ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 21 a 27 de julho de 2025, PROVÉRBIOS 23, Respostas.
Vamos procurar por joias escondidas (10 min.)
Pv 23:21. Qual é a diferença entre gula e obesidade? (s04 1/11 31 par. 2)
A obesidade pode ser um sinal de gula, mas nem sempre é o caso. Por exemplo, uma doença ou fatores hereditários podem contribuir para o excesso de peso. Além disso, devemos ter em mente que a obesidade é uma condição física, enquanto a gula é uma atitude mental. A obesidade é definida como "excesso de peso devido ao acúmulo de gordura", enquanto a gula é um "desejo excessivo e ansioso de comer".
A gula não é determinada pelo tamanho de uma pessoa, mas sim pela sua atitude em relação à comida. Uma pessoa pode ter uma constituição física normal ou até mesmo ser magra e ainda assim ser gulosa. Além disso, o que é considerado um peso ou corpo ideal varia muito de lugar para lugar.
Há pessoas que não são fisicamente afetadas pela comida; seus corpos funcionam tão bem que se livram de tudo. Mas isso não significa que não sejam glutões: elas têm a atitude de um glutão, só que seus corpos não refletem isso.
Que pérolas espirituais você encontrou na leitura bíblica desta semana?
Provérbios 23:1, 2. A faca é mencionada figurativamente, pois se recomenda que qualquer pessoa que coma com um rei "coloque uma faca em sua garganta", possivelmente para enfatizar a importância de conter o apetite em tais circunstâncias. Portanto, bons hábitos, cordialidade e bom comportamento devem ser demonstrados em situações semelhantes. Ou seja, devemos moderar nossos hábitos alimentares.
Provérbios 23:4. Qualquer segurança que o dinheiro possa oferecer é temporária. Por exemplo, uma crise financeira pode acabar com as economias de uma pessoa da noite para o dia. Além disso, desastres naturais como terremotos, incêndios, tufões ou furacões podem deixar uma pessoa sem teto e sem dinheiro. Portanto, buscar riquezas seria imprudente.
Provérbios 23:6. Uma pessoa que não dá as coisas de todo o coração, mas sempre espera algo em troca, está, na verdade, conspirando contra quem a convida, porque, mesmo que o faça cordialmente, tem outros interesses. Qualquer pessoa que aceite a comida — especialmente se desejar os pratos deliciosos e quiser apreciá-los novamente —, até certo ponto, se colocará em suas mãos. Pode ser difícil recusar um pedido e, consequentemente, se meter em encrenca.
Provérbios 23:12. Neste contexto, "disciplina" ou "formação moral" abrange tanto a autodisciplina quanto a repreensão que recebemos dos outros. Requer saber que tipo de correção deve ser dada e como aplicá-la. Portanto, é essencial ter "os ditos da ciência" de uma fonte confiável.
Provérbios 23:15. Jeová nos honra permitindo que apoiemos a sua soberania. Desde a primeira vez que o Diabo enganou os humanos para que apoiassem o seu ataque à soberania de Deus, aqueles que se aliam ao Criador enviam a Satanás uma mensagem clara e contundente. Jeová se agrada da fé e da integridade que nos motivam a nos oferecermos ao seu serviço. Nosso apoio leal o ajuda a responder às provocações e aos desafios de Satanás. Nossa obediência e lealdade a Jeová lhe dão algo que ele valoriza e que o deixa muito feliz.
Provérbios 23:22. O verbo "ouvir" não significa apenas ouvir palavras. Neste provérbio, refere-se a ouvir e depois obedecer. Por que a Bíblia diz que devemos ouvir nossos pais? Não apenas por causa da idade ou experiência deles — o que é um bom motivo —, mas porque eles causaram o nosso nascimento. Algumas versões traduzem este versículo assim: "Ouça o seu pai, que lhe deu a vida". É compreensível que, se alguém valoriza a vida, sinta uma obrigação para com aquele que a deu.
Provérbios 23:23. As verdades que a Bíblia ensina são como tesouros preciosos. Por isso, a própria Bíblia nos convida: “Compre a verdade e nunca a venda”. Se tivermos em mente o valor das verdades bíblicas, nos esforçaremos para continuar estudando, mesmo quando surgirem obstáculos.
Provérbios 23:25. Jeová pede aos filhos que “sejam obedientes aos pais”. Quando uma criança respeita e obedece aos pais, isso não só a deixa feliz, mas também a Jeová. Jesus foi uma criança exemplar; embora perfeito, obedeceu e respeitou seus pais, que eram imperfeitos. Se ele, sendo perfeito, respeitava seus pais, quanto mais nós, sendo imperfeitos, podemos fazer o mesmo.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário