Estudo de A Sentinela, semana de 11 a 17 de agosto de 2025, O nome de Jeová: o que ele deve significar para nós, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 11 a 17 de agosto de 2025, O nome de Jeová: o que ele deve significar para nós, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo Claro: Resposta adicional

Celeste: Pontos adicionais

“Vós sois as minhas testemunhas”, declara Jeová. (IS. 43:10)

1, 2. Como sabemos que para Jesus não há nada mais importante do que o nome Jeová?

Não há nada mais importante para Jesus do que o nome Jeová. Ele é o principal defensor do nome de seu Pai. Como vimos no artigo anterior, ele estava disposto a morrer pelo nome de Jeová para vindicar sua reputação. (Marcos 14:36; Hebreus 10:7-9). E no final do Reinado de Mil Anos, ele estará disposto a abrir mão de toda a sua autoridade para santificar o nome de Jeová. (1 Coríntios 15:26-28). Tudo o que Jesus fez e fará pelo nome de Jeová demonstra, sem sombra de dúvida, o imenso amor que ele tem por seu Pai.

2 Jesus veio à Terra em nome de seu Pai (João 5:43; 12:13). Ele fez conhecido o nome de seu Pai aos seus discípulos (João 17:6, 26). Ele ensinou e realizou milagres em nome de Jeová (João 10:25). Numa oração, referindo-se aos seus discípulos, ele pediu a Jeová: “Cuida deles por causa do teu próprio nome.” (João 17:11) Então, se o nome Jeová significava tanto para Jesus, como alguém poderia dizer que é cristão e não conhecer ou usar o nome Jeová?

3. O que veremos neste artigo?

3 Os verdadeiros cristãos se esforçam para seguir os passos de Jesus, e é por isso que o nome de seu Pai também é muito importante para nós (1 Pedro 2:21). Neste artigo, veremos que aqueles que anunciam “as boas novas do Reino” levam o nome de Jeová. (Mateus 24:14). Também veremos o que o nome Jeová deve significar para cada um de nós.

“UM POVO PELO SEU NOME”

4. a) O que Jesus disse aos seus discípulos pouco antes de retornar ao céu? b) Que pergunta vamos responder?

4 Pouco antes de retornar ao céu, Jesus disse aos seus discípulos: “Vocês receberão poder ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.” (Atos 1:8). Assim, as boas novas não seriam pregadas apenas em Israel, mas, eventualmente, pessoas de todas as nações teriam a oportunidade de se tornarem discípulos de Jesus (Mateus 28:19, 20). Mas observe que Jesus disse: "Sereis minhas testemunhas". Isso significa que os novos discípulos seriam apenas testemunhas de Jesus ou também teriam que conhecer o nome de Jeová? Atos capítulo 15 nos ajuda a encontrar a resposta.

5. Como os apóstolos e anciãos em Jerusalém demonstraram a importância de conhecer o nome de Jeová? (Veja também a imagem.)

5 No ano 49, os apóstolos e os anciãos de Jerusalém se reuniram para discutir o que os não judeus deveriam fazer para se tornarem cristãos. Ao final da reunião, Tiago, meio-irmão de Jesus, disse: “Simeão [Pedro] nos contou em detalhes a primeira vez que Deus voltou sua atenção para as nações, para tirar delas um povo para o seu nome”. De quem é o nome? Citando o profeta Amós, ele acrescentou: “Para que os homens que restarem busquem diligentemente a Jeová, com pessoas de todas as nações, pessoas que são chamadas pelo meu nome. Assim diz Jeová.” (Atos 15:14-18) Assim, os novos discípulos não apenas aprenderiam sobre Jeová, mas também seriam chamados pelo nome de Deus. Em outras palavras, eles seriam conhecidos por esse nome e o fariam conhecido.

ILUSTRAÇÃO

Tiago fala com alguns apóstolos e anciãos de Jerusalém. Dois dos irmãos têm pergaminhos abertos enquanto o ouvem.

Os apóstolos e anciãos em Jerusalém entendiam que os cristãos fariam o nome de Jeová conhecido e seriam conhecidos por esse nome. (Veja o parágrafo 5.)

6, 7. a) Por que Jesus veio à Terra? b) Qual é a razão mais importante pela qual Jesus veio à Terra?

6 Lembremo-nos de que o nome Jesus significa "Jeová é salvação". E assim foi: Jeová usou Jesus para salvar todas as pessoas que têm fé. Jesus veio à Terra para dar a sua vida pela humanidade. (Mateus 20:28) Ao pagar o resgate, ele tornou possível que todos recebessem o perdão dos pecados e a vida eterna (João 3:16).

7 Agora, por que os humanos precisaram de resgate? Por causa do que aconteceu no Jardim do Éden. Como vimos no artigo anterior, nossos primeiros pais, Adão e Eva, rebelaram-se contra Jeová e perderam a chance de viver para sempre. (Gn 3:6, 24) Mas algo ainda mais importante do que a salvação da humanidade estava envolvido: o nome de Jeová havia sido caluniado. (Gn 3:4, 5)  Portanto, a salvação dos descendentes de Adão e Eva estava ligada a um assunto muito mais relevante: a santificação do nome de Jeová. Como Jesus representava seu Pai e carregava seu nome perfeitamente, ele fez mais do que qualquer outra pessoa para santificar o nome de Jeová.

Como alguém pode dizer que é cristão e não conhecer ou usar o nome Jeová?

8. O que todos aqueles que se tornaram discípulos de Jesus teriam que entender e aceitar?

8 Todos aqueles que se tornaram discípulos de Jesus, tanto judeus quanto não judeus, teriam que entender e aceitar que aquele que realmente tornou sua salvação possível foi o Pai de Jesus, Jeová. (João 17:3). Além disso, assim como Jesus, eles seriam conhecidos pelo nome de Deus. Também precisariam entender a importância de santificar o nome de Jeová. Sua salvação dependia disso. (Números 2:21, 22). Portanto, todos os discípulos fiéis de Jesus tinham que aprender tanto com Jeová quanto com Jesus. Por isso, ele concluiu a oração encontrada em João 17 com as seguintes palavras: "Eu lhes fiz conhecer o teu nome e continuarei a fazê-lo conhecer, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu esteja neles." (João 17:26).

“VOCÊS SÃO MINHAS TESTEMUNHAS”

9. Como os verdadeiros cristãos devem encarar o nome de Jeová?

9 Como vimos, a santificação do nome de Jeová deve ser uma questão de suma importância para todos os verdadeiros cristãos. (Mt 6:9, 10) Para nós, o nome de Jeová está acima de todos os outros nomes. E devemos demonstrar isso com nossas ações. O que podemos fazer para ajudar a santificar o nome de Jeová e provar que as acusações de Satanás contra ele são falsas?

10. Que julgamento simbólico é descrito nos capítulos 42-44 do livro de Isaías? (Isaías 43:9; 44:7-9; veja também a imagem.)

Os capítulos 42 a 44 do livro de Isaías explicam nosso papel na santificação do nome de Jeová. Eles descrevem um julgamento simbólico no qual se debate a questão de quem é o Deus verdadeiro. Jeová desafia aqueles que se dizem deuses a provar que realmente o são. Ele também pede testemunhas para confirmar o que esses supostos deuses dizem. Mas ninguém consegue. (ver Isaías 43:9; 44:7-9).

ILUSTRAÇÃO

Imagens mostrando vários irmãos e irmãs ao redor do mundo participando da santificação do nome de Jeová enquanto anjos voam sobre eles. 1. Um casal pregando com seu carrinho. 2. Uma jovem irmã entrega um cartão de contato do jw.org a um colega de classe. 3. Um irmão prega para um homem no transporte público. 4. Um irmão é levado algemado por policiais encapuzados. 5. Uma irmã, acamada no hospital, explica sua posição sobre o sangue a um médico.

Fomos chamados a depor como testemunhas em um julgamento simbólico. (Ver parágrafos 10 e 11.)

11. De acordo com Isaías 43:10-12, O que Jeová diz aos seus servos?

11 (Leia Isaías 43:10-12). Jeová diz aos seus servos: “Vós sois as minhas testemunhas [...], e eu sou Deus”. Ele pede que respondam a esta pergunta: “Existe algum Deus diante de mim?” (Is. 44:8) Temos a grande honra de responder a essa pergunta. Com nossas palavras e ações, testemunhamos que Jeová é o único Deus verdadeiro e que seu nome está acima de todos os outros nomes. E, por meio de nossas vidas, demonstramos que amamos a Jeová de todo o coração e que somos leais a ele, não importa quão difíceis as coisas que Satanás nos crie. Dessa forma, podemos ajudar a santificar o nome de Deus.

12. Como a profecia de Isaías 40:3, 5 se cumpriu?

12 Isaías também predisse que alguém limparia ou prepararia “o caminho do Senhor” (Is 40:3; nota de rodapé). Como essa profecia se cumpriu? João Batista preparou o caminho para Jesus, que veio em nome de Jeová e falou em nome de Jeová (Mt 3:3; Mc 1:2-4; Lc 3:3-6). Isaías também profetizou: “A glória do Senhor será revelada.” (Is 40:5) Como essas palavras se cumpriram? Quando Jesus veio à Terra, ele representou seu Pai tão perfeitamente que era como se o próprio Jeová tivesse vindo à Terra. (João 12:45).

13. Como podemos imitar Jesus?

13 Quando defendemos o nome — ou a reputação — de Jeová, estamos imitando Jesus Cristo. Assim como ele, somos Testemunhas de Jeová Deus. Levamos o nome de Jeová e contamos a todos sobre suas obras maravilhosas. Mas, para cumprir bem esse papel, também precisamos contar-lhes tudo o que Jesus fez e fará para santificar o nome de Jeová. (Hebreus 1:8). Jesus é a Testemunha de Jeová mais importante e nós seguimos seus passos (Ap 1:5) Agora, o que o nome Jeová deve significar para cada um de nós?

O QUE O NOME DE JEOVÁ SIGNIFICA PARA NÓS?

14. Como o Salmo 105:3 indica: Como nos sentimos em relação ao nome de Jeová?

14 Temos orgulho do nome de Jeová. (Leia Salmo 105:3.) E Jeová gosta quando falamos com orgulho do seu nome e nos vangloriamos dele. (Jeremias 9:23, 24; 1 Coríntios 1:31; 2 Coríntios 10:17). Gloriar-se em Jeová significa ter orgulho de ter Jeová como Deus. É um grande privilégio para nós honrar o seu nome e ajudar a limpar a sua reputação. Nunca devemos ter vergonha de nos identificar como Testemunhas de Jeová, seja no trabalho, na sala de aula, na comunidade ou onde quer que estejamos. O Diabo quer que paremos de tornar o nome de Jeová conhecido (Jr 11:21; Ap 12:17). Na verdade, ele e seus falsos profetas querem que as pessoas se esqueçam do nome de Jeová (Jr 23:26, 27). Mas nós amamos tanto o seu nome que queremos louvá-lo "o dia todo". (Sl 5:11; 89:16).

15. O que significa invocar o nome de Jeová?

15 Continuamos a invocar o nome de Jeová (Joel 2:32; Rom. 10:13, 14). Invocar o nome de Jeová envolve muito mais do que apenas conhecer e usar o nome pessoal de Deus. Envolve conhecer como Deus é, confiar nele e recorrer a ele em busca de ajuda e orientação. (Sl 20:7; 99:6; 116:4; 145:18). Também envolve contar aos outros sobre seu nome e suas qualidades, e incentivá-los a se arrepender e fazer as mudanças necessárias para ganhar a aprovação de Jeová. (Is. 12:4; Atos 2:21, 38).

16. Como podemos provar que Satanás é um mentiroso?

16 Estamos dispostos a sofrer pelo nome de Jeová. (Tiago 5:10, 11) Quando permanecemos leais a Jeová, apesar do sofrimento que possamos suportar, provamos que Satanás é mentiroso. Nos dias de Jó, Satanás lançou esta acusação contra todos os servos de Deus: “O homem dará tudo o que tem para salvar a sua vida.” (Jó 2:4) Em outras palavras, ele insinuou que as pessoas serviriam a Jeová apenas quando as coisas corressem bem para elas, mas o abandonariam quando as coisas corressem mal. Por meio de sua fidelidade, Jó provou que isso era mentira. E nós também temos a honra de mostrar que, não importa quantos obstáculos Satanás coloque em nosso caminho, nunca daremos as costas a Jeová. Temos plena convicção de que Jeová continuará a cuidar de nós por amor ao seu nome. (João 17:11).

17. De acordo com 1 Pedro 2:12, de que outra forma podemos dar glória ao nome de Jeová?

17 Demonstramos respeito pelo nome de Jeová (Pv 30:9; Jr 7:8-11). Visto que somos representantes de Jeová e levamos seu nome, nossa conduta pode honrá-lo ou desonrá-lo. (é 1 Pedro 2:12). Portanto, queremos fazer todo o possível para louvar a Jeová com o que dizemos e fazemos. Dessa forma, mesmo sendo imperfeitos, contribuímos para a glória do seu nome.

18. De que outras maneiras podemos mostrar que o nome de Jeová é importante para nós? (Veja também a nota de rodapé.)

18 Nós nos importamos mais com o nome de Jeová do que com a nossa reputação (Sl 138:2). Por que dizemos isso? Porque amamos o nome de Jeová, fazemos o que lhe agrada. Mas, às vezes, isso leva as pessoas a zombar e criticar. Jesus estava disposto a sofrer uma morte humilhante, como se fosse um criminoso, para honrar o nome de Jeová. Como diz Hebreus 12:2-4, ele o fez "sem se importar com a humilhação" — isto é, sem se preocupar muito com o que os outros pudessem pensar dele. Sua maior preocupação era fazer a vontade de Deus. (Mateus 26:39).

19. O que você acha do nome Jeová e por quê?

19 Temos orgulho do nome Jeová e consideramos uma grande honra sermos conhecidos como Testemunhas de Jeová. Por isso, não nos preocupamos com zombarias ou críticas. Para nós, o nome de Jeová é mais importante que nossa própria reputação. Então estamos determinados a continuar louvando-O, não importa o que Satanás coloque em nosso caminho. Dessa forma, assim como Jesus, demonstraremos que o nome de Jeová significa tudo para nós.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Por que podemos dizer que o nome de Jeová é importante para os verdadeiros seguidores de Jesus?

Não há nada mais importante para Jesus do que o nome de Jeová. Ele é o principal defensor do nome de seu Pai. Os verdadeiros cristãos se esforçam para seguir os passos de Jesus, e é por isso que o nome de seu Pai também é extremamente importante para nós.

Em que julgamento simbólico atuamos como testemunhas?

Os capítulos 42 a 44 do livro de Isaías explicam nosso papel na santificação do nome de Jeová. Eles descrevem um julgamento simbólico no qual se debate quem é o Deus verdadeiro. Jeová desafia aqueles que se dizem deuses a provar que realmente o são. Ele também pede testemunhas para confirmar o que esses supostos deuses afirmam. Mas ninguém consegue.

De que maneiras mostramos que o nome de Jeová é importante para nós?

Nós nos importamos mais com o nome de Jeová do que com a nossa reputação. Por amarmos o nome de Jeová, fazemos coisas que o agradam. No entanto, às vezes isso faz com que as pessoas zombem de nós e nos critiquem.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários