TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira, 8 de agosto de 2025, Aquele que anda na retidão teme ao Senhor (Pv 14:2).
TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira, 8 de agosto de 2025, Aquele que anda na retidão teme ao Senhor (Pv 14:2).
Vamos examinar as Escrituras todos os dias 2025
Sexta-feira, 8 de agosto de 2025
Aquele que anda na retidão teme ao Senhor (Pv 14:2).
Quando olhamos para os padrões morais da sociedade atual, nos sentimos como Ló, um homem justo nos tempos bíblicos. Ele “estava profundamente angustiado com a conduta desavergonhada dos iníquos”, pois sabia que nosso Pai celestial odeia tal comportamento. (2 Pedro 2:7, 8) É claro que, visto que Ló amava a Jeová e o respeitava profundamente, ele também odiava o comportamento imoral das pessoas ao seu redor.
Nosso caso é semelhante. Vivemos em um mundo que tem pouco ou nenhum respeito pelos padrões morais de Deus. No entanto, se amarmos a Deus e aprendermos a temê-lo, podemos permanecer moralmente limpos. Para nos ajudar a alcançar isso, Jeová nos encoraja e motiva por meio do livro de Provérbios.
Todos os cristãos — homens, mulheres, jovens e idosos — podem se beneficiar muito dos conselhos sensatos encontrados em suas páginas. Quem teme a Jeová se esforça para não desculpar a má conduta e não minimiza o perigo de ter maus amigos.
O que você aprendeu com o que aconteceu com Leo?
Quem teme a Jeová se esforça para não desculpar o mau comportamento e não minimiza o perigo de ter maus amigos. Isso é algo que Leo teve que aprender. Este irmão da República Democrática do Congo começou a se associar com pessoas más quatro anos após seu batismo. Ele pensava que, contanto que não fizesse nada de errado, não estaria pecando contra Jeová. Mas seus amigos logo o influenciaram, e ele começou a beber excessivamente e a praticar imoralidade sexual. Então, Leo começou a pensar em tudo o que seus pais Testemunhas de Jeová lhe ensinaram e em como ele era feliz antes. Ele reconsiderou e, com a ajuda dos anciãos, retornou a Jeová. Hoje, Leo é ancião e pioneiro especial e se sente feliz.
De quais duas mulheres simbólicas falaremos neste artigo?
A seguir, analisaremos o capítulo 9 de Provérbios, que contém lições práticas para todos, homens e mulheres. Este capítulo fala de duas mulheres simbólicas. Uma representa a sabedoria e a outra, a tolice.
Ao estudarmos os parágrafos a seguir, lembremo-nos de que o mundo de Satanás é obcecado por sexo e pornografia (Ef 4:19). Portanto, é imperativo que continuemos a aprender a temer a Jeová e a nos afastar do mal. (Pv 16:6)
As duas mulheres sobre as quais falaremos se dirigem aos inexperientes, "àqueles que não têm entendimento". É como se os convidassem para entrar em sua casa e desfrutar de uma refeição (Pv 9:1, 5, 6, 13, 16, 17). Mas os dois convites têm resultados muito diferentes. Quais são eles? Vejamos.
De acordo com Provérbios 9:13-18, como terminam os convidados de “uma mulher tola”? (Veja também a imagem.)
Vamos começar falando sobre o convite da "mulher tola" (leia Provérbios 9:13-18). Ela grita descaradamente: "Que todos os inexperientes venham aqui!" Assim, ela convida os inexperientes a desfrutar de uma boa refeição. E o que acontece com aqueles que entram em sua casa? "Há aqueles que são impotentes na morte."
Esta não é a primeira vez que Provérbios fala de uma mulher assim. Em capítulos anteriores, ele nos alerta sobre os perigos da "mulher desobediente" e da "mulher imoral". Diz-nos: "A sua casa afunda na morte" (Pv 2:11-19). Provérbios 5:3-10 também nos aconselha a ter cuidado com outra "mulher desobediente". Diz-nos sobre ela: "Os seus pés descem para a morte".
Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário