Estudo de A Sentinela, semana de 6 a 12 de outubro de 2025, Você aprendeu “O segredo” do contentamento?, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 6 a 12 de outubro de 2025, Você aprendeu “O segredo” do contentamento?, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo Claro: Resposta adicional

Celeste: Pontos adicionais

“Aprendi a viver contente em qualquer circunstância” (FILIPP. 4:11).

1. O que significa estar contente com o que você tem, mas o que não significa?

Você está feliz com sua vida? Isso significa que você se sente feliz e em paz porque se concentra nas coisas boas que tem, em vez de se sentir com raiva ou amargo porque se concentra nas coisas que não tem. Estar contente com a nossa vida não significa nos acomodarmos na nossa zona de conforto. Por exemplo, é bom nos esforçarmos para fazer mais no nosso serviço a Jeová. (Rom. 12:1; 1 Tim. 3:1) No entanto, ainda estamos contentes mesmo que não tenhamos recebido as designações ou responsabilidades que desejamos.

2. Por que é tão perigoso ser infeliz com as coisas que temos?

2 Se não estivermos satisfeitos com o que temos, podemos começar a cometer erros gravíssimos. Por exemplo, alguns podem fazer horas extras incontáveis ​​para comprar coisas de que realmente não precisam. Infelizmente, alguns irmãos até roubaram dinheiro e outras coisas que queriam. Talvez tenham pensado: "Eu mereço isso", "Chega de esperar" ou "Posso pegar esse dinheiro agora e devolver depois". Mas roubar é roubar, e é algo que Jeová odeia porque desonra o seu nome. (Provérbios 30:9). Outros ficaram tão decepcionados por não receberem certa responsabilidade que pararam de servir a Jeová. (Gál. 6:9) Como um servo dedicado de Jeová poderia sequer pensar em fazer tal coisa? Talvez o problema seja que ele gradualmente ficou insatisfeito com a vida.

3. Que segurança Filipenses 4:11, 12 nos dá?

3 Pode não ser fácil estar contente com o que temos, mas é algo que podemos e devemos aprender. Aliás, o apóstolo Paulo disse: "Aprendi a viver contente em qualquer circunstância". (Leia Filipenses 4:11, 12.) Quando escreveu essas palavras, ele estava na prisão, mas não havia perdido a alegria. Se achamos difícil nos sentirmos contentes com nossas vidas, o que Paulo disse e o que ele viveu nos mostra que todos nós podemos alcançá-lo. Como podemos aprender "o segredo" para ser feliz, aconteça o que acontecer? Neste artigo, veremos três coisas que nos ajudarão.

SEJAMOS GRATOS

4. Por que ser grato nos ajuda a sentir contentamento? (1 Tessalonicenses 5:18)

4 Quanto mais gratos formos, mais contentes nos sentiremos (leia 1 Tessalonicenses 5:18). Por exemplo, se formos verdadeiramente gratos por ter as coisas que precisamos na vida, seremos menos propensos a ficar obcecados pelas coisas que não temos. Se valorizarmos o que podemos fazer agora em nosso serviço a Jeová, nos concentraremos em dar o nosso melhor e não ficaremos pensando constantemente nas designações ou responsabilidades que gostaríamos de receber. Não é de admirar que a Bíblia nos incentive a agradecer a Jeová em nossas orações! Ser grato nos ajuda a sentir “a paz de Deus, que está além do que qualquer ser humano pode entender”. (Filipenses 4:6, 7).

5. Quais eram os motivos da gratidão dos israelitas? (Veja também a imagem.)

5 Considere os israelitas, que em diversas ocasiões reclamaram a Jeová porque sentiram falta da comida que tinham no Egito (Nm 11:4-6). É verdade que a vida no deserto não foi fácil. Mas eles teriam sido mais felizes se tivessem valorizado tudo o que Jeová já havia feito por eles. Eles deveriam ter se lembrado de que Jeová havia enviado 10 pragas para libertá-los dos egípcios, que os haviam escravizado e maltratado terrivelmente. Quando foram libertados, eles "roubaram dos egípcios" uma grande quantidade de prata, ouro e roupas. (Êxodo 12:35, 36). Além disso, Jeová usou seu poder para dividir as águas do Mar Vermelho, permitindo que os israelitas escapassem do exército do Faraó. Ele também os alimentou dia após dia com maná enquanto atravessavam o deserto. Então por que estavam infelizes? Não era por falta de comida, mas porque não eram gratos por tudo o que tinham.

ILUSTRAÇÃO

Vários israelitas reclamam com Moisés sobre o maná que estão coletando, enquanto outros ao redor deles continuam coletando e os observam.

Por que os israelitas estavam infelizes? (Veja o parágrafo 5.)

6. O que nos ajudará a ser gratos?

6 O que nos ajudará a ser gratos? Primeiro, vamos reservar um tempo todos os dias para pensar nas coisas boas que desfrutamos. Talvez possamos até escrever duas ou três coisas pelas quais somos gratos. (Lam. 3:22, 23). Segundo, sejamos gratos aos outros e especialmente a Jeová todos os dias pelas coisas que eles fazem por nós. (Sl 75:1). Terceiro, escolhamos pessoas gratas como amigos próximos. A gratidão é contagiosa, mas o descontentamento também.  (Deuteronômio 1:26-28; 2 Timóteo 3:1, 2, 5). Se procurarmos oportunidades para ser gratos, teremos menos probabilidade de ficarmos amargos pelas coisas que não temos.

7. O que ajudou Aci a se sentir mais feliz?

7 Considere o caso de uma irmã chamada Aci, que mora na Indonésia. Ela diz: “Durante a pandemia da COVID-19, comecei a comparar minha situação com a de outros irmãos e irmãs e comecei a me sentir descontente” (Gálatas 6:4). O que a ajudou? Ela explica: “Comecei a pensar nas bênçãos que recebia todos os dias e nas coisas boas que desfrutava por fazer parte da organização de Deus. Então, agradeci a Jeová, e isso me deixou muito mais feliz.” Imitar o exemplo desta irmã pode ser muito útil se nos sentirmos insatisfeitos com as circunstâncias que temos que viver.

SEJAMOS HUMILDES

8. O que aconteceu com Baruque?

8 Houve um tempo em que Baruque, secretário do profeta Jeremias, ficou insatisfeito com a situação. Sua difícil tarefa era ajudar Jeremias a transmitir uma mensagem de condenação aos israelitas por sua desobediência a Jeová. Em algum momento, ele perdeu de vista o fato de que o mais importante era se concentrar no que Jeová queria que ele fizesse e, aparentemente, começou a pensar demais em si mesmo e no que queria fazer. Por meio do profeta, Jeová lhe disse: “Você está buscando grandes coisas para si mesmo. Pare de buscar essas coisas.” (Jer. 45:3-5) Ou, para colocar de outra forma: “Seja feliz com as circunstâncias que você tem.” Baruque aceitou a correção e assim manteve a aprovação de Jeová.

9. O que 1 Coríntios 4:6, 7 nos ensina? (Veja também as imagens.)

9 Às vezes, um irmão pode achar que merece uma determinada designação ou responsabilidade. Talvez ele seja muito talentoso, tenha trabalhado arduamente, tenha servido a Jeová por muitos anos, ou talvez as três coisas ao mesmo tempo. Ainda assim, outros podem receber o que ele deseja. O que o ajudará a evitar o descontentamento? Você pode refletir no que o apóstolo Paulo escreveu em 1 Coríntios 4:6, 7 (leia). Nenhum de nós ganha ou merece os talentos que temos ou as designações ou responsabilidades que recebemos, mas são dádivas que Jeová nos dá por sua bondade imerecida. (Rom. 12:3, 6; Ef. 2:8, 9).

ILUSTRAÇÃO

Imagens de irmãos que receberam diversas responsabilidades. 1. Um irmão inspeciona alguns dutos em um prédio da organização. 2. Uma irmã é entrevistada por um irmão em uma assembleia de circuito em linguagem de sinais. 3. Um irmão faz um discurso em uma reunião congregacional.

Qualquer talento que temos é um presente que Jeová nos deu por sua bondade imerecida. (Veja o parágrafo 9.)

10. O que nos ajudará a ser humildes?

10 Meditar no exemplo de Jesus nos ajudará a ser humildes. Lembremo-nos de que ele lavou os pés dos seus apóstolos, mesmo sabendo que era o Filho de Deus e tinha grande autoridade. O apóstolo João escreveu: “Jesus, sabendo que o Pai lhe entregara todas as coisas nas mãos e que viera de Deus e para Deus voltaria, [...] começou a lavar os pés dos discípulos.” (João 13:3-5). Jesus pode ter pensado que eram eles que tinham que lavar seus pés. Mas ele nunca acreditou que merecia viver uma vida de luxo e conforto (Lucas 9:58). Ele era humilde e, portanto, contente com o que tinha. Ele deu um exemplo perfeito para nós (João 13:15).

11. O que ajudou Dennis a se sentir mais feliz?

11 Um irmão holandês chamado Dennis diz que se esforça para ser humilde como Jesus, mas às vezes tem dificuldades. Ele diz: "Quando vejo alguém receber uma designação que eu quero, às vezes fico chateado ou um pouco orgulhoso. Quando isso acontece, começo a estudar o assunto da humildade. "No aplicativo JW Library®, marquei vários textos que abordam essa qualidade para poder encontrá-los e relê-los rapidamente. Também ouço com frequência várias palestras sobre o tema, que baixei para o meu celular. Aprendi que tudo o que fazemos é para glorificar a Jeová, não a nós mesmos. O trabalho é Dele, e Ele permite que façamos a nossa parte." Se em algum momento nos sentirmos descontentes como este irmão, esforcemo-nos para ser mais humildes. Assim, fortaleceremos nossa amizade com Jeová e nos sentiremos mais contentes. (Tiago 4:6, 8).

MEDITEMOS SOBRE A NOSSA ESPERANÇA

12. Que esperança nos ajuda a estar contentes com as circunstâncias atuais? (Isaías 65:21-25)

12 Meditar no futuro maravilhoso que Jeová nos prometeu nos ajudará a nos sentir mais satisfeitos com nossas circunstâncias atuais. Como podemos ver no livro de Isaías, Jeová entende que a vida neste sistema pode ser muito frustrante, mas ele também nos promete que eliminará todos os nossos problemas. (leia Isaías 65:21-25). No novo mundo, todos teremos casas bonitas e confortáveis, empregos agradáveis ​​e comida deliciosa e saudável. Nunca mais temeremos que coisas ruins aconteçam conosco ou com nossos filhos. (Is. 32:17, 18; Ez. 34:25). É um futuro maravilhoso e garantido.

13. Em que situações é especialmente importante pensarmos sobre nossa esperança?

13 Por que é especialmente importante hoje pensarmos com frequência na esperança que temos? Porque vivemos nos “últimos dias” e todos enfrentamos desafios “difíceis de suportar”. (2 Timóteo 3:1) Jeová nos ajuda a perseverar cada dia, dando-nos a orientação, a força e o apoio de que precisamos. (Salmo 145:14) Mas ele também nos dá uma esperança que pode nos sustentar nos piores momentos. Talvez tenhamos que trabalhar muito, muito duro para trazer o pão para casa e sobreviver. Mas sabemos que não será assim para sempre, porque Jeová nos prometeu que no Paraíso nos dará tudo o que precisamos e muito mais. (Sl 9:18; 72:12-14). Ou podemos estar sofrendo de uma doença grave, dor constante ou depressão. Mas isso não significa que nossa vida será sempre assim e que não há esperança, pois Deus prometeu que no novo mundo não haverá doença nem morte. (Ap 21:3, 4) Essas promessas nos ajudam a nos libertar da frustração e da amargura causadas pelas circunstâncias atuais. Isso mesmo, mesmo que soframos injustiças, doenças, a perda de entes queridos ou qualquer outro problema, podemos viver felizes. Por quê? Porque, não importa o que esteja acontecendo conosco, sabemos que "as dificuldades são momentâneas" e que no novo mundo o sofrimento desaparecerá para sempre. (2 Coríntios 4:17, 18).

14. Como podemos fortalecer nossa esperança?

14 Como podemos fortalecer nossa esperança para que ela nos ajude a estar contentes com a vida que temos? Poderíamos dizer que nossa esperança é como um par de óculos que nos ajuda a ver o Paraíso futuro com mais clareza. Por exemplo, se estivermos sobrecarregados por problemas financeiros, podemos imaginar como será a vida quando o dinheiro, as dívidas e a pobreza não existirem mais. Se nos sentimos decepcionados por não termos recebido certas designações ou responsabilidades, podemos considerar quão pouco nos importaremos com essas coisas quando formos perfeitos e tivermos servido a Jeová por milhares de anos. (1 Timóteo 6:19). Talvez tenhamos tantos problemas agora que seja difícil parar e pensar no futuro. Mas, à medida que o fizermos, com o tempo, ficará cada vez mais fácil.

15. O que o exemplo de Christa lhe ensina?

15 Vejamos o que o caso de Christa, esposa de Dennis, mencionado no parágrafo 11, nos ensina. Ela diz: "Tenho uma doença muscular progressiva que me obriga a usar cadeira de rodas. Passo a maior parte do tempo na cama e estou sempre com dor. Recentemente, o médico me disse que meu futuro não parece muito promissor. E imediatamente pensei: 'Ele não vê o futuro como eu.'" "Eu me concentro na minha esperança, e isso me ajuda a manter a paz. Neste mundo, não tenho escolha a não ser suportar, mas vou aproveitar o novo ao máximo!"

“AQUELES QUE O TEMEM NÃO TERÃO FALTA DE NADA”

16. Por que Davi disse que “nada falta aos que temem” a Jeová?

16 É claro que, mesmo que estejamos contentes com a vida que temos, ainda enfrentaremos problemas. Considere o Rei Davi. Ele perdeu pelo menos três de seus filhos. Ele também foi injustamente acusado, traído e perseguido por anos para matá-lo. Apesar de tudo, ele estava contente. De fato, falando de Jeová, ele disse: “Nada falta aos que o temem.” (Sal. 34:9, 10) Por que ele disse isso? Porque ele sabia que, embora Jeová não nos impeça de sofrer problemas, ele sempre nos dá as coisas de que realmente precisamos. (Sl 145:16). Assim como Davi, estamos contentes porque confiamos que Jeová estará ao nosso lado, não importa o que aconteça.

17. Por que você quer aprender a ficar contente, independentemente das circunstâncias?

17 Jeová quer que vivamos uma vida feliz, independentemente das nossas circunstâncias. (Sal. 131:1, 2) Agora que conhecemos o segredo para alcançar isso, esforcemo-nos para ser gratos e humildes, e para meditar na nossa esperança. Então, seremos capazes de dizer: “Aprendi a viver contente” (Filipenses 4:11).

COMO ESSAS COISAS NOS AJUDAM A SER FELIZES COM A VIDA QUE TEMOS?

Seja grato.

Quanto mais gratos formos, mais contentes nos sentiremos. Se valorizarmos o que podemos fazer agora em nosso serviço a Jeová, nos concentraremos em dar o nosso melhor. A Bíblia nos incentiva a agradecer a Jeová em nossas orações! Ser grato nos ajuda a sentir “a paz de Deus, que está além da compreensão humana”.

Seja humilde.

Meditar no exemplo de Jesus nos ajudará a ser humildes. Lembremo-nos de que ele lavou os pés dos seus apóstolos, mesmo sabendo que era o Filho de Deus e tinha grande autoridade. Se em algum momento nos sentirmos descontentes, esforcemo-nos para seguir o exemplo de Jesus e ser mais humildes. Isso fortalecerá nossa amizade com Jeová e nos fará sentir mais contentes.

Medite sobre nossa esperança.

Meditar no futuro maravilhoso que Jeová nos prometeu nos ajudará a nos sentirmos mais satisfeitos com as circunstâncias atuais. No novo mundo, todos teremos casas bonitas e confortáveis, empregos agradáveis e comida deliciosa e saudável. Nunca mais temeremos que coisas ruins aconteçam conosco ou com nossos filhos. É um futuro maravilhoso e garantido.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários