Estudo de A Sentinela, semana de 20 a 26 de outubro de 2025, Convença-se de que Jeová o ama, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 20 a 26 de outubro de 2025, Saiba que Jeová ama você, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo claro: Resposta adicional
Celeste: Pontos adicionais
“Eu te atraí para mim com amor leal” (JR. 31:3).
1. Por que você dedicou sua vida a Jeová? (Veja também as fotos.)
VOCÊ SE LEMBRA do dia em que dedicou sua vida a Jeová? Você tomou essa decisão porque o conhecia e o amava profundamente. Foi por isso que você prometeu a ele que a coisa mais importante na sua vida seria fazer a vontade dele e que você sempre o amaria com todo o seu coração, alma, mente e força. (Marcos 12:30). Desde então, o amor que você sente por ele tem crescido cada vez mais. Na verdade, se alguém lhe perguntasse: "Você tem certeza de que ama a Jeová?", você responderia imediatamente: "Claro que sim! Eu o amo mais do que qualquer coisa e qualquer pessoa."
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: Uma irmã reflete sobre sua dedicação e batismo. 1. Sentada ao ar livre em oração. 2. Sendo batizada em um rio.
Você se lembra do quanto amava a Jeová quando dedicou sua vida a ele e foi batizado? (Veja o parágrafo 1.)
2, 3. O que Jeová quer? (Jeremias 31:3). O que discutiremos neste artigo?
2 Agora, o que você responderia se alguém lhe perguntasse: “Tem certeza de que Jeová te ama?”? Talvez não seja tão fácil responder, pois, no fundo, você pode achar que não merece o amor dele. Uma irmã que teve uma criação difícil disse: “Eu amo Jeová, não há dúvida disso. No entanto, muitas vezes me pergunto se ele me ama.” Mas como Jeová se sente a seu respeito?
3 Jeová quer que você tenha plena convicção de que ele o ama. (Leia Jeremias 31:3.) A verdade é que Jeová queria que você fosse amigo dele, e foi por isso que ele o atraiu. E quando você dedicou sua vida a ele e foi batizado, ele lhe concedeu algo muito especial: seu amor leal. Esse amor é um apego profundo e duradouro que Jeová sente por todos os seus servos, incluindo você. Por causa desse amor, você é um "bem valioso" para ele. (Mal. 3:17, nota de rodapé) Jeová não quer que você duvide do seu amor, mas que sinta a mesma confiança que o apóstolo Paulo tinha, que escreveu: “Estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem anjos nem governos, nem coisas presentes nem coisas por vir, nem poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa em toda a criação será capaz de nos separar do amor de Deus.” (Romanos 8:38, 39). Neste artigo, veremos por que é tão importante nos convencermos de que Jeová nos ama e o que nos ajudará a ficar cada vez mais convencidos.
POR QUE É TÃO IMPORTANTE ACREDITAR QUE JEOVÁ NOS AMA
4. Qual é uma das armadilhas mais astutas que Satanás usa, e como podemos nos opor a ele?
4 Se estivermos convencidos de que Jeová nos ama, podemos permanecer “firmes contra os laços astutos” de Satanás. (Efésios 6:11) Qual é uma das armadilhas mais astutas que ele usa para tentar nos fazer parar de servir a Deus? Ele tenta nos fazer acreditar que Jeová não nos ama. Nunca nos esqueçamos de que Satanás é um oportunista. A Bíblia diz que ele é como um leão (1 Pedro 5:8, 9). Os leões geralmente atacam animais fracos e indefesos. Da mesma forma, o Diabo frequentemente nos ataca quando nos sentimos fracos, cansados ou desanimados por experiências passadas, problemas presentes ou preocupações futuras (Provérbios 24:10). Para resistir aos seus ataques malignos e impedir que ele consiga o que quer, devemos nos opor a ele e fazer todo o possível para nos convencer de que Jeová nos ama. (Tiago 4:7).
5. Por que é tão importante sentir que Jeová nos ama e nos valoriza?
5 Se estivermos convencidos de que Jeová nos ama, nos achegaremos a ele. Por que dizemos isso? Jeová nos criou com a necessidade de amar e nos sentir amados. Quando alguém demonstra que nos ama, nossa reação natural é retribuir o amor. Portanto, quanto mais sentirmos que Jeová nos ama e nos valoriza, mais o amaremos. (1 João 4:19). E, por sua vez, quanto mais o amarmos, mais ele nos amará, pois a Bíblia diz: “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.” (Tiago 4:8) Agora, vejamos o que ajudará cada um de nós a ter absoluta certeza de que Jeová nos ama.
O QUE AJUDARÁ VOCÊ A TER CERTEZA DE QUE JEOVÁ AMA VOCÊ?
6. O que você pode pedir a Jeová se achar difícil acreditar que ele o ama?
6 Peça a Jeová repetidas vezes para ajudá-lo a entender por que ele o ama. (Lucas 18:1; Romanos 12:12). Talvez você precise dizer isso a Ele várias vezes ao dia para ajudá-lo a se ver como Ele o vê. Se o seu coração resiste a acreditar que Jeová o ama, lembre-se de que Ele é maior que o seu coração. (1 João 3:19, 20). Ele o conhece melhor do que você mesmo e vê qualidades em você que você talvez não veja (1 Samuel 16:7; 2 Crônicas 6:30). Portanto, não hesite em contar a Ele tudo o que você sente e peça-Lhe que o ajude a se convencer do Seu amor (Sl 62:8). E depois de orar, mãos à obra. Vejamos algumas coisas que você pode fazer.
7, 8. Como os Salmos nos ajudam a ter certeza de que Jeová nos ama?
7 Escolha acreditar em Jeová. Deus usou seu espírito santo para ajudar os escritores da Bíblia a descrever suas qualidades com precisão. Por exemplo, considere estas belas palavras de Davi: “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado; ele salva os que estão oprimidos pelo desespero” (Sl 34:18). Se você se sente assim, pode achar que ninguém o entende ou pode ajudá-lo. Mas Jeová promete estar ao seu lado porque sabe que esses são os momentos em que você mais precisa dele. Em outro salmo, Davi escreveu: “Recolhe as minhas lágrimas no teu odre” (Sl 56:8). Um odre era um recipiente usado por viajantes, por exemplo, para conservar até a última gota da preciosa água. Da mesma forma, quando você está sofrendo em situações muito difíceis, Jeová se compadece e, por assim dizer, guarda cada uma de suas preciosas lágrimas para mostrar o quanto ele se importa com você. Davi também disse a Jeová: “Tu conheces todos os meus caminhos.” (Sal. 139:3) Jeová vê todos os seus caminhos, isto é, todas as coisas que você faz, e ele se concentra especialmente nas coisas boas. (Hb 6:10) Por quê? Porque Ele aprecia muito tudo o que você faz para agradá-Lo.
8 Com versículos tão encorajadores, é como se Jeová estivesse lhe dizendo: "Quero que você saiba o quanto eu o amo e me importo com você". Mas, como vimos anteriormente, Satanás quer que você acredite que Jeová não o ama. Então, se você às vezes se pergunta se Jeová o ama, pode pensar: "Em quem devo crer: no 'pai da mentira' ou no 'Deus da verdade'?" (João 8:44; Salmo 31:5)
9. O que Jeová promete àqueles que o amam? (Êxodo 20:6)
9 Pense em como Jeová se sente em relação àqueles que o amam. Considere, por exemplo, o que ele disse a Moisés e aos israelitas. (Leia Êxodo 20:6.) Deus promete continuar demonstrando amor leal àqueles que o amam. Por ser leal, ele jamais negará seu amor a alguém que o ama. (Ne 1:5) Então, se você alguma vez tiver dificuldade em acreditar que Jeová o ama, pergunte-se: “Será que eu amo a Jeová?” E então pense no seguinte: se você o ama e se esforça para agradá-lo, sabe que ele também o ama profundamente. (Dn 9:4; 1 Co 8:3) Em outras palavras, se você está convencido de que ama a Jeová, você também pode estar completamente convencido de que ele o ama e nunca o abandonará.
10, 11. Como Jeová quer que você encare o resgate? (Gálatas 2:20)
10 Medite no resgate. O sacrifício de Jesus é o maior presente que Jeová deu à humanidade. (João 3:16). Mas ele não enviou seu Filho para dar a vida apenas pela humanidade em geral, mas por você também. Considere o caso do apóstolo Paulo. Antes de se tornar cristão, ele fez algumas coisas muito ruins e depois teve que continuar lutando contra suas fraquezas (Rm 7:24, 25; 1Tm 1:12-14). Mesmo assim, ele passou a ver o resgate como uma dádiva que Jeová lhe havia dado (leia Gálatas 2:20). Lembre-se: Deus usou seu espírito para ajudar Paulo a escrever essas palavras, e se elas estão na Bíblia, é porque Jeová quer nos ensinar algo (Rm 15:4). Ele quer que você também veja o resgate como uma dádiva que Ele lhe deu. Quando você enxergar dessa forma, ficará ainda mais convencido de que Jeová o ama.
11 Somos muito gratos a Jeová por ter enviado seu Filho para dar a vida por nós. Mas Jesus não veio à Terra apenas por esse motivo. Ele também veio para compartilhar a verdade sobre Deus, incluindo o que Ele sente por seus filhos, como veremos agora. (João 18:37)
JESUS ENSINOU QUE JEOVÁ TE AMA
12. Por que podemos confiar no que Jesus disse sobre Jeová?
12 Quando Jesus estava na Terra, ele gostava de ensinar como Jeová é. (Lucas 10:22) E podemos confiar plenamente que tudo o que ele disse sobre seu Pai é verdade. Afinal, ninguém o conhece melhor do que ele, tendo estado com ele no céu por bilhões de anos. (Col. 1:15). Você sentiu e viu com os próprios olhos o profundo amor que Jeová demonstra aos seus filhos fiéis, tanto os que estão no céu quanto os que estão na Terra. Vamos ver como o que Jesus ensinou nos ajuda a convencer que Jeová nos ama.
13. Como Jesus quer que vejamos a Jeová?
13 Jesus quer que vejamos Jeová como Ele o vê: como um Pai amoroso que nos ama profundamente. De fato, nos Evangelhos, ele chamou Jeová de "Pai" mais de 160 vezes. E, ao falar com seus discípulos, frequentemente usava expressões como "seu Pai" e "seu Pai celestial". (Mat. 5:16; 6:26) A nota de estudo sobre Mateus 5:16 explica: “Os antigos servos de Deus usavam muitos títulos exaltados para descrever e se dirigir a Jeová, como ‘Todo-Poderoso’, ‘o Altíssimo’ e ‘Grande Criador’. . . . No entanto, o uso frequente de um termo simples e comum como ‘Pai’ por Jesus destaca o relacionamento íntimo que Deus tem com aqueles que o adoram.” Vamos considerar duas ocasiões em que Jesus usou a palavra “Pai” para se referir a Jeová.
14. Como Jesus mostrou que cada um de nós é valioso para Jeová? (Mateus 10:29–31; veja também a imagem.)
14 Primeiro, vamos analisar as palavras de Jesus em Mateus 10:29-31 (leia). Lá, Ele disse que nosso Pai sabe quando um simples pardal cai no chão. Se Ele se importa tanto com essas pequenas criaturas, que não O adoram nem sentem amor por Ele, imagine o quanto Ele deve se importar com cada um de Seus servos, que O adoram por amor. Por outro lado, no versículo 30 encontramos uma nota de estudo sobre a frase “até os cabelos da sua cabeça estão todos contados”, que diz: “O fato de Jeová saber até mesmo esses mínimos detalhes demonstra o quanto ele se importa com cada um dos discípulos de Cristo.” É claro que Jesus quer que estejamos convencidos de que cada um de nós é de grande valor para o nosso Pai celestial.
ILUSTRAÇÃO
Jesus aponta para um pardal sentado no chão enquanto os discípulos ouvem atentamente.
Se Jeová sabe quando um simples pardal cai no chão, imagine o quanto ele ama vocês, que o servem fielmente por amor. (Veja o parágrafo 14.)
15. O que João 6:44 lhe ensina sobre Jeová?
15 Outra vez que Jesus usou a palavra “Pai” foi em João 6:44 (leia). Como você pode ver, seu Pai celestial gentilmente o atraiu a si porque viu que seu coração estava na atitude correta (Atos 13:48). A nota de estudo sobre João 6:44 indica que Jesus pode ter se referido ao que Jeremias escreveu no texto temático deste artigo: “Eu o atraí para mim com amor leal”. Este versículo também pode ser traduzido como “Eu continuei demonstrando amor leal” (Jr 31:3; observe; compare com Oseias 11:4). Pense nisso: Nosso Pai Celestial ainda ama você, e isso significa que Ele ainda vê que você tem boas qualidades, mesmo que você não as veja.
16. (a) O que Jesus está nos ensinando e por que podemos confiar nele? (b) O que nos ajudará a ter certeza de que Jeová é o Pai de que precisamos? (Veja o quadro “O Pai de que todos precisamos”.)
16 Em suma, é como se Jesus nos dissesse: "Jeová não é apenas meu Pai; Ele também é seu. E eu garanto que Ele o ama e se importa profundamente com você." Então, se às vezes você acha difícil acreditar que Jeová o ama, pergunte-se: “Não tenho bons motivos para confiar em Jesus, que sempre diz a verdade e conhece nosso Pai melhor do que ninguém?” (1 Pedro 2:22).
CONTINUE SE ESFORÇANDO PARA FICAR MAIS CONVENCIDO A CADA DIA
17. Por que devemos ter cada vez mais certeza de que Jeová nos ama?
17 Como vimos, Satanás é um inimigo muito astuto e fará tudo o que estiver ao seu alcance para nos impedir de servir a Jeová. Um dos truques que ele usa para nos enfraquecer é tentar nos fazer acreditar que Jeová não nos ama. Não vamos deixá-lo escapar impune! (Jó 27:5). Portanto, devemos continuar a nos esforçar para ter cada dia mais certeza de que Jeová nos ama.
18. O que pode ajudar você a ter mais certeza de que Jeová o ama?
18 Neste artigo, analisamos algumas coisas que podem ajudar você a ter mais convicção de que Jeová o ama. Por exemplo, você pode pedir a Ele que o ajude a se ver como Ele o vê e meditar em textos bíblicos que mostram o profundo afeto que Ele sente por Seus servos. Também é bom lembrar que Ele jamais negará Seu amor a alguém que O ama. Nunca se esqueça de que você pode ver o resgate como um presente que Ele lhe deu. E lembre-se de que, como Jesus disse, Jeová é seu Pai. Então, se alguém lhe perguntar: "Você tem certeza de que Jeová o ama?", você responderá imediatamente: "Com certeza! E eu me esforço todos os dias para mostrar a ele que o amo."
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que é tão importante acreditar que Jeová nos ama?
Se estivermos convencidos de que Jeová nos ama, nos aproximaremos dele. Jeová nos criou com a necessidade de amar e nos sentir amados. Quando alguém demonstra que nos ama, nossa reação natural é retribuir o amor. Portanto, quanto mais sentirmos que Jeová nos ama e nos valoriza, mais o amaremos.
O que nos ajudará a ter certeza de que Jeová nos ama?
Isso nos ajudará a perguntar a Jeová repetidamente para entender por que ele nos ama e a meditar em seus sentimentos para com aqueles que o amam. Podemos também refletir sobre o resgate, que é a maior dádiva de Jeová à humanidade. Além disso, precisamos escolher crer em Jeová, porque ele usou seu Espírito Santo para capacitar os escritores bíblicos a descrever com precisão suas qualidades.
Como Jesus nos ajuda a nos convencer de que Jeová nos ama?
Jesus nos ajuda a convencer que Jeová nos ama, mostrando-nos como Ele é, já que ninguém O conhece melhor, tendo estado ao Seu lado no céu por bilhões de anos.
Ele nos garante que, se Jeová sabe que, quando um simples pardal cai, ele não é adorado ou amado, imagine quanto mais interessado ele está em cada um de seus servos, que o adoram por amor. Além disso, Jesus quer que vejamos Jeová como um Pai amoroso que nos ama muito.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário