TEXTO DIÁRIO, Quarta-feira, 13 de agosto de 2025, Farei de você uma grande nação (Gn 12:2).
Vamos examinar as Escrituras todos os dias 2025
Quarta-feira, 13 de agosto de 2025
Eu farei de você uma grande nação (Gn 12:2).
Talvez esperássemos que já tivesse chegado, e talvez pensemos que não o veremos com nossos próprios olhos. Bem, vejamos o exemplo de Abraão. Quando Jeová fez essa promessa, Abraão tinha 75 anos e não tinha filhos. Mas Abraão viu o cumprimento dessa promessa? Apenas em parte. Para alcançá-la, depois de cruzar o rio Eufrates, ele teve que esperar 25 anos.
Então, milagrosamente, ele se tornou pai de Isaque. Sessenta anos depois, nasceram seus netos, Esaú e Jacó (Hb 6:15). Mas Abraão não viveu para ver seus descendentes se tornarem uma grande nação e herdarem a Terra Prometida. Mesmo assim, esse homem fiel desfrutou de uma amizade próxima com seu Criador (Tg 2:23).
E você consegue imaginar a felicidade de Abraão ao ressuscitar? Ele aprenderá que, graças à sua fé e paciência, todas as nações receberam uma bênção. (Gn 22:18) O que aprendemos? Talvez não vejamos o cumprimento de todas as promessas de Jeová em nossos dias. Mas, se formos pacientes como Abraão, podemos ter certeza de que Jeová nos abençoará agora e muito mais no novo mundo. (Mc 10:29, 30) w23.08 24 par. 14.
O que poderíamos analisar em nosso estudo pessoal?
A Bíblia fala de muitas outras pessoas que foram pacientes (Tiago 5:10). Por que não estudar esses relatos? Por exemplo, Davi era muito jovem quando foi ungido para ser o futuro rei de Israel, mas teve que esperar muitos anos antes de assumir o trono. Simeão e Ana serviram fielmente a Jeová enquanto esperavam pelo Messias prometido (Lucas 2:25, 36-38). Ao estudar esses relatos, pergunte-se: “O que ajudou essa pessoa a ser paciente? Que bons resultados a demonstração dessa qualidade trouxe? Como posso imitar o exemplo dela?” Você também pode aprender muitas coisas com aqueles que eram impacientes (1 Samuel 13:8-14). Você pode se perguntar: “Por que eles não foram pacientes? Que maus resultados não vieram da não demonstração dessa qualidade?”
Mencione alguns benefícios de ser paciente.
Vamos refletir sobre os benefícios de ser paciente. A paciência nos ajuda a ser mais felizes e calmos. Podemos dizer que ela é boa para a nossa saúde física e mental. Também nos ajuda a nos relacionar melhor com os outros e a tornar a congregação mais unida. Se não nos irritarmos facilmente quando alguém faz algo que nos incomoda, podemos evitar que a situação piore (Sl 37:8, nota; Pv 14:29). Mas o maior benefício de todos é que, quando somos pacientes, imitamos o nosso Pai celestial e nos aproximamos dele.
O que devemos estar determinados a fazer?
Como vimos, a paciência é uma virtude muito bela e que nos faz muito bem. Embora nem sempre seja fácil demonstrá-la, Jeová nos ajudará a continuar a cultivar essa qualidade. E, enquanto aguardamos pacientemente a chegada do Novo Mundo, podemos ter a certeza de que “os olhos de Jeová estão sobre os que o temem, sobre os que esperam no seu amor fiel” (Salmo 33:18). Portanto, todos devemos estar determinados a continuar a nos revestir de paciência.
Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário