ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 1 a 7 de dezembro de 2025, ISAÍAS 3-5, Respostas.
Vamos procurar tesouros escondidos (10 min.)
Isaías 5:8, 9. Por que Jeová ficou descontente com os israelitas? (ip-1 80 pars. 18, 19).
Os israelitas apoderaram-se gananciosamente de terras que não lhes pertenciam. Embora Jeová tivesse dado a cada família a sua própria herança e estabelecido leis para impedir que alguém se apossasse permanentemente das terras de outra família, alguns em Judá ignoraram completamente essas disposições. Eles persistiram em apropriar-se de campos e casas, empobrecendo famílias apenas para aumentar as suas próprias posses.
Esse comportamento enfureceu a Jeová, pois refletia egoísmo, injustiça e falta de amor. Ele advertiu que todas aquelas terras e casas obtidas desonestamente acabariam se tornando vazias e inúteis. Isso provavelmente aconteceu durante o exílio babilônico, quando eles perderam tudo o que haviam tomado injustamente.
Que ensinamentos espirituais você encontrou na leitura bíblica desta semana?
Isaías 3:1. Este texto nos mostra como uma nação sofre quando Jeová retira seu apoio: o sustento e a provisão desaparecem. Ele nos lembra que a segurança não vem de sistemas humanos. Isso fortalece nossa confiança em Jeová, não em governos, carreiras ou promessas humanas. Nossa estabilidade deve vir de decisões aprovadas por Jeová.
Isaías 3:5. Este versículo descreve uma sociedade onde o desrespeito é comum: os jovens desafiam os mais velhos e as pessoas se tratam com rispidez. Isso nos motiva a nos destacarmos, demonstrando respeito em casa, na congregação e no trabalho. A conduta respeitosa promove a paz e reflete os padrões de Jeová.
Isaías 3:9. Isso nos mostra que praticar o mal abertamente e sem vergonha leva à desaprovação de Jeová. Isso nos motiva a vigiar nosso entretenimento, nossa fala e nossa conduta, para que nunca nos acostumemos com aquilo que Jeová desaprova.
Isaías 3:10. Ele nos diz que Jeová observa e recompensa os justos. Mesmo em tempos difíceis, aqueles que lhe são leais desfrutam do seu favor. Isso traz paz aos nossos corações e nos motiva a continuar fazendo o que é certo, mesmo que ninguém mais perceba, porque Jeová sempre vê.
Isaías 3:16-17. Este texto nos alerta sobre os perigos do orgulho, da paquera e do uso da beleza para atrair atenção. Jeová valoriza a modéstia e a humildade. Isso nos lembra que devemos nos concentrar em nossas qualidades interiores em vez da aparência exterior e que nossa conduta deve honrar a Jeová sem buscar atenção indevida.
Isaías 4:2. Este versículo nos mostra que Jeová proporciona beleza, estabilidade e prosperidade àqueles que confiam nele. Isso nos motiva a depender de suas provisões — tanto espirituais quanto materiais — em vez de nos preocuparmos com o futuro.
Isaías 4:3. Este texto destaca que Jeová separa para si um povo puro e refinado. Isso nos motiva a manter a pureza moral e a proteger nosso coração de qualquer influência que possa afetar nosso relacionamento com Jeová.
Isaías 4:5. Isso nos mostra que Jeová envolve seu povo com proteção, orientação e luz, assim como fez com Israel no deserto. Isso nos ajuda a apreciar o cuidado que Jeová proporciona por meio da congregação, das publicações, dos anciãos e das reuniões, que nos guiam e nos fortalecem espiritualmente.
Isaías 5:1-2. Este texto nos lembra do profundo cuidado de Jeová por seu povo, mas também de que ele espera bons frutos em troca. Isso nos ajuda a examinar se nossa vida está produzindo bons frutos: boa conduta, bondade, fidelidade e progresso espiritual.
Isaías 5:8. Este versículo nos alerta sobre o perigo da ganância e o desejo constante de acumular mais. Promove a satisfação e nos lembra de manter nossas prioridades no espiritual, e não no material. Buscamos viver uma vida simples que nos permita dedicar tempo a atividades espirituais.
Isaías 5:11-12. Isso nos alerta sobre os riscos de nos deixarmos absorver pelo entretenimento e pelos prazeres a ponto de negligenciarmos as responsabilidades espirituais. Promove o equilíbrio: desfrutar do lazer sem permitir que ele substitua os encontros familiares, o estudo, a oração ou o culto.
Isaías 5:20. Isso nos alerta sobre o perigo de considerarmos bom o que é mau e mau o que é bom. Esse tipo de pensamento distorcido nos distancia de Jeová. Isso nos motiva a deixar que a Bíblia — e não a sociedade — molde nossos pontos de vista sobre moralidade, relacionamentos e decisões.
Isaías 5:21. Isso nos alerta sobre o perigo de confiarmos em nossa própria sabedoria em vez de confiarmos na de Jeová. Isso nos incentiva a estarmos dispostos a aceitar conselhos, estudar as Escrituras mais profundamente e buscar a orientação de Jeová, em vez de dependermos apenas de nossas próprias ideias.
Isaías 5:24. Este texto nos mostra que rejeitar a lei de Jeová leva à destruição, não importa quão forte ou bem-sucedida uma pessoa possa parecer. Isso nos motiva a permanecer fiéis aos princípios bíblicos e a não fazer concessões em relação a eles, mesmo quando enfrentamos pressão.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário