Estudo de A Sentinela, semana de 30 de junho a 6 de julho de 2025, Nunca estamos sozinhos, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 30 de junho a 6 de julho de 2025, Nunca estamos sozinhos, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo Claro: Resposta adicional
Celeste: Pontos adicionais
“Eu te ajudarei” (Is. 41:10).
1, 2. a) Por que podemos dizer que nunca estamos sozinhos em nossos problemas? b) O que discutiremos neste artigo?
Se estivermos passando por problemas muito difíceis, podemos nos sentir como se estivéssemos completamente sozinhos em um pequeno barco no meio de uma tempestade no mar. Mas não estamos sozinhos, porque nosso amoroso Pai celestial vê o que estamos sofrendo e prometeu estar ao nosso lado. Jeová amorosamente garante a cada um de seus servos fiéis: “Eu os ajudarei.” (Isaías 41:10).
2 Neste artigo, discutiremos quatro maneiras pelas quais Jeová nos ajuda: 1) Ele nos guia, 2) Ele supre nossas necessidades, 3) Ele nos protege e 4) Ele nos consola. Ele prometeu que não importa quais dificuldades passemos nesta vida, Ele nunca nos esquecerá e nunca nos abandonará. Então nunca estamos sozinhos.
JEOVÁ NOS GUIA
3, 4. Como Jeová nos guia? (Salmo 48:14)
3 (Leia Salmo 48:14.) Jeová sabe que sozinhos não somos capazes de dirigir nossos passos na vida e, por isso, nos oferece a orientação de que precisamos. Como ele faz isso? Uma maneira é por meio da Bíblia. (Salmo 119:105) Por meio de sua Palavra inspirada, ele nos ajuda a tomar decisões e cultivar qualidades que nos permitem ser mais felizes e ter a esperança de viver para sempre. Por exemplo, ela nos ensina a perdoar e a não guardar rancor, a ser honestos em tudo e a amar uns aos outros intensamente, de coração. (Sal. 37:8; Hebreus 13:18; 1 Ped. 1:22). Demonstrar essas qualidades nos torna melhores pais, maridos e amigos.
4 Na Bíblia, Jeová também incluiu histórias de pessoas reais que tiveram problemas e sentimentos semelhantes aos nossos. (1 Cor. 10:13; Tiago 5:17) Quando os lemos e aplicamos as lições que aprendemos, obtemos pelo menos dois benefícios. Primeiro, percebemos que não estamos sozinhos em nossas lutas; outros já enfrentaram provações semelhantes e as suportaram com a ajuda de Jeová. (1 Pedro 5:9) E, segundo, aprendemos a lidar com elas. (Romanos 15:4)
5. Quem Jeová usa para nos guiar?
5 Outra maneira pela qual Jeová nos guia é por meio de nossos irmãos. Os superintendentes de circuito visitam as congregações regularmente e fazem discursos que fortalecem nossa fé e nos ajudam a preservar nossa preciosa unidade. (Gênesis 15:40-16:5). Os anciãos das congregações também têm um interesse sincero no bem-estar de cada publicador. (1 Pedro 5:2, 3). Os pais ensinam seus filhos a amar a Jeová, a tomar boas decisões e a ter bons hábitos espirituais (Provérbios 22:6). E as irmãs mais velhas ajudam as mais novas dando um bom exemplo e oferecendo conselhos amorosos e encorajamento. (Tito 2:3-5).
6. O que devemos fazer para nos beneficiar da orientação de Jeová?
6 Jeová fez a sua parte nos dando a orientação necessária. O que devemos fazer para nos beneficiar dela e demonstrar nossa gratidão? Provérbios 3:5, 6 diz: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento.” Qual será o resultado? “Ele endireitará as suas veredas.” Em outras palavras, isso nos ajudará a evitar muitos problemas e a ser mais felizes. Como somos gratos por Jeová nos amar tanto e dar a cada um de nós o conselho que precisamos! (Sl 32:8).
JEOVÁ SUPRE NOSSAS NECESSIDADES
7. Como Jeová nos ajuda, de acordo com Filipenses 4:19?
7 (Veja Filipenses 4:19). Além de nos guiar espiritualmente, Jeová abençoa nossos esforços para conseguir as coisas de que precisamos, como comida, roupa e um lugar para morar. (Mt 6:33; 2Ts 3:12) Embora seja normal nos preocuparmos com as nossas necessidades físicas, Jeová nos diz para não ficarmos ansiosos com essas coisas (veja a nota de estudo 1 sobre Mateus 6:25). Por que não? Porque nosso Pai prometeu que nunca abandonará seus servos fiéis. (Mt 6:8; Hb 13:5). Podemos ter certeza de que ele cumprirá sua palavra e suprirá nossas necessidades.
8. Como Jeová ajudou Davi?
8 Veja como Jeová ajudou Davi quando ele fugia do Rei Saul. Durante aqueles anos difíceis, Jeová deu a ele e aos seus homens tudo o que precisavam para sobreviver. Olhando para trás, Davi escreveu: “Eu era jovem e agora sou velho, mas nunca vi um justo desamparado, nem seus filhos buscando pão.” (Sal. 37:25) Talvez você também tenha visto Jeová prover amorosamente as suas necessidades ou as de seus irmãos e irmãs ao longo da vida.
9. Como Jeová supre as necessidades do seu povo hoje quando ocorrem desastres? (Veja também as figuras.)
9 Jeová também provê as necessidades de seus servos quando ocorrem desastres. Por exemplo, no primeiro século, cristãos de vários lugares enviaram suprimentos aos irmãos em Jerusalém, que estavam passando por um período de grande fome. (Números 11:27-30; Romanos 15:25, 26). Hoje, o povo de Deus continua generoso. Quando uma catástrofe acontece, Jeová amorosamente move seu povo a fornecer comida, água, roupas e remédios para os que vivem nas áreas afetadas. Há também irmãos que são responsáveis por consertar casas e Salões do Reino danificados. E os preparativos são feitos rapidamente para fornecer apoio emocional e espiritual àqueles que perderam suas casas ou entes queridos.
ILUSTRAÇÃO
Imagens de irmãos e irmãs no Malawi recebendo ajuda material e espiritual após um desastre natural. 1. Uma grande enchente. 2. Irmão Gage Fleegle conversando com irmãos e irmãs. 3. Alguns irmãos descarregando sacos de comida de um veículo.
Como Jeová nos consola quando ocorrem desastres? (Veja o parágrafo 9.)
10, 11. O que o caso de Boris lhe ensina?
10 Jeová é muito generoso e também provê as necessidades daqueles que ainda não são seus servos. Nós o imitamos e buscamos oportunidades para fazer o bem àqueles que não compartilham nossas crenças. (Gál. 6:10) Isso muitas vezes resulta em um bom testemunho. Veja o caso de Boris, um diretor de escola que mora na Ucrânia. Embora não fosse Testemunha de Jeová, ele sempre tratou seus alunos Testemunhas de Jeová com gentileza e respeito. Quando a guerra eclodiu, ele decidiu fugir para uma parte mais segura do país, e os irmãos o ajudaram. Algum tempo depois, ele compareceu à Comemoração. Pensando em tudo o que fizeram por ele, Boris disse: “As Testemunhas de Jeová foram muito atenciosas comigo e cuidaram de mim. Sou muito grato a elas.”
11 Todos nós podemos imitar a misericórdia de nosso Pai celestial ajudando os necessitados, mesmo que não sejam Testemunhas de Jeová. (Lucas 6:31, 36). Confiamos que o amor que demonstramos a eles os motivará a querer aprender mais sobre Jeová e servi-lo junto conosco. (1 Pedro 2:12). Mas em qualquer caso nos sentiremos bem porque dar aos outros nos faz felizes. (Hebreus 20:35).
JEOVÁ NOS PROTEGE
12. O que Jeová prometeu fazer por seu povo como um todo? (Salmo 91:1, 2, 14)
12 (Leia Salmo 91:1, 2, 14). Jeová prometeu proteger seu povo espiritualmente. Ele jamais permitirá que Satanás corrompa a adoração pura. (João 17:15). E quando “a grande tribulação” começar, estaremos plenamente convencidos de que Jeová cumprirá sua promessa de proteger seu povo, tanto espiritual quanto fisicamente. (Apoc. 7:9, 14).
13. De que maneiras Jeová protege cada um de seus servos?
13 E como Jeová protege cada um dos seus servos? Por um lado, ele nos deu a Bíblia para nos ajudar a distinguir o que é certo do que é errado. (Hb 5:14). Aplicar os princípios bíblicos é como usar um escudo que nos protege física e espiritualmente. (Sl 91:4). Por outro lado, Jeová também nos protege por meio da congregação (Isaías 32:1, 2). Ao nos cercarmos de pessoas que amam a Jeová e lhe obedecem, recebemos o encorajamento e a força necessários para rejeitar as más influências. (Provérbios 13:20).
14. (a) Por que Jeová nem sempre remove nossas provações? (b) O que o Salmo 9:10 nos assegura? (Veja também a nota de rodapé.)
14 No passado, houve ocasiões em que Jeová protegia seus servos fisicamente, mas ele nem sempre fazia isso. A Bíblia ensina que todos nós podemos sofrer “algum evento inesperado” (Ecl. 9:11). Além disso, tanto nos tempos bíblicos quanto hoje, Jeová às vezes permitiu que seus servos sofressem perseguição ou até mesmo morressem. Por quê? Para provar que Satanás é um mentiroso. (Jó 2:4-6; Mateus 23:34). Jeová nem sempre removerá nossas provações, mas podemos ter certeza de que ele nunca abandonará aqueles que o amam. (Sl 9:10).
JEOVÁ NOS CONFORTE
15. Como Jeová nos consola por meio da oração, da sua Palavra e dos nossos irmãos? (2 Coríntios 1:3, 4)
15 (Leia 2 Coríntios 1:3, 4.) Todos nós passamos por momentos de tristeza, dor ou ansiedade de vez em quando. Mesmo agora, podemos estar passando por uma situação angustiante e que nos faz sentir sozinhos. Mesmo que pareça que ninguém entende o que estamos sofrendo, Jeová entende. Além disso, ele também “nos consola em todas as nossas provações”. Como ele faz isso? Por meio da oração, da Bíblia e de nossos irmãos e irmãs. Quando oramos a Ele, Ele responde nos dando "a paz de Deus, que está além do entendimento humano". (Filipenses 4:6, 7). Quando lemos sua Palavra inspirada, vemos o quanto ele nos ama, aprendemos com seus sábios conselhos e sentimos conforto graças à sua esperança. E quando estamos com nossos irmãos e irmãs nas reuniões, recebemos seu amor e palavras de encorajamento baseadas na Bíblia.
16. O que o caso de Nathan e Priscila lhe ensina?
16 Para ver como Jeová nos consola e encoraja por meio de sua Palavra, considere Nathan e Priscilla, que moram nos Estados Unidos. Há alguns anos, eles decidiram se mudar para outro lugar para ajudar no ministério. Nathan diz: “Confiamos que Jeová nos abençoaria.” No entanto, quando chegaram à nova congregação, enfrentaram problemas financeiros e de saúde inesperados. Por fim, tiveram que retornar à sua cidade natal, mas lá continuaram com dificuldades financeiras. Ele reconhece: “Eu me perguntava por que Deus não nos havia abençoado como esperávamos. Até comecei a me perguntar se eu tinha feito algo errado.” Mas, com o tempo, os dois perceberam que Deus não os havia abandonado. Nathan explica: “Em meio a essas dificuldades, ler a Bíblia era como ouvir um amigo oferecendo encorajamento e conselhos sábios. Aprendemos a não pensar tanto no problema, mas sim em como Jeová estava nos ajudando a suportá-lo. E isso nos ajudou a estar mais bem preparados para enfrentar os testes de fé que vêm.”
17. Como uma irmã chamada Helga recebeu consolo? (Veja também as fotos.)
17 Como vimos, nossos irmãos e irmãs também podem nos dar grande consolo. Veja o exemplo de Helga, que mora na Hungria. Por décadas, ela sofreu tantos problemas que se sentia deprimida e sem autoestima. Mas agora, olhando para trás, ela percebe que Jeová a consolou por meio da congregação. Ela escreve: “Jeová sempre me ajudou quando eu via que não tinha mais forças e não conseguia dar conta de tudo: trabalhar, cuidar do meu filho doente e outros problemas. Nesses últimos 30 anos, posso dizer que Jeová sempre cumpriu sua promessa de me consolar. Ele não me falhou nem um dia sequer.” "Muitas vezes me sinto fortalecida pelas palavras gentis, amorosas e atenciosas dos meus irmãos. Quantas vezes recebi uma mensagem, um cartão ou um elogio justamente quando mais precisava!"
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: Um irmão mais velho recebe conforto. 1. Ele olha os desenhos que algumas crianças fizeram para ele. 2. Um irmão lhe envia uma mensagem de texto. 3. Um casal lhe traz uma sacola de comida e uma pizza. 4. Um irmão liga para ele. 5. Uma menina desenha para ele um leão no Paraíso.
Como Jeová pode usar você para consolar outros? (Veja o parágrafo 17.)
18. Como podemos confortar os outros?
18 Temos o privilégio de imitar nosso Deus consolando os outros. Como podemos fazer isso? Ouvi-los pacientemente, dar-lhes palavras de encorajamento e ajudá-los de maneiras práticas (Provérbios 3:27). E fazemos isso não somente com nossos irmãos, mas com todas as pessoas que sofrem, mesmo aquelas que ainda não servem a Jeová. Se eles estão passando por um momento difícil, uma doença ou uma perda, nós os visitamos, os ouvimos e os encorajamos com a Bíblia. Por imitarmos o “Deus de todo o consolo”, não só podemos ajudar nossos irmãos a suportar suas provações, mas também podemos fazer com que alguns que não servem a Jeová queiram conhecê-lo. (Mateus 5:16).
JEOVÁ SEMPRE ESTARÁ AO NOSSO LADO
19. O que Jeová faz por nós e como podemos imitá-lo?
19 Jeová se importa profundamente com todos nós que o amamos e não nos abandona quando passamos por momentos difíceis. Ele nos ama e cuida de nós como um bom pai cuida de seu filho. Ele nos guia, atende às nossas necessidades, nos protege e nos conforta. E podemos imitá-lo apoiando e encorajando aqueles que também estão passando por provações. Não importa o que a vida nos reserva, podemos confiar que Jeová sempre estará ao nosso lado, porque ele prometeu: “Não tenha medo, pois eu estou com você.” (Isa. 41:10) Que paz de espírito é saber que, com Jeová, nunca estamos sozinhos!
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como Jeová nos guia?
Jeová sabe que sozinhos não somos capazes de dirigir nossos passos na vida, e é por isso que ele nos oferece a orientação de que precisamos. Como ele faz isso? Uma maneira é por meio da Bíblia. Por meio de sua Palavra inspirada, ele nos ajuda a tomar decisões e a cultivar qualidades que nos permitem ser mais felizes e ter a esperança de viver para sempre.
Como isso cobre nossas necessidades?
Embora seja normal nos preocuparmos com nossas necessidades físicas, Jeová nos diz para não nos preocuparmos com essas coisas, porque nosso Pai prometeu nunca abandonar seus servos fiéis. Podemos ter certeza de que ele cumprirá sua palavra e suprirá nossas necessidades.
Como ela nos protege e conforta?
Protege-nos:Por um lado, ele nos deu a Bíblia para nos ajudar a distinguir entre o certo e o errado. Aplicar os princípios bíblicos é como usar um escudo que nos protege física e espiritualmente. Por outro lado, Jeová também nos protege por meio da congregação.
Isso nos consola:Quando oramos a Ele, Ele responde nos dando “a paz de Deus, que excede todo entendimento humano”. Quando lemos Sua Palavra inspirada, vemos o quanto Ele nos ama, aprendemos com Seus sábios conselhos e encontramos conforto em Sua esperança. E quando estamos com nossos irmãos na igreja, recebemos Seu amor e Suas palavras de encorajamento baseadas na Bíblia.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário