TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira, 29 de agosto de 2025, Eu lhes fiz conhecer o teu nome (João 17:26).
Vamos examinar as Escrituras todos os dias 2025
Sexta-feira, 29 de agosto de 2025
Eu lhes fiz conhecer o teu nome (João 17:26).
Jesus não disse apenas às pessoas que o nome de Deus é Jeová. Os judeus já sabiam disso. Em vez disso, ele explicou "como ele é" (João 1:17, 18). Por exemplo, as Escrituras Hebraicas dizem que Jeová é misericordioso e compassivo (Êxodo 34:5-7). Mas Jesus tornou essa verdade viva quando contou a parábola do filho pródigo. Quando lemos que seu pai o avistou "quando ainda estava longe", correu até ele, o abraçou e o perdoou de verdade, fica claro que Jeová é misericordioso e compassivo (Lucas 15:11-32). Jesus certamente ajudou as pessoas a entender como Jeová é. w24.02 10 pars. 8, 9.
Por que Jesus é o melhor exemplo de alguém que louvou o nome de Jeová?
Em todo o universo, ninguém conhece o Pai tão bem quanto o Filho (Mt 11:27). Jesus ama seu Pai e nos deixou o melhor exemplo do que significa louvar o nome de Jeová (João 14:31). Quando orou ao Pai na noite anterior à sua morte, resumiu todo o seu ministério desta forma: "Eu fiz conhecido o teu nome" (João 17:26). Como ele fez isso?
Por que sabemos que Jesus usou o nome de seu Pai e queria que outros também fizessem o mesmo?
Jesus queria que outros também usassem o nome de seu Pai? Claro. É possível que alguns líderes religiosos da época acreditassem que o nome de Deus era tão sagrado que não deveria ser pronunciado. Mas Jesus não permitiu que essa tradição — que não tinha respaldo nas Escrituras — o impedisse de honrar o nome de seu Pai.
Considere a ocasião em que ele curou um homem possesso de demônio na região dos gerasenos. As pessoas ficaram tão assustadas que imploraram a Jesus que fosse embora. (Marcos 5:16, 17) Mas ele queria que todos soubessem o nome de Jeová. Então, antes de partir, disse ao homem que contasse ao povo o que Jeová — não o próprio Jesus — havia feito por ele. (Leia Marcos 5:19.)
O que Jesus quer que façamos?
Nosso Rei, Jesus, não permitiu que essa tradição — que não tinha apoio nas Escrituras — o impedisse de honrar o nome de seu Pai, e ele quer que façamos o mesmo: que ensinemos o nome de Jeová a todos. (Mat. 24:14; 28:19, 20) Quando fazemos isso, isso lhe traz alegria.
O que Jesus disse aos seus seguidores para incluir em suas orações? E, de acordo com Ezequiel 36:23, por que isso é tão importante?
Jesus sabia que o propósito de Jeová é santificar o seu nome — purificá-lo de todas as mentiras que o mancharam. Por isso, ele ensinou seus seguidores a orar: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome" (Mateus 6:9).
Jesus entendia que em todo o universo não havia nada mais importante do que isso (leia Ezequiel 36:23). E em toda a criação, ninguém fez tanto quanto ele para santificar o nome de Jeová. No entanto, quando foi preso, de que seus inimigos o acusaram? De blasfêmia — isto é, de manchar o santo nome de seu Pai.
Para ele, não havia pecado mais repugnante do que aquele. E antes de ser preso, já se sentia terrivelmente doente, pois sabia que seria acusado e condenado por aquele pecado. Aliás, essa pode ter sido a principal razão pela qual, naquele momento, “sua agonia foi tão grande” (Lucas 22:41-44).
Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário