TEXTO DIÁRIO, Sábado, 30 de agosto de 2025, Consolemo-nos com a consolação que recebemos de Deus (2 Cor. 1:4).

TEXTO DIÁRIO, Sábado, 30 de agosto de 2025, Consolemo-nos com a consolação que recebemos de Deus (2 Cor. 1:4).

Vamos examinar as Escrituras todos os dias 2025

Sábado 30 de agosto 2025

Consolemo-nos com a consolação que recebemos de Deus (2 Cor. 1:4).

Jeová acalma e consola o coração dos que sofrem. O que nos ajudará a sentir compaixão e consolar os outros, assim como Jeová faz? Cultive qualidades relacionadas ao consolo. Que qualidades nos ajudarão a continuar a amar e consolar uns aos outros dia após dia? (1 Tessalonicenses 4:18) Algumas dessas qualidades são a empatia, a fraternidade e a bondade. (Colossenses 3:12; 1 Pedro 3:8)

Quando a compaixão e outras qualidades semelhantes se tornam parte da nossa personalidade, nascemos para confortar aqueles que estão passando por momentos difíceis. Jesus explicou desta forma: “A boca fala do que está cheio o coração; do tesouro dos bens, o homem bom tira coisas boas” (Mateus 12:34, 35). Claramente, confortar nossos irmãos e irmãs é uma maneira importante de demonstrar-lhes o nosso amor.

Por que dizemos que sentir compaixão e dar conforto andam de mãos dadas?

Sentir compaixão e confortar andam de mãos dadas. Por que dizemos isso? Porque quando alguém sente compaixão por alguém que está sofrendo, deseja confortá-lo e fazer algo para ajudá-lo. Então, primeiro sentimos compaixão, e então esse sentimento nos move a confortar. O mesmo acontece com Jeová.

Paulo explicou que a compaixão de Deus pelas pessoas o motiva a confortá-las. Ele disse que Jeová é “o Pai das ternas misericórdias e o Deus de toda consolação” (2 Coríntios 1:3). Por “ternas misericórdias”, Paulo se refere a um sentimento de compaixão. E ele chama Jeová de “Pai” ou a fonte das “ternas misericórdias” porque a compaixão emana dele. E esse sentimento o motiva a nos consolar “em todas as nossas provações” (2 Coríntios 1:4).

Assim como a água de uma fonte mata a sede, Jeová acalma e conforta o coração dos que sofrem. O que nos ajudará a sentir compaixão e consolar os outros, assim como Jeová faz? Cultive qualidades relacionadas ao conforto. Vejamos algumas delas.

Por que devemos ter cuidado? b) Qual pergunta responderemos em seguida?

Todos nós queremos obedecer ao mandamento: “Continuemos a amar-nos uns aos outros” (1 João 4:7). Mas não devemos esquecer a advertência de Jesus: “O amor de muitos esfriará” (Mateus 24:12). Com essas palavras, Jesus não estava insinuando que muitos de seus discípulos deixariam de se amar. Mesmo assim, devemos ter cuidado para não sermos contagiados pela falta de amor deste mundo. Com isso em mente, vejamos a resposta para a seguinte pergunta: Existe alguma maneira de saber se o amor que sentimos por nossos irmãos e irmãs é forte?

O que pode testar nosso amor?

Uma maneira de saber se o nosso amor pelos nossos irmãos e irmãs é forte é observar como reagimos às situações que surgem na vida (2 Coríntios 8:8). Uma dessas situações foi mencionada pelo apóstolo Pedro: “Acima de tudo, tenham profundo amor uns pelos outros, porque o amor cobre multidão de pecados” (1 Pedro 4:8). Portanto, nosso amor é testado quando nossos irmãos e irmãs cometem erros ou nos ferem.

Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários