TEXTO DIÁRIO, Segunda-feira, 19 de maio de 2025, Eu te nomeei pai de muitas nações (Romanos 4:17).
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2025
Segunda-feira, 19 de maio de 2025
Eu te nomeei pai de muitas nações (Romanos 4:17).
Jeová prometeu que, por meio de Abraão, “muitas nações” seriam abençoadas. Contudo, quando Abraão tinha 100 anos e Sara 90, eles ainda não tinham filhos. Do ponto de vista humano, poderia ter sido fácil para eles perderem a esperança. Embora este tenha sido um teste severo para Abraão, ele “confiou na esperança e teve fé de que seria pai de muitas nações” (Romanos 4:18, 19). E, com o tempo, essa esperança se cumpriu: Abraão se tornou pai de Isaque, o filho que ele tanto esperava (Rm 4:20-22). Assim como Abraão, podemos fazer com que Jeová nos declare justos e nos considere seus amigos. Portanto, referindo-se a Abraão, Paulo disse: “As palavras ‘foi considerado’ não foram escritas apenas para ele, mas também para nós, que seremos considerados justos porque cremos naquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos” (Romanos 4:23, 24). Precisamos ter as mesmas três coisas que Abraão: fé, obras e esperança. w23.12 7 par. 16, 17.
Como você explica a diferença entre o que Paulo e Tiago escreveram?
Como vimos, Paulo e Tiago falaram sobre fé e obras sob diferentes perspectivas. Por um lado, Paulo disse aos cristãos de origem judaica que eles nunca ganhariam a aprovação de Jeová por realizarem as obras da Lei. E, por outro lado, Tiago explicou que todos os cristãos devem demonstrar a sua fé fazendo boas obras.
Mencione algumas maneiras pelas quais demonstramos nossa fé com obras. (Veja também imagens).
Quando Jeová diz que temos de seguir de perto os passos da fé de Abraão para nos considerarmos justos, ele não quer dizer que temos de fazer exatamente o que ele fez. Na verdade, existem muitas maneiras de demonstrar com obras que temos fé. Podemos receber com alegria os novos na congregação, ajudar os irmãos que realmente precisam e fazer coisas boas pelos nossos familiares. Tudo isso agrada a Jeová (Romanos 15:7; 1 Timóteo 5:4, 8; 1 João 3:18). Uma das maneiras mais importantes de demonstrar a nossa fé é pregar com entusiasmo (1 Timóteo 4:16). Todos podemos provar pelas nossas obras que temos fé em que as promessas de Jeová se cumprirão e que a sua maneira de fazer as coisas é a melhor. E se o fizermos, podemos ter certeza absoluta de que Deus nos declarará justos e nos considerará seus amigos.
Que relação havia entre a esperança e a fé de Abraão?
No capítulo 4 de Romanos, encontramos outra lição valiosa ensinada pelo exemplo de Abraão: é muito importante ter esperança. Jeová prometeu que, por meio de Abraão, “muitas nações” seriam abençoadas. Que esperança maravilhosa! (Gên. 12:3; 15:5; 17:4; Romanos 4:17). Contudo, quando Abraão tinha 100 anos e Sara 90, eles ainda não tinham filhos. Do ponto de vista humano, poderia ter sido fácil para eles perderem a esperança. Embora este tenha sido um teste severo para Abraão, ele “confiou na esperança e teve fé de que seria pai de muitas nações” (Romanos 4:18, 19). E, com o tempo, essa esperança se cumpriu: Abraão se tornou pai de Isaque, o filho que ele tanto esperava (Rm 4:20-22).
Como sabemos que é possível que Deus nos declare justos e nos considere seus amigos?
Assim como Abraão, podemos fazer com que Jeová nos declare justos e nos considere seus amigos. Portanto, referindo-se a Abraão, Paulo disse: “As palavras ‘foi considerado’ não foram escritas apenas para ele, mas também para nós, que seremos considerados justos porque cremos naquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos” (Romanos 4:23, 24). Precisamos ter as mesmas três coisas que Abraão: fé, obras e esperança. No próximo artigo analisaremos o que Paulo disse sobre esperança em Romanos capítulo 5.
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário