TEXTO DIÁRIO, quinta-feira, 15 de maio de 2025, Todos os israelitas começaram a reclamar de Moisés (Números 14:2).
TEXTO DIÁRIO, quinta-feira, 15 de maio de 2025, Todos os israelitas começaram a reclamar de Moisés (Números 14:2).
Vamos examinar as escrituras todos os dias 2025
Quinta-feira, 15 de maio de 2025
Todos os israelitas começaram a reclamar de Moisés (Nm 14:2).
Os israelitas rejeitaram a evidência clara de que Jeová tinha escolhido Moisés como seu representante (Núm. 14:10, 11). Como se recusaram repetidamente a reconhecer o papel de Moisés, Jeová não permitiu que entrassem na Terra Prometida (Núm. 14:30).
Ora, havia alguns israelitas que seguiam a orientação de Jeová. Por exemplo, Jeová disse: “Calebe […] continuou a seguir-me de todo o coração” (Núm. 14:24). Deus o recompensou e até permitiu que ele escolhesse onde queria morar em Canaã (Josué 14:12-14).
Assim como Calebe, a próxima geração de israelitas deixou que Jeová os guiasse. De fato, “respeitaram profundamente todos os dias da sua vida” a Josué, o homem que Jeová escolheu para substituir Moisés como líder da nação. 4:14. Portanto, Jeová os abençoou e permitiu que entrassem na Terra Prometida (Josué 21:43, 44). w24.02 21 par. 6, 7.
Quem seguiu a orientação de Jeová? (Números 14:24; veja também a imagem).
Ora, havia alguns israelitas que seguiam a orientação de Jeová. Por exemplo, Jeová disse: “Calebe […] continuou a seguir-me de todo o coração” (leia Números 14:24). Deus o recompensou e até permitiu que ele escolhesse onde queria morar em Canaã (Josué 14:12-14).
Assim como Calebe, a próxima geração de israelitas deixou que Jeová os guiasse. De fato, “respeitaram profundamente todos os dias da sua vida” a Josué, o homem que Jeová escolheu para substituir Moisés como líder da nação. 4:14. Portanto, Jeová os abençoou e permitiu que entrassem na Terra Prometida (Josué 21:43, 44).
Como Jeová guiou seu povo durante o tempo dos reis? (Veja também a imagem).
Anos mais tarde, Jeová nomeou juízes para guiar o seu povo. Mais tarde, durante o tempo dos reis, ele nomeou profetas para esta obra. Os reis que foram fiéis a Deus ouviram os conselhos dos profetas.
Por exemplo, o rei Davi aceitou humildemente a correção do profeta Natã (2 Sam. 12:7, 13; 1 Crônicas 17:3, 4). O rei Josafá deu ouvidos ao que o profeta Jaaziel lhe disse e encorajou os habitantes de Judá a terem fé nos profetas de Deus (2 Crônicas 20:14, 15, 20). E, em tempos difíceis, o rei Ezequias pediu ajuda ao profeta Isaías (Is 37:1-6).
Sempre que os reis seguiam a orientação de Jeová, ele os abençoava e protegia a nação. (2 Crô. 20:29, 30; 32:22) Ficou claro como o dia que Jeová usou profetas para guiar seu povo. Contudo, a maioria dos reis e israelitas os rejeitaram (Jr 35:12-15).
Como Jeová guiou os cristãos do primeiro século? (Veja também a imagem).
No primeiro século, Jeová formou a congregação cristã. Como ele guiou seu povo naquela época? Ele nomeou Jesus como cabeça da congregação (Efésios 5:23). Mas, é claro, Jesus não falou diretamente a cada cristão para lhes dizer o que fazer, mas antes usou os apóstolos e presbíteros em Jerusalém para dirigir o trabalho (Atos 15:1, 2). Além disso, foram designados anciãos em cada congregação para guiar os irmãos (1 Tes. 5:12; Tito 1:5).
Como a maioria dos cristãos do primeiro século reagiu às instruções que receberam?
A maioria deles os seguiu de boa vontade. Na verdade, “eles ficaram felizes por causa das palavras de encorajamento” que receberam (leia Atos 15:30, 31). Agora, como Jeová tem guiado seu povo nos nossos dias?
Todos os direitos reservados Copyright © 2024 Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados da Pensilvânia JW.ORG.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário