ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 25 a 31 de agosto de 2025, PROVÉRBIOS 28, Respostas.
Vamos procurar por joias escondidas (10 min.)
Pv 28:14. Que advertência encontramos neste provérbio? (w01 1/12 11 par. 2)
Muitas vítimas de ataque cardíaco, por exemplo, tinham certeza de que sua saúde antes do ataque era ótima. Por isso, rejeitavam e até zombavam dos exames médicos periódicos aos quais eram obrigadas, alegando inclusive que tais exames eram desnecessários. Da mesma forma, alguns podem pensar que, por serem cristãos há anos, nada lhes acontecerá e, portanto, param de se submeter ao “reconhecimento espiritual”.
Assim como alguém precisa fazer exames médicos, precisamos fazer exames espirituais ou autoexames — isto é, nos autoexaminar — antes que um desastre aconteça. É essencial ter em mente o bom conselho contra o excesso de confiança dado pelo apóstolo Paulo. Ele escreveu: "Aquele que pensa estar em pé, cuide para que não caia." A prudência nos dita que reconheçamos nossa natureza imperfeita e periodicamente nos examinemos espiritualmente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Não devemos ficar confiantes demais, porque pensar que somos firmes ou seguros pode nos levar a desconsiderar a importância de realizar um “autoexame espiritual” e, assim, acabar nos distanciando de Jeová.
Este texto nos ensina que, assim como ignorar exames médicos é perigoso para a saúde física, negligenciar o autoexame também é perigoso para a saúde espiritual. Aqueles que se deixam levar pelo excesso de confiança podem baixar a guarda e sofrer as consequências de não cuidar da saúde espiritual.
Que pérolas espirituais você encontrou na leitura bíblica desta semana?
Provérbios 28:1. Os justos são como um leãozinho confiante. Exercem fé, confiam plenamente na palavra de Deus e avançam corajosamente no serviço de Jeová diante de qualquer perigo. Para alcançar essa confiança, não basta estarmos satisfeitos com nossa condição espiritual; pelo contrário, ela precisa ser fortalecida pela palavra de Jeová.
Provérbios 28:5. Aqueles que praticam o mal são espiritualmente cegos. Não entendem o julgamento ou o que é certo segundo os padrões de Deus; portanto, não conseguem julgar corretamente nem tomar decisões apropriadas. Por outro lado, aqueles que buscam a Jeová por meio da oração e do estudo da Sua Palavra entendem tudo o que é necessário para servi-Lo de forma aceitável.
Provérbios 28:7. Como advertência, o livro de Provérbios condena até mesmo a companhia de glutões, pois o bêbado e o glutão acabarão na pobreza e vestidos com meros trapos. Esbanjar os poucos recursos que temos nestes últimos tempos é imprudente. Portanto, devemos ter cuidado para não imitá-los, para que não caiamos na miséria.
Provérbios 28:9. Nos tempos bíblicos, Deus ignorava as orações daqueles que desobedeciam às suas leis. Hoje, Jeová ainda pensa o mesmo. Se quisermos que ele nos responda, devemos nos esforçar para obedecer aos seus mandamentos. E se fizemos algo errado no passado? Isso significa que Jeová nunca nos ouvirá? Claro que não! Ele está disposto a nos perdoar se demonstrarmos arrependimento e fizermos todo o possível para cumprir a sua vontade.
Provérbios 28:13. O que isso significa? Se confessarmos nossos pecados a Deus e mudarmos, Ele nos perdoará. Portanto, devemos confessar nossas falhas a Jeová e pedir ajuda aos anciãos da congregação, que têm a importante responsabilidade de auxiliar aqueles que caíram em pecado. Se fizermos isso, sem dúvida veremos a misericórdia de Jeová.
Provérbios 28:15. Quando ursos famintos sentem o cheiro de uma presa, emitem um lamento chocante. O profeta Isaías disse que os israelitas continuaram “uivando como ursos” em antecipação à justiça e à salvação, apenas para sofrer repetidas decepções. Portanto, era apropriado comparar o governante perverso que assedia e oprime seus humildes súditos a um urso em ataque. É por isso que Jeová trará julgamento sobre as nações pelos oprimidos, aos quais este sistema causou tanta injustiça.
Provérbios 28:19. Às vezes, problemas financeiros podem ser evitados se usarmos nossos recursos com sabedoria. Se o gastarmos em vícios como álcool, drogas ou jogos de azar, estaremos desperdiçando-o e não conseguiremos sustentar nossa família. Por outro lado, se usarmos o dinheiro com sabedoria, será como "cultivar a terra e ter fartura de pão".
Provérbios 28:19. Devemos ter especial cuidado com nossas motivações em relação ao dinheiro. Não é errado comprar coisas, mas ao "correr para enriquecer" para adquirir bens materiais, corremos o risco de perder de vista algo muito mais precioso: o espiritual. Isso pode até causar desunião na congregação, pois outros podem se ofender se colocarmos o dinheiro acima dos interesses do Reino.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário