Estudo de A Sentinela, semana de 4 a 10 de agosto de 2025, O nome de Jeová: o que ele significa para Jesus, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 4 a 10 de agosto de 2025, O nome de Jeová: o que ele significa para Jesus, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo Claro: Resposta adicional
Celeste: Pontos adicionais
“Eu lhes fiz conhecer o teu nome e continuarei a fazê-lo conhecer” (JOÃO 17:26).
1, 2. a) O que Jesus fez na noite anterior à sua morte? b) O que responderemos neste artigo?
Era uma quinta-feira à noite. O dia 14 de nisã de 33 d.C. havia acabado de começar, e Jesus estava prestes a ser traído, julgado, condenado, torturado e executado. Ele estava reunido com seus fiéis apóstolos no cenáculo de uma casa. Após um jantar muito especial, Jesus lhes dirigiu algumas palavras encorajadoras de despedida. Então, pouco antes de todos irem embora, Jesus fez uma oração muito profunda. O apóstolo João a escreveu, e a encontramos em João, capítulo 17.
2 Neste artigo, veremos o que podemos aprender com a oração de Jesus: quais eram suas preocupações naquele momento e o que era importante para ele durante sua vida na Terra?
“EU LHES FIZ CONHECER O TEU NOME”
3. O que Jesus disse sobre o nome Jeová, e o que ele quis dizer? (João 17:6, 26)
3 Em sua oração, Jesus disse a Jeová: “Eu lhes fiz conhecer o teu nome”. E fica claro que isso era algo muito importante para ele, porque ele disse isso duas vezes. (é João 17:6, 26). Ele quis dizer que havia ensinado aos seus discípulos que o nome de Deus é Jeová? Claramente não. Eles sabiam disso muito bem, pois eram judeus e o nome de Deus aparecia milhares de vezes nas Escrituras Hebraicas. Ao fazer-lhes conhecer o nome de Deus, Jesus queria dizer que lhes havia ensinado o tipo de pessoa que Jeová é, incluindo seu propósito, suas ações e suas qualidades. Ninguém conhecia Jeová melhor do que ele, então ninguém podia ensinar-lhes tanto sobre Jeová quanto Jesus.
4, 5. (a) Como o nome de alguém pode vir a ter um significado especial? Explique com um exemplo. (b) Como o nome de Jeová passou a ter um significado tão especial para os apóstolos?
4 Por exemplo, imagine que há um ancião na sua congregação chamado David, um cirurgião. Você provavelmente o conhece há muitos anos. Mas suponha que um dia você tenha uma emergência médica. Você é levado às pressas para o hospital onde aquele irmão trabalha, e ele usa seus conhecimentos médicos para salvar sua vida. Você não o amaria ainda mais agora? E cada vez que você ouvir o nome dele, poderá se lembrar do que ele fez por você. Davi não é mais apenas um ancião na sua congregação; ele também é a pessoa que salvou a sua vida. Em outras palavras, o nome dele agora tem um significado especial para você.
5 Da mesma forma, embora os discípulos de Jesus já conhecessem o nome Jeová, eles passaram a conhecer melhor a pessoa que o carrega. Assim, o nome Jeová passou a ter um significado muito especial para eles. De que maneira? Foi graças ao ministério de Jesus. Ele refletiu perfeitamente a personalidade de seu Pai em tudo o que fez e disse. Ao ver como Jesus ensinava e tratava as pessoas, os apóstolos passaram a conhecer melhor a Jeová. (João 14:9; 17:3).
“TEU PRÓPRIO NOME, AQUELE QUE ME DESTE”
6. O que Jesus quis dizer quando afirmou que Jeová lhe havia dado seu próprio nome? (João 17:11, 12)
6 Falando de seus discípulos, Jesus disse a Jeová em sua oração: “Guarda-os por causa do teu próprio nome, que me deste.” (Leia João 17:11, 12.) Isso significa que Jesus também poderia ser chamado de Jeová? Não. Observe que, em sua oração, Jesus se refere ao nome de Jeová como “teu próprio nome”. Portanto, Jesus não mudou seu nome; ele não passou a se chamar “Jeová”. O que, então, ele quis dizer quando afirmou que Jeová lhe havia dado seu próprio nome? Primeiro, Jesus era o representante e porta-voz de Jeová. Ele veio em nome de seu Pai e realizou obras poderosas em seu nome. (João 5:43; 10:25). Além disso, o nome Jesus significa "Jeová é salvação". Como podemos ver, o significado do nome Jesus inclui o nome Jeová.
7. Explique com um exemplo por que Jesus podia falar em nome de Jeová.
7 Para entender melhor, vamos dar um exemplo. Um governante pode nomear alguém para ser seu embaixador — isto é, seu representante — e dar-lhe autoridade para falar em seu nome. A partir desse momento, as palavras do embaixador terão a mesma autoridade que as do governante. De forma semelhante, Jeová designou Jesus como seu representante e lhe deu autoridade para falar em seu nome. (Mateus 21:9; Lucas 13:35).
8. Em que sentido o nome de Jeová estava “em” Jesus antes de ele vir à Terra? (Êxodo 23:20, 21)
8 A Bíblia diz que Jesus é a Palavra porque Jeová o usou como porta-voz para dar informações e instruções aos anjos e aos humanos (João 1:1-3). Jesus foi provavelmente o anjo que Jeová enviou para guiar e proteger os israelitas enquanto viajavam pelo deserto. Por que eles tiveram que obedecer a esse anjo? Jeová explicou o motivo: “Meu nome está nele.” (Leia Êxodo 23:20, 21.) a Em que sentido o nome de Jeová estava “em” Jesus? No sentido de que ele é seu representante e o principal defensor de Jeová e da santidade do seu nome.
“PAI, GLORIFICAI O TEU NOME”
9. Como sabemos que o nome Jeová era muito importante para Jesus?
9 Como acabamos de ver, mesmo antes de Jesus vir à Terra, o nome Jeová era de extrema importância para ele. O mesmo pode ser dito de seu tempo aqui na Terra. Ele demonstrou com tudo o que fez que o nome de Jeová ainda era a coisa mais importante para ele. Perto do fim de seu ministério, Jesus orou a Jeová: “Pai, glorifica o teu nome”. Imediatamente seu Pai respondeu com grande voz do céu: “Eu o glorifiquei e o glorificarei novamente”. (João 12:28).
10, 11. (a) Como Jesus glorificou o nome de Jeová? (Veja também a imagem.) (b) Por que o nome de Jeová deve ser santificado e vindicado?
10 Jesus também glorificou o nome de seu Pai. Como ele fez isso? Uma maneira era falar aos outros sobre as belas qualidades e obras maravilhosas de Jeová. Mas essa não foi a única coisa que ele fez para glorificar aquele nome. Ele sabia que o nome de Jeová precisava ser santificado e sua reputação vindicada. Jesus mostrou a importância disso quando ensinou seus discípulos a orar. Ele disse: "Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome". (Mateus 6:9).
11 Por que devemos santificar e vindicar o nome de Jeová? Pois no Jardim do Éden, Satanás caluniou Jeová Deus, alegando que ele era um mentiroso e que estava privando Adão e Eva de algo bom. (Gênesis 3:1-5). O Diabo também insinuou que a maneira de Jeová agir não é correta. Essas mentiras eram um ataque direto à reputação ou ao nome de Jeová. Então, nos dias de Jó, Satanás afirmou que todos os que servem a Jeová o fazem apenas por interesse próprio. E esse mentiroso disse que nenhum ser humano ama a Jeová o suficiente para continuar a servi-lo quando surgem provações. (Jó 1:9-11; 2:4). Demorou tempo para mostrar quem estava dizendo a verdade: Jeová ou Satanás.
ILUSTRAÇÃO
Jesus proferindo o Sermão da Montanha para uma grande multidão.
Jesus ensinou aos seus discípulos a importância de santificar o nome de Deus. (Ver parágrafo 10.)
“EU DOU A MINHA VIDA”
12. O que Jesus estava disposto a fazer por amor ao nome de Jeová?
12 Jesus amava tanto seu Pai que queria fazer todo o possível para santificar e vindicar o nome de Jeová. Por isso, disse: "Eu dou a minha vida". (João 10:17, 18). De fato, ele estava disposto a morrer pelo nome de Jeová. Adão e Eva — os dois primeiros seres humanos perfeitos — viraram as costas para Jeová e se aliaram a Satanás. No entanto, Jesus estava disposto a vir à Terra e demonstrar seu amor por Jeová sendo obediente por toda a sua vida. (Hb 4:15; 5:7-10). Ele permaneceu absolutamente leal até a sua morte na estaca de tortura (Hb 12:2). Isso demonstrou seu amor por Jeová e pelo seu nome.
13. Por que não houve ninguém melhor que Jesus para provar que Satanás era o mentiroso? (Veja também a imagem.)
13 Por tudo o que fez durante a sua vida, Jesus provou, sem sombra de dúvida, que era Satanás, e não Jeová, quem estava mentindo. (João 8:44) Jesus é a pessoa em todo o universo que melhor conhece Jeová. Se qualquer uma das acusações de Satanás contra Jeová tivesse um pingo de verdade, Jesus saberia. Mas ele permaneceu determinado a defender o nome de Jeová, isto é, sua reputação. Mesmo quando parecia que Jeová o havia abandonado, ele escolheu morrer em vez de virar as costas para seu Pai amoroso. (Mateus 27:46). d
ILUSTRAÇÃO
Jesus na estaca de tortura.
Com tudo o que Jesus fez durante sua vida, ele provou, sem sombra de dúvida, que era Satanás, e não Jeová, quem estava mentindo. (Veja o parágrafo 13.)
“COMPLETEI O TRABALHO QUE VOCÊ ME ATRIBUIU”
14. Como Jeová recompensou Jesus por ser fiel?
14 Em sua oração na noite anterior à sua morte, Jesus disse a Jeová: “Completei a obra que me deste para fazer.” Ele confiava que Jeová o recompensaria por sua fidelidade. (João 17:4, 5) E ele não estava errado. Jeová não permitiu que ele permanecesse na sepultura (Atos 2:23, 24). Ele o ressuscitou e lhe deu uma posição superior no céu (Filipenses 2:8, 9). Muitos anos depois, Jesus começou a governar como Rei do Reino de Deus. E o que esse Reino realizaria? Jesus explicou quando nos ensinou a orar a Jeová: “Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.” — Mateus 6:10.
15. O que mais Jesus realizará?
15 Em breve, Jesus lutará contra os inimigos de Deus e destruirá os ímpios no Armagedom. (Apoc. 16:14, 16; 19:11-16). Ele então lançará Satanás no “abismo”, um lugar simbólico onde ele ficará preso e incapaz de fazer qualquer coisa. (Ap 20:1-3). Então começará o Reinado de Mil Anos, durante o qual Jesus trará paz à Terra e ajudará os seres humanos a se tornarem perfeitos. Ele ressuscitará os mortos e fará de toda a Terra um paraíso. O propósito de Jeová finalmente será cumprido! (Ap 21:1-4).
16. Como será a vida quando o Reinado de Mil Anos terminar?
16 Como será a vida quando o Reinado de Mil Anos terminar? O pecado e a imperfeição terão desaparecido. A humanidade não precisará mais pedir perdão por seus pecados com base em resgate. Nem precisará de mediador ou sacerdotes para se aproximar de Jeová. E “o último inimigo, a morte”, terá deixado de existir. Os mortos serão ressuscitados. Todos os que vivem na Terra serão perfeitos. (1 Coríntios 15:25, 26).
17, 18. (a) O que acontecerá no fim do Reinado de Mil Anos? (b) O que Jesus fará quando seu reinado terminar? (1 Coríntios 15:24, 28; veja também a imagem.)
17 O que mais acontecerá no final do Reinado de Mil Anos? Algo muito especial: o debate sobre a santificação do nome de Jeová chegará ao fim. No Jardim do Éden, Satanás alegou que Jeová era um mentiroso e um governante perverso que não tinha amor pelos humanos. Desde então, ao longo da história, os servos de Jeová têm santificado o seu nome repetidas vezes. Quando os 1.000 anos se passarem, sua reputação terá sido plenamente justificada. Nosso Pai celestial terá provado que realmente nos ama.
18 Então todos saberão que o que Satanás disse sobre Jeová era pura mentira. O que Jesus fará quando seu reinado terminar? Ele seguirá o exemplo de Satanás e se rebelará contra Jeová? Claro que não! (Leia 1 Coríntios 15:24, 28.) Jesus é muito diferente. Ele devolverá o Reino ao seu Pai e se submeterá ao seu governo. Ele estará disposto a fazer isso por amor a Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Jesus no céu, entregando sua coroa a Jeová.
Jesus estará disposto a devolver o Reino a Jeová no final de seu Reinado de Mil Anos. (Veja o parágrafo 18.)
19. O que o nome Jeová significa para Jesus?
19 Não é de admirar que Jeová estivesse disposto a dar o seu próprio nome ao seu Filho para ser seu representante. E Jesus cumpriu essa responsabilidade perfeitamente. Então, o que o nome Jeová significa para Jesus? Significa tudo para ele. Ele estava disposto a morrer por esse nome e estará disposto a devolver tudo a Jeová no final do Reinado Milenar. Como podemos imitar o exemplo deles? Descobriremos a resposta no próximo artigo.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como Jesus fez o nome de Jeová conhecido aos seus discípulos?
Embora os discípulos de Jesus já conhecessem o nome Jeová, eles passaram a conhecer melhor a pessoa que o carrega. Assim, o nome Jeová passou a ter um significado muito especial para eles. Jesus refletia perfeitamente a personalidade de seu Pai em tudo o que fazia e dizia. Ao ver como Jesus ensinava e tratava as pessoas, os apóstolos passaram a conhecer melhor a Jeová.
O que Jesus quis dizer quando afirmou que Jeová lhe havia dado seu próprio nome?
Primeiro, Jesus era o representante e porta-voz de Jeová. Ele veio em nome de seu Pai e realizou obras poderosas em seu nome. Além disso, o nome Jesus significa "Jeová é salvação". Como vemos, o significado do nome de Jesus inclui o nome Jeová.
O que Jesus estava disposto a fazer pelo nome de Jeová e por quê?
Ele estava disposto a morrer pelo nome de Jeová. Adão e Eva — os dois primeiros seres humanos perfeitos — viraram as costas para Jeová e se aliaram a Satanás. No entanto, Jesus estava disposto a vir à Terra e demonstrar seu amor por Jeová sendo obediente por toda a sua vida. Ele permaneceu absolutamente leal até sua morte na estaca de tortura. Isso demonstrou seu amor por Jeová e seu nome.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário