TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira, 23 de maio de 2025, Uma boa reputação é preferível a grandes riquezas (Provérbios 22:1).

TEXTO DIÁRIO, Sexta-feira, 23 de maio de 2025, Uma boa reputação é preferível a grandes riquezas (Provérbios 22:1).

Vamos examinar as escrituras todos os dias 2025

Sexta-feira, 23 de maio de 2025

Uma boa reputação é melhor do que grandes riquezas (Pv 22:1).

Imagine que alguém de quem você gosta diz algo terrível sobre você. Você sabe que é mentira, mas alguns acreditam e, o que é pior, começam a repeti-la e a mentira se espalha. Como seria? Certamente muito ruim, não é? Este exemplo pode ajudar-nos a compreender como Jeová se sentiu quando um dos seus filhos espirituais mentiu sobre ele e manchou a sua reputação. Eva acreditou nessa mentira e, como resultado, nossos primeiros pais se rebelaram contra Jeová. Por causa disso, todos os seres humanos pecam e eventualmente morrem (Gn 3:1-6; Rm 5:12). Na verdade, as mentiras que Satanás espalhou causaram todos os problemas do mundo, como morte, guerras e sofrimento. Sem dúvida, Jeová se sente muito mal por causa de todas essas mentiras e das consequências delas. Mas isso não o deixou amargo ou ressentido. Pelo contrário, a Bíblia diz que ele continua sendo o “Deus feliz” (1 Timóteo 1:11). w24.02 8 par. 1, 2.

Que privilégio temos?

Temos o privilégio de ajudar a vindicar ou defender o nome de Jeová. Como? Obedecendo ao seguinte mandamento: “Louvai o nome do Senhor” (Sl 113:1). E como isso é feito? Falar bem da pessoa que leva esse santo nome. Você sente vontade de fazer isso? Vejamos três razões poderosas que nos motivarão a louvar o nome de Deus de todo o coração.

Explique com um exemplo por que Jeová fica feliz quando o louvamos (veja também a imagem).

Jeová é nosso Pai celestial e ele gosta que louvemos o seu nome (Sl 119:108). Isso significa que o Deus Todo-Poderoso é como seres humanos imperfeitos, que buscam o elogio dos outros para se sentirem melhor ou menos inseguros? Para entender melhor, vamos imaginar uma menina que se aproxima do pai, lhe dá um grande abraço e diz: “Você é o melhor pai do mundo!” O pai fica feliz, até emocionado, com essa demonstração sincera de carinho. Porque? Você se sente insegura e precisa dos elogios da sua filha para reforçar sua autoestima? Claro que não. Ele é simplesmente um pai que adora ver que sua filha o ama e demonstra sua gratidão. Além disso, ela sabe que essas qualidades a deixarão mais feliz quando crescer. Da mesma forma, Jeová — o melhor pai que existe — fica muito feliz quando o louvamos.

O que demonstramos quando louvamos a Jeová?

Satanás contou uma mentira que nos afeta pessoalmente. Afirma que nenhum ser humano será leal ou defenderá o nome de Deus quando for posto à prova. Segundo ele, todos nós daremos as costas a Deus se sentirmos que isso nos beneficiará (Jó 1:9-11; 2:4). Mas o fiel Jó mostrou que Satanás é mentiroso. E nós? Quando louvamos a Jeová, também provamos que Satanás está errado. Para cada um de nós é um privilégio defender o nome de Jeová e fazê-lo feliz sendo reto (Pro. 27:11).

Como podemos imitar o Rei Davi e os levitas? (Neemias 9:5).

Aqueles que amam a Deus são movidos a louvar seu nome de todo o coração. O rei Davi escreveu: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor; tudo o que há em mim louve o seu santo nome” (Sl 103:1). Davi entendeu que louvar o nome de Jeová é o mesmo que louvar a Jeová. Falar de seu nome é falar de sua reputação, de suas belas qualidades e de suas obras maravilhosas. Davi queria tratar o nome de seu Pai como santo e louvá-lo. Ele disse que queria fazer isso com tudo o que estava dentro dele, ou seja, com todo o seu ser. Os levitas também tomaram a iniciativa e louvaram a Jeová. Eles reconheceram humildemente que as palavras não correspondiam ao louvor que seu santo nome merece (leia Neemias 9:5). Quão feliz Jeová deve ter ficado ao ouvir aqueles louvores sinceros e sinceros!

Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários