Estudo de A Sentinela, semana de 14 a 20 de julho de 2025, Imite os anjos fiéis, Respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 14 a 20 de julho de 2025, Imite os anjos fiéis, Respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo Claro: Resposta adicional

Celeste: Pontos adicionais

“Louvai ao Senhor, todos os seus anjos” (Sl 103:20).

1, 2. a) O que nos distingue dos anjos? b) O que temos em comum com os anjos?

Quando Jeová o trouxe à verdade, ele o convidou a se tornar parte de sua família de adoradores. Essa família é amorosa e diversa, composta não apenas por nossos irmãos e irmãs do mundo inteiro, mas também por milhões de anjos. (Dan. 7:9, 10) Quando pensamos em anjos, podemos nos lembrar de tudo o que nos torna diferentes deles. Por exemplo, eles foram criados muito antes dos humanos (Jó 38:4, 7). Eles são mais poderosos e também santos e justos a um grau inatingível para nós, porque somos imperfeitos. (Lucas 9:26).

2 Agora, apesar dessas diferenças, temos muito em comum com os anjos. Por exemplo, tanto eles como nós podemos refletir as belas qualidades de Jeová, desfrutar da liberdade de escolha e ter nosso próprio nome, personalidade e diferentes tarefas em nosso serviço a Jeová. Além disso, assim como os anjos, temos a necessidade de adorar nosso Criador.(1 Pedro 1:12).

3. O que podemos aprender com os anjos fiéis?

3 Já que temos muito em comum com os anjos, Seu bom exemplo nos encoraja e nos ensina muitas lições valiosas. Neste artigo vamos analisar como Podemos imitar sua humildade, seu amor pelas pessoas, sua resistência e seu trabalho duro para manter a congregação limpa.

OS ANJOS SÃO HUMILDES

4. a) De que maneiras os anjos demonstram sua humildade? b) Por que os anjos são humildes? (Salmo 89:7)

4 Os anjos fiéis são humildes. Embora tenham muita experiência e sejam muito poderosos e sábios, eles obedecem às instruções de Jeová. (Sl 103:20). Eles realizam as tarefas que Jeová lhes designa sem se gabar do que fazem ou de seus poderes sobre-humanos. Eles se sentem felizes fazendo a vontade de Deus, mesmo que os outros nunca saibam seus nomes. (Gênesis 32:24, 29; 2 Reis 19:35). Eles se recusam a aceitar a glória que pertence a Jeová. Por que os anjos são tão humildes? Porque eles amam a Jeová e o respeitam profundamente (é Salmo 89:7).

5. Como um anjo demonstrou humildade ao corrigir o apóstolo João? (Veja também a imagem.)

5 Vamos rever uma história que demonstra claramente a humildade dos anjos. Por volta do ano 96, um anjo cujo nome desconhecemos deu ao apóstolo João uma visão aterrorizante (Apocalipse 1:1). Como João reagiu ao ver essas coisas extraordinárias? Ele se curvou para adorar o anjo. Mas o anjo imediatamente o interrompeu e disse: "Cuidado! Não faça isso! Sou apenas um escravo como você e seus irmãos [...]. Adore a Deus!" (Apocalipse 19:10). Que resposta humilde! O anjo não queria receber glória ou louvor. Ele imediatamente direcionou a atenção de João para Jeová. Além disso, ele não se considerava mais importante do que João. Embora tivesse servido a Jeová por muito mais tempo e fosse muito mais poderoso do que o apóstolo, ele se humilhou e disse: "Sou escravo como você." E mesmo tendo que corrigir João, ele não repreendeu nem tratou o apóstolo idoso com dureza. Em vez disso, falou com ele com gentileza. Ele provavelmente percebeu que a reação de Juan se devia ao fato de ele estar chocado.

ILUSTRAÇÃO

Um anjo diz ao apóstolo João para não se curvar diante dele nem adorá-lo.

O anjo foi humilde quando falou com João e o corrigiu. (Veja parágrafo 5.)

6. Como podemos imitar a humildade dos anjos?

6 Como podemos imitar a humildade dos anjos? Executar nossas tarefas sem nos gabar ou dar a impressão de que temos habilidades especiais (1 Coríntios 4:7). Nem devemos pensar que somos superiores aos outros simplesmente porque servimos a Jeová por mais tempo ou porque temos certas responsabilidades. Na verdade, quanto mais responsabilidades temos, mais devemos nos ver como um dos menos (Lucas 9:48). Seguindo o exemplo dos anjos, queremos servir aos outros; não queremos que eles se sintam mais importantes do que eles.

7. Como podemos demonstrar humildade quando corrigimos ou aconselhamos alguém?

7 Também podemos demonstrar humildade se tivermos que corrigir ou aconselhar alguém, seja um irmão ou nossos filhos. Às vezes, precisamos dar conselhos firmes e diretos. Mas, assim como o anjo gentilmente corrigiu João, podemos ser firmes sem deixar a pessoa arrasada. Se não nos considerarmos superiores aos outros, daremos conselhos baseados na Bíblia com respeito e amor. (Colossenses 4:6).

OS ANJOS AMAM AS PESSOASS

8. a) De acordo com Lucas 15:10, como os anjos demonstram que amam as pessoas? b) Qual o papel dos anjos na pregação? (Veja também a imagem.)

8 Os anjos não são indiferentes ao que acontece com as pessoas. Pelo contrário, eles as amam. Eles se alegram quando um pecador se arrepende, isto é, quando uma ovelha perdida retorna a Jeová ou quando uma pessoa conhece a verdade e faz mudanças para servir a Deus. (é Lucas 15:10). Os anjos também têm um papel importante na pregação. (Apoc. 14:6). Embora não preguem diretamente às pessoas, eles podem nos direcionar a uma pessoa que deseja aprender sobre Jeová. É claro que não podemos ter certeza de que anjos intervieram em um caso específico. Afinal, Jeová pode usar outros meios — como seu espírito santo — para ajudar as pessoas ou guiar seus servos. (Atos 16:6, 7) Mas Jeová usa seus anjos com frequência. Portanto, quando pregamos, podemos ter certeza de que eles estarão lá para nos apoiar. (Veja o quadro "Suas Orações Foram Atendidas".)

ILUSTRAÇÃO

Um casal caminha pela rua com um carrinho de pregação. Anjos estão acima deles, fazendo com que a irmã note uma jovem sentada em um banco com o rosto triste.

Um casal que terminou de pregar com sua carroça está voltando para casa. Então, a irmã vê uma mulher com uma expressão triste. Ela entende que os anjos podem nos guiar até pessoas que buscam ajuda espiritual e se sente impelida a falar com ela e confortá-la. (Ver parágrafo 8.)

9. Como podemos imitar o amor que os anjos sentem pelas pessoas?

9 Como podemos imitar o amor que os anjos sentem pelas pessoas? Quando a congregação anuncia que alguém foi readmitido, podemos nos alegrar como os anjos. Acolhamos o irmão com carinho e deixemos que ele saiba que nos importamos com ele. (Lucas 15:4-7; 2 Coríntios 2:6-8). Outra maneira de imitar os anjos é fazer o nosso melhor na pregação. (Ecl. 11:6). E, assim como os anjos nos apoiam quando pregamos, podemos procurar maneiras de apoiar nossos irmãos no ministério. Por exemplo, o que aconteceria se saíssemos para pregar com um novo publicador ou ajudássemos um irmão mais velho ou doente a participar do ministério?

10. O que a experiência de Sara nos ensina?

10 E se as nossas circunstâncias não nos permitirem fazer tanto quanto gostaríamos? Ainda assim, podemos encontrar novas maneiras de colaborar com os anjos na pregação. Vejamos a experiência de uma irmã da Índia chamada Sara. Após cerca de 20 anos de serviço pioneiro, ela ficou tão doente que não conseguia mais sair da cama. Naturalmente, ela se sentiu muito deprimida. No entanto, graças ao apoio e ao amor dos irmãos e irmãs e à sua leitura regular da Bíblia, ela gradualmente recuperou o ânimo. É claro que ela teve que adaptar sua maneira de pregar. Como não conseguia nem sentar para escrever cartas, só conseguia pregar por telefone. Então, ela ligou para as pessoas que costumava visitar, e elas lhe contaram sobre outras pessoas que poderiam gostar de estudar a Bíblia. Qual foi o resultado? Em poucos meses, Sara tinha 70 cursos bíblicos. Eram tantos que ela não conseguiu frequentar todos! Então, ela passou alguns desses cursos para outros irmãos da congregação. Muitos desses alunos frequentam nossas reuniões. Sem dúvida, os anjos devem estar muito felizes por poderem trabalhar lado a lado com irmãos como Sara, que se dedicam totalmente na pregação.

Os anjos demonstram resiliência

11. De que maneiras os anjos fiéis nos dão um excelente exemplo de perseverança?

11 Os anjos fiéis nos dão um excelente exemplo de perseverança. Eles suportaram a injustiça e o mal por milhares de anos. Viram Satanás e muitos anjos que outrora serviram a Deus ao lado deles se rebelarem contra Jeová. (Gn 3:1; 6:1, 2; Jz 6). A Bíblia fala de um anjo que teve que enfrentar a oposição de um demônio poderoso. (Daniel 10:13). Além disso, ao longo da história humana, os anjos viram que muito poucas pessoas escolheram servir a Jeová. Apesar de tudo isso, eles permanecem leais e continuam servindo a Jeová com alegria e entusiasmo. Sabem que, no devido tempo, Deus porá fim a toda injustiça.

12. O que nos ajudará a perseverar?

12 Como podemos imitar a perseverança dos anjos? Nós também podemos ver injustiças ou sofrer oposição, mas estamos tão convencidos quanto eles de que, no devido tempo, Deus porá fim a todo o mal. Portanto, como os anjos fiéis, “não deixemos de fazer o que é certo”. (Gálatas 6:9). Além disso, Jeová promete nos ajudar a perseverar (1 Coríntios 10:13). Podemos pedir a Ele que nos dê Seu espírito, que nos ajuda a ter paciência e felicidade. (Gál. 5:22; Col. 1:11) O que você pode fazer se enfrentar oposição? Confie plenamente em Jeová e não tenha medo. Ele estará sempre ao seu lado e lhe dará forças. (Hb 13:6).

ANJOS AJUDAM A MANTER A CONGREGAÇÃO LIMPA

13. Que trabalho especial os anjos realizam durante os últimos dias? (Mateus 13:47-49)

13 Nos últimos dias, Jeová designou aos anjos uma tarefa especial. (Leia Mateus 13:47-49.) A obra de pregação atrai milhões de pessoas de todas as classes sociais. Algumas tomam as medidas necessárias para se tornarem cristãs, mas outras não. Os anjos são encarregados de separar "os maus dos justos". Dessa forma, eles ajudam a proteger a pureza da congregação. Isso não significa que se alguém, por qualquer motivo, parar de se associar conosco, nunca mais poderá retornar, nem que não haverá problemas na congregação. De qualquer forma, podemos ter certeza de que os anjos estão trabalhando duro para ajudar a manter as congregações limpas.

14, 15. Como podemos imitar a preocupação dos anjos pela limpeza espiritual e moral da congregação? (Veja também as imagens.)

14 Como podemos imitar a preocupação dos anjos pela limpeza da congregação? Nós nos esforçamos para permanecer moral e espiritualmente limpos. Cada um de nós deve proteger o próprio coração escolhendo boas companhias e rejeitando qualquer coisa que possa nos afastar de Jeová. Dessa forma contribuímos para manter nossa congregação limpa (Sl 101:3). Também podemos ajudar nossos irmãos e irmãs a serem fiéis a Jeová. Por exemplo, o que devemos fazer se soubermos que um irmão cometeu um pecado grave? Por causa do nosso amor por esse irmão, nós o encorajamos a falar com os anciãos. Se ele não o fizesse, seríamos nós que teríamos que informar os anciãos. Queremos que nosso irmão espiritualmente fraco receba a ajuda de que necessita o mais rápido possível. (Tiago 5:14, 15).

15 Infelizmente, alguns que cometem pecados graves precisam ser removidos da congregação. Nesses casos, paramos de nos associar a eles. (1 Cor. 5:9-13) Esta medida contribui para a limpeza da congregação.Além disso, não nos associarmos com aqueles que foram afastados da congregação é, na verdade, um sinal de bondade para com eles. Nossa postura firme pode motivá-los a reconsiderar.Se isso acontecer, nos alegraremos, assim como Jeová e os anjos (Lucas 15:7).

ILUSTRAÇÃO

Série de imagens: 1. Duas irmãs estão em um parque, sentadas em um banco, tomando café. Uma delas conversa com a outra, que olha para o outro lado. 2. Mais tarde, a irmã que estava conversando está no Salão do Reino, contando algo a dois idosos.

O que devemos fazer se descobrirmos que um irmão cometeu um pecado grave? (Ver parágrafo 14.)

16. De que maneiras você se esforçará para imitar os anjos?

16 É uma grande honra ver com os olhos da fé tudo o que os anjos fazem e trabalhar lado a lado com eles. Esforcemo-nos por imitar sua humildade, seu amor pelas pessoas, sua resistência e sua preocupação com a limpeza moral e espiritual da congregação. Se imitarmos os anjos fiéis, também poderemos fazer parte da família de adoradores de Jeová por toda a eternidade.

COMO PODEMOS IMITAR AS SEGUINTES QUALIDADES DOS ANJOS?

Sua humildade

Cumprindo nossas designações sem nos gabar ou dar a impressão de que temos habilidades especiais. Nem devemos nos achar superiores aos outros simplesmente por servirmos a Jeová por mais tempo ou por termos certas responsabilidades.

Seu amor pelas pessoas

Quando a congregação anuncia que alguém foi readmitido, podemos nos alegrar como os anjos. Vamos acolher calorosamente o irmão e demonstrar que nos importamos com ele. Outra maneira de imitar os anjos é nos esforçar ao máximo na pregação. E, assim como os anjos nos apoiam quando pregamos, podemos buscar maneiras de apoiar nossos irmãos no ministério.

Seu interesse pela limpeza da congregação

Esforçando-se para permanecer moral e espiritualmente limpos. Cada um de nós deve proteger o coração escolhendo boas companhias e rejeitando qualquer coisa que possa nos afastar de Jeová. Dessa forma, ajudamos a manter nossa congregação limpa. Também podemos ajudar nossos irmãos na fé a permanecerem fiéis a Jeová.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários