Estudo de A Sentinela, Como Jeová nos ajuda a perseverar, Semana de 13 a 19 de outubro de 2025, Comentários e respostas.
Estudo de A Sentinela, Como Jeová nos ajuda a perseverar, 13 a 19 de outubro de 2025, comentários e respostas.
“O Deus de toda a benignidade imerecida [...] vos confirmará, vos fará fortes, e vos porá sobre fundamentos firmes” (1 Pe 5:10).
1. Por que precisamos perseverar, mas que ajuda temos? (1 Pedro 5:10)
Precisamos perseverar porque vivemos em tempos difíceis e enfrentamos desafios como doenças, perdas e oposição de familiares ou até mesmo de governos. Essas situações podem nos enfraquecer emocional, física e espiritualmente, por isso é preciso resiliência para permanecer fiel.
Mas temos a ajuda de Jeová. De acordo com 1 Pedro 5:10, ele mesmo nos fortalece, nos sustenta e nos dá o que precisamos para permanecer firmes. Podemos ter certeza de que ele não nos deixa enfrentar as provações sozinhos, mas nos apoia para suportá-las.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nestes tempos difíceis, podemos estar sofrendo de uma doença crônica; outros estão de luto pela perda de entes queridos ou enfrentando oposição da família ou até mesmo de governos. Mas, como menciona 1 Pedro 5:10: “Ele mesmo completará a sua formação. Ele nos fortalecerá e nos tornará fortes.”
Jesus deixou isso claro em Mateus 10:37, quando disse: “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim”. Então, isso nos ensina o quão complicado seria naqueles tempos.
Mesmo que os problemas nos abalem ou talvez nos deixem instáveis, podemos ter absoluta certeza de que Jeová nos colocará sobre um alicerce sólido, como diz 1 Pedro 5:10. Neste artigo, veremos as ajudas que Jeová nos dará, ou as "linhas de vida" que nos ajudarão a suportar essas provações.
2. Como nós, cristãos, perseveramos?
Como cristãos, perseveramos não por meio de nossas próprias forças, mas por meio de Jeová. Ele nos dá “poder além do normal” para suportar provações, tentações e dificuldades sem perder a esperança. Além disso, Jeová nos forneceu quatro maneiras de nos fortalecermos e perseverarmos, e quando as aproveitamos ao máximo, podemos permanecer firmes.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não perseveramos por nossas próprias forças, mas por meio de Jeová, que, como diz 2 Coríntios 4:7, nos dá poder além do normal.
A palavra "suportar" não se refere apenas a suportar dificuldades, como às vezes pensamos. Refere-se a ser capaz de perseverar sem perder a esperança.
Neste artigo, aprenderemos sobre quatro maneiras pelas quais Jeová nos ajuda a perseverar, mas o objetivo não é apenas aprender sobre elas. Ao final do parágrafo, precisamos ver como podemos aproveitar ao máximo cada uma delas.
A ORAÇÃO
3. Por que dizemos que poder se comunicar com Jeová é um verdadeiro milagre?
Podemos dizer que comunicar-se com Jeová é um verdadeiro milagre porque, apesar de sermos pecadores, Ele nos permite aproximá-Lo a qualquer hora, em qualquer lugar. Podemos falar com Ele sobre qualquer assunto, em qualquer idioma e independentemente das nossas circunstâncias, mesmo que estejamos isolados ou presos.
Além disso, Jeová entende o que sentimos, mesmo que não saibamos como expressar bem, pois ele entende nossos pensamentos e emoções mais profundos. Tudo isso torna a oração um verdadeiro milagre e uma ajuda extraordinária na perseverança.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová é o Soberano Universal, mas tornou possível que nos aproximemos dele. Hebreus 4:16 expressa isso bem quando nos convida a nos aproximarmos do trono de Jeová com confiança, algo que seria fisicamente impossível para nós, mas que, graças à oração, podemos fazer.
A oração é um privilégio que Jeová nos deu, porque podemos falar com Ele sobre qualquer coisa, independentemente da hora, do lugar ou do idioma. E mesmo que, por exemplo, estejamos isolados, podemos ter certeza de que Ele nos ouve; Ele não apenas ouve nossas orações, mas também nos compreende e nos ajuda.
Romanos 8:26 nos mostra que “às vezes não sabemos o que pedir em oração, mas o próprio Espírito ora por nós”. Às vezes, não sabemos como expressar o que estamos vivenciando e, se contássemos a alguém, essa pessoa poderia não entender se não explicássemos bem. Mas, como diz o texto, podemos ter certeza de que Jeová, vendo além do que podemos expressar, nos entende.
Em Romanos 8:26, 27, o livro Perspicácia explica que, quando não sabemos como expressar uma preocupação a Jeová, o espírito intercede por nós. Muitas orações registradas na Bíblia são agora aceitas por Jeová como se as tivéssemos feito nós mesmos. De certa forma, esse espírito intercede perante Jeová e, portanto, Ele responde às nossas orações.
Temos o exemplo de Jonas em Jonas 2:1-2. Jeová ouviu sua oração vinda do ventre de um peixe, demonstrando que nenhuma parede ou prisão — como no caso de Paulo e Silas em Atos 16:25-26 — pode impedir Jeová de ouvir e agir em nosso favor.
Mais do que um privilégio, devemos encarar a oração como um presente extraordinário que nos ajuda a continuar perseverando dia após dia.
4. Por que é certo pedir ajuda a Jeová para perseverar?
Não há problema em pedir ajuda a Jeová para perseverar, porque Ele nos garante em Sua Palavra que podemos pedir-Lhe qualquer coisa que esteja de acordo com a Sua vontade, e Ele nos ouve. Suportar provações faz parte da Sua vontade, porque quando o fazemos, Jeová responde ao desafio de Satanás.
Além disso, a Bíblia diz que Jeová deseja “mostrar a sua força a favor daqueles que o servem de todo o coração”. Textos como Isaías 30:18, 41:10 e Lucas 11:13 confirmam que Jeová está disposto e é capaz de nos ajudar a perseverar. Portanto, pedir-lhe ajuda para perseverar não é apenas correto, mas algo que Ele deseja fazer.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em sua Palavra, Jeová nos garante que podemos pedir-lhe qualquer coisa que esteja de acordo com sua vontade, e ele nos ouve.
Podemos pedir essa ajuda a Jeová porque a Sua própria Palavra, a Bíblia, assim o indica. Quando enfrentamos provações, Jeová pode responder ao desafio de Satanás. Provérbios 27:11 diz: "Ele alegra o meu coração, para que eu possa responder àquele que zomba de mim." Portanto, pedir essa ajuda está de acordo com a Sua vontade.
É inestimável ler as palavras encontradas em 2 Crônicas 16:9. Saber que "os olhos do Senhor contemplam toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles que o servem de todo o coração" confirma que ele sempre tem o mesmo desejo: usar seu poder para ajudar aqueles que o amam.
A maneira como Jeová está disposto a nos ajudar a perseverar é bem ilustrada em Isaías 30:18, especialmente na primeira frase, que diz que “Jeová espera pacientemente para lhes mostrar favor”. Essa expressão nos diz que Jeová está esperando em silêncio, não importa quanto tempo leve, para nos ajudar.
É correto pedir ajuda a Jeová, porque ele quer nos dar. Essa ajuda não vem apenas quando parece oportuno, nem apenas quando alguém a pede com insistência. Jeová demonstra uma atitude ativa: ele espera com calma e está disposto a esperar o que for necessário para estar presente quando precisarmos dele.
Isaías 41:10 nos diz para não termos medo, pois Jeová está conosco em todas as nossas tribulações e em todas as nossas angústias. Também menciona que ele nos segura em sua destra justa e que verdadeiramente nos sustentará. Ao longo de nossas vidas, passamos por certas circunstâncias e vimos como Jeová sempre esteve presente para nos encorajar e ajudar. O que nos espera também não será fácil, mas sabemos que podemos contar com ele para tudo o que precisarmos.
5. Como a oração nos ajuda a alcançar paz de espírito? (Isaías 26:3)
A oração nos ajuda a alcançar paz de espírito porque, quando falamos com Jeová sobre nossas preocupações, ele nos dá “paz além da compreensão humana”. Diferentemente daqueles que buscam paz por métodos humanos, como esvaziar a mente, nós nos voltamos para Deus com confiança, e ele protege nossos pensamentos e sentimentos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová nos dá “paz inabalável” porque responde às nossas orações consolando-nos, fortalecendo a nossa fé e nos ajudando a lembrar de textos bíblicos que nos asseguram que ele nos ama e quer nos ajudar. Assim, por meio da oração, podemos ter paz de espírito mesmo em meio às dificuldades.
Porque a oração protege nossos corações e mentes por meio de Cristo Jesus, como indica Filipenses 4:7.
Vemos muitas pessoas tentando diferentes métodos para tentar esquecer seus problemas. Algumas praticam meditação e, embora isso possa ajudar momentaneamente, a Bíblia nos ensina a confiar em Jeová, que realmente nos dá “paz inabalável”.
Talvez as pessoas no mundo busquem soluções e encontrem paz momentânea, mas quando surge outro problema, a ansiedade retorna. Nós não. Jeová, por meio da oração, nos dá essa "paz inabalável". Ele protege nossas mentes e corações, e sabemos que até mesmo as coisas mais difíceis, como a morte, Jeová resolverá.
Como servos de Jeová, mesmo que sintamos a paz constante que ele nos dá, não devemos pensar que isso significa que não teremos problemas ou ansiedade, nem que estaremos protegidos de tudo. Pelo contrário, significa que ele nos ajudará a enfrentar todas as dificuldades, responderá às nossas orações e nos dará força, sabedoria e consolo. Portanto, podemos ficar tranquilos e tranquilos, sabendo que Jeová estará conosco nos momentos mais difíceis.
Na maioria das vezes, é no exato momento em que oramos que sentimos essa paz. O problema ou a angústia podem não desaparecer completamente, mas o Espírito Santo age como se tirasse um peso dos nossos ombros. Nossos nervos se acalmam e sentimos uma paz que acalma o coração e alivia um pouco a dor que estamos sofrendo.
O segredo é confiar plenamente em Jeová, porque, quando enfrentamos um problema sério, seria difícil encontrar paz em tal situação. Mas Filipenses 4:7 diz que “a paz de Deus, que está além da compreensão humana, guardará o coração de vocês”. Mesmo que não entendamos como a paz é possível em circunstâncias tão difíceis, Jeová pode torná-la realidade.
A oração nos dá paz de espírito porque nos conecta com Deus e nos ajuda a confiar mais nele a cada dia, fortalecendo nossa fé.
Por meio da oração, Jeová pode nos dar seu Espírito Santo para nos ajudar a lembrar de versículos que mostram o quanto ele nos ama e deseja nos ajudar. O Salmo 62:1-2 menciona que, quando estivermos ansiosos, devemos esperar em Jeová, pois dele vem a nossa salvação. Ele é o nosso refúgio seguro e, mesmo que sejamos jogados de um lado para o outro, nunca seremos completamente derrubados. Isso nos dá grande paz de espírito.
6. Como podemos aproveitar ao máximo a oração? (Veja também a imagem.)
Podemos aproveitar ao máximo a oração quando, em meio a uma situação difícil, dizemos a Jeová como nos sentimos e "lançamos nossos fardos sobre ele". Devemos também pedir-lhe paz e sabedoria para agir corretamente.
Além disso, não devemos apenas orar a Ele pedindo ajuda para perseverar, mas também agradecer-Lhe pelo Seu apoio e pelas bênçãos que nos concede. Prestar atenção em como Ele nos ajuda durante as provações e demonstrar gratidão nos permite aproveitar ao máximo essa dádiva.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É um conforto e uma grande libertação saber que, se lançarmos nosso fardo sobre Jeová, Ele nos sustentará e jamais permitirá que o justo tropece. O Salmo 55:22 expressa isso muito bem: “Lança teu fardo sobre Jeová, e ele te susterá. Ele jamais permitirá que o justo tropece.”
Sabemos que Jeová nos ajuda em muitas situações e de muitas maneiras, mas uma coisa importante que devemos fazer é nunca esquecer de agradecê-lo, porque ele cuidou de nós, nos ouviu e nos deu o que precisamos.
O parágrafo também nos incentiva a estar atentos, a perceber como Jeová nos ajuda durante as provações e a agradecer a ele por seu apoio.
Na imagem, você pode ver um irmão mais velho. Ele pode estar doente, já que você pode ver seus remédios, e ele deve estar suportando isso dia após dia. Mas ele tem uma Bíblia aberta, e fica claro que um de seus hábitos é orar todos os dias.
Quando estamos profundamente angustiados, precisamos lançar nossos fardos sobre Jeová. Mas não só isso: precisamos também pedir a Jeová que nos dê sabedoria para enfrentar as situações que nos oprimem. E, acima de tudo, precisamos que Jeová nos dê a paz de espírito que só Ele pode nos dar. Quando não encontramos saída ou não há solução para os nossos problemas, a única coisa que podemos fazer é recorrer a Jeová e confiar que Ele nos dará essa calma e paz.
Não precisamos apenas orar a Jeová, mas também ouvir quando ele fala conosco, e ele faz isso por meio de sua Palavra, a Bíblia. Assim, quando oramos, ele também pode nos responder quando lemos a Bíblia.
ILUSTRAÇÃO
Um irmão mais velho está sentado em casa orando durante o inverno. Ele tem uma Bíblia aberta no colo e um frasco de remédio na mesa ao lado.
Quando oramos, falamos com Jeová; quando lemos a Bíblia, Jeová fala conosco. (Veja o parágrafo 6.)
A BÍBLIA
7. Como o estudo da Bíblia nos ajuda a perseverar?
Estudar a Bíblia nos ajuda a perseverar porque nos lembra que Jeová conhece nossas necessidades e nos apoia antes mesmo de pedirmos. Ler textos como Mateus 6:8 fortalece nossa confiança de que ele se importa conosco. Além disso, a Bíblia está repleta de promessas belas e reconfortantes que nos dão força para suportar as dificuldades, como aponta o Salmo 94:19.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nele encontramos muitas passagens que confirmam que temos o apoio de Jeová.
Ela nos ajuda porque não está repleta apenas de bons conselhos para perseverar, mas também de promessas que Ele nos faz. Como mostra o Salmo 94:19, temos o apoio e o consolo de Jeová, não apenas agora, mas também no futuro.
Como Jesus Cristo disse em Mateus 6:8: “O Senhor sabe o que precisamos, antes mesmo de lhe pedirmos”. Jesus disse isso porque conhecia muito bem seu Pai e sabia que era assim.
O Salmo 94:19 diz: “Ansiedades me oprimiam”. A nota destaca que pensamentos perturbadores se multiplicavam dentro de mim. Quem não remoe ideias ou problemas que possam surgir? Mas o salmista nos dá a solução: confiamos em Jeová, e ele nos consola e tranquiliza por meio da Bíblia. Suas palavras são como remédio, e é isso que nos ajuda a perseverar.
Quanto mais estudamos a Bíblia, mais vemos como Jeová agiu nos tempos antigos e como salvou muitos servos do passado de inúmeros problemas, ou como os sustentou. Portanto, quanto mais aprendemos sobre Jeová, quando enfrentamos muitos problemas, não há razão para duvidar de que ele sabe o que precisamos e nos ajudará.
8. a) Dê um exemplo de um princípio bíblico que nos ajuda a perseverar.
Um exemplo de princípio bíblico que nos ajuda a perseverar é o que Jesus ensinou em Mateus 6:34, onde nos encoraja a não nos preocuparmos com o futuro, mas a nos concentrarmos em enfrentar os problemas de cada dia. Esse princípio nos ajuda a evitar a ansiedade sobre o que acontecerá a seguir e a manter a calma diante das dificuldades que enfrentamos todos os dias.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Mateus 6:34 nos diz para não nos preocuparmos com o amanhã, pois cada dia traz suas próprias preocupações. Este princípio nos ajuda a não nos preocuparmos excessivamente com o futuro.
Lucas 16:10 diz que quem é fiel no pouco também é fiel no muito. Ter essas palavras em mente nos ajuda a perseverar e defender a verdade em situações aparentemente triviais, mas também quando enfrentamos problemas e provações mais sérios, como oposição ou doença.
Mateus 6:33 nos diz para buscarmos primeiro “o Reino e a justiça de Deus”. Isso nos dá a certeza de que, em qualquer decisão que tomarmos em nossas vidas, mesmo quando passarmos por momentos difíceis, se nossas decisões forem sempre feitas para louvar a Jeová e fazer o que é certo, não teremos que nos preocupar com o amanhã, mas apenas com a decisão que tomarmos hoje, e sabemos que Jeová nos abençoará.
Provérbios 3:5-6 diz: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento”. Este texto nos ajuda, se não sabemos o que fazer em uma situação, a confiar no Senhor, deixar tudo em suas mãos e, dessa forma, certamente não cometeremos nenhum erro.
Um princípio bíblico que nos ajuda a perseverar é Tiago 1:12, que diz: “Bem-aventurado o homem que persevera na provação, porque, quando for aprovado, receberá a coroa da vida, que Jeová prometeu aos que continuam a amá-lo.”
8. b) O que nos ajudará a lembrar dos princípios bíblicos quando precisarmos deles?
Para lembrar os princípios bíblicos quando precisamos deles, é essencial ler e meditar regularmente na Bíblia. Ao fazer isso com consistência, teremos mais chances de nos lembrar desses princípios quando estivermos passando por uma situação específica e, assim, conseguir aplicá-los com precisão.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Às vezes, lemos um princípio e dizemos: "Este princípio pode me ajudar, ou eu posso aplicá-lo", mas ele simplesmente permanece lá, e nunca mais lemos ou pensamos nele, e provavelmente o esqueceremos. Ou até dizemos: "Vou anotar isso porque vai me ajudar muito", mas se colocarmos essa lista em uma gaveta e nunca mais a consultarmos, não nos ajudará muito. Portanto, ler a Bíblia e meditar nela nos ajudará a manter esses princípios frescos em nossas mentes quando precisarmos deles.
Temos uma grande ajuda em nosso aplicativo da Bíblia: Estudo Pessoal. Lá, podemos adicionar notas aos textos que chamaram nossa atenção e mantê-las à mão para que possamos consultá-las quando precisarmos refletir sobre elas.
Ler a Bíblia constantemente deveria se tornar um hábito, pois treinar a mente para analisar princípios é um processo que leva tempo. É como ir à academia: no dia em que você levanta um peso pela primeira vez, é muito difícil, mas quando você faz isso com consistência, você consegue levantar cada vez mais peso, e fica mais fácil. Meditar em princípios bíblicos é a mesma coisa.
9. Que efeito a meditação em histórias bíblicas tem sobre nós?
Meditar em histórias bíblicas tem um efeito poderoso sobre nós. Refletir sobre as experiências reais de pessoas comuns que confiaram em Jeová e receberam seu apoio fortalece nossa confiança de que Jeová também será “nosso refúgio e fortaleza em tempos de aflição”.
Também nos incentiva a imitar o exemplo de fé e perseverança dos servos fiéis do passado. Também nos lembra que Jeová ajudou pessoas comuns, dando-nos a confiança de que também podemos receber o seu apoio.
Em suma, meditar em histórias bíblicas fortalece nossa fé, aumenta nossa confiança em Jeová e nos motiva a continuar perseverando com paciência.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Meditar em histórias bíblicas, como a de Elias, que, apesar de ser um profeta corajoso, é descrito em Tiago 5:17 como um homem com os mesmos sentimentos que nós, nos conforta, pois podemos ver nossa situação refletida nessas histórias. Quando meditamos e nos aprofundamos em exemplos bíblicos, seremos movidos a seguir o exemplo deles e, além disso, teremos plena confiança de que Jeová nos compreende e, portanto, nos dará o conforto e a perseverança necessários.
Tiago 5:10-11 nos conta outra história e nos instrui a considerar a perseverança de Jó e como Jeová o sustentou até o fim. Tiago lhes diz: "Agora vocês sabem que Jeová é muito amoroso e misericordioso." Ou seja, se seguirmos a recomendação de Tiago e meditarmos nesses exemplos, perceberemos que Jeová é amoroso e misericordioso, e que ele pode fazer o mesmo por nós.
10. Como podemos aproveitar ao máximo a Bíblia?
Podemos aproveitar ao máximo a Bíblia lendo-a todos os dias e meditando em seus ensinamentos. Também é útil fazer uma lista de versículos que são especialmente úteis em situações difíceis. Ler o texto diário pode ser um estímulo para o nosso dia, como muitos irmãos e irmãs vivenciam.
Para uma irmã chamada Marie, ler e meditar no texto “Examinemos” a ajudou a se concentrar nas maravilhosas promessas e ensinamentos da Palavra de Deus, e não apenas na situação difícil que estava vivenciando.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos aproveitar ao máximo a Bíblia se adquirirmos o hábito de lê-la todos os dias — e não apenas lê-la, mas também reconhecer a importância de fazer uma lista para nos ajudar a lembrar dos textos-chave que podem nos beneficiar todos os dias.
A experiência de uma irmã chamada Marie é mencionada. Ela enfrentou o desafio de ter os pais diagnosticados com câncer ao mesmo tempo e teve que cuidar dos dois durante os últimos meses de vida. Isso deve ter sido extremamente difícil para ela, mas ela diz que uma das coisas que mais a ajudou foi ler o texto diário, examiná-lo e meditar nele diariamente. Isso permitiu que ela se concentrasse em Jeová e em suas maravilhosas esperanças, em vez de pensar constantemente no que havia acontecido com ela.
Assim como a Irmã Marie, que enfrentou um desafio muito difícil, nós também temos ferramentas como a Biblioteca JW e uma riqueza de informações que podem nos encorajar diariamente se as examinarmos como ela fez.
O Salmo 61:2 toca nossos corações, pois diz que quando estamos desesperados e com o coração pesado, devemos clamar por socorro, isto é, pedir orientação a Jeová. Ele nos lembra que Jeová é uma rocha mais alta do que nós.
NOSSOS IRMÃOS
11. Por que nos encoraja saber que nossos irmãos suportam suas provações?
Somos encorajados por saber que nossos irmãos e irmãs suportam suas provações, porque vê-los enfrentar dificuldades semelhantes e conseguir perseverar nos assegura que nós também podemos suportar nossas próprias provações, não importa quão difíceis elas sejam, com a ajuda de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É reconfortante saber que, em toda a fraternidade, há pelo menos um irmão passando pelas mesmas circunstâncias que nós e perseverando. Como diz 1 Pedro 5:9, isso nos mantém firmes na fé, pois fortalece a ambos, mesmo que não nos conheçamos.
Temos o exemplo de Paulo e Timóteo em Hebreus 4:14-16, onde Timóteo viu como Paulo ensinou que tínhamos que suportar muitas dificuldades para entrar no Reino de Deus, e ele viu em primeira mão que Paulo também sofreu, pois teve que ensinar as boas novas, passar por muita oposição e ainda assim perseverar.
O exemplo de Paulo encorajou Timóteo. Quando perseveramos, ou quando vemos outros irmãos perseverarem, somos um exemplo, e os irmãos também são um exemplo para nós. Portanto, tudo isso nos encoraja mutuamente.
12. O que podemos fazer uns pelos outros? (2 Coríntios 1:3, 4)
Podemos encorajar e confortar nossos irmãos e irmãs de maneiras práticas, apoiando-os quando enfrentam dificuldades. Assim como Paulo recebeu ajuda e encorajamento enquanto estava em prisão domiciliar, nós também podemos oferecer apoio, companheirismo e palavras de conforto para fortalecê-los e ajudá-los a suportar suas provações, seguindo o exemplo de 2 Coríntios 1:3, 4.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como todos estamos expostos a dificuldades e problemas, e assim como apreciamos ajuda nesses momentos, devemos oferecer nossa ajuda aos irmãos e irmãs que estão passando por momentos difíceis. Estar ao lado deles, ajudá-los de todas as maneiras possíveis e oferecer-lhes apoio é algo que eles apreciarão muito.
Somos muito gratos por ir à Casa de Oração de Jeová e conhecer os irmãos e irmãs porque, mesmo passando por momentos difíceis, somos muito gratos a eles pela ajuda e apoio.
Todos nós precisamos desse encorajamento e consolo. Não devemos pensar que alguns não precisam, ou que apenas os fracos precisam. Temos o exemplo de Paulo, que, enquanto estava em prisão domiciliar, recebeu ajuda de vários irmãos e irmãs, e mais tarde agradeceu em suas cartas, mencionando-os nominalmente e sendo de grande ajuda para eles.
Filipenses 2:29, 30 menciona um irmão que quase arriscou a vida para ajudar Paulo. Assim, até mesmo o apóstolo Paulo, um homem de incrível caráter espiritual, também precisava do conforto de outros.
13. O que ajudou uma irmã chamada Maya a perseverar?
Uma irmã chamada Maya foi ajudada a perseverar graças ao apoio dos irmãos. Quando se sentia sobrecarregada pelas dificuldades, eles ligavam para ela, escreviam e expressavam seu carinho. Esse gesto a fez sentir-se parte de uma família grande e amorosa, o que lhe deu forças para continuar perseverando.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Uma irmã chamada Maya conta que, em 2020, agentes de segurança invadiram sua casa e ela foi levada ao tribunal por compartilhar sua fé com outras pessoas. Mas ela conta que, certa vez, quando sentiu que não aguentava mais, os irmãos ligaram para ela, escreveram e disseram coisas que a fizeram sentir o quanto a amavam. Todos nós já passamos por isso em algum momento. Às vezes, quando não aguentamos mais, vemos verdadeiramente a mão de Jeová através dos nossos irmãos.
Quando vemos experiências como a da Irmã Maya, isso nos faz refletir sobre o que fazemos ou podemos fazer. Essas experiências nos mostram que o que devemos fazer é dar o primeiro passo, estar atentos ao que acontece na congregação e cuidar de nossos irmãos e irmãs de todas as maneiras que pudermos.
Os irmãos não apenas lhe deram bens materiais, telefonaram ou escreveram para ela, mas certamente também oraram por ela. Talvez a irmã não soubesse o que pedir, e foram os próprios irmãos que oraram por ela, e Jeová sem dúvida os ouviu.
14. Como podemos aproveitar ao máximo a ajuda dos nossos irmãos? (Veja também a imagem.)
Podemos aproveitar ao máximo a ajuda de nossos irmãos e irmãs permanecendo perto de nossa família espiritual e pedindo seu apoio quando enfrentamos dificuldades, especialmente os idosos, que são um "abrigo contra o vento, um refúgio contra a tempestade". Além disso, ao ajudar outros que também estão enfrentando provações, fortalecemos nossa própria capacidade de suportar e manter uma atitude equilibrada e positiva.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Devemos permanecer próximos de nossos irmãos e irmãs, permanecer nesta família espiritual que temos, e sempre que precisarmos de ajuda, temos os anciãos, que, como diz Isaías 32:2, são um refúgio para nós. Assim, quando enfrentamos sérias dificuldades, podemos recorrer a eles em busca de ajuda.
Jeová usa os irmãos e irmãs e os coloca bem perto de nós na congregação, mas somos nós que devemos aceitar essa ajuda e não nos isolar.
Na imagem, vemos o mesmo irmão ainda firme. Uma atmosfera diferente agora é perceptível através da janela, indicando que o tempo passou. O homem fiel ainda está lá com sua Bíblia, servindo a Jeová, e recebe a visita dos irmãos para encorajá-lo um pouco.
Na imagem, você pode ver detalhes não vistos na fotografia anterior. Ao fundo, parece haver um andador sobre a mesa, o que não havia sido visto antes. Além disso, uma quantidade maior de medicamento pode ser vista sobre a mesa. É claro que a passagem do tempo está cobrando seu preço deste irmão, mas sua lealdade permanece inabalável.
Atos 20:35 nos diz: “Há mais felicidade em dar do que em receber”. Quando podemos dar algo a um irmão necessitado, a satisfação que sentimos é como se Jeová tivesse imposto a mão sobre nós.
Ajudar um irmão também nos ajuda a ver outros pontos de vista, a manter o equilíbrio e funciona como um feedback. Nós ajudamos nosso irmão, mas ajudá-lo também nos ajuda.
ILUSTRAÇÃO
O irmão mais velho na imagem anterior está sentado em casa na primavera. Ele sorri e conversa com duas meninas e seus pais. Ao lado de sua bengala, há alguns frascos de remédio. Uma das meninas lhe mostra um desenho que fez do Paraíso.
Permaneçamos próximos de nossa família espiritual. (Ver parágrafo 14.)
NOSSA ESPERANÇA
15. Como a esperança ajudou Jesus e como ela nos ajuda? (Hebreus 12:2)
A esperança ajudou Jesus a suportar o dia mais difícil de sua vida, pois lhe permitiu manter os olhos fixos nas bênçãos futuras: a vindicação do nome de Jeová, a reunião com seu Pai no céu e o governo ao lado de seus irmãos ungidos. Da mesma forma, a esperança que temos de viver para sempre no novo mundo de Deus nos dá força para perseverar e superar quaisquer dificuldades que enfrentemos no mundo de Satanás.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A esperança ajudou Jesus a permanecer fiel ao seu Pai, apesar das provações. Assim como Jesus, Jeová nos ajudará a permanecer fiéis e nos trará bênçãos, felicidade, alegria e paz. Romanos 15:13-14 nos mostra como Paulo desejava que os crentes fossem cheios de esperança e a compartilhassem uns com os outros, encorajando-nos a compartilhar a verdade com os outros.
Assim como Jesus, que suportou grandes sofrimentos pela esperança que tinha, nós também podemos refletir sobre a esperança do novo mundo. Tudo isso nos ajuda a suportar quaisquer dificuldades que enfrentamos neste mundo satânico. São diretrizes que podemos colocar em prática para continuar perseverando.
16. Como a esperança ajudou uma irmã, e o que você aprende com o que ela diz?
A esperança ajudou a Irmã Alla a não desanimar durante uma provação tão difícil, pois lhe permitiu pensar no futuro maravilhoso que Jeová promete. Com a experiência dela, aprendemos que, se mantivermos os olhos nas bênçãos futuras, podemos suportar melhor as dificuldades atuais e confiar que Jeová nos ajudará a sair vitoriosos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A esperança ajudou a irmã Alla porque a lembrou de que essas provações chegariam ao fim e que a vitória seria de Jeová, e também a nossa.
Ele a ajudou a ver que as provações são, de fato, uma coisa do presente, mas que este presente está chegando ao fim e que o dia de Jeová está cada vez mais próximo. A verdade é que o presente já chegou, mas o futuro será uma vitória para Jeová, e sabemos que chegará em breve.
A experiência e a atitude de nossa irmã Alla devem motivar todos nós a imitá-la e sempre manter nossos olhos no novo mundo que Jeová nos prometeu.
17. Como mostramos que valorizamos nossa esperança? (Veja também a imagem.)
Demonstramos que valorizamos nossa esperança ao reservar um tempo para meditar no futuro maravilhoso que Jeová nos prometeu. Imaginar-nos desfrutando das bênçãos do novo mundo torna nossas provações atuais mais suportáveis. Também valorizamos nossa esperança ao compartilhar nossa fé com outros e o propósito de Deus com eles, ajudando-os a se interessarem pelas promessas de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como vemos na imagem, este irmão, ao contrário da imagem anterior, onde parecia ter uma bengala, agora usa um andador, e há muito mais medicamentos, indicando que sua condição está piorando. Diante de circunstâncias como essa, com doenças sem cura, devemos refletir sobre a esperança que Jeová nos dá. Refletir sobre essa esperança nos ajuda a aceitar que, mesmo que não haja solução agora, viveremos no novo mundo e poderemos desfrutar da vida que Jeová planejou para nós.
Algo que também nos ajuda a demonstrar o quanto valorizamos nossa esperança é manter uma atitude proativa. Podemos imaginar como deve ser difícil para as pessoas lidar com o mundo de Satanás sem conhecer o propósito de Jeová para o futuro. Ser empático dessa forma nos ajudará a compartilhar essa esperança com as pessoas, sabendo que elas precisam dela.
A imagem nos mostra que o irmão se apega firmemente à ajuda que Jeová lhe dá. É evidente que ele está muito atento a quando Jeová lhe responde e sabe que o faz por meio da Bíblia. É evidente que ele estuda a Bíblia porque tem muitas anotações e também está de óculos. Isso mostra que ler a Bíblia é importante para ele.
No início do parágrafo, diz: "Vamos reservar um tempo para pensar nessas bênçãos maravilhosas que teremos no futuro". Às vezes, com tantos problemas e preocupações, nos sentimos sobrecarregados. Precisamos parar, como o parágrafo indica, e refletir sobre eles, demonstrando assim que valorizamos nossa esperança.
Podemos reservar um tempo para meditar sobre o fato de que, se não conseguimos nos mover bem agora ou temos uma doença que nos impede de fazer certas coisas, seremos capazes de fazê-las no futuro. Podemos imaginar quais atividades faremos, quais esportes praticaremos que não podemos agora e quais momentos desfrutaremos com nossos entes queridos. Como diz o parágrafo, devemos reservar um tempo para parar, porque, do contrário, este mundo nos atropelará e não refletiremos ou apreciaremos essas bênçãos.
ILUSTRAÇÃO
O irmão mais velho está em casa no outono. Ele pensa na imagem do Paraíso aberta em seu tablet. Ao lado dele, há um andador e vários frascos de remédios.
Reservemos um tempo para pensar no futuro maravilhoso que Jeová nos prometeu. (Veja o parágrafo 17.)
18. Por que podemos confiar nas promessas de Jeová?
Podemos confiar nas promessas de Jeová porque nada pode impedi-lo de cumpri-las, como Jó entendeu. Essa certeza nos dá forças para continuar perseverando, sabendo que, mesmo diante de dificuldades, Jeová cumprirá suas promessas e que o Paraíso em breve será uma realidade para nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Temos certeza de que, para Jeová, nada é impossível. Também temos absoluta certeza de que ele cumprirá todas as promessas que nos fez. Portanto, mesmo que estejamos enfrentando todos os tipos de dificuldades agora, conhecer essas verdades sobre Jeová nos dá paz de espírito para o futuro.
Depois de enfrentar tantas dificuldades, Jó disse: "Nada pode impedir Jeová de cumprir suas promessas". E, como Jó 42:2 diz: "Eu sei que você pode fazer qualquer coisa, e que nada do que você propõe é impossível para você".
Isso pode ser ilustrado por uma pessoa com uma doença grave. Ela tentou procurar ajuda médica e não obteve sucesso, mas se um dia encontrar um médico que não apenas lhe diga que receberá tratamento, mas também lhe explique como pode se recuperar, ela, sem dúvida, ainda estará doente, mas olhará para o futuro com uma perspectiva diferente, porque agora tem esperança de superar a doença.
19. O que precisamos suportar?
Para perseverar, precisamos aproveitar ao máximo os dons que Jeová nos deu: a oração, a Bíblia, nossa comunhão e nossa esperança. Usando constantemente esses recursos, podemos enfrentar qualquer dificuldade, por mais difícil que seja, até que o mundo de Satanás e seus problemas cheguem ao fim.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Recebemos quatro dádivas: a Bíblia, a comunhão, a esperança e a oração. Até que o dia de Jeová chegue, espera-se que aproveitemos ao máximo essas dádivas preciosas.
EXPLIQUE COMO OS SEGUINTES PRESENTES DE JEOVÁ NOS AJUDAM A PERSEVERAR:
Oração e a Bíblia
Embora sejamos imperfeitos, por meio da oração, Jeová nos ouve em qualquer hora, lugar ou idioma, mesmo que estejamos isolados ou presos. Quando oramos, experimentamos uma “paz constante” que protege nossa mente, nos ajuda a manter a calma e a confiança e nos permite pedir força, sabedoria e ajuda para perseverar.
A Bíblia nos garante que Jeová conhece as nossas necessidades e nos dá apoio antes mesmo de pedirmos. Ele nos ensina princípios práticos para a vida diária, como focar nos problemas de cada dia e não se preocupar com o futuro. Além disso, relatos de pessoas fiéis do passado nos mostram exemplos de fé e perseverança, incentivando-nos a imitar sua perseverança.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A oração nos ajuda a perseverar, e muitas vezes nos damos conta de quantas vezes Jeová respondeu a essas orações. Ela também nos dá paz de espírito para enfrentar dificuldades e nos ajuda a lembrar versículos bíblicos em momentos difíceis.
Nossos irmãos
Saber que toda a fraternidade mundial enfrenta sofrimentos semelhantes aos nossos nos conforta e nos dá a certeza de que também podemos suportar nossas provações. Além disso, os irmãos nos encorajam de maneiras práticas: eles nos apoiam e demonstram afeto, como fizeram com o apóstolo Paulo, o que nos fortalece e nos faz sentir parte de uma família espiritual.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ver o exemplo de lealdade de irmãos que passam por dificuldades nos ajuda a perseverar e imitar seu exemplo. Além disso, irmãos, com suas palavras e ações, podem nos encorajar muito.
Embora possa parecer difícil e um tanto estranho, se estendermos uma mão amiga aos nossos irmãos e irmãs necessitados, isso também nos ajudará a fortalecer nossa resistência.
Nossa esperança
Nossa esperança nos ajuda a perseverar porque nos assegura que Jeová cumprirá suas promessas e que nossas dificuldades atuais não durarão para sempre. Assim como Jesus suportou seu dia mais difícil graças à esperança nas promessas de seu Pai, podemos permanecer firmes enquanto pensamos em viver para sempre no novo mundo que Deus nos prometeu.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele nos ajuda da mesma forma que ajudou Jesus Cristo no dia mais difícil de sua vida: foi ajudado pela esperança que tinha diante de si. O mesmo acontece conosco. Teremos a força que só Jeová nos dá, porque sabemos que Ele não nos abandonará e que essa esperança se realizará.
Nossa esperança também nos lembra que as provações são temporárias e que Jeová reverterá qualquer dano que tenhamos sofrido.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário