Estudo de A Sentinela, “Escolha hoje a quem você servirá”, Semana de 9 a 15 de junho de 2025, Comentários e respostas.
Estudo de A Sentinela, “Escolha hoje a quem você servirá”, 9 a 15 de junho de 2025, comentários e respostas.
“Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24:15).
1. Para sermos verdadeiramente felizes, o que devemos fazer e por quê? (Isaías 48:17, 18)
Para sermos verdadeiramente felizes, precisamos servir e obedecer a Jeová, como indica Isaías 48:17, 18. Isso é necessário porque, embora Jeová nos tenha criado com habilidades impressionantes, ele não nos deu a capacidade de nos governarmos ou de decidir o que é certo ou errado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como diz Jeremias 10:23, não cabe ao homem dirigir os seus próprios passos. Portanto, não fomos criados com a capacidade de nos governar ou de decidir por nós mesmos o que é bom e o que é mau. Portanto, se quisermos ser felizes, devemos servir a Jeová; e se o fizermos, Ele promete guiar os nossos caminhos.
Para sermos felizes, precisamos servir a Jeová e obedecer a Ele. Principalmente porque sabemos o que Ele pensa sobre a nossa vida. Em Eclesiastes 12:13, lemos que Jeová valoriza o que comemos, bebemos e somos felizes. De fato, tudo o que Ele criou na Terra foi para o nosso deleite.
A verdadeira paz e felicidade vêm de viver em harmonia com a vontade de Jeová. Por quê? Porque suas regras e mandamentos têm o objetivo de nos proteger e nos abençoar.
2. O que Satanás quer que acreditemos, e como Jeová respondeu a essa mentira?
Satanás quer que acreditemos na mentira de que podemos ser felizes sem Jeová e que temos a capacidade de nos governar. Para responder a essa falsidade, Jeová permitiu que a humanidade experimentasse as consequências do autogoverno por um tempo. Os maus resultados do governo humano são evidentes: sofrimento, desigualdade e caos no mundo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Esse foi o raciocínio enganoso que Satanás deu a Eva. Em Gênesis 3:4, vemos que ele lhe diz que Deus sabia que no mesmo dia em que comessem da árvore, seus olhos se abririam e eles seriam como Deus, o que implica que não precisariam dEle.
Satanás quer que acreditemos que podemos ser felizes sem Jeová e que podemos governar a nós mesmos. Para responder a essa falsidade, Jeová permitiu que a humanidade experimentasse, por um tempo, as consequências do autogoverno. Os resultados negativos do governo humano são evidentes: sofrimento, desigualdade e caos no mundo.
Todos os resultados do domínio humano são evidentes, e é isso que eles nos trouxeram. Como disse e escreveu Salomão: "O homem domina o homem para seu próprio mal."
Sabemos que há felicidade em servir a Jeová, e que a Bíblia contém exemplos de pessoas que o fizeram. O melhor exemplo de todos foi Jesus. Portanto, o que veremos agora são os motivos pelos quais Ele escolheu servir a Jeová, por que Ele merece nossa adoração e também alguns dos motivos que nos foram dados para tomar essa decisão.
POR QUE JESUS ESCOLHEU SERVIR A JEOVÁ
3. O que Satanás ofereceu a Jesus e que decisão Jesus tomou?
Satanás ofereceu a Jesus todos os reinos do mundo em troca de um único ato de adoração. Jesus, porém, decidiu rejeitar a oferta e respondeu: "Para trás de mim, Satanás! Pois está escrito: ‘Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto.’"
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele lhe ofereceu todos os reinos do mundo e a glória deles em troca de um único ato de adoração. Podemos ver isso nas palavras de Mateus 4:8, 9. Sabemos que Satanás, ao fazer isso, pretendia que Jesus virasse as costas para seu Pai e o visse como seu Deus.
Podemos pensar que foi uma decisão fácil, mas também temos que ter em mente que ele não estava apenas oferecendo a ele todos os reinos, mas também o estava poupando de passar por tudo o que aconteceria depois.
Vemos como Jesus não hesitou; ele foi muito claro sobre isso e rejeitou automaticamente. Ele não fantasiou nem desejou essas coisas, mas disse: "Afasta-te de mim, Satanás! Pois está escrito: 'Adorarás ao Senhor teu Deus e só a ele servirás.'"
Isso também nos ensina que um único ato de adoração pode nos fazer perder nosso relacionamento com Jeová, e Jesus não estava disposto a fazer isso.
4, 5. Quais são alguns motivos pelos quais Jesus escolheu servir a Jeová?
Jesus escolheu servir a Jeová porque o ama profundamente e sabe que somente Ele merece nossa adoração. Ele também reconheceu que Jeová é generoso, confiável e sempre diz a verdade. Além disso, Jesus entendeu que sua lealdade lhe traria grandes benefícios: santificaria o nome de seu Pai e ajudaria a acabar com o sofrimento causado por Satanás.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A razão mais importante é porque Ele o ama de todo o coração e incondicionalmente. Isso é demonstrado pelas palavras de João 14:31, onde ele disse: "Que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço exatamente o que o Pai me ordenou."
Outro motivo muito importante é citado em Hebreus 12:2: Jesus sabia que, graças aos sacrifícios e à lealdade deles, muito seria alcançado. Ele também sabia que era uma forma de santificar o nome de Jeová e acabar com o sofrimento causado por Satanás.
Outro motivo muito importante é que Jesus serviu a Jeová porque sabia o que era certo. Apocalipse 4:11 diz: "Jeová, nosso Deus, tu mereces receber glória, honra e poder, porque criaste todas as coisas, e por tua vontade elas vieram a existir e foram criadas."
Porque Jesus sabia que Jeová é muito generoso, visto que nos deu a vida. Por isso, nunca lhe ocorreu tornar-se como Satanás e rebelar-se contra Jeová.
Uma razão poderosa é que Jeová sempre diz a verdade. Cristo foi testemunha ocular do desafio de Satanás ao seu Pai e das mentiras que ele mentiu, e ele tem uma visão clara das atitudes de Jeová e de Satanás; portanto, ele sempre se apegou ao seu Pai.
A distinção entre o comportamento de Satanás e o de Jesus Cristo foi destacada. Filipenses 2:5-8 é citado, mencionando como Jesus Cristo foi tão humilde que se dispôs a deixar sua posição no céu, vir à Terra como homem e sofrer e ser humilhado como tal, a ponto de dar a sua vida por nós.
Quando Satanás apresentou a Jesus a decisão de adorá-lo ou a Jeová, Jesus já a havia tomado muito antes. Jesus tinha visto todas as coisas que seu Pai lhe dera, tudo o que Ele nos dá, como Ele trata a todos nós, e isso já o havia levado a tomar uma decisão muito antes de se deparar com essa questão.
Outro motivo pelo qual Jesus escolheu servir a Jeová é que, se ele permanecesse fiel, o nome de seu Pai seria santificado e todo o sofrimento causado por Satanás acabaria com ele.
POR QUE JEOVÁ MERECE SER ADORADO
6, 7. Por que muitas pessoas não servem a Jeová? Por que Jeová merece nossa adoração?
Muitas pessoas não servem a Jeová simplesmente porque não o conhecem. Como o apóstolo Paulo explicou em Atenas, Jeová é quem nos dá vida, fôlego e tudo mais. Como nosso Criador, ele é o único que realmente merece nossa adoração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É simplesmente porque eles não O conhecem, não sabem como Jeová é e não sabem o que Ele fez e continua a fazer por eles todos os dias. É como na época de Paulo, quando, em Atos 17:30, ele diz que Deus havia ignorado aqueles tempos de ignorância, mas agora estava dizendo a todos, em todos os lugares, para se arrependerem.
Pelo contrário, conhecemos a Jeová e sabemos que devemos tudo a Ele, como diz o texto de Atos 17:28: “Porque nele vivemos, nos movemos e existimos.”
8. O que Jeová nunca faria?
Jeová jamais forçaria ninguém a servi-lo. Embora tenha poder para isso, ele quer que o sirvamos por amor, e já nos deu muitas provas de seu amor. Ele até nos capacita a ajudar outros a conhecê-lo e cuida de nós por meio da organização e de superintendentes amorosos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele jamais forçaria ninguém a servi-lo; pelo contrário, ele nos honra e nos dignifica, e uma vez que o conhecemos, tomamos a decisão de servi-lo. Como diz 1 Timóteo 2:4, o conhecimento exato nos capacita a tomar uma decisão.
Vemos que Ele nos capacita a todos para realizar esta obra mundial de pregação: ensinar aos outros as grandes coisas que Jeová fará por nós. Para isso, existe uma organização, as congregações, e pessoas que nos ajudam, como os anciãos.
Como diz Atos 20:28, Jeová não pagou um preço pequeno. Diz ali que ele comprou com o sangue do seu próprio Filho. Portanto, sem dúvida, todas essas pessoas, todos os supervisores que ele designa para cuidar do rebanho e da congregação, têm uma responsabilidade muito grande. Portanto, queremos imitar Jeová e fazê-lo com afeição e amor, como Ele nos ensina.
Outra ideia interessante é que, como o Todo-Poderoso, Jeová poderia nos obrigar a servi-lo, mas ele não quer isso. Ele quer que o sirvamos de todo o coração, e é por isso que nos deu a liberdade de escolher servi-lo.
9. Como Jeová demonstra seu amor?
Jeová demonstra seu amor até mesmo por aqueles que não creem nele, dando-lhes o necessário para a vida e o prazer, como família, amigos e os frutos do seu trabalho. Isso mostra que ele é um Deus bondoso e amoroso que se importa com toda a humanidade, sem exceção.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele demonstra isso pela maneira como trata os seres humanos que não creem nEle — que Ele existe. Ao longo da história, milhões de pessoas decidiram viver de acordo com seus próprios padrões, mas, como lemos em Atos 14:17, Jeová lhes deu chuva do céu, colheitas abundantes, alimento suficiente e encheu seus corações de alegria. Portanto, Ele lhes deu tudo o que precisam para desfrutar a vida.
Jeová dá a todas as pessoas o privilégio de ter uma família, ter amigos e ver as recompensas do seu trabalho árduo. Portanto, isso é prova de que Jeová Deus ama todos os seres humanos, independentemente de quererem servi-lo ou não.
Portanto, não é de surpreender que Êxodo 34:6 descreva Jeová como um Deus misericordioso, compassivo, paciente, amoroso, leal e verdadeiro.
Em Êxodo 34:6, Jeová não se apresentou dizendo que era sábio ou poderoso, mas a primeira coisa que mencionou foi que era misericordioso e compassivo. Ele não disse que tinha amor, mas que era cheio de amor. Portanto, em um mundo onde estamos acostumados a autoridades cruéis, duras ou bruscas, é uma alegria saber que Jeová, mesmo sendo a autoridade suprema, faz tudo o que faz por nós por amor.
Tudo isso nos faz ver que Jeová merece nossa adoração. Jeová dá tantas coisas boas a pessoas que nem se lembram Dele, que nem O servem. A verdade é que nossos corações devem se encher de gratidão e adoração, porque Ele é um Deus tão bom.
POR QUE ESCOLHEMOS SERVIR A JEOVÁ
10. (a) Qual é o principal motivo pelo qual servimos a Jeová? (Mateus 22:37)
A principal razão pela qual servimos a Jeová é porque o amamos de todo o coração, como Jesus disse em Mateus 22:37. Quanto mais o conhecemos, mais nos sentimos atraídos por suas belas qualidades.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Assim como Jesus, a principal razão pela qual o servimos é o profundo amor incondicional que temos por ele.
Quanto mais conhecemos Jeová, mais somos atraídos pelas suas qualidades maravilhosas. Por outro lado, aqueles que não querem conhecê-lo logicamente não conseguem amá-lo. No entanto, queremos amá-lo e servi-lo.
10. (b) Como a paciência de Jeová ajudou você? (Salmo 103:13, 14)
A paciência de Jeová me ajudou muito, pois me mostra que Ele entende minhas limitações e está disposto a me dar tempo para melhorar. Isso me motiva a continuar me esforçando para servi-Lo com sinceridade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
No mundo em que vivemos, a paciência é uma qualidade que está visivelmente em falta. Chefes, familiares e até nós mesmos somos muito impacientes. Ver como Jeová tem essa paciência conosco e não se frustra quando algo não dá certo e temos que continuar trabalhando é algo que nos ajuda muito.
Porque isso nos mostra que Ele entende nossas limitações, Ele está disposto a nos dar tempo para melhorar, e isso nos motiva a continuar nos esforçando para servi-Lo com um coração sincero.
A paciência de Jeová nos faz conhecê-Lo melhor e ver Suas belas qualidades, o que nos reafirma que servi-Lo é a única e melhor opção.
No passado, Jeová demonstrou sua paciência de muitas maneiras, e isso nos faz dizer: "Como Jeová é maravilhoso!" Jeremias 18:11 diz: "Ele implorou a vocês: por favor, desviem-se dos seus maus caminhos." Este e muitos outros exemplos nos fazem pensar em Jeová como um Deus próximo e digno de ser servido.
11. Quais são algumas razões pelas quais escolhemos servir ao nosso Pai celestial?
Escolhemos servir a Jeová porque é a coisa certa a fazer e porque nossa lealdade produz resultados valiosos: santificamos o seu nome, provamos que Satanás é mentiroso e alegramos o nosso Pai. Além disso, temos a maravilhosa esperança de servi-lo para sempre.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sabendo que com nosso temor e obediência fazemos Jeová feliz e que com nossa lealdade também ajudamos a santificar seu nome e provamos que Satanás é um mentiroso.
Outro motivo pelo qual somos motivados a servir a Jeová é que sabemos que é a coisa certa a fazer, assim como Jesus sabia quando citou Mateus 4:10, onde disse: "Fora, Satanás! Pois está escrito: 'Adore a Jeová, seu Deus, e sirva somente a ele.'" E porque sabemos que é a coisa certa a fazer, quando o fazemos nos lembramos dos bons resultados que nossa lealdade produz.
Sabemos que é a coisa certa a fazer, assim como Jesus fez, e ao fazer isso nos alegramos no coração de Jeová. Sabendo tudo o que Ele fez por nós, servi-Lo é a única escolha real que temos.
O que nos dará vida eterna é conhecer a Jeová e seu Filho, Jesus. Portanto, se escolhermos servir a Jeová hoje, sabemos que temos toda a eternidade pela frente para continuar fazendo isso.
12, 13. O que aprendemos com a experiência de Jane e Pam?
A experiência de Jane e Pam nos ensina que é possível desenvolver um profundo amor por Jeová desde cedo, um amor que perdura ao longo do tempo. Apesar das dificuldades, como a pressão dos colegas, essas irmãs permaneceram firmes em sua decisão de servir a Jeová. Graças ao que aprenderam na Bíblia, evitaram cair em práticas prejudiciais, como drogas ou imoralidade sexual. Ambas se dedicaram mais plenamente ao serviço, tornando-se pioneiras enquanto cuidavam de seus pais idosos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando escolhemos servir a Jeová, estamos tomando a melhor decisão possível. Por exemplo, mencionamos o caso destas meninas, que alcançaram resultados muito bons: desde muito jovens, evitaram cair nas drogas e na imoralidade sexual. Mais tarde, quando cresceram, viram como Jeová nunca falha e como Ele as ajudou em todos os sentidos. Elas foram pioneiras, cuidaram dos pais e ficaram felizes com a decisão que tomaram.
A experiência dessas irmãs mostra como, apesar da pressão dos colegas, elas perseveraram, permaneceram firmes e se tornaram publicadoras graças ao que aprenderam na Bíblia.
Aprendemos que Jeová nunca deixa de cuidar de seus amigos e, como diz 2 Timóteo 2:19, Jeová conhece muito bem aqueles que lhe pertencem. Portanto, Jeová nunca falha; Ele cuida muito bem de todos nós e tem não apenas o poder, mas também o desejo de fazê-lo, e demonstra isso diariamente.
14. Como podemos defender o nome de Jeová? (Veja também as imagens.)
Podemos defender o nome de Jeová falando bem dEle e corrigindo respeitosamente as mentiras que os outros contam, assim como faríamos com um amigo querido. Nós também queremos honrar a Jeová com nossas palavras e ações, mostrando que O servimos de todo o coração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Por meio de nossas ações e palavras, defendemos Jeová das mentiras que Satanás conta contra Ele, e por essa razão O defendemos com nossa pregação.
Na imagem, vemos um grupo de pessoas tentando repreender os irmãos, dizendo coisas contra a organização e Jeová. Uma transeunte percebe a diferença entre a atitude dessas pessoas e a atitude calma e pacífica dos irmãos, e parece que é o mesmo dia, pois ela está usando as mesmas roupas de quando, mais tarde, vê uma carroça e se sente atraída pelas ações dos irmãos.
Temos o exemplo de um bom amigo que conhecemos e ouvimos alguém dizer algo ruim sobre essa pessoa, e não gostaríamos disso. O que tentaríamos fazer é defendê-la e dizer a verdade. O mesmo acontece com Jeová: se ouvirmos alguém dizer algo ruim sobre Ele, nossa reação deve ser dizer a verdade e defendê-Lo em todos os momentos.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Uma mulher vê um grupo de apóstatas protestando do lado de fora de uma assembleia regional. 2. Em seguida, a mulher fala com um casal pregando em uma carroça.
Você defenderá o nome de Jeová? (Veja o parágrafo 14.)
15. Que bênçãos o apóstolo Paulo experimentou depois de mudar seus objetivos de vida? (Filipenses 3:7, 8)
O apóstolo Paulo mudou seus objetivos de vida para agradar a Jeová, e isso lhe trouxe muitas bênçãos. Embora tenha deixado uma posição de destaque, ganhou algo muito maior: uma vida feliz e a esperança de reinar com Cristo. Assim como ele, nunca nos arrependeremos de colocar Jeová em primeiro lugar.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sabemos que ele teve uma vida feliz e teve a oportunidade de reinar com Cristo no céu, mas também sabemos que certamente não seria fácil, pois ele teve que abrir mão de muita coisa. Parece que ele era uma pessoa importante em sua comunidade e deixou tudo isso sabendo que isso o levaria a uma vida um pouco mais complicada, mas sabia que seria feliz servindo a Jeová.
Graças às mudanças que Paulo fez, ele teve a oportunidade de governar com Cristo no céu, então nunca se arrependeu das decisões que tomou para servir a Jeová.
Assim como Paulo, nunca nos arrependeremos de colocar Jeová em primeiro lugar.
Tudo o que Paulo teve que deixar, como diz Filipenses, que a princípio lhe parecia lucro ou importante, passou a ser considerado perda e até mesmo um monte de lixo. Essa mudança completa o ajudou a não olhar para trás com arrependimento ou saudade do que havia deixado. É isso que nós também devemos fazer.
16. O que a experiência de Júlia nos ensina? (Veja também as imagens.)
A experiência de Julia nos ensina que centrar nossa vida em servir a Jeová, mesmo que isso signifique sacrificar objetivos ou talentos pessoais, traz bênçãos e felicidade tanto agora quanto no futuro. Embora tenha deixado para trás uma carreira promissora na música, ela não se arrepende. Depois de mais de 30 anos, ela se sente feliz e confiante de que Jeová realizará os desejos do seu coração.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ela abandonou uma promissora carreira na ópera para escolher servir a Jeová, e isso foi o melhor para ela. Depois de 30 anos, ela não se arrepende e está feliz porque confia que Jeová realizará os desejos do seu coração.
Ela nos ensina que, se nos concentrarmos em servir a Jeová, podemos ter uma vida repleta de bênçãos agora e no futuro. No caso desta irmã, embora de uma perspectiva não teocrática ela tivesse uma vida de destaque — assim como Paulo — ela renunciou a tudo isso quando conheceu a Jeová e dedicou sua vida a servi-lo.
Na imagem, a vemos cantando; as pessoas estão observando e ouvindo. Na próxima imagem, ela também está cantando, mas em uma reunião. Então, ela está usando todo o talento que tem para servir a Jeová, e não está triste, está feliz.
ILUSTRAÇÃO
Imagens que representam a decisão de Júlia. 1. Ela está cantando em um palco diante de uma multidão. 2. Ela está cantando com o marido em uma reunião no Salão do Reino.
Não há vida melhor do que se concentrar em servir a Jeová! (Veja o parágrafo 16.)
CONTINUE SERVINDO A JEOVÁ
17. O que significa para os servos de Deus viver no fim dos tempos? E o que dizer daqueles que ainda não são servos?
Viver no tempo do fim significa que resta pouco tempo para as pessoas tomarem a decisão de servir a Jeová. Para aqueles de nós que já o fizeram, significa que, mesmo que enfrentemos provações, elas serão temporárias, pois o cumprimento das promessas de Jeová chegará em breve.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Viver no tempo do fim significa que resta pouco tempo para as pessoas tomarem a decisão de servir a Jeová, e aqui temos uma grande responsabilidade. Para aqueles de nós que já o fazem, significa que, embora possamos enfrentar provações, elas serão temporárias, porque o cumprimento das promessas de Jeová chegará em breve. E isso deve nos encher de grande satisfação.
Saber que estamos no fim dos tempos nos encoraja a continuar tentando conhecer e servir a Jeová, porque, embora saibamos que teremos que superar algumas provações, será apenas por um período muito curto.
Para os servos de Jeová, hoje é um tempo de fidelidade, pregação e esperança. Sabemos que ainda há problemas, mas eles serão de curta duração. E para aqueles que ainda não são servos, devem ouvir e buscar a Deus, porque ignorar Jeová significa perder a oportunidade da vida eterna.
Hebreus 10:37 diz: "Aquele que vem não tardará". Ou seja, Jeová nunca nos decepcionará. Ele nunca falha, nunca se atrasa. Por sermos amigos Dele e O conhecermos tão bem, sabemos que, não importa o que tenhamos que enfrentar, não importa quais provações venham, temos plena e absoluta confiança de que Jeová estará lá para cuidar de nós.
18. O que Jeová e Jesus querem que façamos?
Jeová e Jesus desejam que os sigamos constantemente e nos esforcemos para ser seus discípulos fiéis. Se servimos a Jeová há anos, Ele deseja que não desistamos, mas que prossigamos com determinação. Embora servir a Deus exija esforço, também traz grande alegria e bênçãos no presente, além da promessa de vida eterna no futuro.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová e Jesus querem que os sirvamos lealmente, que os sigamos com firmeza e que não desistamos, mesmo sabendo que enfrentaremos provações difíceis e que servir a Jeová nem sempre será fácil. Mas também sabemos que podemos desfrutar de muitas bênçãos, agora e no futuro.
Eles querem que os sigamos com constância, e a constância nos faz lutar mesmo quando é difícil. Já temos muitas bênçãos de Jeová, e isso nos leva a ansiar pela grande bênção da vida eterna. Essas são bênçãos incríveis, por isso queremos aproveitá-las para nos ajudar a servir a Jeová com constância.
19. O que aprendemos com a experiência de Gene?
A experiência de Gene nos ensina que, embora servir a Jeová possa inicialmente parecer uma perda de certas coisas, na verdade traz verdadeira felicidade. Ele percebeu que viver uma vida dupla não era gratificante e, quando decidiu servir a Jeová de todo o coração, começou a ver respostas às suas orações e a se sentir verdadeiramente satisfeito.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Aprendemos que nunca devemos nos desviar de Jeová levando uma vida dupla; em vez disso, devemos analisar os benefícios das verdades bíblicas e aplicá-las em nossa vida, sempre orando a Jeová por ajuda.
Aprendemos que muitas pessoas pensam que servir a Jeová é um grande sacrifício e que existem muitas restrições, mas com o tempo se mostra que o oposto é verdadeiro. Quando alguém não faz as coisas corretamente, sofre muito mais, e quando coloca sua vida em harmonia com Jeová, é muito mais feliz e não precisa passar por muitas dificuldades ou sofrer.
Uma coisa que Gene compartilha é que ele se divertiu por um tempo, mas não estava feliz. Em outras palavras, outra lição importante é que se divertir e ser feliz podem não ser compatíveis, e é muito importante que qualquer pessoa atraída por esse mundo se lembre disso.
Em algum momento da nossa vida, precisamos decidir a quem queremos servir, porque se tentarmos fazer as duas coisas, não seremos felizes. Portanto, precisamos decidir, e é melhor escolher Jeová, porque Ele pode nos fazer felizes.
Também aprendemos o quão bom Jeová é. Ele não espera que aprendamos sozinhos, mas nos dá todas essas experiências, além de muitas outras que encontramos na Bíblia, que mostram que viver uma vida dupla nunca dá certo. Não seremos felizes a menos que façamos a Sua vontade. É isso que realmente nos realizará, e Jeová é tão bom que deixa isso escrito para que vejamos repetidas vezes.
20. O que estamos determinados a fazer?
Estamos determinados a servir a Jeová de todo o coração, assim como Josué expressou quando disse: “Eu e os da minha casa serviremos a Jeová.”
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Guardemos com carinho as palavras de Josué: que serviremos a Jeová por toda a eternidade.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Por que Jesus escolheu servir a Jeová?
Jesus escolheu servir a Jeová porque o amava profundamente e sabia que somente ele merecia adoração. Ele também entendia que sua fidelidade ajudaria a santificar o nome de seu Pai e acabaria com o sofrimento causado por Satanás.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em João 14, lemos que sua principal motivação era o amor por Jeová. Jesus conhece Jeová há milhões de anos, e é por isso que ele tem um amor tão profundo por seu Pai, e é por isso que escolheu servir a Jeová.
Jesus nos mostrou que a fidelidade e o amor a Jeová são mais valiosos do que quaisquer riquezas que a Terra possa dar.
Este é um ótimo exemplo para nós, porque Jesus passou milhares e milhares de anos com Jeová na criação. Saber que Jesus conhecia Jeová tão bem, era leal a Ele e não aceitou o que Satanás lhe ofereceu nos convence ainda mais de que a melhor opção é sempre servir a Jeová.
Jesus também conhecia Satanás. João 8:44 diz que ele, em seus primeiros dias, foi um assassino e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Conhecer Satanás fez com que Jesus o rejeitasse completamente.
Por que Jeová merece ser adorado?
Jeová merece nossa adoração porque é nosso Criador, nos dá vida, tudo o que precisamos e nos demonstra amor, mesmo quando muitos não acreditam nele. Suas belas qualidades e generosidade o tornam digno de toda a nossa devoção.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como você mencionou, Atos 17:28 e Apocalipse 4:11, Ele é nosso criador e o único que merece nossa adoração.
Por amá-lo, também o conhecemos e apreciamos suas excelentes qualidades, como ele as demonstra para nós e como ele é paciente. E também, como Jesus, reconhecemos as implicações da nossa lealdade: servi-lo santifica seu nome.
Por que você escolheu servir a Jeová?
Esta pergunta é um pouco mais pessoal. Responda como achar melhor. Aqui vai um guia:
Escolhi servir a Jeová porque o amo de todo o coração e sei que servi-lo é a coisa certa a fazer. Também me alegra saber que minha lealdade santifica o seu nome, traz alegria ao seu coração e me aproxima dele a cada dia.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Assim como Jesus, porque o amamos de todo o coração, e servi-lo é o que dá sentido às nossas vidas. Também porque é ele quem nos ama.
Também porque vimos em primeira mão que, nos momentos difíceis das nossas vidas, ele nunca nos decepcionou. Ele sempre esteve ao nosso lado, e somos gratos por isso.
Pois ele deu o seu Filho por amor a toda a humanidade, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Como ele teve amor, dando o seu Filho por todos nós!
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário