TEXTO DIÁRIO, Segunda-feira, 14 de julho de 2025, Ele saiu e chorou amargamente (Mt 26:75).
Vamos examinar as Escrituras todos os dias 2025
Segunda-feira, 14 de julho de 2025
Ele saiu e chorou amargamente (Mt 26:75).
O apóstolo Pedro lutou contra suas fraquezas. Vejamos alguns exemplos. Quando Jesus explicou que ele teria que sofrer e morrer para cumprir as profecias bíblicas, Pedro o repreendeu (Marcos 8:31-33). Mais de uma vez, ele e os outros apóstolos discutiram sobre quem era o maior (Marcos 9:33, 34).
Na noite anterior à morte de Jesus, Pedro, num acesso de raiva, cortou a orelha de um homem (João 18:10). E naquela mesma noite, cedeu ao medo e negou conhecer seu amigo Jesus três vezes (Marcos 14:66-72). Acabou chorando amargamente.
Jesus não desistiu de Pedro, que estava tão desanimado. Após sua ressurreição, deu ao apóstolo a oportunidade de reafirmar seu amor. Convidou-o a pastorear humildemente suas ovelhas (João 21:15-17). E Pedro respondeu com entusiasmo. É por isso que ele estava em Jerusalém no dia de Pentecostes e foi um dos primeiros ungidos com o Espírito Santo. w23.09 21, 22 pars. 6, 7.
Pedro superou rapidamente suas fraquezas?
Apesar de tudo o que tinha visto e ouvido, Pedro teve que continuar lutando contra suas fraquezas. Vejamos alguns exemplos. Quando Jesus explicou que ele teria que sofrer e morrer para cumprir as profecias bíblicas, Pedro o repreendeu (Marcos 8:31-33). Mais de uma vez, ele e os outros apóstolos discutiram sobre quem era o maior (Marcos 9:33, 34).
Que erro grave Pedro cometeu em Antioquia?
Mesmo depois de ser ungido, Pedro continuou a lutar contra suas fraquezas. Em 36 d.C., Pedro testemunhou um gentio incircunciso chamado Cornélio receber o Espírito Santo. Isso foi uma prova clara de que "Deus não é parcial" e que pessoas de outras nações podiam fazer parte da congregação cristã (Atos 10:34, 44, 45). Daquele momento em diante, Pedro não teve mais problemas em comer com gentios, algo que jamais teria feito antes (Gálatas 2:12).
Alguns cristãos judeus achavam errado que gentios e judeus comessem juntos. Quando alguns que pensavam assim chegaram a Antioquia, Pedro parou de comer com seus irmãos gentios, provavelmente com medo de ofender os cristãos judeus. Ao ver o comportamento hipócrita de Pedro, o apóstolo Paulo o repreendeu na frente de todos (Gálatas 2:13, 14). Apesar desse erro, Pedro não desistiu; ele continuou. O que o ajudou?
De acordo com João 6:68, 69, como Pedro demonstrou sua lealdade?
Pedro era leal. Ele não deixou que nada o fizesse desistir de vez. Por exemplo, ele demonstrou sua lealdade quando Jesus disse algo que seus discípulos não entenderam (leia João 6:68, 69). Sem sequer fazer uma pergunta ou esperar que Jesus esclarecesse o assunto, muitos o abandonaram. Mas não Pedro. Ele disse diante de todos que só Jesus tinha "as palavras da vida eterna".
Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário