FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: Semana de 4 a 10 de agosto de 2025, Discurso: Por que eles têm que sair por aí falando de mim?, Lição 13, Tarefa preparada.

FAÇA SEU MELHOR NO MINISTERIO: 4 a 10 de agosto de 2025, Discurso: Por que eles têm que sair por aí falando de mim?, Lição 13, Tarefa preparada.

Discurso (5 min.) ijwyp artigo 23. Título: Por que eles têm que falar tanto de mim? (aula 13).

Por que você tem que sair por aí falando de mim?

Você já se sentiu magoado ao descobrir que alguém estava falando mal de você pelas costas? Talvez você até já tenha se perguntado: por que precisam sair por aí falando mal de mim? Dói e pode ser muito perturbador, principalmente se a pessoa que falou mal é alguém em quem confiamos.

Hoje, vamos refletir sobre como reagir quando outros falam mal de nós. Veremos por que é importante lidar bem com essas situações e o que podemos fazer para proteger nossa paz de espírito e nossa reputação.

Primeiro ponto: Por que as pessoas falam mal dos outros?

Há muitas razões. Às vezes, fazem isso apenas por diversão, para ter algo para conversar. Outras vezes, por insegurança: buscam se sentir superiores falando sobre os defeitos dos outros. Pode até ser uma forma de chamar a atenção ou se encaixar em um grupo.

Mas entender isso pode nos ajudar a não levar isso tão para o lado pessoal. Nem todo comentário feito sobre nós tem a intenção de nos prejudicar. E mesmo que às vezes tenha, podemos escolher como responder.

Segundo ponto: O que podemos fazer quando descobrirmos?

Depende do tipo de comentário e do dano que causou. Em muitos casos, é melhor simplesmente ignorar. Nem tudo merece uma resposta. Vejamos o que a Bíblia diz.

VAMOS LER ECLESIASTES 7:9

"Não se sinta ofendido tão facilmente, pois a ofensa está no coração dos tolos."

Este conselho nos incentiva a manter a calma. Às vezes, o silêncio é mais sábio do que uma resposta precipitada. Se o comentário for superficial ou sem importância, deixá-lo de lado pode evitar discussões desnecessárias e nos ajudar a manter a paz.

Mas e se o comentário for sério? Se colocar em risco nossa reputação, nosso emprego, nossas amizades ou até mesmo nossa posição na congregação, pode ser necessário falar diretamente com a pessoa. Mas antes de fazer isso, é uma boa ideia pensar cuidadosamente sobre como abordar a situação.

É melhor não reagir imediatamente. Podemos esperar um pouco, refletir sobre o que dizemos e até mesmo buscar o conselho de alguém maduro e equilibrado. A Bíblia nos incentiva a sermos sábios ao lidar com essas situações.

VAMOS LER PROVÉRBIOS 18:13

"Aquele que responde a uma pergunta antes de ouvir os fatos é um tolo e se faz passar por ridículo."

Não queremos nos precipitar nem fazer acusações infundadas. Primeiro, é importante garantir que a informação seja verdadeira e, se for, encontrar a maneira mais pacífica e respeitosa de abordar a pessoa que a disse.

Terceiro ponto: Qual é o efeito de agir dessa maneira?

Quando respondemos com calma e inteligência, protegemos nossa reputação, demonstramos maturidade e, a longo prazo, a verdade sempre vem à tona. Mesmo que outros continuem falando, nossas ações falarão mais alto que boatos.

Além disso, reagimos ao problema sem deixar que ele nos roube a paz de espírito. Deixamos de lado nossas reações emocionais e assumimos o controle da situação. E, com o tempo, as pessoas veem quem realmente age com integridade.

Conclusão

Então, da próxima vez que ouvir alguém falando mal de você, lembre-se: você pode escolher como reagir. Você pode escolher ser parte da solução, não do problema. Você pode escolher ignorar ou falar com calma. Mas, em ambos os casos, você estará agindo de forma inteligente e sábia.

Vamos pensar: Estou reagindo com calma? Estou dando tempo para as coisas se resolverem? Estou agindo da maneira como gostaria que me tratassem se eu fosse o autor do erro?

Aplicar esses princípios pode fazer uma grande diferença. Permitirá que vivamos com mais paz, mesmo em um mundo cheio de boatos e conversas descontroladas.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários