TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira, 11 de julho de 2025, Novamente terei compaixão de vocês (Gn 19:21).
Vamos examinar as Escrituras todos os dias 2025
Sexta-feira, 11 de julho de 2025
Eu tornarei a mostrar-vos compaixão (Gn 19,21).
Jeová é razoável porque é humilde e compassivo. Por exemplo, ele demonstrou sua humildade quando estava prestes a destruir os habitantes perversos de Sodoma. Por meio de anjos, ele disse ao seu servo Ló que fugisse para a região montanhosa. Mas Ló estava com medo de ir para lá. Então, implorou que ele e sua família pudessem ir a Zoar, uma pequena cidade que Deus também planejava destruir. Jeová poderia ter insistido que Ló obedecesse às suas instruções à risca, mas não o fez. Ele concordou com o pedido de Ló, mesmo que isso significasse não destruir Zoar. (Gn 19:18-22) Séculos depois, Jeová mostrou compaixão pelos habitantes de Nínive. Ele enviou o profeta Jonas para dizer-lhes que tanto eles quanto sua cidade seriam destruídos por causa de sua iniquidade. Mas quando os ninivitas se arrependeram, Jeová sentiu pena deles e poupou a cidade. (Jonas 3:1, 10; 4:10, 11) w23.07 21 par. 5.
Que exemplos mostram que Jesus é razoável como Jeová?
Jesus é razoável como Jeová, e isso ficou evidente durante seu ministério na Terra. Embora tivesse sido enviado para pregar às "ovelhas perdidas da nação de Israel", certa vez ajudou uma mulher não israelita. Ela implorou que ele curasse sua filha, que estava "cruelmente possuída por um demônio". Jesus sentiu compaixão e curou a filha dessa mulher (Mt 15:21-28). Considere outro exemplo. Algum tempo depois de iniciar seu ministério, Jesus disse: "Se alguém me rejeitar..., eu também o rejeitarei" (Mt 10:33). Mas será que ele rejeitou Pedro porque este negou conhecê-lo três vezes? Não. Ele sabia que Pedro estava arrependido e fiel. Após sua ressurreição, Jesus apareceu a Pedro e provavelmente confirmou seu perdão e amor (Lc 24:33, 34).
De acordo com Filipenses 4:5, que reputação queremos conquistar?
Vimos que Jeová e Jesus são razoáveis. E nós? Jeová espera que sejamos razoáveis também. (Leia Filipenses 4:5.) Podemos nos perguntar: “Os outros acham que sou razoável, tolerante e disposto a transigir? Ou tenho a reputação de ser inflexível, rigoroso ou teimoso? Insisto frequentemente em que as coisas sejam feitas do jeito que acho que devem ser? Ou gosto de ouvir outras opiniões e transigir sempre que possível?” Quanto mais razoáveis formos, mais semelhantes a Jeová e Jesus seremos. Agora, vamos falar sobre duas áreas da vida em que é muito importante ser razoável: quando nossas circunstâncias mudam e quando as opiniões e decisões dos outros não concordam com as nossas.
O que pode nos ajudar a ser razoáveis quando nossas circunstâncias mudam? (Veja também a nota.)
Quando nossas circunstâncias mudam, precisamos ser razoáveis e flexíveis. Podemos enfrentar um sério problema de saúde ou uma crise econômica ou política da noite para o dia. Essas mudanças repentinas podem virar nossa vida de cabeça para baixo e causar dificuldades que não esperávamos. (Ecl. 9:11; 1Co. 7:31) Até mesmo uma mudança de designação dentro da organização de Jeová pode nos testar. De qualquer forma, podemos nos adaptar às novas circunstâncias seguindo estas quatro diretrizes: 1) aceitar a realidade, 2) olhar para o futuro, 3) concentrar-se no positivo e 4) fazer algo pelos outros. Vejamos alguns exemplos da vida real que mostram que essas diretrizes funcionam.
Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário