Estudo de A Sentinela, A Melhor Maneira de Reagir à Injustiça, Semana de 17 a 23 de novembro de 2025, Comentários e Respostas.
Estudo de A Sentinela, A Melhor Maneira de Reagir à Injustiça, 17 a 23 de novembro de 2025, Comentários e Respostas.
“Ele buscava justiça, mas descobriu que havia injustiça” (Isaías 5:7).
1, 2. Como muitas pessoas reagem às injustiças, e o que podemos nos perguntar?
Muitas pessoas ficam indignadas ao ver tantas injustiças e, com o objetivo de mudar a situação, juntam-se a movimentos sociais e apoiam campanhas, manifestações ou líderes políticos que prometem lutar contra elas.
Além disso, ao presenciarmos o sofrimento causado pela injustiça, podemos nos perguntar: “Como devo reagir? Há algo que eu possa fazer agora para melhorar a situação?”
Jeová e Jesus odeiam a injustiça.
3. Por que é natural nos sentirmos indignados com as injustiças? (Isaías 5:7).
É natural que nos sintamos indignados com a injustiça, pois Jeová nos criou à sua imagem e semelhança, e ele ama a retidão e a justiça. Visto que Deus nunca comete injustiça e não quer que ninguém a cometa, quando vemos outros sofrendo injustamente, reagimos com indignação.
Além disso, como mostra Isaías 5:7, o próprio Jeová ouve o “clamor de angústia” daqueles que são maltratados, confirmando que a injustiça é totalmente contrária à sua natureza e, portanto, também à nossa.
4. O que a história do homem com a mão paralisada nos ensina sobre Jesus? (Veja também a imagem.)
A história do homem com a mão paralisada nos ensina que Jesus ama a justiça e tem compaixão por aqueles que sofrem. Ele não hesitou em curar o homem, demonstrando seu desejo de aliviar o sofrimento.
Além disso, Jesus ficou profundamente magoado com a reação dos líderes religiosos, para quem aderir à sua interpretação rígida da lei era mais importante do que ajudar alguém necessitado. Isso revelou a dureza de seus corações e demonstra que Jesus detesta a injustiça e a falta de misericórdia.
ILUSTRAÇÃO
Jesus está em uma sinagoga falando aos líderes religiosos judeus sobre o homem de mão atrofiada que ele vai curar. Os líderes religiosos olham para Jesus com desprezo.
Os líderes religiosos judeus não tinham empatia por aqueles que sofriam, mas Jesus tinha. (Ver parágrafo 4.)
5. O que devemos lembrar se ficarmos com raiva por causa de uma injustiça?
Devemos lembrar que, embora seja normal sentir raiva diante da injustiça, visto que Jeová e Jesus se indignam com o mal, nossa raiva não eliminará a injustiça. Além disso, se permitirmos que a raiva persista ou não conseguirmos controlá-la, podemos nos prejudicar emocional e fisicamente. Portanto, é importante administrar bem nossos sentimentos e seguir o exemplo de Jesus ao reagir adequadamente à injustiça.
COMO JESUS REAGIU ÀS INJUSTIÇAS
6. Que injustiças Jesus presenciou quando esteve na Terra? (Veja também a imagem.)
Jesus testemunhou muitas injustiças durante sua vida na Terra. Ele observou como os líderes religiosos oprimiam as pessoas, impondo inúmeras regras que tornavam suas vidas difíceis. Ele também estava ciente dos maus-tratos infligidos ao povo pelas autoridades romanas.
Além disso, embora muitos judeus desejassem a libertação de Roma e alguns estivessem até dispostos a lutar por essa causa, Jesus não apoiou nem liderou nenhum movimento social ou político. Aliás, quando tentaram coroá-lo rei, ele imediatamente se retirou.
ILUSTRAÇÃO
Enquanto uma multidão de pessoas está reunida ao pé de uma montanha, Jesus sobe sozinho por uma trilha.
Quando as pessoas queriam que Jesus se envolvesse nos problemas políticos de sua época, ele se distanciava delas. (Veja o parágrafo 6.)
7, 8. Por que Jesus não tentou acabar com as injustiças de seu tempo? (João 18:36).
Jesus não tentou acabar com as injustiças de sua época porque sabia que os seres humanos não têm o direito nem a capacidade de se autogovernar e, portanto, não podem eliminar as causas profundas da injustiça. Ele entendia que por trás delas estavam Satanás, que controla este mundo, e a imperfeição humana, que impede as pessoas de agirem sempre com justiça.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus sabia que somente o Reino de Deus pode eliminar completamente a injustiça. Por isso, dedicou seu tempo a pregar as boas novas do Reino de Deus, assegurando àqueles que “têm fome e sede de justiça” que chegará o tempo em que a corrupção e a injustiça desaparecerão. Como ele disse em João 18:36, o Reino que trará a verdadeira justiça “não pertence a este mundo”.
Diante da injustiça, imitemos Jesus.
9. Por que você está convencido de que somente o Reino de Deus eliminará as injustiças?
Estou convencido de que somente o Reino de Deus eliminará a injustiça, pois suas causas fundamentais — Satanás e a imperfeição humana — não podem ser resolvidas por nenhum esforço humano. Embora vejamos ainda mais injustiça hoje do que na época de Jesus, as causas subjacentes permanecem as mesmas, e somente o Reino de Deus pode erradicá-las completamente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como demonstra a experiência de pessoas como Stacy, as iniciativas humanas não oferecem soluções verdadeiras ou duradouras, enquanto o Reino de Deus garante justiça plena e permanente.
10. De acordo com Mateus 5:43-48, por que não tentamos promover a mudança social? (Veja também a imagem.)
Não buscamos promover mudanças sociais porque muitos grupos que almejam esse objetivo adotam uma postura rebelde, conflituosa ou até violenta, o que contraria os ensinamentos de Jesus. Ele nos ordenou a amar a todos, mesmo aqueles que pensam diferente ou nos tratam mal, como ensina Mateus 5:43-48.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nós, cristãos, não buscamos promover mudanças sociais porque preferimos seguir o exemplo de Jesus e manter uma conduta pacífica, evitando a participação em movimentos que possam incentivar o confronto ou a violência.
ILUSTRAÇÃO
Em uma rua movimentada, uma mulher caminha calmamente, olhando para a frente, enquanto passa por uma manifestação.
Devemos ser corajosos e determinados a permanecer neutros nos assuntos políticos e sociais deste mundo. (Ver parágrafo 10).
11. Por que às vezes podemos achar difícil seguir o exemplo de Jesus?
Às vezes, pode ser difícil para nós seguirmos o exemplo de Jesus porque, quando sofremos injustiças, é normal sentirmos tristeza, raiva ou o desejo de que os perpetradores sejam responsabilizados. Esses sentimentos podem nos levar a buscar soluções humanitárias, como participar de grupos ou movimentos que protestam contra a injustiça.
Assim como aconteceu com Janiya, ela percebeu que outras pessoas estavam influenciando seus pensamentos e que ela estava começando a depender de soluções humanas em vez de confiar em Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque a indignação pode obscurecer nossa confiança em Jeová e nos levar a participar de iniciativas que comprometam nossa neutralidade cristã. Portanto, embora as injustiças nos machuquem, devemos ter cuidado para que esses sentimentos não nos afastem da postura que Jesus nos ensinou a manter.
12. Por que devemos escolher com cuidado o que assistimos, lemos ou ouvimos?
Devemos escolher com cuidado o que assistimos, lemos ou ouvimos, pois informações exageradas, tendenciosas ou alarmistas podem afetar nossas emoções e nos levar a sentir mais frustração, raiva ou desânimo quando testemunhamos ou vivenciamos injustiças. As redes sociais e alguns jornalistas frequentemente apresentam notícias influenciadas por opiniões pessoais ou com a intenção de causar alarme.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque se passarmos muito tempo com esse tipo de conteúdo, podemos perder a compostura e até esquecer que a única solução verdadeira para a injustiça é o Reino de Deus. Portanto, selecionar cuidadosamente o que consumimos nos ajuda a proteger nossa paz de espírito e nossa sanidade mental.
13. Como a leitura diária da Bíblia nos ajuda?
A leitura diária da Bíblia nos ajuda porque nos lembra que Jeová é quem corrige todos os erros e que nada escapa à sua atenção. Meditar no que lemos fortalece nossa confiança de que Deus tem um senso de justiça perfeito e que Ele agirá no momento certo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Assim como fez a irmã Alia, a leitura de textos como Jó 34:22-29 pode nos ajudar a manter a calma e a lembrar que Jeová vê tudo e que somente ele pode corrigir as coisas. Isso nos dá paz e nos ajuda a manter a perspectiva correta enquanto aguardamos que o Reino de Deus acabe com a injustiça.
O QUE PODEMOS FAZER AGORA?
14. O que podemos fazer agora? (Colossenses 3:10, 11).
Uma das coisas que podemos fazer agora é decidir como tratamos as outras pessoas, mesmo vivendo em um mundo cheio de injustiças. Podemos imitar Jesus demonstrando amor e respeito a todos, até mesmo àqueles que agem injustamente.
Quando tratamos os outros com bondade e justiça, estamos aplicando princípios cristãos e agradando a Jeová, como indica Colossenses 3:10, 11.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Certamente não podemos impedir que outros cometam injustiças, mas está ao nosso alcance decidir como trataremos os outros. Devemos imitar Jesus demonstrando amor, um amor que nos impele a tratar todas as pessoas com respeito, mesmo aquelas que agem injustamente.
15. O que conseguimos pregando?
A pregação é a melhor maneira de combater a injustiça, porque a mensagem da Bíblia pode transformar o pensamento e as ações das pessoas. O "conhecimento de Jeová" tem o poder de transformar alguém agressivo ou violento em uma pessoa bondosa e pacífica.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Toda pessoa que permite que a Bíblia a transforme torna-se uma contribuinte a menos para as injustiças deste mundo, assim como aconteceu com um irmão chamado Jemal, que abandonou a violência depois de conhecer a verdade. Dessa forma, a pregação produz uma mudança real e profunda na vida das pessoas.
16. Por que você quer pregar a mensagem do Reino?
Quero pregar a mensagem do Reino porque, assim como Jesus, quero ajudar as pessoas a saberem que o Reino de Deus é a única solução permanente para a injustiça. Essa mensagem lhes dá esperança e conforto, como demonstra a experiência de Stacy, que explica que conhecer a verdade a ajudou a lidar com as injustiças que viu e vivenciou.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque, ao pregar a mensagem do Reino, e ao me preparar bem e estar convicto de que o Reino de Deus eliminará toda injustiça, posso falar com tato se o assunto surgir na escola, no trabalho ou em qualquer outro lugar, e assim transmitir essa esperança àqueles que sofrem injustiça.
17. Como Jeová nos ajuda a lidar com as injustiças deste mundo?
Jeová nos ajuda a lidar com a injustiça, lembrando-nos de que, enquanto Satanás governar este mundo, essas situações continuarão, mas ele também nos garante que em breve será “expulso”. Por meio da Bíblia, ele explica por que existe tanta injustiça e nos assegura que dói vê-los sofrer.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele nos ajuda por meio de Jesus, que nos ensina como reagir à injustiça e nos assegura que o Reino de Deus em breve porá fim a toda injustiça. Portanto, podemos prosseguir com coragem enquanto pregamos e aguardamos o dia em que a justiça e a retidão preencherão a terra.
Qual seria a sua resposta?
Por que nos indignamos tanto com as injustiças?
Ficamos tão indignados com a injustiça porque Jeová nos criou à sua imagem e semelhança, e ele ama a justiça e a retidão. Visto que ele nunca comete injustiças e detesta quando outros as cometem, também nós, naturalmente, sentimos repulsa pelo que é injusto. Contudo, devemos controlar esse sentimento e sermos guiados pelo exemplo de Jesus para reagirmos da maneira correta.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus demonstrou perfeitamente seu amor pela justiça, sua empatia e sua profunda tristeza pelo sofrimento causado pela dureza de coração de alguns. Portanto, é natural que sintamos indignação diante da injustiça.
Por que não apoiamos iniciativas humanitárias que visam combater as injustiças?
Não apoiamos iniciativas humanitárias que buscam combater a injustiça porque muitas delas adotam uma postura rebelde e confrontativa, contrária ao exemplo e aos ensinamentos de Jesus. Ele nos ensinou a tratar com amor até mesmo aqueles que nos perseguem, e nós, cristãos, nos esforçamos para segui-lo fielmente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque envolver-se demais nessas iniciativas ou nas informações que circulam na mídia pode nos encher de frustração, desânimo ou até mesmo nos fazer esquecer que a única solução verdadeira e permanente para as injustiças é o Reino de Deus.
O que podemos fazer agora diante da injustiça?
Embora não possamos impedir que outros cometam injustiças, podemos decidir como agiremos. Podemos imitar Jesus demonstrando amor e tratando todas as pessoas com respeito, mesmo aquelas que agem injustamente. Jeová se agrada quando somos bondosos e justos com todos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A melhor maneira de combater a injustiça é pregando a mensagem da Bíblia, pois ela pode transformar as pessoas e ajudá-las a abandonar atitudes violentas ou rebeldes. Enquanto aguardamos esse dia, podemos continuar a pregar com entusiasmo e confiança de que o Seu Reino trará “justiça e retidão” a toda a terra.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário