somos muito bem cuidados tanto por Jeová quanto por seu filho Jesus, a quem ele deu essa responsabilidade hoje.

Sim, a nota diz que ele também confiou a um anjo a missão de ir à frente deles na frente do acampamento e foi o Anjo Miguel quem deu esse título a Jesus como líder dos anjos.

Do ponto de vista humano, parece que Moisés os levou a um beco sem saída, com uma parte do mar atrás dos egípcios e ainda assim Jeová estava preparando seu palco para se santificar.

ILUSTRAÇÃO

Sim, na imagem podemos ver como Jeová fez isso Êxodo 13:21 diz que durante o dia ele os guiou com esta coluna de nuvem e vemos como os israelitas olhavam para ela vemos uma menina que está dizendo para uma menina menor olha o É uma nuvem, temos que continuar e ficou evidente para eles que Jeová o usou para guiá-los.

Uma multidão de homens, mulheres e crianças israelitas seguindo a coluna de nuvem no deserto. Moisés seguiu a coluna de nuvem para guiar o povo de Deus através do deserto. (Ver parágrafos 4 e 5).

6. Como os israelitas reagiram à orientação de Jeová? (Números 14:2, 10, 11).

A maioria dos israelitas rejeitou a orientação de Jeová por desobedecer e recusar reconhecer Moisés como seu representante designado por Deus. A sua incredulidade e rebelião reflectem-se na sua desobediência e queixas constantes, como mencionado em Números 14:2,10,11. Esta atitude de desconfiança e falta de fé fez com que Jeová não permitisse que aquela geração entrasse na terra prometida. A lição aqui é que a desobediência e a falta de fé na orientação divina podem levar a consequências graves e à perda das bênçãos de Deus.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A partir do texto que acabamos de ler, vemos que muitos dos israelitas recusaram-se a aceitar a autoridade de Moisés, que era o representante de Jeová, e até desafiaram abertamente a sua liderança, apesar de terem testemunhado milagres e de terem visto a proteção constante de Jeová durante a sua jornada pelo deserto, portanto, precisamente porque da falta de fé e da obstinação dos israelitas que os impediu de reconhecer a mão de Deus nas suas vidas.

E então eles pagaram as consequências porque então no versículo 30 deste mesmo capítulo eles mostram como Jeová não permitiu que eles entrassem na terra prometida, ou seja, todas as ações têm suas consequências, eles desobedeceram repetidas vezes e então pagaram as consequências.

Sim, claro, agora temos muitos Moisés aqui na congregação, temos os anciãos que cuidam de nós que nos dão orientações, cabe a nós se não queremos parecer com os israelitas que rejeitaram as evidências claras do tempo depois de algum tempo, pareçam ou não com eles e continuem no caminho certo e assim possam se beneficiar da orientação de Jeová.

No caso dos israelitas, cometeram o erro de ver Moisés como quem dava as instruções e era Jeová, e a consequência foi que eles não entraram na terra prometida, portanto não temos que ver nossos irmãos como aqueles que nos dar as instruções, temos que ter fé que elas vêm de Jeová e não nos opormos a isso porque isso pode nos custar a vida eterna.

E vemos como as consequências não foram pequenas conforme lemos em Números 14:30 que diz que Jeová lhe negou a entrada que jurou dar-lhes para que pudessem viver nela na terra prometida, então como realmente era importante Jeová e as consequências foram grandes.

Mas pode parecer estranho que não tenham visto porque com tantas evidências, mas a verdade é que a maioria acabou rejeitando, então seria bom nos perguntarmos se estivéssemos lá o que eu teria feito em seu lugar, porque quando homens imperfeitos nos dirigem e nos dão orientações porque se não confiarmos na orientação de Jeová, que é o que estamos analisando, então poderíamos ter agido como eles.

E é muito interessante que quando os israelitas se voltaram contra Moisés Aarão por tê-lo levado para lá e por causa do medo que tiveram na entrada da terra prometida, o que Jeová lhes diz é que até quando me tratarão com desrespeito até quando eles não confiam depois de tudo que fiz por eles, Jeová levou muito a sério como se tivessem feito isso contra ele e na verdade estavam fazendo isso com os representantes que ele tinha na terra.

7. Quem seguiu a orientação de Jeová? (Números 14:24; veja também a imagem).

E como diz aqui, ele obedeceu a Jeová e Jeová o recompensou, dizendo que permitiu que ele escolhesse o lugar que queria morar em Canaã.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Ao contrário da maioria, alguns israelitas como Calebe e a geração seguinte liderada por Josué demonstraram fé e obediência à orientação de Jeová. Esses indivíduos seguiram fielmente as instruções de Deus e foram recompensados ​​com a entrada na Terra Prometida, conforme mencionado em Números 14:24 e Josué 21:43,44. A lição aqui é que aqueles que confiam e seguem a orientação de Jeová são abençoados e recebem a promessa de Deus.

E assim como ele, a geração seguinte também se deixou guiar por Jeová porque diz que respeitou Josué todos os dias da sua vida.

E é por isso que porque foram obedientes a Jeová, diz que ele os abençoou e permitiu que entrassem na terra prometida.

E é interessante que Jeová diz sobre Calebe no versículo 24 que ele continuou a me seguir porque eu não disse que ele seguiu Moisés, mas a mim, de modo que isso mostra que para Jeová é a mesma coisa, quer ouçamos diretamente a ele ou a seu representante.

Sim, também como diz na parte final de 24, vemos que tudo teve uma grande recompensa, pois permitiu até que ele e sua futura geração escolhessem um lugar em Canaã onde queriam morar.

ILUSTRAÇÃO

Josué escuta respeitosamente Moisés. Moisés e seu sucessor, Josué. (Ver parágrafos 5 e 7).

8. Como Jeová guiou seu povo durante o tempo dos reis? (Veja também a imagem).

Os reis que foram fiéis foram porque aceitaram a Jeová e os meios que ele utilizou, que eram os seus profetas, por exemplo no caso do Rei Davi, ele aceitou humildemente a correção que lhe foi feita pelo profeta Natã.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Durante o tempo dos Reis, Jeová continuou a guiar o seu povo através de juízes e profetas. Reis fiéis que ouviram e seguiram a orientação de Jeová foram abençoados e protegidos. Contudo, a maioria dos reis e dos israelitas rejeitaram a orientação dos profetas, o que levou a desastres e castigos divinos, conforme mencionado em Jeremias 35:12-15. A lição é que seguir a orientação de Jeová através dos seus mensageiros é essencial para receber as suas bênçãos e proteção.

Há parágrafos que mencionam alguns relacionamentos, em 2 crônicas 20:30 em que é mencionado que o reino de Josafá teve paz e em 32:22 em que é dito que Jeová salvou Ezequias, então também era palpável que sempre que estes Reis seguiram o conselho dos profetas que Jeová havia designado porque no final se viu que é verdade que eles prosperaram, mas infelizmente, como mencionado no final do parágrafo, a maioria dos reis e dos Israelitas continuam a rejeitar esses profetas.

E há a imagem que vemos precisamente como o rei Ezequias está ouvindo o profeta Isaías parte das escrituras que ele estava comentando para ele, mas ele está fazendo isso com muito respeito.

ILUSTRAÇÃO

O Rei Ezequias ouve com respeito a explicação do profeta Isaías sobre um trecho das Escrituras. O rei Ezequias e o profeta Isaías. (Ver parágrafo 8).

COMO JEOVÁ GUIOU OS PRIMEIROS CRISTÃOS

9. Como Jeová guiou os cristãos do primeiro século? (Veja também a imagem).

Bem, ele formou a congregação cristã tendo Jesus como cabeça, conforme indicado em Efésios 5:23, mas sabemos que Jesus não falou diretamente com cada um deles, mas usou apóstolos e anciãos que poderiam dirigir o trabalho.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

No primeiro século, Jeová estabeleceu a congregação cristã e Jesus foi nomeado seu chefe. Embora Jesus já não estivesse fisicamente presente, ele via a congregação através dos apóstolos e dos anciãos e líderes locais. Na congregação, esses líderes deram orientação espiritual baseada nos princípios ensinados por Jesus. A lição é que a orientação divina é manifestada através de líderes nomeados por Deus e seguir a sua orientação é vital para o crescimento e a unidade da congregação.

Se levarmos em conta um pouco o que precedeu toda essa situação quando o apóstolo Paulo falou em 1 Tessalonicenses 5:12 ele escreveu aos irmãos para mostrar respeito aos que trabalham arduamente entre vocês pedindo-lhes que fossem atenciosos porque ele sabia que a congregação acabara de ser formada, o que era muito recente, mas mesmo assim, sabendo que os presbíteros que lideravam aquela congregação eram muito novos, ainda pediu que continuassem a obedecê-lo e a colaborar com eles.

Pois bem, na imagem vemos os Apóstolos e os anciãos de Jerusalém, logicamente foram eles que assumiram a liderança e ao contrário do que vimos até agora, parece que foi um grupo maior de pessoas. os anciãos de Jerusalém, os anciãos das congregações Mas por isso não deixaram de ser o guia que Jeová havia escolhido para o seu povo, então vemos que eles se baseavam nas escrituras Jeová os estava abençoando e Jesus também era o. chefe da congregação e veremos os resultados agora.

ILUSTRAÇÃO

Uma reunião dos apóstolos e anciãos de Jerusalém. Os apóstolos e anciãos de Jerusalém. (Ver parágrafo 9).

10. a) Como reagiram a maioria dos cristãos do primeiro século às instruções que receberam? (Atos 15:30, 31). 

Bem, como lemos, a maioria deles a seguiu de boa vontade. Eles até ficaram felizes em receber essas palavras de encorajamento.

La mayoría de los Cristianos del siglo primero recibieron las instrucciones con buena disposición y la siguieron con alegría como se menciona en Hechos 15:30 y 31, esta actitud refleja una aceptación humilde y una confianza en la guía divina a través de los representantes de Jehová nesse tempo. A lição aqui é que a disposição de seguir a orientação de Jeová leva à felicidade e à bênção espiritual. 

10. b) Por que alguns não aceitaram os representantes de Jeová nos tempos bíblicos? (Veja a barra lateral “Por que alguns se recusam a aceitar o óbvio.”)

Sim, porque eles eram orgulhosos, vemos como alguns israelitas não queriam aceitar que Jeová havia escolhido Moisés porque eles se consideravam importantes demais e está registrado o número 16:1 a 3 porque como eles se rebelaram contra Moisés junto com outros 250 Israelitas.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Algumas pessoas nos tempos bíblicos recusaram-se a aceitar os representantes de Jeová por causa do seu orgulho e arrogância, conforme mencionado em João 3:19, 2 Pedro 3:3,4 e Judas 18. 

Por exemplo, alguns israelitas rejeitaram Moisés e muitos não aceitaram Jesus apesar dos milagres que ele realizou, devido à sua arrogância e crença de que eram demasiado importantes para seguirem a orientação divina através dos homens, em contraste com aqueles que são humildes. , reconhecem a orientação divina por meio dos representantes designados por Jeová. A lição é que a humildade e o amor à verdade são essenciais para reconhecer e aceitar a orientação divina em todas as suas formas.

E diz que por motivos semelhantes muitos também rejeitaram Jesus e em João 12:37 nos diz que apesar de terem realizado tantos milagres, mesmo tendo-os visto, ainda assim os rejeitaram.

É muito interessante aquele capítulo 15 que estamos considerando porque no final quando viram que esta era a instrução dos Apóstolos, ficaram felizes como mencionamos, mas é muito interessante porque o que ele estava lhes contando foi tremendamente revelador porque ele estava mudando nada mais e nada menos na lei e a questão é que eles ainda aceitavam essa orientação como representantes de Jeová e a questão é que eles estavam felizes em fazê-lo.

E daqui tiramos uma lição muito valiosa: um defeito como o orgulho, um defeito humano pode cegar até coisas óbvias. Já vimos o exemplo nos parágrafos anteriores, a nuvem de dia, uma coluna de fogo à noite, mais adiante. a prova de que isso era impossível Jesus com seus milagres, porém, um defeito humano como o orgulho pode cegar as coisas mais óbvias, por isso temos que ter cuidado com isso.

Por que alguns se recusam a aceitar o óbvio

Por que alguns se recusam a aceitar evidências claras de que Jeová usa seres humanos para guiar o seu povo? Em muitos casos, por orgulho (João 3:19; 2 Pedro 3:3, 4; Judas 18). Por exemplo, alguns israelitas não queriam aceitar que Jeová tivesse escolhido Moisés porque se consideravam importantes demais. — Núm. 16:1-3. Por razões semelhantes, muitos rejeitaram Jesus apesar dos milagres que ele realizou (João 12:37, 43). Por outro lado, aqueles que são humildes e têm o coração voltado para a verdade podem ver claramente que Jeová está usando homens para guiar seu povo. — Mat. 16:16, 17. Seguir esse guia é sempre melhor.

COMO JEOVÁ NOS GUIA HOJE

11. Dê um exemplo que mostre como Jeová tem guiado seus representantes hoje.

Este exemplo mostra como Jeová tem orientado seus representantes hoje através do estudo diligente das escrituras. Charles Russell e seus colaboradores examinaram as profecias bíblicas e concluíram que 1914 seria um ano significativo para o Reino de Deus. 

Acontecimentos ocorridos naquele ano, como a eclosão da Primeira Guerra Mundial, validaram o entendimento deles e demonstraram que Jeová estava usando esses homens para ajudar seu povo. Este exemplo ilustra a importância de confiar na orientação divina através do estudo da Bíblia para compreender os tempos em que vivemos.

12, 13. O que foi feito durante a Segunda Guerra Mundial para impulsionar a pregação e o ensino?

Durante a Segunda Guerra Mundial, os líderes das Testemunhas de Jeová reconheceram que depois da guerra haveria uma oportunidade para a pregação global. Com base no estudo de Revelação 17:8, eles decidiram estabelecer o Colégio Bíblico de Gileade da Torre de Vigia para preparar missionários e expandir a pregação. Apesar do conflito global, irmãos foram enviados a diversos países para pregar e ensinar.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Os irmãos responsáveis ​​entenderam que depois da Segunda Guerra Mundial teriam um período de paz, razão pela qual o que hoje conhecemos como Escola Bíblica de Gileade começou a preparar missionários para pregar em lugares ao redor do mundo onde as boas novas não haviam sido ouvidas. antes.

Se o parágrafo de Apocalipse 17:8 for mencionado onde fala daquela besta ou da sociedade de nações que foram para o abismo, mas ressuscitariam, então eles entenderiam, embora seu desejo fosse governar rapidamente no céu, mas não, eles iriam temos que continuar pregando para que ainda haja boas notícias.

Vemos que Jeová abençoou estas decisões porque todos os anos, através do relatório anual, vemos o aumento de publicadores em todo o mundo, apesar dos problemas que possam surgir, e também vemos experiências muito bonitas que indicam que Jeová está guiando e abençoando o seu povo.

Mas vejamos, vamos pregar agora se o mundo está desmoronando, por mais que a orientação de Jeová tenha feito os irmãos fazerem essa obra, eles distinguiram desta forma e quanta bênção agora, como dizem em retrospectiva, quanta bênção vemos que Jeová derramou e isso está sendo visto.

Observamos que num momento em que a decisão humana teria sido parar tudo, esperamos, o povo de Jeová não é assim, Jeová está direcionando e era hora das escolas progredirem porque olhamos o aumento que ocorreu desde a escola começou até Agora estava claro que Jeová tinha certeza do progresso que veria.

14. Por que podemos confiar na orientação da organização de Jeová e dos anciãos? (Apocalipse 2:1; veja também a imagem).

É interessante notar que o parágrafo reconhece que a organização, os superintendentes e os presbíteros são imperfeitos e às vezes cometem erros, mas apesar disso podemos ter uma razão convincente para confiar na orientação que eles nos dão e é o que diz o versículo que dissemos. leia Apocalipse 2:1 que eles são guiados pela mão direita que é Cristo.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

A confiança na orientação da Organização de Jeová e dos anciãos baseia-se na sua busca constante da orientação de Cristo e no seu esforço para alinhar as suas decisões com os pontos de vista de Jeová e de Jesus. 

Embora os presbíteros sejam imperfeitos e possam cometer erros, a promessa de Jesus de guiar o escravo fiel e os presbíteros nos dá segurança na direção que ele nos fornece através de Apocalipse 21, somos lembrados que os presbíteros estão à direita de Cristo, sugerindo uma posição de autoridade e proximidade com ele, embora seja possível que os mais velhos cometam erros, a certeza de que Jesus guia de perto a organização e seus líderes nos dá confiança na direção que eles nos dão.

O texto que lemos é muito bonito porque nos permite imaginar Jesus com a mão aberta muito atento, vigiando cada uma dessas 7 estrelas que têm a palma, que são os presbíteros ungidos e também os presbíteros por extensão da congregação, assim vemos como Jesus monitora com amor e de perto o que eles fazem e é responsável por orientá-los, para que todas as instruções que recebemos por meio deles estejam em harmonia com o que Jeová e o que ele deseja.

O que me chama a atenção irmão é um pequeno detalhe na imagem, lá está o corpo governante e cada um deles tem uma Bíblia na mão, estão tentando buscar a direção de Jeová e prestar atenção às suas instruções e então Bom, a correia de transmissão, os circuitos, os idosos, etc., mas tudo emana de Jeová e da sua palavra.

E na nota ele fala sobre o papel do corpo governante, ele diz que eles não são, digamos, os mestres da nossa fé, mas sim fazem tudo com muita seriedade para que os irmãos possam fazer e entender bem o que Jeová diz eles dizem.

E Mateus 28:20 aí Jesus Cristo nos lembra que ele estará com todos nós até a conclusão do sistema de coisas e é importante porque pensando no que nos espera lá dentro, pode não haver instruções que não entendemos ou podemos considerá-los tão irracionais como aconteceu com ele e com Moisés e nesse momento será importante que confiemos na orientação de Jeová e naqueles que ele delegou.

Sim, também vemos nas congregações que há muitos novos irmãos idosos porque aqueles que já têm mais experiência também deveriam ouvi-los porque também trazem sangue novo.

ILUSTRAÇÃO

Uma reunião do Corpo Governante em nossos dias. O Corpo Governante em nossos dias. (Ver parágrafo 14).

OS BENEFÍCIOS DE SEMPRE SEGUIR O GUIA DE JEOVÁ

15, 16. O que você aprende daqueles que se deixaram guiar por Jeová?

Pois bem, aprendemos que aqueles que se deixam guiar por Jeová e pelos seus conselhos são pessoas muito felizes, embora exija sacrifícios e esforço, vale a pena. O exemplo de Andy e Robin nos mostra isso, como lemos, eles. apliquei o conselho de Mateus 6:22 para ter o olho bem focado e nisso eles fizeram uma vida muito simples e eu gosto muito do que ela menciona, que eles estão felizes porque estão dando a Jeová o melhor que têm e isso os torna realmente feliz e diz que sua maior alegria é desgastar-se completamente pelo reino.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Daqueles que se deixaram guiar por Jeová, aprendemos lições valiosas sobre a importância de seguirmos seus conselhos e orientações na nossa vida. Andy e Robin. Por exemplo, escolheram uma vida simples que lhes permitiu contribuir em projetos de construção da organização. 

Por outro lado, Márcia também tomou decisões baseadas nos ensinamentos de Jeová, optando pelo pioneirismo em vez de uma bolsa universitária, esta escolha a levou a desfrutar de uma vida dedicada a objetivos espirituais. Estes exemplos destacam como seguir a orientação de Jeová não só leva a uma vida mais plena e significativa no presente, mas também nos prepara para as bênçãos futuras do novo mundo.

Sim, a nota de Mateus 6:22 que lemos deixa bem claro, não é possível, assim como o olho literal não é capaz de focar duas coisas ao mesmo tempo porque caso contrário não funcionaria bem, assim como se colocarmos o reino em primeiro lugar porque deriva de Mateus 6:33, não podemos colocar Jeová em primeiro lugar e as coisas materiais, o entretenimento em segundo, não podemos, as coisas não dariam certo, então se, por exemplo, tivermos aqui o exemplo de. um casal e outra irmã que colocaram Jeová em primeiro lugar e continuo com a frase de Andy de que não há alegria maior do que esgotar-se completamente pelo Reino.

E sem dúvida, todos nós queremos realmente aproveitar a vida no novo mundo, certo, o que a irmã nos diz é que se trabalharmos para Jeová, se nos deixarmos guiar pela sua própria orientação, será como? se estivéssemos dando um gostinho Está cheio mas é um pouquinho e isso não vai mais agradar.

O exemplo é a experiência de uma irmã nossa chamada Márcia e ela comenta que ao terminar os estudos decidiu seguir o conselho de Romanos 12:11 onde diz para ser trabalhadora e não preguiçosa, recebeu uma bolsa da universidade, uma importante bolsa de estudos de 4 anos, mas Ele a rejeitou e por que a rejeitou porque ela queria se concentrar em objetivos espirituais, é por isso que ela diz que se matriculou em uma escola técnica para aprender um ofício e ser pioneira e agora ela é pioneira e sua horário permite que ela colabore no Betel como colaboradora externa e desfrute de outros belos privilégios de serviço.

Algo que também pode nos ajudar são as nossas conversas quando passamos tempo com eles, o que lhes dizemos sobre os objetivos que podem ser bons para eles e isso é algo com que todos podemos contribuir.

17. De que outras maneiras podemos nos beneficiar por sempre seguirmos a orientação de Jeová? (Isaías 48:17, 18).

Seguir sempre a orientação de Jeová nos beneficia em vários aspectos da vida, protegendo-nos do materialismo e de outros perigos espirituais, permitindo-nos manter a consciência limpa e evitar dores de cabeça desnecessárias. Isto permite-nos concentrar-nos completamente no nosso serviço a Deus, o que nos traz profunda felicidade e paz interior. 

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Isaías 48:17 e 18 nos lembra que Jeová é o nosso dia fiel e nos ajuda a evitar perigos espirituais, conduzindo-nos à vida eterna.

Bom, vemos que obedecer aos guias de Jeová primeiro nos aproxima de Jeová e segundo, eles evitam problemas porque as decisões que tomamos de acordo com o guia de Jeová sempre trazem benefícios e também sabemos que os outros guias não têm nada a ver com o espiritual deste mundo. e geralmente no longo prazo sempre trazem problemas.

Tal como lemos, quando tivermos de tomar uma decisão, pensemos primeiro no que Jeová quer que façamos, que conselho ele nos dá através da sua organização e depois, mesmo que seja difícil para nós ou talvez não o façamos plenamente entenda exatamente por que, se fizermos como ele diz aqui no parágrafo vamos evitar muitas dores de cabeça desnecessárias e é isso, eles vão nos proteger porque no final é isso que Jeová quer nos proteger como um bom pai . 

18. Por que você quer sempre seguir a orientação de Jeová?

Sim, visto que Jeová continuará a usar pessoas para guiar o seu povo, como diz Salmos 45:16, ele nomeará príncipes em toda a terra. Do contrário, se não formos obedientes agora, será difícil para nós fazê-lo. então mais tarde.

COMENTÁRIOS ADICIONAIS

Desejo sempre seguir a orientação de Jeová, porque confio que ele me guiará para evitar perigos espirituais e alcançar a vida eterna no novo mundo. Reconheço que sua orientação, transmitida por meio dos homens que designou para cuidar de nós, me garante uma vida em harmonia com seus propósitos divinos. Ao seguir sua orientação, experimento paz interior e felicidade duradoura, sabendo que estou trilhando o caminho que ele traçou para mim.

A resposta à pergunta sobre por que sempre quero seguir a orientação de Jeová é porque preciso dela, porque sem ela não iríamos a lugar nenhum. Preciso ser guiado por Jeová e agradeço isso.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como Jeová guiou a nação de Israel?

Jeová guiou a nação de Israel de várias maneiras, nomeando líderes como Moisés e Josué para liderar o seu povo e fornecendo-lhes sinais claros da sua presença e orientação, como a coluna de nuvem durante o dia e a coluna de fogo à noite. Ele também enviou profetas para instruir o povo e revelar sua vontade. Essas manifestações sobrenaturais e líderes nomeados ajudaram Israel a navegar pelos desafios e cumprir os propósitos Divinos.

Pois bem, ele a guiou através de Moisés, ele também deu provas de que estava com Moisés através da nuvem, do fogo à noite, e através dos atos de salvação que ele realizou. Depois de Moisés, ele também lhe deu líderes como Josué, juízes,. e profetas, então Jeová estava sempre com eles, dando-lhes bons conselhos e orientação.

Sim, mais tarde após a morte de Moisés ele usou Josué como líder de cura e vimos que anos depois ele também usou os juízes para a nação e na época dos Reis já que os profetas também foram usados.

Como Jeová guiou os primeiros cristãos?

Ele realmente designou Jesus como cabeça da congregação e depois usou os apóstolos, os anciãos de Jerusalém, para dirigir a obra.

Jeová guiou os primeiros cristãos diretamente por meio de Jesus Cristo, que fundou a congregação e designou os apóstolos como líderes. Além disso, ele enviou o Espírito Santo para guiá-los na pregação do Evangelho, na interpretação das escrituras e na organização da congregação dos crentes. Esta orientação divina garantiu a difusão do Cristianismo e a coesão da igreja primitiva.

Como nos beneficia seguir a orientação de Jeová?

Bem, ter a consciência tranquila, uma paz e felicidade incríveis.

Seguir a orientação de Jeová nos beneficia de muitas maneiras. Protege-nos dos perigos espirituais, fornecendo-nos padrões e princípios morais que nos ajudam a tomar decisões sábias e a evitar o mal. Além disso, Ele nos oferece direção e propósito na vida, permitindo-nos viver de acordo com Seus mandamentos e cumprir Sua vontade.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir os custos envolvidos na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção nem confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário