TEXTO DIÁRIO, terça-feira, 2 de dezembro de 2025. Que as suas palavras sejam sempre agradáveis, temperadas com sal (Colossenses 4:6).

TEXTO DIÁRIO, terça-feira, 2 de dezembro de 2025. Que as suas palavras sejam sempre agradáveis, temperadas com sal (Colossenses 4:6).

Vamos examinar as Escrituras todos os dias de 2025.

Terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Que as suas palavras sejam sempre agradáveis, temperadas com sal (Colossenses 4:6).

Se nos expressarmos com tato e gentileza, é mais provável que a outra pessoa continue ouvindo e não encerre a conversa. Claro que, se alguém quiser discutir ou zombar de nós, não somos obrigados a continuar a conversa (Provérbios 26:4). Mas a maioria das pessoas não é assim; muitas podem nos ouvir.

Sem dúvida, estabelecer a meta de ser moderado traz muitas vantagens. Peça a Jeová que lhe dê forças para permanecer moderado quando outros levantarem assuntos controversos ou o criticarem injustamente. Lembre-se de que a moderação impedirá que uma divergência de opiniões se transforme em um debate acalorado.

E uma resposta respeitosa e gentil pode levar alguns a reconsiderarem sua opinião sobre nós e sobre os ensinamentos bíblicos. Portanto, esteja sempre pronto “para apresentar uma defesa... com mansidão e profundo respeito” (1 Pedro 3:15). Seja manso, mas firme! w23.09 19 pars. 18, 19

O que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a responder com gentileza?

Os pais podem ensinar seus filhos a responder com brandura quando alguém questiona suas crenças (Tiago 3:13). Alguns pais realizam sessões de prática durante o culto familiar. Eles discutem tópicos que podem surgir na escola e ensaiam como responder. Também ensinam seus filhos a falar de maneira branda e envolvente. (Veja o quadro “Sessões de Prática Podem Ajudar Sua Família”.)

Como as sessões de prática podem ajudar os jovens?

Praticar juntos em família não só ajuda os jovens a apresentar argumentos convincentes, como também os convence de que suas crenças são bem fundamentadas. As seções “Pergunte aos Jovens” e “Explicando com suas Palavras” no site jw.org foram criadas para fortalecer a fé dos jovens e ajudá-los a explicar suas crenças com suas próprias palavras. Ao discutirmos essas informações juntos em família, todos podemos aprender a defender nossa fé de forma pacífica e participativa.

Um jovem chamado Matthew diz que as sessões de prática o ajudaram muito. Durante o culto familiar, ele costuma pesquisar com os pais tópicos que podem surgir nas aulas. Ele explica: “Imaginamos possíveis situações que podem surgir e praticamos como lidar com elas, levando em consideração o que estudamos. Quando tenho clareza sobre o porquê de acreditar no que acredito, sinto-me confiante e fica mais fácil para mim ser gentil com os outros.”

De acordo com Colossenses 4:6, a que devemos dar importância?

Ter argumentos lógicos nem sempre é suficiente para convencer os outros. Mas expressar-nos com tato e gentileza pode ajudar (leia Colossenses 4:6). Conversar com alguém sobre nossas crenças é como jogar uma bola. Podemos jogá-la suavemente ou com força. Quando a jogamos suavemente, é mais fácil para a outra pessoa pegá-la e continuar jogando.

Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia. JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários