Estudo de A Sentinela, semana de 29 de setembro a 5 de outubro de 2025, Você pode continuar aprendendo com os ensinos básicos?, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 29 de setembro a 5 de outubro de 2025, Você pode continuar aprendendo com os ensinos básicos?, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: Resposta adicional

Celeste: Pontos Adicionais

“Estou determinado a lembrar-vos sempre destas coisas, embora já as saibais e estejais bem firmados na verdade” (2 Pedro 1:12).

1. Como você se sentiu quando descobriu a verdade?

Os ensinamentos básicos da Bíblia mudaram nossas vidas. Por exemplo, saber que o nome de Deus é Jeová foi o primeiro passo em nossa linda amizade com ele (Is. 42:8). Quando soubemos que os mortos não estão sofrendo, mas estão inconscientes, sentimos um grande alívio. (Ecl. 9:10). E quando aprendemos que Deus prometeu que a Terra seria um paraíso, paramos de nos preocupar com o nosso futuro porque descobrimos que podemos viver não apenas 70 ou 80 anos, mas para sempre. (Sl 37:29; 90:10).

2. Por que sabemos que até mesmo cristãos maduros podem se beneficiar dos ensinamentos básicos da Bíblia? (2 Pedro 1:12, 13)

2 Mesmo que estejamos na verdade há muitos anos, nunca nos esqueçamos de que os ensinamentos básicos da Bíblia são muito valiosos. O apóstolo Pedro dirigiu sua segunda carta aos cristãos que estavam “firmados na verdade” (leia 2 Pedro 1:12, 13). Ele queria fortalecê-los para que pudessem resistir aos perigos dentro da congregação, como falsos mestres e outras pessoas más. (2 Pedro 2:1-3). Para ajudá-los a permanecer fiéis a Jeová, ele os lembrou de alguns dos ensinamentos que já haviam aprendido.

3. Explique com um exemplo por que todos os cristãos devem continuar a meditar nos ensinamentos básicos da Bíblia.

3 À medida que crescemos espiritualmente, podemos tirar novas lições dos ensinamentos básicos da Bíblia. Vejamos um exemplo. Um cozinheiro experiente e um estudante de culinária podem usar os mesmos ingredientes básicos para preparar uma refeição. Mas, graças aos seus anos de experiência, o cozinheiro sabe como aproveitá-los ao máximo para criar receitas novas e interessantes. Da mesma forma, os estudantes da Bíblia podem aprender lições básicas de certos textos e verdades, enquanto os estudantes da Bíblia de longa data podem aprender lições novas e interessantes. Porque? Porque desde que você foi batizado, suas circunstâncias ou responsabilidades de serviço provavelmente mudaram. Ao meditar sobre os ensinamentos básicos e considerar nossas circunstâncias atuais, podemos encontrar novas maneiras de aplicá-los. Neste artigo, veremos o que cristãos de longa data podem aprender com três ensinamentos básicos da Bíblia.

JEOVÁ É O CRIADOR

4. Como aprender que Jeová é o Criador mudou nossa vida?

4 Hebreus 3:4 diz: “Aquele que construiu todas as coisas é Deus”. Sabemos que a Terra e tudo o que nela existe são obra de um Criador infinitamente sábio e poderoso. Desde que nos criou, Ele nos conhece perfeitamente. Mas não só isso: Ele nos ama e sabe o que é melhor para nós. Como essa verdade básica mudou nossas vidas? Saber que Jeová é o Criador deu verdadeiro significado à nossa existência.

5. Que lição nos ensina saber que Jeová é o Criador? (Isaías 45:9-12)

5 Saber que Jeová é o Criador também nos ensina que devemos ser humildes. Considere o caso de Jó. Por um tempo, ele se concentrou demais em si mesmo e em defender sua reputação perante os outros, e Jeová o lembrou de que ele é o Criador todo-poderoso. (Jó 38:1-4). Isso o ajudou a perceber que não deveria questionar suas ações, pois tudo o que ele faz é sempre bom e correto. Na mesma linha, o profeta Isaías escreveu mais tarde: "Porventura diria o barro ao Oleiro: 'O que estás fazendo?'" (leia Isaías 45:9-12).

6. Por que é bom meditarmos na grandeza do Criador? (Veja também as imagens.)

6 Um cristão que está na verdade há muito tempo pode começar a confiar demais em suas próprias opiniões em vez de buscar a orientação de Jeová e de sua Palavra. (Jó 37:23, 24) Para evitar que isso aconteça, ele pode dedicar tempo a meditar na incomparável sabedoria e grandeza do Criador. (Isa. 40:22; 55:8, 9) Essa verdade fundamental ajudará você a manter uma atitude humilde e a lembrar que o modo de Jeová ver as coisas é muito superior ao seu.

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Um ancião faz uma sugestão em uma reunião de anciãos, mas os outros discordam. 2. Então, o ancião que fez a sugestão medita enquanto olha para o céu estrelado.

O que nos ajudará a lembrar que a maneira de Jeová ver as coisas é muito superior à nossa? (Veja o parágrafo 6.)

7. O que ajudou Rahela a aceitar uma mudança recente na organização?

7 Meditar em Jeová como o Criador ajudou uma irmã chamada Rahela, na Eslovênia, a aceitar uma mudança recente na organização. Ela diz: “Nem sempre achei fácil aceitar algumas das decisões dos irmãos que lideram a obra. Por exemplo, embora eu tivesse visto o Relatório do Corpo Governante de 2023 8, a primeira vez que vi um irmão com barba dando um discurso, pareceu-me incrivelmente estranho. Então, orei a Jeová para me ajudar a me adaptar a essa mudança.” Rahela compreendeu que o Criador do céu e da terra tem a capacidade de guiar sua organização na direção certa. Se você também tem dificuldade em aceitar um esclarecimento de crenças ou novas instruções, reserve um tempo para refletir sobre quão sábio e poderoso é o nosso Criador. (Romanos 11:33-36).

POR QUE DEUS PERMITE O SOFRIMENTO

8. Como aprender por que Deus permite o sofrimento nos ajudou?

8 Por que Deus permite o sofrimento? Incapazes de encontrar a resposta, algumas pessoas ficam iradas com Deus ou se tornam ateias (Pv 19:3). Em vez disso, você aprendeu que Jeová não causa sofrimento, mas nós sofremos por causa do pecado e da imperfeição herdados. Ele também aprendeu que, graças à paciência de Jeová, milhões de pessoas o conheceram e descobriram o que ele fará para acabar completamente com o sofrimento. (2 Pedro 3:9, 15). Saber dessa verdade o confortou e o aproximou dele.

9. Em que situações é bom rever os motivos pelos quais Jeová permite o sofrimento?

9 Sabemos que enquanto esperamos que Jeová acabe com o sofrimento, precisamos ser pacientes. Agora, quando problemas, injustiças ou a morte de um ente querido nos afetam ou afetam alguém próximo, podemos nos perguntar por que Jeová ainda não agiu. (Hab. 1:2, 3) Nesses momentos, será bom recapitularmos os motivos pelos quais Jeová permite que coisas ruins aconteçam a pessoas boas. (Sl 34:19). Também podemos refletir que seu propósito é acabar com o sofrimento para sempre.

10. Como Anne conseguiu lidar com a perda de sua mãe?

10 Saber por que Deus permite o sofrimento nos ajuda a perseverar. Anne, que mora na ilha de Mayotte, no Oceano Índico, explica: “Quando minha mãe morreu, alguns anos atrás, senti uma tristeza imensa. Mas eu me lembro constantemente de que o sofrimento não vem de Jeová. Ele quer acabar com tudo o que nos causa sofrimento e ressuscitar nossos entes queridos. Quando medito nessas verdades, sinto uma paz tão grande que às vezes até me surpreende.”

11. Por que saber por que Jeová permite o sofrimento nos motiva a continuar pregando?

11 Conhecer as razões pelas quais Deus permite o sofrimento também nos motiva a continuar pregando. Entendemos que, graças à sua paciência, aqueles que se arrependem podem alcançar a salvação. Depois de explicar isso, Pedro escreveu: “Pensem em como vocês devem ser! Pratiquem atos santos de conduta e obras de devoção a Deus” (2 Pedro 3:11). Uma dessas “obras de devoção a Deus” é a pregação. Assim como nosso Pai, amamos as pessoas e queremos que elas vivam no novo mundo. Como Jeová é paciente, ele está dando às pessoas no território onde você prega a oportunidade de adorá-lo. E você tem a grande honra de colaborar com ele e ajudar o maior número possível de pessoas a conhecê-lo antes que o fim chegue (1 Cor. 3:9).

ESTAMOS VIVENDO NOS “ÚLTIMOS DIAS”

12. Quando vemos como a profecia sobre “os últimos dias” está se cumprindo, do que estamos convencidos?

12 A Bíblia explica em detalhes como as pessoas serão nos “últimos dias” (2 Timóteo 3:1-5). Basta olharmos ao nosso redor para ver que essa profecia está se cumprindo. E, à medida que vemos a atitude das pessoas piorar, ficamos ainda mais convencidos de que a Palavra de Deus é confiável. (2 Timóteo 3:13-15).

13. O que é bom perguntarmos a nós mesmos? (Lucas 12:15-21)

13 Saber que vivemos nos últimos dias também nos ajuda a manter um senso de urgência e a nos concentrar no que é verdadeiramente importante. Jesus enfatizou a importância de usar bem o tempo na comparação encontrada em Lucas 12:15-21 (leia). Por que o homem rico é descrito como "tolo"? Porque ele estava se concentrando nas coisas erradas. Ele estava acumulando "tesouros para si", mas não era "rico aos olhos de Deus". E por que era tão importante para ele usar bem o seu tempo? Deus lhe disse: "Esta noite a tua vida te será exigida". Qual é a lição para nós? Como este sistema tem pouco tempo restante, é bom que nos perguntemos: "Meus objetivos demonstram que tenho clareza sobre as prioridades certas? Que tipo de metas incentivo meus filhos a estabelecer? Para que uso principalmente minha energia, tempo e recursos financeiros: para acumular tesouros para mim ou para acumular tesouros no céu?".

14. Como mostra a experiência de Miki, por que é bom meditarmos nas evidências de que estamos vivendo nos últimos dias?

14 Meditar sobre as provações que estamos enfrentando nos últimos dias tem um efeito profundo em nossa abordagem da vida. Foi o que aconteceu com uma irmã chamada Miki. Ela conta: “Quando terminei o ensino obrigatório, eu queria muito ir para a universidade para estudar zoologia. Mas eu também tinha o objetivo de ser pioneira regular e servir em um lugar necessitado. Alguns irmãos mais velhos me disseram para pensar cuidadosamente se eu realmente conseguiria cursar uma graduação e também alcançar meus objetivos espirituais. Eles me lembraram que este sistema tem pouco tempo restante e que no Novo Mundo eu terei a eternidade para estudar todos os animais que eu quiser. Então, decidi fazer um curso rápido para aprender um ofício prático. Graças a isso, consegui um emprego que me permitiu ser pioneira regular e, por fim, pude me mudar para o Equador para ajudar na obra de pregação.” Atualmente, Miki e seu marido servem no circuito naquele país.

15. O que o exemplo de Tiago nos ensina? (Veja também as imagens.)

15 Não devemos desanimar se as pessoas rejeitarem as boas novas. Lembremo-nos de que as pessoas podem mudar. Considere Tiago, meio-irmão de Jesus. Ele o viu crescer até se tornar o Messias e ensinar como nenhum outro ser humano havia feito. Mesmo assim, levou anos para depositar sua fé nele. De fato, ele só se tornou seu discípulo depois da ressurreição de Jesus. E se tornou um cristão muito ativo (João 7:5; Gálatas 2:9). Portanto, não descartemos os familiares que, por enquanto, não demonstram interesse pela verdade, nem nos cansemos de continuar visitando aqueles que ainda não aceitaram a nossa mensagem. Lembremos que estamos vivendo nos últimos dias e é por isso que devemos pregar com senso de urgência. O que você lhes disser hoje pode motivá-los a agir no futuro, talvez até mesmo depois que a Grande Tribulação começar.

ILUSTRAÇÃO

Uma irmã que faz seu estudo pessoal liga para sua irmã não Testemunha de Jeová que está fazendo compras com sua filhinha.

Por que não deveríamos desistir de nossos familiares que não são Testemunhas de Jeová? (Veja o parágrafo 15.)

CONTINUEMOS A SER GRATOS PELAS LEMBRANÇAS DE JEOVÁ

16. Como você se beneficiou dos lembretes de Jeová? (Veja também o quadro “Use-os para ajudar outros”.)

16 Parte do alimento espiritual que recebemos destina-se àqueles que não estão familiarizados com as verdades básicas da Bíblia. Por exemplo, o discurso público de fim de semana, certos artigos e vídeos no jw.org e as revistas públicas são direcionados principalmente a pessoas que não são Testemunhas de Jeová. No entanto, esses lembretes beneficiam a todos nós, pois fortalecem nosso amor a Jeová, aumentam nossa fé em sua Palavra e nos ajudam a nos tornar mais habilidosos em ensinar verdades fundamentais aos outros. (Sl 19:7).

17. Em que situações os ensinamentos básicos da Bíblia podem ajudá-lo?

Nós, que servimos a Jeová há muito tempo, ficamos emocionados quando recebemos um novo esclarecimento sobre nossas crenças. No entanto, também somos muito gratos pelos ensinamentos bíblicos básicos que aprendemos ao conhecer a verdade. Como vimos, todos nós podemos continuar a aprender com eles. Se tivermos dificuldade em aceitar novas instruções porque tendemos a confiar em nossas próprias opiniões ou maneiras de fazer as coisas, devemos ser humildes e lembrar que quem dirige a organização é nosso Criador, Jeová, que é infinitamente sábio e poderoso. Quando nós ou alguém próximo a nós passamos por um problema, sejamos pacientes e consideremos os motivos pelos quais Jeová permitiu o sofrimento. E ao decidir como usar nosso tempo e recursos, tenhamos em mente que estamos nos últimos dias e que o fim está muito próximo. Continuemos a aprender com os lembretes de Jeová para que possamos tomar boas decisões e ser sempre leais.

QUE LIÇÕES PRÁTICAS PODEM SER APRENDIDAS COM ESTES ENSINAMENTOS BÁSICOS?

Jeová é o Criador.

Saber que Jeová é o Criador nos ensina a ser humildes, como Jó. Por um tempo, ele se concentrou demais em si mesmo e em defender sua reputação perante os outros, mas Jeová o lembrou de que Ele é o Criador todo-poderoso. Dessa forma, Ele o ajudou a entender que não deveria questionar seus caminhos, porque tudo o que ele faz é sempre bom e correto.

As razões pelas quais Deus permite o sofrimento.

Uma lição que aprendemos é que Jeová não causa sofrimento, mas sim que ele existe por causa do pecado e da imperfeição herdados. Também aprendemos que, graças à paciência de Jeová, milhões de pessoas o conheceram e descobriram o que ele fará para acabar completamente com o sofrimento.

Estamos vivendo nos “últimos dias”.

Não devemos desanimar se as pessoas rejeitarem as boas novas. Lembremo-nos de que as pessoas podem mudar e que vivemos nos últimos dias, por isso devemos pregar com senso de urgência. O que dizemos a alguém hoje pode motivá-lo a agir no futuro, mesmo após o início da Grande Tribulação.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários