Estudo de A Sentinela, Semana de 7 a 13 de julho de 2025, Jovem, imite Marcos e Timóteo, Respostas sublinhadas.

Estudo de A Sentinela, 7 a 13 de julho de 2025, Jovem, imita Marcos e Timóteo, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo Claro: Resposta adicional

Celeste: Pontos adicionais

“Traga Marcos com você, pois ele me é útil no ministério” (2 TIM. 4:11).

1, 2. O que pode ter impedido Marcos e Timóteo de fazer mais em seu serviço a Jeová?

Se você é jovem, certamente deseja se dedicar mais ao serviço de Jeová e ser mais útil na congregação. Ficamos felizes em ver tantos jovens ansiosos para servir ao próximo (Sl. 110:3). Mas isso nem sempre é fácil. Você pode estar hesitante em dar o passo de expandir seu ministério por medo do desconhecido. Ou talvez tenha recusado uma responsabilidade por não se sentir preparado. Não se preocupe, você não é o primeiro a se sentir assim.

2 Marcos e Timóteo enfrentaram situações semelhantes, mas não deixaram que o medo do desconhecido ou a falta de experiência os impedissem de servir aos outros. Marcos pode ter vivido com sua mãe em uma casa confortável quando o apóstolo Paulo e Barnabé o convidaram para se juntar a eles em sua primeira viagem missionária. (Números 12:12, 13, 25). Mas Marcos estava disposto a deixar sua terra natal para expandir seu ministério. Ele foi primeiro para Antioquia e depois viajou com Paulo e Barnabé para outros lugares distantes. (Números 13:1-5). Da mesma forma, Timóteo provavelmente estava morando com os pais quando Paulo o convidou para pregar com ele. Timóteo pode ter pensado que era jovem e inexperiente demais para aceitar o convite. (compare 1 Coríntios 16:10, 11 e 1 Timóteo 4:12). Mas ele escolheu ir com Paulo e desfrutou de muitas bênçãos (Atos 16:3-5).

3. a) Como sabemos que Marcos e Timóteo eram muito valiosos para Paulo? (2 Timóteo 4:6, 9, 11; veja também as imagens.) b) Que perguntas exploraremos neste artigo?

3 Quando jovens, Marcos e Timóteo aprenderam a lidar com muitas responsabilidades na congregação. Eles se tornaram tão valiosos para Paulo que, quando o apóstolo percebeu que lhe restava pouco tempo de vida, ele quis tê-los ao seu lado. (Leia 2 Timóteo 4:6, 9, 11.) Que qualidades de Marcos e Timóteo os tornaram queridos por Paulo? Como os jovens irmãos podem seguir o exemplo deles? E que conselho Paulo pode dar a eles?

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Marcos prepara algo para comer e beber para Paulo e Barnabé. 2. Timóteo lê uma carta para um grupo de anciãos, que ouvem atentamente.

Marcos e Timóteo conquistaram a afeição de Paulo assumindo responsabilidades quando ainda eram jovens. (Veja o parágrafo 3.)

SEJA COMO MARCOS E ESTEJA DISPOSTO A SERVIR AOS OUTROS

4, 5. Como Marcos demonstrou sua disposição de servir aos outros?

4 De acordo com uma obra de referência, servir ou ministrar aos outros envolve esforçar-se "com perseverança e diligência" para ajudá-los. Foi o que Marcos fez. Quando Paulo se recusou a levá-lo em sua segunda viagem missionária, Marcos provavelmente ficou magoado e decepcionado. (Atos 15:37, 38) Será que ele desanimou e parou de servir aos seus irmãos? Claro que não!

5 Marcos foi com seu primo Barnabé servir em outro lugar. Cerca de 11 anos depois, quando Paulo estava preso em Roma, Marcos foi um dos que o apoiaram. (Filme. 23, 24). De fato, o apóstolo ficou tão grato pela ajuda dele que disse que Marcos era “uma fonte de grande conforto”. (Colossenses 4:10, 11).

6. Como passar tempo com cristãos maduros ajudou Marcos? (Veja a nota.)

6 Algo que ajudou muito Mark foi passar tempo colaborando com cristãos maduros. Depois de estar com Paulo em Roma, ele se juntou ao apóstolo Pedro, que estava na Babilônia. Tornaram-se tão amigos que Pedro o chamou de "meu filho". (1 Pedro 5:13). Enquanto estavam juntos, Pedro provavelmente lhe contou muitos detalhes interessantes sobre a vida e o ministério de Jesus, e Marcos mais tarde os escreveu em seu Evangelho. 

7. Como um jovem irmão seguiu o exemplo de Marcos? (Veja também a imagem.)

7 Mark permaneceu muito ocupado em seu serviço a Jeová e cercou-se de cristãos maduros. Como você pode seguir o exemplo dele? Se você estabeleceu uma meta para alguma responsabilidade dentro da congregação e ainda não a recebeu, seja paciente e continue buscando outras maneiras de servir a Jeová e aos irmãos. Veja o exemplo de Seung-woo, que agora é ancião. Quando era mais novo, ele se comparava a outros irmãos da sua idade. Ao ver alguns deles recebendo responsabilidades antes dele, sentia-se esquecido. Por fim, ele falou sobre o assunto com os anciãos, e um deles lhe disse para se esforçar para ajudar os outros, mesmo que o que ele fizesse às vezes passasse despercebido. Então, ele decidiu se voluntariar para ajudar os irmãos mais velhos e aqueles que precisavam de transporte para chegar à reunião. Olhando para trás, ele diz: “Aprendi o que realmente significava servir aos outros e percebi que ajudar meus irmãos de maneiras práticas me deixava muito feliz”.

ILUSTRAÇÃO

Um jovem leva um irmão idoso para uma reunião congregacional.

Por que é bom que os jovens passem tempo com cristãos experientes? (Veja o parágrafo 7.)

SEJA COMO TIMÓTEO, MOSTRANDO QUE VOCÊ SE IMPORTA COM OS OUTROS

8. Por que Paulo queria que Timóteo o acompanhasse em suas viagens? (Filipenses 2:19-22)

8 Quando Paulo revisitou lugares onde havia sido perseguido, ele precisava de irmãos corajosos para acompanhá-lo. Primeiro, ele escolheu Silas, que era um cristão experiente (Atos 15:22, 40). E depois também escolheu Timóteo. Por que ele queria que esse jovem o acompanhasse? Por um lado, porque tinha boa reputação (Atos 16:1, 2). E, por outro, porque Paulo sabia que Timóteo se importava genuinamente com as pessoas. (lee Filipenses 2:19-22).

9. Como Timóteo demonstrou que realmente se importava com seus irmãos?

9 Desde o momento em que começou a servir ao lado de Paulo, Timóteo demonstrou que estava mais preocupado com os outros do que consigo mesmo. Por essa razão, Paulo pôde, com confiança, permitir que ele permanecesse em Bereia para encorajar os novos discípulos (Atos 17:13, 14). Nessa ocasião, Timóteo certamente aprendeu muito com Silas, que também permaneceu naquela cidade. Mais tarde, porém, Paulo enviou Timóteo sozinho a Tessalônica para fortalecer a congregação (1 Tessalonicenses 3:2, nota de rodapé). Ao longo dos 15 anos seguintes, Timothy passou a amar tanto seus irmãos que às vezes até chorava com aqueles que choravam. (Rom. 12:15; 2 Tim. 1:4) Como os irmãos jovens podem seguir seu exemplo?

10. Como um irmão aprendeu a se importar mais com outras pessoas?

10 Um irmão chamado Woo Jae aprendeu a se importar mais com outras pessoas. Quando jovem, ele achava difícil conversar com os irmãos mais velhos. Por isso, quando os via no Salão do Reino, simplesmente os cumprimentava brevemente. Para ajudá-lo a iniciar conversas, um ancião sugeriu que ele contasse aos irmãos algo que gostasse neles. Também o aconselhou a pensar em coisas que pudessem interessá-los. Woo Jae ouviu. Agora idoso, ele diz: "É mais fácil para mim conversar com pessoas de todas as idades. Sinto-me bem porque entendo melhor os problemas dos outros, e isso me permite dar aos meus irmãos a ajuda de que precisam."

11. Como os jovens podem aprender a se interessar mais pelos membros da congregação? (Veja também a imagem.)

11 Jovem, você também pode aprender a demonstrar que se importa com os outros. Nas reuniões, converse com todos, independentemente da idade. Pergunte como estão e ouça as respostas. Com o tempo, isso ajudará você a ver como pode ajudá-los. Você pode ouvir que um casal mais velho precisa de ajuda com o aplicativo JW Library® ou que eles não têm ninguém para sair para pregar. Você poderia se oferecer para ajudá-los com seus dispositivos eletrônicos ou pregar com eles? Se você tomar a iniciativa e ajudar os outros, será um bom exemplo para toda a congregação.

ILUSTRAÇÃO

Um jovem e um homem mais velho pregam de casa em casa. O mais velho fala com um homem enquanto o mais jovem segura um tablet com um vídeo.

Os irmãos mais jovens podem ajudar a congregação de muitas maneiras. (Ver parágrafo 11.)

OS CONSELHOS DO PABLO PODEM AJUDAR VOCÊ

12. O que os jovens podem fazer para se beneficiar dos conselhos que Paulo deu a Timóteo?

12 Paulo amava Timóteo como um filho e, por isso, deu-lhe conselhos para ajudá-lo a ter sucesso na vida e no ministério (1 Tm 1:18; 2 Tm 4:5). O que você pode fazer para que os conselhos dele também o ajudem? Leia as duas cartas que Paulo escreveu a Timóteo como se fossem endereçadas a você e veja como você pode aplicar esse conselho. Vejamos alguns exemplos.

13. O que ajudará você a ter devoção a Deus?

13 “Exercite-se tendo como alvo a devoção a Deus” (1 Tm 4:7b). Devoção a Deus envolve ser leal a Jeová e ter o desejo de fazer o que lhe agrada. Isso não é algo com que nascemos; deve ser cultivado. Como conseguimos isso? Paulo disse: “Treine a si mesmo”. Em grego, essa palavra era frequentemente usada para descrever o treinamento árduo de atletas que se preparavam para competições. Aqueles atletas precisavam de autodisciplina. Nós também precisamos dela para desenvolver hábitos que nos ajudem a fortalecer nossa amizade com Jeová.

14. Qual é o nosso objetivo ao ler a Bíblia? Explique-o com um exercício prático.

14 Um desses hábitos é ler a Bíblia todos os dias. Lembre-se de que, ao fazer isso, seu objetivo é fortalecer sua amizade com Jeová. Vamos ver como fazer isso com um exercício prático. Imagine que você está lendo a conversa de Jesus com um jovem rico (Marcos 10:17-22). O jovem acreditava que Jesus era o Messias, mas não tinha fé suficiente para se tornar seu discípulo. Mesmo assim, o relato diz que Jesus se importava com ele. Você pode se surpreender ao ver que Jesus falou com ele de forma tão gentil. Claramente, ele queria que o jovem tomasse uma boa decisão. O que você pode aprender sobre Jeová? Visto que Jesus é um reflexo fiel de seu Pai, este relato ensina que o próprio Jeová sentiu amor pelo jovem. (João 14:9) Por outro lado, ao meditar sobre o jovem deste relato e suas circunstâncias, você pode se perguntar: “O que posso fazer para me achegar a Jeová e fazer mais pelos outros?”

15. Por que é importante que os jovens se esforcem para ser um bom exemplo? (1 Timóteo 4:12, 13)

15 “Sê um exemplo para os fiéis” (leia 1 Timóteo 4:12, 13). Paulo disse a Timóteo que era importante que ele aprendesse a ler bem e fosse um bom professor. Mas também o aconselhou a demonstrar qualidades como amor, fé e castidade. Por quê? Porque o que fazemos é mais poderoso do que o que dizemos. Imagine que você foi designado para dar uma palestra sobre como se destacar na pregação. Você se sentirá mais à vontade para falar sobre esse assunto se estiver se dedicando ao máximo no ministério. Seu exemplo dará mais peso às suas palavras. (1 Timóteo 3:13).

16. a) De que cinco maneiras os jovens irmãos podem ser exemplares? b) O que um jovem pode fazer para ser um exemplo por meio de sua fala?

Em 1 Timóteo 4:12, Paulo menciona cinco maneiras pelas quais um jovem pode ser um exemplo. Que tal explorá-las em seu estudo pessoal? Digamos que você queira melhorar o primeiro ponto, “sua maneira de falar”. Pense em coisas que você pode dizer para encorajar os outros. Se você mora com seus pais, poderia agradecê-los com mais frequência por tudo o que fazem por você? Em reuniões, você poderia se esforçar para dar um feedback com suas próprias palavras? E, no final, poderia dizer a um irmão o que você gostou da participação dele no programa? Se você se esforçar para ser um exemplo por meio de suas palavras, outros verão seu progresso como servo de Deus. (1 Timóteo 4:15).

17. O que ajudará um jovem a alcançar seus objetivos espirituais? (2 Timóteo 2:22)

17 “Fuja dos desejos da mocidade e siga a justiça” (leia 2 Timóteo 2:22). Paulo disse a Timóteo para rejeitar desejos que poderiam impedi-lo de alcançar seus objetivos espirituais e afastá-lo de Jeová.  Você pode descobrir que há coisas em sua vida que, embora não sejam ruins, deixam pouco tempo para atividades espirituais. Por exemplo, pense em quanto tempo você gasta se exercitando, navegando na internet ou jogando videogame. Você poderia usar parte desse tempo para fazer mais por Jeová e pelos irmãos? Talvez você possa se voluntariar em sua congregação para ajudar na manutenção do Salão do Reino ou pregar com os carroções. Isso ajudará você a fazer amigos que o incentivarão a estabelecer metas espirituais e alcançá-las.

AS BÊNÇÃOS DE SERVIR AOS OUTROS

18. Por que podemos dizer que Marcos e Timóteo tiveram uma vida feliz e emocionante?

18 Marcos e Timóteo fizeram sacrifícios para servir aos outros e, graças a isso, viveram vidas felizes e emocionantes (Atos 20:35). O ministério de Marcos o levou a diferentes partes do mundo. Ele também escreveu um relato fascinante da vida de Jesus. Por sua vez, Timóteo ajudou Paulo a formar congregações e encorajar os irmãos. É claro que Jeová estava satisfeito com Marcos e Timóteo pelos sacrifícios que eles fizeram para servi-lo.

19. Por que é importante que os jovens apliquem o conselho de Paulo e qual será o resultado?

19 O que as cartas inspiradas de Paulo a Timóteo nos ensinam? Por um lado, que o apóstolo amava muito seu jovem amigo. E, por outro, que Jeová também ama você e quer que você se saia bem e seja feliz. Por isso, é importante aplicar o conselho de Paulo e cultivar o desejo de servir mais aos irmãos. Se fizer isso, você poderá desfrutar de uma vida feliz agora e "da vida que verdadeiramente é vida" no futuro. (1 Timóteo 6:18, 19).

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

O que você aprendeu com o exemplo de Marcos?

Mark permaneceu muito ocupado em seu serviço a Jeová e cercou-se de cristãos maduros. Por exemplo, se estabelecemos a meta de assumir uma determinada responsabilidade na congregação e ainda não a recebemos, devemos ser pacientes e continuar a buscar outras maneiras de servir a Jeová e aos irmãos.

O que o exemplo de Timóteo lhe ensina sobre como você deve tratar os outros?

Desde o momento em que começou a servir ao lado de Paulo, Timóteo demonstrou que se preocupava mais com os outros do que consigo mesmo. Isso nos ensina a demonstrar preocupação pelos outros. Nas reuniões, devemos tentar conversar com todos, independentemente da idade, perguntar como estão e ouvir suas respostas. Com o tempo, isso nos permitirá ver como podemos ajudá-los.

Que conselho Paulo pode dar a um jovem para ajudá-lo a progredir em seu serviço a Jeová?

Paulo disse: "Treine a si mesmo". Em grego, essa palavra era frequentemente usada para descrever o treinamento árduo de atletas que se preparavam para competições. Esses atletas precisavam de autodisciplina. Nós também precisamos dela para desenvolver hábitos que nos ajudem a fortalecer nossa amizade com Jeová. Um desses hábitos é ler a Bíblia todos os dias. Devemos lembrar que, ao fazer isso, nosso objetivo é fortalecer nossa amizade com Jeová.

Paulo disse a Timóteo que era importante que ele aprendesse a ler bem e fosse um bom professor. Mas também o aconselhou a demonstrar qualidades como amor, fé e castidade.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários