Estudo de A Sentinela, semana de 21 a 27 de julho de 2025, Busque o consolo de Jeová, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 21 a 27 de julho de 2025, Busque o consolo de Jeová, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo Claro: Resposta adicional
Celeste: Pontos adicionais
“Bendito seja [...] o Pai das ternas misericórdias e o Deus de toda consolação” (2 COR. 1:3).
1. Como era a vida dos judeus exilados na Babilônia?
Pense por um momento nos judeus que foram exilados na Babilônia. Como eles devem ter se sentido? Eles tinham visto a destruição de Jerusalém, sua cidade natal. E, por causa dos seus pecados e dos de seus antepassados, foram levados prisioneiros para uma terra estrangeira. (2 Crônicas 36:15, 16, 20, 21). É verdade que na Babilônia eles tinham um certo grau de liberdade e podiam levar uma vida relativamente normal (Jr 29:4-7). Mas a situação deles não era fácil, e certamente não era a vida que teriam escolhido levar. De fato, um deles expressou seus sentimentos desta forma: “Nós nos assentamos junto aos rios da Babilônia; choramos ao nos lembrarmos de Sião” (Sl 137:1). Claramente, os exilados precisavam de conforto, mas quem poderia provê-lo?
2, 3. (a) O que Jeová fez pelos judeus exilados? (b) O que consideraremos neste artigo?
2 Jeová é “o Deus de toda consolação” (2 Coríntios 1:3). Ele ama todos os que se aproximam dele e deseja confortá-los. Jeová sabia que alguns exilados aceitariam sua disciplina e retornariam para adorá-lo devidamente. (Isaías 59:20) É por isso que, mais de 100 anos antes de serem levados para a Babilônia, ele mandou Isaías escrever o livro que leva seu nome. Por quê? O próprio profeta escreveu: "Consolai, consolai o meu povo, diz o vosso Deus." (Isaías 40:1). Então Jeová usou o livro profético de Isaías para oferecer o conforto que os judeus exilados precisariam.
3 Nós também precisamos de conforto de vez em quando. Neste artigo, examinaremos três maneiras pelas quais Jeová consolou os judeus exilados: 1) Ele prometeu perdoar aqueles que se arrependessem, 2) Ele deu esperança aos seus servos e 3) Ele os ajudou a não ter medo. Em cada um dos três pontos veremos que hoje Jeová faz o mesmo para nos consolar.
JEOVÁ É MISERICORDIAL E NOS PERDOA
4. Como Jeová demonstrou sua misericórdia? (Isaías 55:7)
4 Jeová é “o Pai das ternas misericórdias” (2 Coríntios 1:3). E provou isso ao prometer perdoar os exilados que se arrependessem. (Leia Isaías 55:7.) Ele disse: “Serei gracioso contigo com eterna benignidade” (Isaías 54:8). Como Ele faria isso? Embora os judeus como um todo tivessem que sofrer as consequências de sua desobediência, Jeová prometeu-lhes que não permaneceriam na Babilônia para sempre. Chegaria o tempo em que seu exílio terminaria. (Isaías 40:2). Certamente essa promessa foi de grande conforto para os judeus arrependidos.
5. Por que podemos ter ainda mais certeza do que os judeus de que Jeová é misericordioso?
5 O que aprendemos? Jeová está disposto a nos perdoar generosamente. Os judeus exilados sabiam disso, mas hoje podemos ter muito mais certeza. Por quê? Porque sabemos tudo o que Jeová fez para nos perdoar. Séculos depois de Isaías falar sobre o perdão de Jeová, nosso Pai celestial enviou seu Filho à Terra para dar a vida por todos os pecadores arrependidos. Seu sacrifício serve de base para que nossos pecados sejam "apagados" e desapareçam completamente. (Números 3:19; Isaías 1:18; Efésios 1:7). Quão misericordioso é o nosso Deus!
6. Por que é bom meditarmos na misericórdia de Jeová? (Veja também as imagens.)
6 As palavras que Jeová inspirou em Isaías 55:7 podem ser de grande conforto para nós se cometemos um erro no passado e ainda nos sentimos profundamente culpados, mesmo que tenhamos nos arrependido. Há quem lute contra esses sentimentos, principalmente se ainda estiver sofrendo as consequências do que fez. Mas se confessamos o nosso pecado e paramos de cometê-lo, podemos ter certeza de que Jeová nos perdoou. E quando ele nos perdoa, ele escolhe não se lembrar mais do nosso pecado. (compare com Jeremias 31:34). Se Jeová não se importa com o que fizemos, não deixemos que ele se importe. Jeová se importa com o que fazemos agora, não com os erros que cometemos no passado. (Ez 33:14-16). E lembremo-nos de que muito em breve o Pai das ternas misericórdias fará desaparecer para sempre as consequências dos nossos erros.
ILUSTRAÇÃO
Um irmão caminha sorrindo. As imagens contrastam o que ele costumava fazer com o que faz agora. Erros que ele cometeu no passado: 1. Jogar videogames violentos. 2. Beber e fumar em excesso. 3. Ver conteúdo impróprio no computador. O que ele está fazendo agora: 1. Limpar o Salão do Reino. 2. Conversar com uma irmã mais velha. 3. Pregar.
Jeová não considera os erros que cometemos no passado, mas o que estamos fazendo agora. (Veja o parágrafo 6.)
7. O que tornará mais fácil para nós darmos o passo de confessar um pecado?
7 E o que devemos fazer se nos sentirmos culpados porque cometemos um pecado grave e não o confessamos? A Bíblia nos incentiva a pedir ajuda aos anciãos (Tiago 5:14, 15). É claro que pode não ser fácil contar a eles o que fizemos. Mas lembremo-nos de que Jeová designou esses homens fiéis para nos ajudar. Então, se estivermos arrependidos e tivermos em mente que tanto Jeová quanto os anciãos nos tratarão com amor e misericórdia, será mais fácil dar esse passo. Vejamos como Jeová demonstrou misericórdia e consolou um irmão chamado Arthur, que se sentia muito culpado por algo que havia feito. Ele conta: “Passei cerca de um ano vendo pornografia. Mas um dia ouvi uma palestra sobre a consciência e confessei isso à minha esposa e aos anciãos. Um grande peso foi tirado de mim, mas eu ainda me sentia muito mal pelo que havia feito. Os anciãos, com amor, me garantiram que Jeová não havia me rejeitado e que ele nos disciplina porque nos ama. Suas palavras tocaram meu coração e me ajudaram a superar pensamentos negativos.” Hoje, Arthur é pioneiro regular e servo ministerial. Como é consolador saber que, se nos arrependermos, Jeová nos perdoa!
JEOVÁ NOS DÁ ESPERANÇA
8. (a) Que esperança Jeová deu aos exilados? (b) De acordo com Isaías 40:29–31, que efeito a esperança teria sobre os judeus arrependidos?
8 A Babilônia era uma potência mundial conhecida por nunca libertar seus prisioneiros. Portanto, do ponto de vista humano, parecia que os judeus exilados não tinham chance de retornar para casa (Is 14:17). Mas Jeová deu esperança aos seus servos: Ele prometeu libertá-los. E nada nem ninguém pôde detê-lo! (Is. 44:26; 55:12). Para Jeová, Babilônia não passava de uma camada de pó. (Is. 40:15) Um suspiro, e adeus ao pó! Essa esperança daria grande conforto aos exilados, e não apenas isso, pois Isaías escreveu: “Aqueles que depositam sua esperança no Senhor recuperarão as forças”. (leia Isaías 40:29-31). A esperança lhes daria tanta força que poderiam voar “como se estivessem em asas de águia”.
9. Que razão poderosa os exilados tinham para confiar em Jeová e em suas promessas?
9 Os exilados tinham um motivo muito forte para confiar em Jeová e em suas promessas. Qual era? Pensemos em todas as profecias de Jeová que eles viram cumpridas. Por exemplo, eles sabiam que a Assíria havia conquistado Israel, o reino do norte, e levado seus habitantes como prisioneiros (Is 8:4). Eles tinham visto os babilônios destruírem Jerusalém e levarem seus habitantes para o exílio (Is 39:5-7). E sabiam que o rei da Babilônia havia cegado o rei Zedequias e o levado para a Babilônia (Jr 39:7; Ez 12:12, 13). Tudo o que Jeová havia predito se cumpriu (Is 42:9; 46:10). Isso certamente os convenceu de que Jeová também cumpriria sua promessa de livrá-los.
10. O que nos ajudará a manter a esperança clara em mente durante estes últimos dias?
10 O que aprendemos? Se estivermos desanimados, a esperança pode ser uma fonte de conforto que nos ajuda a recuperar as forças. É verdade que vivemos em tempos muito complicados e que temos inimigos muito poderosos, mas não devemos desanimar. Jeová nos deu a maravilhosa esperança de viver para sempre em verdadeira paz e segurança. Devemos manter essa promessa bem clara em nossas mentes e corações. Caso contrário, ela pode se tornar turva, como se estivéssemos olhando uma bela paisagem através de uma janela suja. O que nos ajudará a “limpar a janela”, isto é, a manter a esperança cristalina em nossas mentes? Vamos reservar um tempo regularmente para imaginar como será linda a nossa vida no Novo Mundo. Vamos ler artigos, assistir a vídeos e ouvir músicas que falam da nossa esperança. E vamos contar a Jeová quais promessas nos emocionam mais.
11. Como uma irmã que sofre de problemas crônicos de saúde recupera suas forças?
11 Vejamos o exemplo de uma irmã chamada Joy, que sofre de problemas crônicos de saúde. Ela conta como a esperança a conforta e fortalece: “Quando sinto que não aguento mais, abro meu coração a Jeová, confiante de que ele me entende. E Jeová respondeu me dando ‘poder além do normal’.” (2 Coríntios 4:7). Ela também se imagina frequentemente no novo mundo, onde “nenhum habitante dirá: ‘Estou doente’”. (Isaías 33:24). Se também contarmos a Jeová tudo o que sentimos e nos concentrarmos em nossa esperança, poderemos recuperar nossas forças.
12. Que razão poderosa temos para confiar em Jeová e em suas promessas? (Veja também as figuras.)
12 Assim como os judeus exilados, nós também temos um motivo muito poderoso para confiar em Jeová e em suas promessas. Pensemos em todas as profecias que se cumprem diante dos nossos olhos. Por exemplo, existe uma potência mundial que é "em parte forte e em parte frágil". (Daniel 2:42, 43). Também ouvimos que “terremotos estão ocorrendo em um lugar após o outro” e estamos pregando em “todas as nações”. (Mateus 24:7, 14). Ver o cumprimento dessas profecias e de muitas outras nos conforta e fortalece nossa fé de que todas as outras promessas de Jeová também se cumprirão.
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã lê algumas profecias bíblicas e medita nelas. Série de imagens: 1. Um casal prega com sua carroça e conversa com um homem. 2. Um pai e um filho observam os danos causados por um desastre natural. 3. Uma pedra atinge os pés da estátua no sonho de Nabucodonosor, descrito em Daniel capítulo 2. 4. Um grupo de pessoas felizes no Paraíso.
As profecias que vemos se cumprindo hoje nos dão um forte motivo para confiar nas promessas de Jeová. (Veja o parágrafo 12.)
JEOVÁ NOS AJUDA A NÃO TER MEDO
13. (a) Que dificuldades os judeus enfrentariam à medida que sua libertação se aproximasse? (b) De acordo com Isaías 41:10–13, como Jeová consolou os judeus exilados?
13 Jeová consolou os exilados dando-lhes uma bela esperança, mas, ao mesmo tempo, sabia que tempos muito difíceis viriam quando sua libertação se aproximasse. Ele havia predito que, até lá, um rei poderoso conquistaria as nações vizinhas e então atacaria a própria Babilônia. (Is. 41:2-5) Os judeus tinham razão para ter medo? Muito antes disso acontecer, Jeová já havia escrito estas palavras que os consolariam: “Não tenham medo, pois estou com vocês. Não fiquem aflitos, pois eu sou o seu Deus.” (Leia Isaías 41:10-13.) Por que ele disse: "Eu sou o seu Deus"? Obviamente, não foi para lembrá-los de adorá-lo, mas para que não se esquecessem de que ele estaria com eles para ajudá-los (Sl 118:6).
14. O que mais Jeová fez para ajudar os judeus exilados a não terem medo?
14 Jeová fez ainda outra coisa para ajudar os exilados a não terem medo: Ele os lembrou de que seu conhecimento e poder são infinitos. Pediu que olhassem para o céu e disse que ele não apenas criou as estrelas, mas que sabe o nome de cada uma delas. (Isaías 40:25-28). Então ele também deve saber os nomes de cada um de seus servos. E se ele tinha o poder de criar as estrelas, é claro que também tem o poder de ajudar seu povo. Na realidade, os judeus exilados não tinham motivos para ter medo.
15. O que Jeová fez para ajudar os judeus exilados a se prepararem?
15 Jeová também instruiu seus servos a se prepararem. Em um capítulo anterior do livro de Isaías, ele disse à nação: “Entrem nos seus aposentos e fechem as portas atrás de vocês. Escondam-se por um pouco, até que a fúria passe.” (Is. 26:20). Este versículo pode ter tido seu primeiro cumprimento quando o Rei Ciro conquistou a Babilônia. Segundo o historiador grego Xenofonte, quando Ciro entrou na Babilônia, deu a seus soldados a ordem de matar qualquer um que encontrassem do lado de fora [de suas casas] (Ciropédia, traduzido por Ana Vegas Sansalvador). Como os habitantes da Babilônia devem ter ficado apavorados! Entretanto, é possível que os judeus exilados tenham salvado suas vidas obedecendo às instruções de Jeová.
16. Por que não devemos ter medo quando pensamos na Grande Tribulação? (Veja também a imagem.)
16 O que aprendemos? A maior tribulação da história da humanidade está chegando. Quando começar, as pessoas geralmente se sentirão confusas e aterrorizadas. Mas nós não, porque sabemos que Jeová é o nosso Deus. Olharemos para o futuro com confiança, sabendo que a nossa "libertação está próxima". (Lucas 21:28). E continuaremos a confiar em Jeová mesmo quando uma coalizão de nações nos atacar. Jeová nos protegerá com seus anjos e nos dará instruções que salvarão nossas vidas. Como Ele nos transmitirá essas instruções? Ainda não sabemos. Ele provavelmente as transmitirá por meio de nossas congregações. Essas podem ser as "câmaras interiores" onde encontramos segurança. Se quisermos estar preparados, precisamos permanecer perto de nossos irmãos, obedecer de bom grado às instruções da organização e estar convencidos de que é Jeová quem a dirige. (Hb 10:24, 25; 13:17).
ILUSTRAÇÃO
Durante a Grande Tribulação, vários irmãos leram a Bíblia juntos em um quarto à noite. Eles olharam pela janela, e um deles apontou para o céu.
Pensar que Jeová é poderoso e pode nos salvar nos ajudará a evitar o medo durante a Grande Tribulação. (Veja o parágrafo 16.)
17. O que você pode fazer para buscar o consolo que Jeová nos dá?
17 Embora a vida não fosse fácil para os judeus exilados na Babilônia, Jeová lhes deu o conforto de que precisavam. E fará o mesmo por nós. Portanto, não importa o que aconteça no futuro, continue buscando o consolo que Jeová nos dá. Lembre-se de que ele é misericordioso. Esforce-se para manter a esperança viva em sua mente. E não se esqueça de que Jeová é seu Deus, então você não tem nada a temer.
COMO OS SEGUINTES VERSÍCULOS TE CONFORTAM?
Isaías 55:7
Pode ser um grande conforto se cometemos um erro no passado e ainda nos sentimos profundamente culpados, mesmo depois de nos arrependermos, especialmente se ainda sofremos as consequências do que fizemos. Mas se confessamos nosso pecado e paramos de cometê-lo, podemos ter certeza de que Jeová, "o Pai das ternas misericórdias", nos perdoou. (2 Coríntios 1:3)
Isaías 40:29-31
Se estivermos desanimados, a esperança pode ser uma fonte de conforto que nos ajuda a recuperar as forças. É verdade que vivemos em tempos muito difíceis e que temos inimigos muito poderosos, mas não devemos desanimar. Jeová nos deu a maravilhosa esperança de viver para sempre em verdadeira paz e segurança.
Isaías 41:10-13
Jeová consolou os exilados dando-lhes uma bela esperança, mas, ao mesmo tempo, sabia que tempos muito difíceis viriam quando sua libertação se aproximasse. Muito antes disso, Jeová lhes disse: “Não tenham medo, pois estou com vocês. Não se aflijam, pois sou o seu Deus.” Essas palavras também nos confortam hoje, porque sabemos que, mesmo que “tempos difíceis” se aproximem, Ele estará conosco para nos ajudar.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário