ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 1 a 7 de setembro de 2025, PROVÉRBIOS 29, Respostas.
Vamos procurar por joias escondidas (10 min.)
Pv 29:5. O que é bajulação, e por que a Bíblia diz que “o homem que bajula o seu próximo arma uma rede para os seus pés”? (em “Bajulação”, parágrafo 1)
Bajulação é oferecer elogios afetados ou exagerados com o objetivo de conquistar o favor de alguém, geralmente para satisfazer a vaidade ou a autoestima. Segundo a Bíblia, essa prática é perigosa porque a bajulação não é sincera, mas frequentemente usada como armadilha para tirar vantagem ou manipular a pessoa bajulada.
Isso significa que a pessoa que bajula cria uma situação enganosa que pode levar a pessoa bajulada a erros ou a decisões equivocadas. A bajulação se baseia em egoísmo e hipocrisia e, portanto, não provém da sabedoria divina, mas deste mundo, e desagrada a Deus.
Que pérolas espirituais você encontrou na leitura bíblica desta semana?
Provérbios 29:1. A expressão "cerviz dura" e "endurecer a cerviz", que aparece com frequência na Bíblia, indica um espírito rebelde e teimoso. Essa atitude é prejudicial para quem a possui, visto que recomendações de mudança naturalmente se tornarão mais uma ocasião para rebelião e, em última análise, isso levará à sua queda.
Provérbios 29:3. Primeiro, esse tipo de situação destrói seu relacionamento com Deus, que é o seu bem mais valioso. Depois, traz reprovação à sua família e prejudica os relacionamentos familiares. Portanto, para evitar afetar nosso relacionamento com Deus ou causar danos aos nossos entes queridos, devemos remover quaisquer pensamentos pecaminosos de nossas mentes.
Provérbios 29:5. A bajulação para conquistar o favor de alguém é prejudicial. Na verdade, não é uma característica da sabedoria do alto, mas da sabedoria deste mundo, visto que suas raízes são o egoísmo, a distinção e a hipocrisia. Portanto, devemos ter cuidado para não bajular ou bajular ninguém, pois essas são coisas que desagradam a Jeová.
Provérbios 29:8. Pessoas orgulhosas que desrespeitam a autoridade falam com insolência. Assim, atiçam as chamas do conflito, inflamando toda a aldeia. Mas as pessoas sábias "afastam a sua ira" falando com gentileza e bom senso, apagando as chamas da ira e promovendo a paz. Isso é algo que agrada a Jeová.
Provérbios 29:11. A coisa mais sábia a fazer é controlar nossas emoções em vez de deixar que elas nos controlem. Se sentirmos que estamos prestes a perder o controle, é melhor recuar, pois isso pode causar problemas. Uma caminhada ou algum exercício físico pode nos ajudar a controlar nossas emoções. Peçamos a Jeová que opere seu Espírito Santo para produzir autocontrole em nós.
Provérbios 29:15. Na Bíblia, a palavra hebraica para "vara" refere-se a um cajado ou bastão, como o que um pastor usava para guiar suas ovelhas. Da mesma forma, "a vara" da autoridade parental transmite a ideia de guiar os filhos com amor e não puni-los com severidade ou crueldade.
Provérbios 29:21. Isso se aplica a muitas crianças mimadas. Elas se tornaram adolescentes e adultos que sentem que "o mundo lhes deve a vida", mas que elas não devem nada a ninguém. Disciplinar as crianças na hora certa é essencial para o seu sucesso na vida.
Provérbios 29:22. Aqueles que não controlam o espírito, mas são “dados à ira”, podem causar conflitos, até mesmo entre amigos. E aqueles que são “dados à ira” têm muitas transgressões. São propensos ao pecado, e isso é algo que uma pessoa sábia e piedosa desejaria evitar. Portanto, peçamos a Jeová paciência e sabedoria para controlar a nossa ira.
Provérbios 29:25. Tremer diante dos homens pode sufocar a capacidade de falar a verdade e agir de maneira que agrade a Deus. O desejo de agradar aos outros é normal, e não é cristão ignorar insensivelmente o que os outros pensam. No entanto, é preciso equilíbrio. Peçamos a Jeová coragem para nos mantermos firmes contra o inimigo.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário