TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 20 a 26 de outubro de 2025, Vamos ter uma visão equilibrada dos nossos problemas, Discurso preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 20 a 26 de outubro de 2025, Vamos ter uma visão equilibrada dos nossos problemas, Discurso preparado.
Vamos ter uma visão equilibrada dos nossos problemas (10 min.)
Caros irmãos e irmãs, todos nós enfrentamos dificuldades. Às vezes, quando passamos por algo doloroso — uma doença, um problema familiar ou financeiro — podemos pensar: "Será que Jeová não está satisfeito comigo?" Mas não devemos tirar essa conclusão precipitada.
Só porque temos problemas não significa que Jeová não esteja feliz conosco.
Passar por provações não é sinal de desaprovação. Até mesmo servos fiéis do passado, como Jó, Davi e o apóstolo Paulo, suportaram situações muito difíceis, mas Jeová os amava profundamente.
Às vezes, nossas próprias decisões podem ter consequências.
VAMOS LER GÁLATAS 6:7
“Não se enganem: de Deus não se zomba. Pois tudo o que vocês semearem, isso vocês colherão.”
Se cometemos um erro, a atitude sábia e humilde a tomar é reconhecê-lo, corrigi-lo e aprender. Mas seria totalmente injusto culpar Jeová por essas consequências.
Vejamos um exemplo simples: um carro pode atingir alta velocidade, mas se o motorista ignorar os limites de velocidade e bater em uma curva fechada, a culpa é do fabricante? Claro que não. Da mesma forma, Jeová nos deu livre-arbítrio, mas também orientação sobre como tomar boas decisões. Ignorar essas diretrizes não O torna culpado.
Outros problemas, como diz Eclesiastes 9:11, surgem por meio de “um tempo e um acontecimento imprevistos”. E, na realidade, o maior responsável pelo sofrimento humano não é Jeová, mas Satanás, “o iníquo” que “engana toda a terra habitada”. Portanto, quando enfrentamos provações, não pensemos que Jeová está longe. Em vez disso, vejamo-las como oportunidades para nos aproximarmos dEle, confiando que Ele nos sustenta.
Não podemos esperar que a vida no mundo de Satanás seja justa.
Vivemos num mundo que não pertence a Jeová, mas a Satanás, e isso explica por que tantas coisas nos parecem injustas. O Rei Salomão observou algo interessante:
VAMOS LER ECLESIASTES 10:7
“Vi servos a cavalo enquanto príncipes caminhavam como se fossem servos.”
Pessoas verdadeiramente talentosas nem sempre recebem reconhecimento, e aqueles que menos o merecem às vezes são os mais homenageados. Estamos surpresos? Não deveria.
A humildade nos ajuda a encarar essas realidades. Em vez de ficarmos obcecados com o que está errado, podemos adotar a atitude que Salomão descreveu em Eclesiastes 6:9: aceitar a vida como ela é agora, sabendo que Jeová em breve a corrigirá. Ele não prometeu que este sistema será justo, ou que tudo acabará bem para nós aqui. Em vez disso, Ele nos alertou que haverá dificuldades, oposição e perseguição.
Mas, ao nos lembrarmos de quem governa este mundo, evitamos o desânimo ou a ideia de que a injustiça significa que Jeová não está nos abençoando. A humildade nos permite confiar em seu tempo e em sua justiça perfeita e, ao mesmo tempo, seguir em frente com alegria e satisfação na vida, como nos encoraja Eclesiastes 9:7, 10.
Mesmo quando temos problemas, devemos reservar tempo para desfrutar os presentes que Jeová nos deu.
Embora as dificuldades sejam inevitáveis, Jeová não quer que passemos pela vida sozinhos, carregando o fardo deste sistema. Ele quer que desfrutemos das coisas boas que Ele nos deu.
VAMOS LER O SALMO 104:14, 15
“Ele faz crescer a erva para o gado e as plantas para alimento, de modo que a terra produz alimento: 15vinho para alegrar o coração do homem, azeite para fazer brilhar o rosto e pão para revigorar o coração do homem.”
Esses textos mostram claramente que Jeová fornece alimento, óleo e vinho que não apenas nutrem, mas também alegram o coração. O mesmo Criador que sustenta o universo está interessado em nosso desfrute e bem-estar.
Atos 14:17 diz que Ele “enche os nossos corações de alegria”. Isso significa que a felicidade não se limita ao novo mundo; ela também pode ser sentida agora, mesmo em meio às provações. Portanto, Jeová nos permite momentos de alegria pura, saudável e enriquecedora.
Não há motivo para nos sentirmos culpados se dedicamos algum tempo a atividades recreativas de vez em quando. O próprio Jesus nos encorajou a observar "as aves do céu" e "os lírios do campo". Contemplar a criação pode nos encorajar, nos acalmar e nos lembrar do amor de Jeová. O Salmo 8:3, 4 fala do impacto da meditação nas obras de Deus.
Eclesiastes 3:12, 13 explica que desfrutar de uma vida equilibrada é um “dom de Deus”. Se Ele nos dá tempo livre, Ele também espera que o usemos com sabedoria, aproveitando o que nos fortalece, nos une à família e nos permite continuar servindo a Ele com alegria.
Portanto, mesmo quando houver problemas, encontremos momentos para desfrutar o que Jeová nos dá: uma refeição especial, uma caminhada ao ar livre, uma boa conversa com amigos espirituais ou simplesmente um tempo para descansar. Isso também honra o Doador de todas as coisas boas.
Ilustração
Como vemos na imagem do nosso guia de atividades, uma irmã parada em um píer olhando para o céu nos lembra que podemos encontrar inspiração em momentos simples e aproveitar cada oportunidade para aproveitar a vida e apreciar a beleza ao nosso redor.
Quer estejamos observando o nascer do sol, observando as estrelas ou participando de atividades recreativas, podemos lembrar que a vida é um presente de Jeová e que podemos aproveitá-la ao máximo se usarmos nosso tempo livre de acordo com a vontade dele.
Ao fazer isso, encontramos paz, tranquilidade e um senso de propósito em nossa vida diária, o que nos permite viver com alegria e gratidão, sabendo que cada momento é uma oportunidade de nos aproximarmos de Deus e desfrutar de sua criação.
Conclusão
Problemas não significam que Jeová não esteja feliz conosco. Pelo contrário, eles fazem parte de viver em um mundo governado por Satanás. Não podemos esperar justiça perfeita ou uma vida livre de dificuldades ainda. Mas, enquanto isso, Jeová quer que encontremos alegria nas dádivas que ele nos deu.
Se mantivermos uma atitude humilde, evitarmos culpas injustificadas e reservarmos tempo para um prazer saudável, poderemos continuar servindo a Ele com um coração grato, esperança firme e motivação para continuar.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário