Estudo de Livro da Congregação, Lições que Aprendo da Bíblia. Semana de 25 a 31 de agosto de 2025, Lições 12, 13. Respostas.

Estudo de Livro da Congregação, Lições que Aprendo da Bíblia. 25 a 31 de agosto de 2025, Lições 12 e 13. Respostas.

Estudo Bíblico Congregacional (30 min.) Lições 12 e 13 do LFB.

Análise da Lição 12: Jacó Recebe a Herança

Como era Esaú?

Esaú era o filho mais velho; amava o campo e era um bom caçador. Naquela época, quando seu pai morreu, o filho mais velho recebeu mais terras e dinheiro do que seus irmãos, o que era chamado de herança.

Para a família de Isaque, a herança também significava fazer parte das promessas que Jeová fizera a Abraão. Esaú não se importava com as promessas de Jeová ou com a herança da família; ele se concentrava mais em seus desejos imediatos, como comida.

Como era Jacó?

Jacó era o filho mais novo. Gostava de ficar em casa e valorizava as promessas de Jeová e a herança da família. Era prudente e sabia reconhecer o que era importante, embora tenha agido com astúcia ao dizer ao seu irmão Esaú que lhe daria o alimento em troca da herança, recebendo assim a bênção do pai.

Por que Jacó recebeu a bênção, e Esaú não?

Jacó recebeu a bênção porque valorizava as promessas de Jeová e a herança da família, enquanto Esaú não se importava com elas. Quando Esaú chegou em casa cansado, depois de caçar o dia todo, sentiu o cheiro da comida que Jacó havia preparado e pediu um pouco. Jacó respondeu que podia, mas que primeiro precisava prometer-lhe a herança. A resposta de Esaú? "Não me importo com essa herança. Fique com ela. Eu quero comer." Além disso, com a ajuda de sua mãe Rebeca, Jacó conseguiu que Isaque o abençoasse antes que Esaú pudesse reivindicá-lo.

Análise da Lição 12: Jacó e Esaú fazem as pazes

Por que o anjo abençoou Jacó?

O anjo abençoou Jacó por sua persistência e por não ter desistido durante a luta, pedindo-lhe que o abençoasse. O anjo disse: "Deixe-me ir", mas Jacó respondeu: "Não, não até que você me abençoe". No final, o anjo o abençoou. Isso mostrou a Jacó que Jeová o protegeria e não permitiria que Esaú o prejudicasse.

Como Jacó fez as pazes com seu irmão?

Jacó fez as pazes com Esaú quando alguns de seus servos o informaram que seu irmão se aproximava com 400 homens. Jacó temeu que Esaú quisesse fazer mal a ele e à sua família, então orou a Jeová: "Por favor, salva-me do meu irmão". Jacó lhe enviou presentes — como ovelhas, cabras, gado, camelos e jumentos — antes de encontrá-lo. Mais tarde, quando se encontraram, Jacó se curvou diante de Esaú sete vezes, e Esaú o abraçou. Eles choraram e se reconciliaram.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários