TEXTO DIÁRIO, quinta-feira, 27 de novembro de 2025. A paz de Deus, que excede todo o entendimento humano, guardará os vossos corações e as vossas mentes (Filipenses 4:7).

TEXTO DIÁRIO, quinta-feira, 27 de novembro de 2025. A paz de Deus, que excede todo o entendimento humano, guardará os vossos corações e as vossas mentes (Filipenses 4:7).

Vamos examinar as Escrituras todos os dias de 2025.

Quinta-feira, 27 de novembro de 2025

A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes (Filipenses 4:7).

A expressão original, traduzida como "protegerá", era uma expressão militar usada para se referir aos soldados que guardavam uma cidade para evitar ataques. Seus habitantes podiam dormir tranquilos sabendo que havia soldados nos portões protegendo a cidade.

Da mesma forma, quando “a paz de Deus” protege nosso coração e mente, nos sentimos seguros e em paz (Salmo 4:8). Mesmo que a situação não melhore imediatamente, podemos recuperar a compostura, pelo menos em certa medida, assim como Ana fez (1 Samuel 1:16-18). E então, certamente, acharemos mais fácil pensar com clareza e tomar boas decisões.

Assim como os habitantes de uma cidade podiam pedir proteção a um soldado, nós também podemos pedir proteção a Jeová. Oremos a ele até sentirmos “a paz de Deus”. (Lucas 11:9; 1 Tessalonicenses 5:17) Se você estiver em uma situação difícil, não pare de orar. Você verá como Jeová lhe dá a sua paz e protege o seu coração e a sua mente. (Romanos 12:12)

O que podemos fazer para sentir a paz de Deus?

O que precisamos fazer. Assim como os habitantes de uma cidade podiam pedir proteção a um soldado, nós também podemos pedir proteção a Jeová. Oremos a ele até sentirmos “a paz de Deus”. (Lucas 11:9; 1 Tessalonicenses 5:17)

Foi isso que Luis e sua esposa, Ana, fizeram quando receberam a notícia devastadora de que ele só tinha alguns meses de vida. Ele explicou: “Você não imagina como é difícil tomar decisões sobre cuidados médicos e outros assuntos em um momento como esse. Mas a oração tem sido fundamental para manter a paz durante todo esse processo.”

Os dois disseram que oraram a Jeová repetidas vezes e com fervor, pedindo-lhe paz de espírito, proteção para seus corações e sabedoria para tomar boas decisões. E sentiram que Jeová atendeu a esses pedidos. Se você estiver em uma situação difícil, não pare de orar. Você verá como Jeová lhe dá a sua paz e protege o seu coração e a sua mente. (Rom. 12:12)

Como nos sentiríamos se estivéssemos passando por uma situação muito difícil?

Se estivermos passando por uma situação muito difícil, podemos ter dificuldade em manter o equilíbrio e podemos não pensar ou reagir como normalmente faríamos. Podemos nos sentir perdidos em um mar de emoções turbulentas, como ondas quebrando contra um navio, uma após a outra.

Foi isso que aconteceu com a esposa de Luis quando ele morreu. Ela disse: "Às vezes eu sentia um vazio imenso e tinha pena de mim mesma. Mas em outros momentos eu sentia raiva porque Luis não estava mais comigo."

Ela também conta que houve dias em que se sentiu sozinha e frustrada por ter que tomar decisões sobre assuntos que Luis costumava resolver muito bem. Para ela, era como estar em meio a uma tempestade no mar. Como Jeová nos ajuda quando nossas emoções nos dominam e lutamos para nos manter à tona?

O que Jeová nos prometeu em Isaías 33:6?

O que Jeová faz. Ele prometeu nos dar estabilidade (leia Isaías 33:6). Quando um navio enfrenta uma tempestade, ele pode começar a balançar violentamente de um lado para o outro. Para contrabalançar isso, muitos navios têm estabilizadores laterais que se estendem para baixo da água. Isso torna o balanço do navio mais suave e os passageiros se sentem mais seguros e confortáveis.

No entanto, muitos sistemas de estabilização funcionam melhor quando o navio está em movimento. Da mesma forma, se quisermos que Jeová nos dê estabilidade quando enfrentarmos problemas sérios, precisamos continuar avançando — isto é, continuar servindo-o fielmente.

Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia. JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários