ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 11 a 17 de agosto de 2025, PROVÉRBIOS 26, Respostas.
Vamos procurar por joias escondidas (10 min.)
Pv 26:4, 5. Por que esses dois provérbios não se contradizem? (it-2 1143 par. 4).
Responder a um tolo "conforme a sua estultícia", no sentido de recorrer aos seus métodos de argumentação deficientes, coloca a pessoa que o faz no mesmo nível do raciocínio ou comportamento falho do tolo. Por isso, o provérbio aconselha: "Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia."
Por outro lado, Provérbios 26:4, 5 indica que pode ser benéfico responder “conforme a sua estultícia”, no sentido de analisar suas opiniões e expô-las como ridículas, mostrando que seu raciocínio leva a conclusões completamente diferentes daquelas a que ele mesmo chegou.
Que pérolas espirituais você encontrou na leitura bíblica desta semana?
Provérbios 26:2. Isso significa que, quando os pássaros alçam voo, o fazem com um propósito — seja para se alimentar ou para fugir. Da mesma forma, a maldição que recai sobre os tolos é causada por seu comportamento tolo. Portanto, devemos ter cuidado ao nos associar a eles, para não incorrermos também nos seus erros.
Provérbios 26:7. Nos tempos antigos, especialmente em cidades construídas sobre montes, era frequentemente necessário descer uma escada ou um longo lance de degraus para tirar água de um poço. Assim como seria muito difícil para um coxo extrair água de um poço assim, é igualmente improvável que um tolo profera palavras sábias e claras. Um tolo tentando citar ou aplicar um provérbio é tão desajeitado e ineficaz quanto um coxo tentando elevar água por uma escada. Portanto, prestar atenção às suas palavras é inútil.
Provérbios 26:10. Este provérbio mostra o dano que pode ser causado quando, de uma posição de responsabilidade, uma determinada tarefa é atribuída a alguém que não está qualificado para executá-la. Portanto, é importante ensinar antes de delegar, e fazê-lo com responsabilidade. Se agirmos dessa forma, faremos isso à maneira do nosso Deus, Jeová.
Provérbios 26:12. Pessoas que se tornam "sábias aos seus próprios olhos" e se elevam acima dos outros — até mesmo acima de Deus — são piores do que o tolo que, pelo menos, não tenta esconder isso. Portanto, devemos evitar nos sentir superiores ou sábios, pois o que temos que não nos tenha sido dado? Se formos verdadeiramente sábios, amaremos aqueles que nos criticam com retidão.
Provérbios 26:15. Mesmo cercados de comida, podemos acabar com desnutrição grave se não nos levantarmos e comermos. Que situação triste! Da mesma forma, podemos ficar preguiçosos demais para nos esforçarmos para estudar pessoalmente a Palavra de Deus, a Bíblia e as publicações bíblicas destinadas a nos ajudar a receber alimento espiritual. Também podemos nos cansar de nos preparar e participar das reuniões da congregação cristã. Daí a importância de não sermos espiritualmente preguiçosos.
Provérbios 26:17. Se virmos uma briga e nos envolvermos, estaremos pedindo confusão, como agarrar um cachorro pelas orelhas. Podemos não saber quem começou a briga ou por que a pessoa está brigando. Talvez a pessoa que está sendo agredida tenha roubado algo, e é por isso que está sendo agredida. Se a ajudarmos, estaremos ajudando um ladrão, e isso não seria certo, certo? Então, o que você deve fazer quando vir uma briga? Se for na escola, você pode correr e contar para um professor. E se for fora da escola, você pode ligar para seus pais ou para um policial. Mesmo que outras pessoas queiram brigar, devemos ser pacíficos.
Provérbios 26:22. O que acontece se você engolir mentiras e repeti-las? Bem, mesmo que você acredite que as mentiras são verdadeiras, você está mentindo ao espalhá-las. Quando a falsidade dessas mentiras vier à tona, você poderá ser considerado um mentiroso. Você gostaria que isso acontecesse? Deus não responsabiliza os falsos mestres por mentiras religiosas? Já que "cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus", você gostaria que Ele o condenasse por ser um caluniador mentiroso?
Provérbios 26:23. Assim como um "vidro de prata" escondia o vaso de barro que cobria, "lábios fervorosos" podiam esconder "um coração perverso" quando a amizade era apenas fingida. Como é importante escolher nossos amigos com sabedoria para não arcar com as consequências da decepção!
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário