TEXTO DIÁRIO, Domingo, 19 de outubro de 2025. Lancem ali as redes para pescar (Lucas 5:4).
Vamos examinar as Escrituras todos os dias 2025
Domingo, 19 de outubro de 2025
Que lancem ali as suas redes para pescar (Lucas 5:4).
Jesus garantiu a Pedro que Jeová cuidaria dele. Após a ressurreição, Jesus novamente beneficiou Pedro e outros apóstolos com uma pesca milagrosa (João 21:4-6). Esse milagre, sem dúvida, confirmou a Pedro que Jeová poderia facilmente suprir todas as suas necessidades materiais. Naquele momento, o apóstolo pode ter se lembrado da promessa de Jesus de que Jeová cuidaria daqueles que "buscassem primeiro o Reino" (Mateus 6:33).
Sabendo disso, Pedro priorizou seu ministério em detrimento do negócio da pesca. Assim, no Pentecostes de 33 d.C., ele deu um testemunho corajoso que ajudou milhares a aceitar as boas novas (Atos 2:14, 37-41). Mais tarde, ajudou muitos samaritanos e gentios a se tornarem discípulos de Cristo (Atos 8:14-17; 10:44-48). Claramente, Pedro foi um instrumento poderoso nas mãos de Jeová para trazer todos os tipos de pessoas para a congregação.
Como o exemplo de Pedro nos ajuda se estamos lutando com a mesma fraqueza há muito tempo?
Jeová também pode nos ajudar a não desistir. Às vezes, isso pode ser muito difícil, especialmente se lutamos com a mesma fraqueza há muito tempo. E nossas fraquezas podem parecer piores que as de Pedro. Mas Jeová pode nos dar forças para prosseguir. (Salmo 94:17-19)
Tomemos o exemplo de um irmão que, antes de conhecer a verdade, viveu uma vida homossexual por muitos anos. Embora tenha abandonado completamente seu comportamento imoral, às vezes tinha desejos malignos. O que o impediu de desistir da luta? "Jeová nos fortalece", explica ele. E acrescenta: "Com a ajuda do Espírito de Jeová [...], aprendi que é possível continuar [...] no caminho da verdade." Por fim, ele diz: "Jeová me permitiu servi-lo [...] e, apesar das minhas imperfeições, ele continua a me fortalecer."
Como podemos imitar o exemplo de Pedro? (Atos 4:13, 29, 31)
Como vimos, Pedro cedeu ao seu medo do homem mais de uma vez. Mas ele pediu ajuda a Jeová e conseguiu agir com coragem. (Leia Atos 4:13, 29, 31.) Nós também podemos superar nossos medos. Veja o que aconteceu com Horst, um jovem Testemunha de Jeová que viveu na Alemanha nazista. Em várias ocasiões, ele cedeu à pressão na escola e fez a saudação Heil Hitler. Em vez de repreendê-lo, seus pais oraram com ele e pediram a Jeová que lhe desse coragem. Graças à ajuda de seus pais e à sua confiança em Jeová, Horst finalmente encontrou forças para se manter firme. Mais tarde, ele reconheceu: "Jeová nunca me abandonou".
Como os pastores podem encorajar amorosamente aqueles que estão desanimados?
Jeová e Jesus jamais desistirão de nós. Quando Pedro negou conhecer a Cristo, ele se deparou com uma decisão crucial em sua vida. Desistiria? Ou permaneceria discípulo de Cristo? Jesus orou a Jeová por Pedro para que sua fé não desfalecesse. Então, disse a Pedro que havia orado por ele e que estava confiante de que mais tarde ele seria capaz de fortalecer seus irmãos. (Lucas 22:31, 32)
Como deve ter sido encorajador para Pedro lembrar-se dessas palavras de Jesus! Nós também teremos que tomar decisões cruciais em nossas vidas. Nessas ocasiões, Jeová pode usar pastores amorosos para nos dar o encorajamento necessário para permanecermos fiéis. — Efé. 4:8, 11.
Paulo, que serviu como ancião por muitos anos, se esforça para consolar os outros. Quando vê um irmão prestes a desistir, ele o encoraja a se lembrar de como Jeová o trouxe à verdade. Ele também lhe garante que Jeová nunca desistirá dele, porque o ama e lhe é leal. Este ancião viu muitos irmãos desanimados serem superados com a ajuda de Jeová.
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
Comentários
Postar um comentário