TEXTO DIÁRIO, Sábado, 19 de julho de 2025, Não teria tempo suficiente para falar sobre Gideão (Hb 11:32).
TEXTO DIÁRIO, Sábado, 19 de julho de 2025, Não teria tempo suficiente para falar sobre Gideão (Hb 11:32).
Vamos examinar as Escrituras todos os dias 2025
Sábado, 19 de julho de 2025
Não teria tempo suficiente para lhe contar sobre Gideão (Hb 11:32).
Quando os homens de Efraim criticaram Gideão, ele permaneceu calmo (Juízes 8:1-3). Em vez de se irritar, humilhou-se e ouviu-os, e com grande bondade conseguiu acalmar os ânimos. Anciãos sábios são como Gideão. Quando alguém os critica, eles ouvem atentamente e respondem com gentileza (Tiago 3:13). Agindo assim, contribuem para a paz na congregação.
Quando Gideão foi homenageado por derrotar os midianitas, ele concentrou a atenção do povo em Jeová. (Juízes 8:22, 23) Como os anciãos podem seguir o exemplo deles? Dando toda a glória a Jeová quando realizam algo. (1 Cor. 4:6, 7) Por exemplo, se um ancião for elogiado por seu ensino, ele pode responder que o que disse vem da Palavra de Deus e que todos nós aprendemos muito com a educação que a organização de Jeová oferece. É bom que os anciãos às vezes se perguntem se o ensino deles honra a Jeová ou apenas a eles. w23.06 4 pars. 7, 8.
Como os mais velhos devem reagir ao receber elogios? Dê um exemplo.
Dê todo o crédito a Jeová. Veja o que aconteceu com um irmão chamado Timóteo. Quando foi designado ancião, ele adorava dar discursos públicos. Ele conta: “Eu costumava preparar introduções e exemplos longos e elaborados, e os irmãos me elogiavam por isso. Infelizmente, eu era o centro das atenções, não Jeová nem a Bíblia.” Com o tempo, Timóteo percebeu que precisava fazer mudanças em seus ensinamentos para não atrair atenção indevida. (Pro. 27:21) Como foi? Ele explica: “Agora, os irmãos me dizem que meu discurso os ajudou a superar um problema, suportar uma provação ou se sentir mais próximos de Jeová. Fico mais feliz com esses comentários do que com os elogios que recebi anos atrás.”
Em que situações a obediência e a coragem de Gideão foram testadas? (Veja o desenho na capa.)
Depois que Jeová nomeou Gideão juiz, sua obediência e coragem foram postas à prova. Ele recebeu uma missão muito perigosa: destruir o altar de Baal, de seu pai (Juízes 6:25, 26). Mais tarde, Gideão formou um grande exército, e Jeová lhe ordenou duas vezes que o reduzisse (Juízes 7:2-7). Finalmente, sob a ordem de Jeová, ele atacou o acampamento inimigo no meio da noite (Juízes 7:9-11).
Como a obediência de um ancião pode ser testada?
Os presbíteros devem estar prontos para obedecer (Tiago 3:17). Quando um presbítero é obediente, ele ou ela segue com alegria a orientação dada nas Escrituras e na organização de Deus, dando assim um exemplo para os outros. Mas nem sempre é fácil para ele ou ela obedecer. Às vezes, ele ou ela pode ter dificuldade para acompanhar todas as instruções que recebe. Às vezes, ele ou ela pode se perguntar se seguir uma determinada orientação é a coisa mais prática ou sábia a fazer. Ou pode ser solicitado a fazer algo que coloque em risco sua liberdade. Em situações como essas, como os presbíteros podem imitar a atitude obediente de Gideão?
Todos os direitos reservados. Copyright © 2024 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário