TEXTO DIÁRIO, Sábado, 23 de agosto de 2025, Comporte-se como um homem (1 Reis 2:2).

TEXTO DIÁRIO, Sábado, 23 de agosto de 2025, Comporte-se como um homem (1 Reis 2:2).

Vamos examinar as Escrituras todos os dias 2025

Sábado 23 de agosto 2025

O dia de Jeová virá exatamente como um ladrão de noite (1 Ts 5:2).

Na Bíblia, a expressão “o dia do Senhor” refere-se ao período em que ele eliminará seus inimigos e salvará seu povo. Isso já aconteceu no passado, quando Jeová executou seus julgamentos. (Is 13:1, 6; Ez 13:5; Sof 1:8) O vindouro “dia do Senhor” começa com o ataque a Babilônia, a Grande, e termina com a Batalha do Armagedom. Para sobreviver a esse “dia”, precisamos nos preparar agora. De fato, Jesus ensinou que devemos “estar sempre prontos” para a “grande tribulação”, indicando que ela é um processo contínuo. (Lc 12:40; Mt 24:21)

Em Primeira Tessalonicenses, o apóstolo Paulo usou várias comparações para ajudar os cristãos a se prepararem para o grande dia de Jeová. Paulo sabia que esse dia ainda estava muito distante (2 Tessalonicenses 2:1-3). No entanto, ele disse que era muito importante se preparar como se estivesse logo ali. Nós também podemos seguir esse conselho. w23.06 8 pars. 1, 2.

Em que sentido o dia de Jeová vem como um ladrão de noite?

“Como um ladrão de noite” (1 Ts 5:2). Esta é a primeira das três comparações que Paulo usa para descrever como o dia de Jeová virá. Ladrões frequentemente roubam rapidamente e na escuridão da noite, quando ninguém os espera. Da mesma forma, o dia de Jeová virá rapidamente e pegará quase todos de surpresa. Até mesmo os verdadeiros cristãos podem se surpreender com a rapidez com que as coisas acontecerão. Mas nós não seremos destruídos; os ímpios sim.

Em que sentido o dia de Jeová vem como as dores do parto?

“Como as dores de parto de uma mulher grávida” (1 Ts 5:3). Uma mulher grávida não sabe o momento exato em que o trabalho de parto começará. Mas ela tem absoluta certeza de que o dia chegará e, geralmente, quando chega, é repentino, doloroso e imparável. Da mesma forma, embora não saibamos o dia nem a hora em que o dia de Jeová começará, estamos convictos de que ele chegará. Sabemos que ele executará seu julgamento rapidamente e que os ímpios não terão escapatória.

Em que sentido a grande tribulação é como o amanhecer?

Como o amanhecer. Em sua terceira comparação, Paulo fala novamente de ladrões que roubam à noite, mas desta vez com uma ligeira mudança de tom. Ele parece comparar a vinda do dia de Jeová ao amanhecer (1 Ts 5:4). Os ladrões podem estar tão concentrados em roubar que perdem a noção do tempo. Podem nem perceber que o amanhecer já começou e que a luz pode expô-los.

Algo semelhante acontecerá durante a Grande Tribulação. Pessoas que agem nas trevas, como ladrões, e que insistem em fazer coisas que desagradam a Deus serão expostas. Não somos como eles, mas demonstramos que estamos preparados para o dia de Jeová. Como? Rejeitando qualquer comportamento que Jeová condene e nos esforçando para continuar andando “em toda a bondade, justiça e verdade” (Efésios 5:8-12). Paulo então prossegue com duas comparações que descrevem aqueles que não sobreviverão ao dia de Jeová.

Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários