Estudo de A Sentinela, semana de 1 a 7 de setembro de 2025, Aceitando modestamente as coisas que não sabemos, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 1 a 7 de setembro de 2025, Aceitando modestamente as coisas que não sabemos, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo Claro: Resposta adicional
Celeste: Pontos adicionais
“Não está em nosso poder compreender o Todo-Poderoso” (JÓ 37:23).
1. Que habilidade Jeová nos deu e por quê?
Jeová nos criou com a capacidade de pensar, aprender e entender como aplicar o que aprendemos. Por que ele nos fez assim? Porque ele quer que encontremos “o conhecimento de Deus” e usemos nossa capacidade de raciocínio para tomar boas decisões ao servi-lo. (Pv 2:1-5; Rm 12:1).
2. a) O que devemos reconhecer? (Jó 37:23, 24; veja também a imagem.) b) Como nos beneficia ser modestos e reconhecer que não sabemos tudo?
2 Embora Jeová nos tenha criado com a capacidade de aprender, a verdade é que não sabemos tudo. (Jó 37:23, 24). Consideremos o exemplo de Jó. Jeová lhe fez uma série de perguntas que mostraram que ele tinha muitas coisas que desconhecia. Isso o ajudou a corrigir sua perspectiva e a entender sua necessidade de ser humilde. (Jó 42:3-6). Também nos beneficia sermos modestos e aceitar que há coisas que não sabemos. Essa modéstia nos ajuda a confiar humildemente que Jeová sempre nos revelará o que realmente precisamos saber para tomar boas decisões. (Provérbios 2:6).
ILUSTRAÇÃO
Raios de luz emergem das nuvens e iluminam Jó enquanto Jeová fala com ele. Eliú e os três falsos amigos estão por perto, observando.
Assim como Jó, nós também nos beneficiamos ao aceitar que há coisas que não sabemos. (Veja parágrafo 2.)
3. O que analisaremos neste artigo?
3 Neste artigo, exploraremos algumas coisas que não sabemos e por que elas às vezes podem ser um desafio. Também veremos por que, em última análise, é bom não saber certas coisas. O que aprendemos nos ajudará a confiar mais profundamente que Jeová, "que é perfeito em conhecimento", nos dirá o que realmente precisamos saber. (Jó 37:16).
NÃO SABEMOS QUANDO O FIM CHEGARÁ
4. De acordo com Mateus 24:36, O que não sabemos?
4 (Leia Mateus 24:36). Não sabemos quando chegará o fim deste sistema. Nem mesmo Jesus, enquanto esteve na Terra, sabia "o dia e a hora". Ele então disse aos apóstolos que Jeová, que é o Senhor do Tempo, usa “sua própria autoridade” para decidir quando certas coisas ocorrerão. (Atos 1:6, 7) Jeová já definiu a data em que o fim deste sistema ocorrerá, e não podemos descobrir.
5. Como não saber exatamente quando o fim chegará pode nos afetar?
5 Considerando o que Jesus disse, não sabemos quanto tempo teremos que esperar até que o fim chegue. É por isso que podemos ficar impacientes ou desanimados, especialmente se servimos a Jeová há anos. Ou talvez tenhamos dificuldade em suportar as provocações da família e de outras pessoas porque o fim ainda não chegou. (2 Pedro 3:3, 4). Podemos até pensar: “Se eu soubesse a data exata, teria muito mais facilidade em ser paciente e aguentar as provocações”.
6. Por que é bom que não saibamos a data do fim?
6 Ao não nos dizer a data em que o fim virá, Jeová nos dá a oportunidade de mostrar que o servimos porque o amamos e confiamos nele. Queremos servi-Lo para sempre, não até um dia específico, como se nossa fé tivesse uma data de validade. Quando pensamos no “dia de Jeová”, não queremos nos concentrar em quando ele chegará, mas no que ele realizará. Pensar no que Deus vai fazer nos ajudará a nos aproximar dele e a fazer o melhor para agradá-lo. (2 Pedro 3:11, 12).
7. O que sabemos?
7. Estamos certos em focar no que sabemos. E o que sabemos? Desde 1914, vivemos nos últimos dias. Na Bíblia, Jeová nos deu profecias que comprovam isso e também nos dão detalhes de como seria a vida durante esse período. Portanto, sabemos com absoluta certeza que "o grande dia de Jeová está próximo". (Sof. 1:14). Também sabemos que Jeová quer que façamos algo: pregar “as boas novas do Reino” ao maior número possível de pessoas. (Mateus 24:14). E estamos proclamando esta mensagem em cerca de 240 países e territórios, e em mais de 1.000 idiomas. Certamente não precisamos saber o "dia e a hora" para participar entusiasticamente deste trabalho importante?
NÃO SABEMOS O QUE JEOVÁ PODE FAZER PARA NOS AJUDAR
8. A que se refere a expressão “a atividade do verdadeiro Deus”? (Eclesiastes 11:5)
8 Nem sempre conhecemos “a atividade do verdadeiro Deus” (leia Eclesiastes 11:5). Que atividade é essa? É tudo o que Jeová faz — ou permite — que aconteça para que sua vontade seja cumprida. Não podemos saber com certeza por que ele permite que certas coisas aconteçam ou o que exatamente ele fará para nos ajudar. (Sl 37:5). A Bíblia diz que, para nós, saber isso é tão inatingível quanto entender o desenvolvimento de um bebê no útero de sua mãe, algo que os cientistas ainda não entendem completamente hoje.
9. Que desafios podemos enfrentar por não saber o que Jeová fará para nos ajudar?
9 Não saber o que Jeová fará para nos ajudar pode ser um desafio. Por um lado, podemos ficar indecisos e hesitantes em tomar certas decisões, como simplificar nossas vidas para pregar mais ou nos mudar para um lugar onde mais publicadores são necessários. Por outro lado, se as coisas não saem como esperávamos, podemos nos perguntar se Jeová está feliz conosco. Talvez tenhamos um objetivo, mas não conseguimos alcançá-lo. Ou tentamos pregar com afinco, mas ninguém responde. Ou estamos envolvidos em uma obra e encontramos obstáculos. Como resultado, podemos pensar: "Jeová não está me ajudando?"
10. Já que não sabemos como Jeová agirá, que qualidades podemos desenvolver?
10 No entanto, não saber como Jeová agirá nos ajuda a desenvolver qualidades indispensáveis, como humildade e modéstia. Ele nos lembra que Seus pensamentos e caminhos estão acima dos nossos (Is. 55:8, 9). Também aprendemos a confiar plenamente que as coisas sempre darão certo se confiarmos nEle. Se nos saímos bem na pregação ou em um projeto organizacional, não hesitamos em dar a Ele todo o crédito. (Sl 127:1; 1 Co 3:7). Mas se as coisas não saírem como esperávamos, podemos ficar tranquilos sabendo que Jeová vê tudo e tem tudo sob controle. (Isaías 26:12). Fazemos o que está em nossas mãos e deixamos o resto nas mãos de Jeová. Embora não esperemos que Ele faça milagres para nos mostrar o caminho, como já fez no passado, estamos confiantes de que Ele nos dará a orientação de que precisamos. (Números 16:6-10).
11. Que coisas importantes sabemos?
11 Lembrar das coisas que sabemos nos ajuda. E o que sabemos? Que Jeová é sempre amoroso, justo e sábio, que ele valoriza muito o que fazemos por ele e por nossos irmãos, e que ele sempre recompensa aqueles que lhe são leais. (Hb 11:6).
NÃO SABEMOS O QUE ACONTECERÁ AMANHÃ
12. De acordo com Tiago 4:13, 14, O que não sabemos?
12 (Leia Tiago 4:13, 14). Uma verdade fundamental é que não sabemos como será nossa vida amanhã. "Algum momento ruim e algum evento inesperado" podem acontecer com todos nós. (Ecl. 9:11). É por isso que é impossível saber se o que planejamos vai dar certo ou se estaremos vivos para executá-lo.
13. Por que pode ser um desafio não saber o que acontecerá amanhã?
13 Não saber o que acontecerá amanhã pode ser um desafio. Podemos ficar ansiosos com coisas que tememos que aconteçam e acabar perdendo a alegria. Talvez algum acontecimento imprevisto ou tragédia nos encha de dor e frustração. Ou, se alguma expectativa não for atendida, podemos ficar desapontados e desanimados. (Provérbios 13:12).
14. Do que depende a verdadeira felicidade? (Veja também as imagens.)
14 Quando enfrentamos dificuldades, demonstramos que, não importa o que aconteça, servimos ao nosso Pai celestial por amor e não por egoísmo. Na Bíblia, encontramos histórias que mostram que não devemos esperar que Jeová nos proteja de todos os problemas e que ele não escreve o nosso destino. Ele sabe que a nossa felicidade não depende de conhecermos todos os detalhes do nosso futuro, mas de buscarmos a sua orientação e obedecê-lo. (Jr 10:23). Quando confiamos em Jeová para tomar decisões, é como se disséssemos: “Se Jeová quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. (Tiago 4:15).
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Um irmão e seu filho guardam uma Bíblia e outros itens em sua mochila de emergência. 2. Em uma emergência, o irmão, sua esposa e seu filho se abrigam da chuva sob uma lona e usam os itens da mochila.
O que realmente nos protege é buscar a orientação de Jeová e obedecê-lo. (Veja os parágrafos 14 e 15.)
15. O que sabemos sobre o futuro?
15 Embora não saibamos o que acontecerá amanhã, sabemos que Jeová nos prometeu vida eterna, seja no céu ou na Terra. Sabemos que ele não pode mentir e que nada pode impedi-lo de cumprir todas as suas promessas. (Tito 1:2) Só ele pode dizer: “Eu predigo o fim, e desde muito tempo atrás coisas que ainda não aconteceram”. Todas as coisas que ele previu se realizaram e continuarão se realizando. (Isaías 46:10). Estamos confiantes de que nada pode impedir Jeová de nos amar. (Romanos 8:35-39). Ele nos dará a sabedoria, o conforto e a força de que precisamos para suportar o que vier. Temos certeza de que Ele nos ajudará e nos abençoará. (Jr 17:7, 8).
NÃO PODEMOS ENTENDER PLENAMENTE O QUÃO BEM JEOVÁ NOS CONHECE
16. Embora possa parecer surpreendente para nós, o que Jeová sabe sobre nós? (Salmo 139:1-6)
16 (Ver Salmo 139:1-6). Nosso Criador sabe como somos feitos física, emocional e mentalmente. Ele está sempre nos observando. Ele sabe o que dizemos e o que queremos dizer, o que fazemos e por que fazemos. O Rei Davi disse que Jeová nos cerca e protege como um vigia, e que nunca estamos fora do seu alcance. É incrível que o Soberano Senhor do universo, o Criador do céu e da terra, o Todo-Poderoso, preste tanta atenção a nós. David disse: "Tal conhecimento é incrível demais para mim. É mais do que posso compreender." (Sl 139:6, notas).
17. Por que pode ser difícil aceitar que Jeová nos conhece tão bem?
17 Por causa da nossa criação, cultura ou crenças passadas, pode ser difícil para nós ver Jeová como um pai amoroso e atencioso. Ou talvez nos sintamos tão mal por erros passados que achamos que Jeová não quer nada conosco e está longe de nós. Até Davi se sentiu assim às vezes (Sl 38:18, 21). Ou talvez alguém esteja tentando sinceramente mudar seu estilo de vida para fazer as coisas do jeito de Deus, mas se pergunta: "Por que Deus está me pedindo para rejeitar algo que é tão natural para mim? Ele não deveria entender?"
18. Por que é bom aceitar que Jeová nos conhece melhor do que nós mesmos? (Veja também as figuras.)
18 Podemos aprender a aceitar que Jeová nos conhece melhor do que nós mesmos e vê as coisas boas que temos, mesmo quando não as temos. Ele vê nossas falhas, mas também entende por que nos sentimos como nos sentimos e fazemos o que fazemos, e ele nos ama. (Romanos 7:15) Quando entendemos que Jeová sabe o tipo de pessoa que podemos nos tornar, isso nos dá a confiança necessária para servi-lo com fidelidade e alegria.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Em um dia escuro e chuvoso, um irmão olha pela janela com uma expressão desanimada. 2. No Paraíso, o irmão caminha por uma montanha apreciando a bela paisagem com alguns amigos.
Embora haja muitas coisas que não sabemos nesta vida, sabemos que Jeová nos prometeu um futuro maravilhoso, e isso nos ajuda a enfrentar desafios. (Veja os parágrafos 18 e 19.)
19. O que sabemos sobre Jeová?
19 Sabemos que Jeová é amor; não temos dúvidas (1 João 4:8). Sabemos que suas regras justas mostram que ele nos ama muito e sempre quer o melhor para nós. Sabemos também que Ele quer que vivamos para sempre, e é por isso que Ele nos deu o resgate. Graças a essa dádiva, temos a certeza de que podemos agradá-Lo, apesar das nossas imperfeições. (Romanos 7:24, 25). E sabemos que “Deus é maior que o nosso coração e sabe de tudo” (1 João 3:19, 20). Jeová nos conhece bem e confia que somos capazes de fazer a sua vontade.
20. O que nos ajudará a não nos preocuparmos desnecessariamente?
20 Como vimos, Jeová nos dá todas as informações que precisamos saber. Aceitar esse fato com modéstia nos ajuda a evitar preocupações desnecessárias com coisas que não sabemos, mas a nos concentrar nas coisas que são importantes. Dessa forma, demonstramos que confiamos completamente em Jeová, “que é perfeito em conhecimento” (Jó 36:4). Embora haja muitas coisas que não sabemos agora, estamos animados em saber que teremos um futuro no qual não deixaremos de aprender com nosso grande Deus por toda a eternidade. (Ecl. 3:11).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA??
Por que é bom não saber quando o fim chegará?
Ao não nos dizer a data em que o fim virá, Jeová nos dá a oportunidade de mostrar que o servimos porque o amamos e confiamos nele. Quando pensamos no "dia de Jeová", não queremos nos concentrar em quando ele chegará, mas no que ele realizará. Pensar no que Deus fará nos ajudará a nos aproximar dele e a fazer o nosso melhor para agradá-lo.
Por que não precisamos saber o que acontecerá amanhã para sermos felizes?
Quando enfrentamos dificuldades, demonstramos que, aconteça o que acontecer, servimos ao nosso Pai celestial por amor, não por egoísmo. Nossa felicidade não depende de conhecer todos os detalhes do nosso futuro, mas de buscar Sua orientação e obedecê-Lo.
Por que é bom aceitar que Jeová nos conhece melhor do que nós mesmos?
Quando entendemos que Jeová sabe o tipo de pessoa que podemos nos tornar, isso nos dá a confiança necessária para servi-lo com fidelidade e alegria. Ele vê nossas falhas, mas também entende por que nos sentimos como nos sentimos e fazemos o que fazemos, e ele nos ama.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário