NOSSA VIDA CRISTÃ, Semana de 14 a 20 de julho de 2025, Seja paciente, mas não permissivo. Análise e Respostas.
NOSSA VIDA CRISTÃ, 14 a 20 de julho de 2025, Seja paciente, mas não permissivo. Análise e Respostas.
Seja paciente, mas não permissivo (15 minutos). Análise com o público.
Leia Efésios 4:31. Depois pergunte:
Por que os pais não devem disciplinar os filhos quando eles estão com raiva?
O texto menciona que devemos evitar gritos e palavras ofensivas, o que indica que tais expressões não constroem. Quando um pai ou uma mãe corrige gritando ou usando linguagem cruel, isso pode destruir o espírito da criança e fazer com que ela perca a confiança. A disciplina deve ser uma expressão de amor, não uma válvula de escape emocional.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque quando você está com raiva, pode dizer ou fazer coisas das quais se arrependerá mais tarde. Se os pais corrigem os filhos com raiva, podem magoá-los emocionalmente ou ser injustos. É melhor se acalmar primeiro e depois corrigir com amor. Assim, as crianças entenderão que você está tentando ensiná-las, não puni-las por raiva.
Quando um dos pais age com raiva, a criança pode se sentir rejeitada em vez de corrigida. Isso pode prejudicar o relacionamento entre os pais e fazer com que a criança tenha medo em vez de aprender.
Deus nos mostra paciência e amor quando nos corrige. Da mesma forma, os pais devem imitar esse exemplo para que seus filhos aprendam com respeito, não com medo.
Leia Gálatas 6:7. Depois pergunte:
Por que é importante que os pais ensinem aos filhos que tudo o que fazem tem consequências?
Porque as crianças precisam entender desde cedo que nossas decisões não são neutras; elas sempre produzem um resultado. Se os pais lhes ensinarem que o que plantam hoje colherá frutos amanhã, elas aprenderão a tomar decisões responsáveis e com visão de futuro.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque assim, eles aprendem que suas ações têm resultados, bons ou ruins. Se fizerem coisas boas, receberão coisas boas. Se fizerem coisas ruins, enfrentarão consequências. Os pais devem ensinar isso para que seus filhos cresçam sabendo que suas decisões importam e que devem agir com responsabilidade.
Se as crianças não aprenderem desde cedo que há consequências, quando crescerem poderão tomar decisões ruins sem pensar nos danos que causam.
Saber que há consequências ensina as crianças a serem responsáveis e a pensar antes de agir. Isso as ajudará na escola, com os amigos e mais tarde na vida.
Reproduza o vídeo: Sejam pacientes e suportem-se uns aos outros com amor ao lidar com seus filhos. Depois, pergunte:
Que lições podemos aprender com este vídeo?
As crianças também precisam de compreensão e apoio quando enfrentam decisões difíceis. A irmã Su não estava escondendo algo por maldade, mas porque estava tendo dificuldades para lidar com a situação. No final, seu pai ofereceu apoio espiritual orando com ela e lembrando-a de que Jeová a ajudaria se ela agir com fé. Isso mostra que quando um pai ouve, se coloca no lugar do filho e oferece ajuda sincera em vez de apenas fazer exigências, os resultados são muito mais positivos e o relacionamento se fortalece.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Aprendemos que ser pai ou mãe não se trata apenas de corrigir os filhos, mas também de ser paciente quando eles cometem erros ou se comportam mal. Às vezes, você pode se irritar facilmente, mas o vídeo mostra que é melhor respirar fundo, se acalmar e falar com eles com carinho. Assim, eles aprendem mais e se sentem amados. Também nos lembra que, como pais, não somos perfeitos e que todos precisamos ajudar e apoiar uns aos outros com amor.
O vídeo nos ajuda a ver que, quando somos pacientes, nossos filhos se sentem seguros para conversar conosco. Isso gera confiança e os torna mais propensos a ouvir nossos ensinamentos.
Também percebi que nem sempre reagimos bem, mas se pedirmos ajuda a Jeová e tentarmos melhorar a cada dia, podemos ser pais melhores e refletir o amor que Ele nos demonstra.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário