Estudo de A Sentinela, semana de 8 a 14 de setembro de 2025, Como ajudar um estudante a tomar a decisão de servir a Jeová, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 8 a 14 de setembro de 2025, Como ajudar um estudante a tomar a decisão de servir a Jeová, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo Claro: Resposta adicional

Celeste: Pontos adicionais

“Sede firmes na fé, [...] sede fortes” (1 COR. 16:13).

1, 2. (a) Por que alguns estudantes da Bíblia hesitam em se tornar Testemunhas de Jeová? (b) O que discutiremos neste artigo?

QUANDO você estava decidindo se tornaria Testemunha de Jeová, houve coisas que fizeram você hesitar? Talvez você temesse que seus colegas de trabalho, amigos ou familiares se voltassem contra você. Ou talvez você pensasse que nunca conseguiria viver de acordo com os padrões de Deus. Se for assim, você pode entender os estudantes da Bíblia que parecem hesitantes em dar o passo de se tornar Testemunhas de Jeová.

2 Jesus sabia que tais medos podem impedir o crescimento espiritual de uma pessoa (Mt 13:20-22). Mas ele não desistiu daqueles que hesitavam em se tornar seus seguidores. Se imitarmos seu exemplo, podemos ajudar os alunos 1) identifique os obstáculos que impedem seu progresso, 2) ame mais a Jeová, 3) faça mudanças em suas prioridades e 4) supere suas dificuldades. Como podemos imitar Jesus e usar o livro Aproveite a Vida para ajudar um aluno a se tornar uma Testemunha de Jeová?

AJUDE SEU ALUNO A IDENTIFICAR OS OBSTÁCULOS QUE ATRAPALHAM SEU PROGRESSO

3. Que obstáculo poderia ter impedido Nicodemos de se tornar discípulo de Jesus?

3 Nicodemos era um importante líder judeu. Este homem encontrou um obstáculo que o impediu de se tornar discípulo de Jesus. Apenas cerca de seis meses após o início do ministério de Jesus, Nicodemos já havia reconhecido que era o Messias (João 3:1, 2). No entanto, ele preferiu falar com Jesus em segredo, "por medo dos judeus" (João 7:13; 12:42). Talvez pensasse em tudo o que poderia perder se se tornasse seu discípulo.

4. Como Jesus ajudou Nicodemos a entender o que Deus esperava dele?

4 Nicodemos conhecia muito bem a Lei de Moisés, mas precisava de alguém que o ajudasse a entender o que Jeová esperava que ele fizesse. Como Jesus o ajudou? Ele passou um tempo com ele. Estava até disposto a encontrá-lo à noite. Além disso, ele explicou muito claramente o que precisava fazer para ser seu discípulo: arrepender-se dos seus pecados, ser batizado nas águas e mostrar que tinha fé no Filho de Deus. (João 3:5, 14-21).

5. O que podemos fazer para ajudar um estudante a ver o que o impede de servir a Jeová?

5 Um estudante pode conhecer bem a Bíblia, mas precisar de alguém para ajudá-lo a identificar o que o está impedindo de servir a Jeová. Talvez ele esteja passando muito tempo no trabalho, ou talvez sua família não queira que ele se torne Testemunha de Jeová. Como você pode imitar Jesus? Passar um tempo com seu aluno. Por exemplo, você pode convidá-lo para um café ou uma caminhada juntos. Nesse ambiente descontraído, ele pode achar mais fácil conversar sobre os desafios que está enfrentando. Então você pode ajudá-lo a ver as mudanças que ele deve fazer e lembrá-lo de que o principal motivo para fazê-las é mostrar que ele ama a Jeová, não agradar a você.

6. Como você pode ajudar um aluno a encontrar a força necessária para colocar em prática o que aprendeu? (1 Coríntios 16:13)

6 Para que um estudante da Bíblia tenha forças para colocar em prática o que aprende, ele precisa ter confiança de que Jeová o ajudará a manter seus padrões. (Leia 1 Coríntios 16:13.) Como você pode ajudá-lo? Pense na sua época de escola. De que tipo de professor você mais gostava? Provavelmente aquele que era paciente e te ajudava a construir autoconfiança. Tente ser esse tipo de professor. Não lhe ensine apenas o que Deus quer que ele faça. Tranquilize-o de que ele tem a ajuda de Jeová para fazer as mudanças necessárias na vida. O que mais você pode fazer para ajudar o aluno?

AJUDE SEU ALUNO A AMAR MAIS A JEOVÁ

7. Como Jesus ajudou seus ouvintes a amar mais a Jeová?

7 Jesus sabia que se seus discípulos amassem a Deus, seria mais fácil para eles colocarem em prática o que aprenderam. Por isso, ele frequentemente lhes ensinava coisas que os encorajavam a sentir mais amor pelo Pai Celestial. Por exemplo, ele comparava isso a um homem que dá coisas boas aos seus filhos. (Mateus 7:9-11) Alguns dos ouvintes de Jesus talvez não tivessem tido um pai amoroso. Imagine como devem ter se sentido quando ele lhes contou o exemplo de um pai compassivo que acolhe de bom grado seu filho de volta após uma vida de arrependimento. Isso lhes deu uma ideia de quão profundamente Jeová se importa com a humanidade. (Lucas 15:20-24)

8. Como você pode ajudar um estudante da Bíblia a amar mais a Jeová?

8 Você também pode ajudar seu aluno a amar mais a Jeová destacando as qualidades de Deus em suas lições. Toda vez que você estudar, mostre a ele a conexão entre o que ele está aprendendo e o amor de Jeová. E quando você falar sobre o resgate, ajude-o a ver que é um presente de Deus para ele. (Romanos 5:8; 1 João 4:10). Se um estudante entender o quanto Deus o ama, seu amor por Jeová provavelmente crescerá cada vez mais. (Gálatas 2:20).

9. O que ajudou Michael a fazer mudanças em sua vida?

9 Vejamos o exemplo de Michael, da Indonésia. Ele conhecia a verdade desde a infância, mas nunca foi batizado. Aos 18 anos, foi trabalhar no exterior como motorista de caminhão. Mais tarde, retornou à Indonésia, casou-se e teve uma filha, mas continuou trabalhando no exterior, longe da família. Com o tempo, sua esposa e filha começaram a estudar a Bíblia e fizeram mudanças. Quando a mãe de Michael faleceu, ele decidiu voltar para casa para cuidar do pai e aceitou um programa de estudo bíblico. Quando você chegou à Lição 27 do livro Aproveite a Vida, o que você aprendeu na seção “Vamos nos aprofundar” fez sentido. Ele caiu em prantos ao imaginar o quanto Jeová deve ter sofrido ao ver seu Filho sofrer. Sua profunda gratidão pelo resgate o levou a fazer mudanças em sua vida e se batizar.

AJUDE SEU ALUNO A FAZER MUDANÇAS EM SUAS PRIORIDADES

10. Como Jesus ajudou seus primeiros discípulos a manterem suas prioridades em ordem? (Lucas 5:5-11; veja também a imagem.)

10 Os primeiros discípulos rapidamente perceberam que Jesus era o Messias prometido, mas precisavam de ajuda para entender que a pregação tinha que ocupar um lugar muito importante em suas vidas. Pedro e André já eram discípulos de Jesus há algum tempo quando ele os convidou a deixar tudo e segui-lo em tempo integral. (Mt 4:18, 19). Junto com Tiago e João, eles tinham um negócio de pesca bem-sucedido (Mc 1:16-20). Quando Pedro e André "deixaram as redes", provavelmente fizeram planos para sustentar a família enquanto seguiam Jesus. O que os ajudou a manter suas prioridades em ordem? O relato de Lucas nos diz que Jesus realizou um milagre que os ajudou a confiar que Jeová lhes daria tudo o que precisavam (leia Lucas 5:5-11).

ILUSTRAÇÃO

Dois pescadores abandonam o barco quando Jesus os convida a segui-lo. Os outros pescadores permanecem no barco, trabalhando com suas redes.

O que aprendemos com a maneira como Jesus ajudou seus discípulos a mudar suas prioridades? (Veja o parágrafo 10.)

11. O que podemos fazer para fortalecer a fé dos nossos alunos?

11 Não podemos realizar milagres como Jesus, mas podemos dizer ao aluno que Jeová apoia todos que o colocam em primeiro lugar na vida. Por exemplo, você se lembra de como Jeová o ajudou quando você começou a ir às reuniões? Talvez você tenha precisado conversar com seu chefe e lhe dito que não poderia fazer hora extra se isso o impedisse de comparecer às reuniões. Explique ao aluno que, ao fazer essas mudanças, você percebeu que Deus o estava ajudando e sua fé foi fortalecida.

12. a) Por que é bom convidar publicadores diversos para o curso de estudo bíblico? b) O que mais você pode fazer com seu aluno para ajudá-lo a colocar Jeová em primeiro lugar? Dê um exemplo.

12 O estudante também se beneficiará ao ouvir o que outros irmãos fizeram para colocar Jeová em primeiro lugar. Que tal convidar irmãos e irmãs de diferentes origens para as suas aulas? Peça que expliquem como conheceram a verdade e o que precisaram fazer para priorizar seu serviço a Jeová. Também seria uma boa ideia reservar um tempo para assistir a vídeos com seu aluno, como os das seções “Vamos nos aprofundar” ou “Descobrir algo mais” do livro Aproveitando a vida. Por exemplo, ao estudar a lição 37, você pode destacar os princípios encontrados no vídeo Jeová Suprirá as Nossas Necessidades.

AJUDE SEU ALUNO A SUPERAR DIFICULDADES

13. Como Jesus preparou seus discípulos para enfrentar a oposição?

13 Em diversas ocasiões, Jesus disse aos seus discípulos que eles enfrentariam oposição, até mesmo de seus familiares. (Mateus 5:11; 10:22, 36). Pouco antes de morrer, Jesus também os alertou que até mesmo suas vidas poderiam estar em perigo. (Mateus 24:9; João 15:20; 16:2). E, para que pudessem continuar pregando, ele os aconselhou a serem prudentes e cautelosos, e a não confrontarem seus oponentes.

14. Como podemos ajudar um aluno a lidar com a oposição? (2 Timóteo 3:12)

14 Assim como Jesus, também podemos preparar nossos alunos para enfrentar a oposição explicando o que alguns de seus colegas de trabalho, amigos ou familiares podem fazer ou dizer. (Leia 2 Timóteo 3:12.) Alguns colegas de trabalho podem ridicularizar seu novo estilo de vida. Outros, incluindo familiares próximos, podem criticar suas novas crenças baseadas na Bíblia. É uma boa ideia conversar com seu aluno sobre o desafio o mais rápido possível. Assim, quando ele surgir, ele terá mais chances de estar preparado e saber o que fazer ou dizer.

15. Se a família de um aluno se voltar contra ele, o que podemos fazer para ajudá-lo?

15 Se a família de um aluno se voltar contra ele, incentive-o a refletir sobre os possíveis motivos. Será que ele acha que está sendo enganado? Ou será que simplesmente tem preconceito contra as Testemunhas de Jeová? Algo semelhante aconteceu com Jesus. Até alguns de seus parentes pensaram que ele tinha enlouquecido. (Marcos 3:21; João 7:5). É importante que o aluno aprenda a ser paciente e a falar com tato com todos, incluindo seus familiares.

16. O que podemos fazer para ajudar o aluno a falar sobre suas crenças com tato?

16 O que um aluno pode fazer se um membro da família quiser saber mais sobre suas crenças? É melhor não tentar explicar tudo de uma vez para ele não ficar tão sobrecarregado a ponto de ele não querer ouvir mais nada. Incentive o aluno a ter conversas curtas e simples. Assim, o familiar terá vontade de continuar falando sobre a Bíblia em outra ocasião. (Colossenses 4:6). O aluno também pode compartilhar com seus familiares o site jw.org. Assim, eles poderão visitá-lo sempre que quiserem saber mais sobre as Testemunhas de Jeová.

17. Que ferramentas você pode usar para ensinar seu aluno a responder perguntas sobre as Testemunhas de Jeová? (Veja também a imagem.)

17 Você pode usar a seção “Perguntas frequentes sobre as Testemunhas de Jeová” do jw.org para ensinar seu aluno a preparar respostas simples para perguntas de familiares ou colegas de trabalho. (2 Timóteo 2:24, 25). Lembre-se de que no final de cada lição do livro Aproveite a Vida, há um quadro intitulado "O que algumas pessoas dizem". Incentive seu aluno a ensaiar as respostas com suas próprias palavras. Sinta-se à vontade para dar sugestões para melhorar suas respostas. Essas sessões práticas lhe darão a confiança necessária para defender sua fé.

ILUSTRAÇÃO

Como parte de um curso bíblico, uma irmã está ensinando sua aluna a pregar. A aluna está ensaiando uma apresentação usando o folheto "Onde Podemos Encontrar Respostas para as Grandes Perguntas da Vida?".

Ter sessões práticas com seu aluno o ajudará a falar sobre sua fé com todos. (Veja o parágrafo 17.)

18. Como você pode incentivar seu aluno a estabelecer a meta de pregar com a congregação? (Mateus 10:27)

18 Jesus pediu aos seus discípulos que pregassem as boas novas a todos (leia Mateus 10:27). Quanto mais cedo o aluno começar a compartilhar sua fé, mais cedo aprenderá a confiar em Jeová, pois verá como Ele o ajuda. Como você pode incentivar seu aluno a compartilhar com a congregação? Quando uma campanha de pregação é anunciada, é um bom momento para conversar com seu aluno sobre o que ele precisa fazer para se tornar um publicador. Explique que geralmente é mais fácil começar a pregar durante uma campanha. Outra coisa que pode te ajudar é se inscrever para apresentar trabalhos na reunião do meio da semana. Assim, você aprenderá a expressar suas convicções com convicção.

MOSTRE AO SEU ALUNO QUE VOCÊ CONFIA NELE

19. Como Jesus mostrou aos seus discípulos que confiava neles, e o que podemos fazer para imitá-lo?

19 Antes de morrer e ir para o céu, Jesus disse aos seus discípulos que eles estariam com ele novamente. Na época, eles não entenderam que Jesus estava falando sobre ir para o céu. Mas ele se concentrou na lealdade deles, não nas dúvidas deles. (João 14:1-5, 8) Jesus sabia que eles precisavam de tempo para entender algumas coisas, como a esperança celestial (João 16:12). Nós também podemos mostrar ao estudante que confiamos nele e em seu desejo de servir a Jeová.

Quanto mais cedo o estudante começar a falar sobre sua fé, mais cedo ele começará a confiar em Jeová.

20. Como uma irmã do Malawi demonstrou à sua aluna que confiava nela?

20 É importante que sempre confiemos em nossos alunos, que eles queiram fazer as coisas bem. Uma irmã malauiana chamada Chifundo iniciou um estudo bíblico com Alinafe, uma jovem católica. Quando chegaram à lição 14 do livro "Aproveitando a Vida", Chifundo perguntou à aluna o que ela achava do uso de imagens para adorar a Deus. Alinafe ficou bastante chateada e respondeu: "Essa é uma decisão pessoal!". Nesse ponto, Chifundo se perguntou se o estudo terminaria ali. Mas ela não desistiu e continuou ensinando-o, esperando que com o tempo ele entendesse que não devemos usar imagens. Poucos meses depois, Chifundo fez a ela a pergunta mencionada na lição 34: “Como o estudo da Bíblia a ajudou até agora a conhecer melhor a Jeová, o Deus verdadeiro?” Chifundo relata: “Alinafe disse muitas coisas bonitas, e uma delas é que as Testemunhas de Jeová não fazem nada que a Bíblia condene.” Pouco depois, essa mulher parou de usar imagens e finalmente pôde ser batizada.

21. O que podemos fazer para ajudar um estudante a tomar a decisão de servir a Jeová?

21 Embora saibamos que é Deus quem “o faz crescer”, nós também podemos colaborar e ajudar o estudante a servir a Jeová. (1 Cor. 3:7) Nós não apenas ensinamos o que Jeová quer que você faça; também ajudamos você a amar a Deus mais profundamente. Também incentivamos você a demonstrar esse amor fazendo mudanças em suas prioridades e ensinamos você a confiar em Jeová quando enfrentar dificuldades. Quando mostramos aos nossos alunos que confiamos neles, estamos ajudando-os a se convencer de que eles também podem ser servos fiéis de Jeová.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como podemos ajudar um aluno a identificar os obstáculos que impedem seu progresso?

Poderíamos convidá-lo para um café ou uma caminhada juntos. Nesse ambiente descontraído, ele pode achar mais fácil falar sobre os desafios que enfrenta. Também podemos ajudá-lo a enxergar as mudanças que precisa fazer e lembrá-lo de que o principal motivo para fazê-las é demonstrar seu amor por Jeová.

Como podemos ajudar um estudante a amar mais a Jeová?

Podemos ajudar um aluno a amar mais a Jeová destacando as qualidades de Deus durante as aulas. Também podemos demonstrar o amor de Jeová por ele por meio do conhecimento que Ele nos dá por meio da Sua Palavra, a Bíblia, e ajudá-lo a entender que o resgate é uma dádiva de Deus para ele. Se um aluno compreender o quanto Deus se importa com ele, seu amor por Jeová provavelmente aumentará.

Como podemos ajudar um aluno a fazer mudanças em suas prioridades?

O aluno também se beneficiará ao ouvir o que outros irmãos e irmãs fizeram para colocar Jeová em primeiro lugar. Podemos convidar irmãos de diferentes origens para nossas aulas e pedir que expliquem como aprenderam a verdade e o que precisaram fazer para priorizar seu serviço a Jeová. Além disso, podemos usar nossas publicações, incluindo seções que os ajudam a colocar Jeová em primeiro lugar.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários