Estudo de A Sentinela, Semana de 5 a 11 de maio de 2025, Não atrase seu batismo, Respostas sublinhadas.
Estudo de A Sentinela, 5 a 11 de maio de 2025, Não adie seu batismo, Respostas sublinhadas.
Amarelo: Resposta Direta
Amarelo claro: Resposta Adicional
Celeste: Pontos Adicionais
“O que você está esperando? Levante-se e seja batizado” (ATOS 22:16).
1. Quais são alguns bons motivos para ser batizado?
Você AMA a Jeová, que lhe deu todas as coisas boas que você desfruta, inclusive a vida? Você quer demonstrar seu amor? A melhor maneira de fazer isso é dedicar sua vida a isso e ser batizado. Ao seguir esses passos, você se tornará parte da família de Jeová. Você pertencerá a ele, e é por isso que seu Pai e amigo irá guiá-lo e cuidar de você. (Sal. 73:24; Isa. 43:1, 2). Além disso, graças à dedicação e ao batismo, você terá a esperança de viver para sempre (1 Ped. 3:21).
2. O que vamos analisar neste artigo?
2 Agora, talvez haja algo que o esteja impedindo de dar o passo de ser batizado. Não se preocupe; Ele não é o primeiro a se encontrar nessa situação. Milhões de pessoas antes de você tiveram de fazer mudanças no comportamento e no modo de pensar para serem batizadas, e agora servem a Jeová com alegria e entusiasmo. Neste artigo falaremos sobre algumas pessoas que foram batizadas no primeiro século. Veremos quais obstáculos eles enfrentaram e o que os ajudou a superá-los. Tente perceber o que você, jovem ou velho, pode aprender com o exemplo deles.
OS SAMARITANOS FORAM BATIZADOS
3. Que obstáculos provavelmente alguns samaritanos enfrentaram ao serem batizados?
3 No tempo de Jesus, os samaritanos eram membros de um grupo religioso que vivia nas antigas Siquém e Samaria, ao norte da Judéia. Para serem batizados, eles tiveram que conhecer melhor a Palavra de Deus, pois acreditavam que apenas os primeiros cinco livros da Bíblia – isto é, de Gênesis a Deuteronômio – e possivelmente o livro de Josué vieram de Deus. Contudo, eles conheciam a promessa de Deus encontrada em Deuteronômio 18:18, 19, e é por isso que esperavam a vinda do Messias. (João 4:25). Para serem batizados, eles tiveram que aceitar que Jesus era o Messias prometido. E “muitos samaritanos” fizeram isso (João 4:39). Outros podem ter tido de superar preconceitos profundos contra os judeus. (Luc. 9:52-54).
4. De acordo com Atos 8:5, 6, 14, o que alguns samaritanos fizeram quando Filipe lhes pregou?
4 O que ajudou os samaritanos a serem batizados? Quando Filipe, o evangelizador, lhes pregou “sobre o Cristo”, alguns aceitaram “a palavra de Deus”. (leia Atos 8:5, 6, 14). Embora Filipe fosse de origem judaica, os samaritanos o ouviam. Talvez me tenham ocorrido alguns versículos que dizem que Deus não é parcial. (Deut. 10:17-19). Seja como for, prestaram “muita atenção ao que Filipe disse” sobre o Cristo. Reconheceram que Filipe havia sido enviado por Deus, pois também realizou muitos milagres, como curar enfermos e expulsar demônios. (Números 8:7).
5. Que lições você aprendeu com os samaritanos?
5 No caso daqueles samaritanos, o preconceito ou a falta de conhecimento poderiam ter sido um obstáculo ao seu progresso. Mas eles não deixaram isso acontecer. Assim que se convenceram de que Filipe lhes estava ensinando a verdade, foram imediatamente batizados. A Bíblia explica: “Quando Filipe lhes anunciou as boas novas do Reino de Deus e o nome de Jesus Cristo, eles acreditaram nele e tanto homens como mulheres foram batizados.” (Atos 8:12). E você? Você está convencido de que a Palavra de Deus é a verdade? E você tem certeza de que as Testemunhas de Jeová se esforçam para demonstrar umas às outras amor sem julgamento, o tipo de amor que Jesus disse que seus verdadeiros discípulos teriam? (João 13:35). Portanto, não atrase seu batismo. Não tenha dúvidas de que Jeová o abençoará.
6. O que o exemplo de Ruben lhe ensina?
6 Ruben, da Alemanha, cresceu numa família de Testemunhas de Jeová, mas quando jovem tinha dúvidas sobre a existência de Deus. O que o ajudou a superar essas dúvidas? Ele percebeu que lhe faltava conhecimento, então decidiu começar a trabalhar. Ele diz: “Não fiquei com minhas dúvidas. Aproveitei meu estudo pessoal para resolvê-las. Tive que estudar várias vezes o tema da evolução”. Ele leu o livro Existe um Criador que se Importa Conosco?, que fortaleceu muito sua fé. Ele diz: “Lembro-me de ter pensado: ‘Uau, Jeová realmente existe.’” Além disso, Ruben visitou a sede mundial e ficou muito impressionado ao ver a extraordinária unidade que existe entre os servos de Deus em todo o mundo. Quando voltou para a Alemanha, foi batizado aos 17 anos. Se você tiver dúvidas sobre o que aprendeu na Bíblia, procure informações em nossas publicações. “Conhecimento exato” pode superar qualquer dúvida (Efésios 4:13, 14). E você se sentirá mais próximo de nossa fraternidade global ao ouvir sobre o amor e a união que os servos de Jeová têm uns pelos outros em outras partes do mundo e ao ver isso em primeira mão em sua congregação.
SAULO DE TARSO FOI BATIZADO
7. O que Saulo teve que corrigir?
7 Considere o exemplo de Saulo de Tarso, um judeu puro-sangue que tinha um futuro promissor no judaísmo (Gl 1:13, 14; Filipenses 3:5). Naquela época, muitos judeus consideravam os cristãos apóstatas. Por esse motivo, Saulo os perseguiu impiedosamente. Ele erroneamente acreditou que esta era a vontade de Deus. (Núm. 8:3; 9:1, 2; 26:9-11). Portanto, se você depositou sua fé em Jesus e foi batizado como cristão, você tinha que estar disposto a sofrer perseguição.
8. a) O que ajudou Saulo a ser batizado? b) De acordo com Atos 22:12-16, como Ananias ajudou Saulo? (Veja também a imagem).
8 O que ajudou Saulo a ser batizado? Quando Jesus falou com ele desde o céu, uma luz brilhante cegou Saulo (Atos 9:3-9). Durante três dias ele não comeu nada e deve ter meditado sobre o que havia acontecido com ele. Ele se convenceu de que Jesus era o Messias e que os cristãos eram a verdadeira religião. Ele também deve ter se sentido muito culpado por ter sido cúmplice do assassinato de Estêvão (Atos 22:20). No final daqueles três dias, um discípulo chamado Ananias foi ver Saulo, falou-lhe gentilmente, restaurou-lhe a visão e incentivou-o a ser batizado imediatamente. (leia Atos 22:12-16). Saulo foi humilde, aceitou a ajuda de Ananias e deu um novo rumo à sua vida (Núm. 9:17, 18).
ILUSTRAÇÃO
Saulo entrando na água para ser batizado. Algumas pessoas o observam sorrindo.
Ananias incentivou Saulo a ser batizado e ele aceitou. Você seguirá o exemplo de Saulo? (Ver parágrafo 8).
9. Que lições o exemplo de Saulo lhe ensina?
9 O exemplo de Saulo nos ensina diversas lições. Ele poderia ter permitido que o orgulho ou o medo o impedissem de ser batizado. Mas ele não deixou que nada o impedisse. Quando entendeu a verdade sobre o Cristo, mostrou humildade e se dispôs a fazer mudanças em sua vida. (Núm. 26:14, 19). Ele tomou a decisão de se tornar cristão mesmo sabendo que seria perseguido. (Núm. 9:15, 16; 20:22, 23). Depois do batismo, ele continuou a confiar na ajuda de Jeová ao enfrentar todo tipo de provações. (2 Coríntios 4:7-10). Ao ser batizado como Testemunha de Jeová, você poderá passar por provações ou alguma oposição, mas não estará sozinho. Jeová e Jesus estarão sempre ao seu lado para apoiá-lo (Filipenses 4:13).
10. Como o exemplo de Anna ajuda você?
10 Vejamos o caso de Anna, que vive na Europa de Leste e cresceu numa família curda. Depois que sua mãe foi batizada, Anna começou a estudar a Bíblia aos 9 anos de idade, com a permissão de seu pai. Ela morava com todos os seus parentes na mesma casa, e quando descobriram que Anna estava estudando a Bíblia com as Testemunhas, viraram-se contra ela. Parecia-lhes uma vergonha alguém abandonar a religião dos seus antepassados. Quando ela tinha 12 anos, Anna falou com o pai porque queria ser batizada. Ele perguntou se ela queria dar esse passo sozinha ou se alguém a estava pressionando. Ela respondeu: “Eu amo a Jeová.” Portanto, pareceu bom ao seu pai que ele fosse batizado. Após seu batismo, os parentes de Anna continuaram a zombar dela e a tratá-la mal. Um deles lhe disse: “Seria melhor para você levar uma vida imoral e fumar do que ser Testemunha de Jeová.” Como Anna conseguiu suportar essa situação? Ela diz: “Jeová me deu forças. E mamãe e papai também me apoiaram muito.” Anna mantém uma lista de ocasiões em que viu a mão de Jeová em sua vida e as revê de vez em quando para não se esquecer delas. Se você tem medo de oposição ou perseguição, lembre-se de que Jeová também o ajudará (Hebreus 13:6).
CORNÉLIO FOI BATIZADO
11. O que poderia ter sido um obstáculo ao batismo de Cornélio?
11 Outro exemplo é o de Cornélio. Ele era “um centurião”, ou seja, um oficial do exército romano que tinha cerca de 100 soldados sob seu comando. (Núm. 10:1, nota). Portanto, é possível que ele fosse um homem proeminente em sua comunidade e nas forças armadas. A Bíblia também diz que Cornélio “ajudou grandemente os necessitados” (Atos 10:2). Jeová enviou o apóstolo Pedro para lhe contar as boas novas. Como Cornélio reagiu? Você atrasou seu batismo por causa de sua posição social?
12. O que ajudou Cornélio a ser batizado?
12 O que ajudou Cornélio a ser batizado? A história diz que “ele temia a Deus, assim como toda a sua família” e que “orava a Deus constantemente”. (Hebreus 10:2). Quando Pedro lhe contou as boas novas, Cornélio e sua família depositaram fé em Cristo e foram imediatamente batizados. (Núm. 10:47, 48). Certamente Cornélio estava disposto a fazer todas as mudanças necessárias para poder adorar a Jeová junto com sua família. (Jos. 24:15; Gên. 10:24, 33).
13. O que o exemplo de Cornélio lhe ensina?
13 Assim como Saulo, Cornélio tinha uma boa posição social que poderia tê-lo impedido de se tornar cristão. Mas ele não deixou isso acontecer. E você? Você precisa fazer grandes mudanças em sua vida para ser batizado? Bem, tenha certeza de que Jeová o ajudará. Ele abençoará seus esforços de colocar em prática os princípios bíblicos na sua vida.
14. Como o exemplo de Tsuyoshi ajuda você?
14 Tsuyoshi, do Japão, teve que fazer algumas mudanças em seu trabalho para ser batizado. Ele foi diretor assistente da escola de arranjos florais Ikenobo. O diretor ia frequentemente a funerais para levar flores e participar de rituais budistas. Quando ele não podia ir, Tsuyoshi costumava ir e fazer essas coisas. Mas quando aprendeu o que a Bíblia diz sobre a morte, percebeu que não poderia ser batizado se continuasse a participar desses rituais. Então ele decidiu parar de fazer isso (2 Coríntios 6:15, 16). Ele conversou com o diretor sobre o assunto e permitiu que ele mantivesse o emprego sem ter que participar desses rituais. Tsuyoshi foi batizado cerca de um ano depois de começar a estudar a Bíblia. Se você tiver que fazer mudanças em seu trabalho para agradar a Deus, tenha certeza de que ele garantirá que você e sua família não faltem o necessário. (Salmo 127:2; Mateus 6:33).
OS CORÍNTIOS FORAM BATIZADOS
15. Que obstáculos poderiam ter impedido os coríntios de serem batizados?
15 Os habitantes da antiga cidade de Corinto tinham a reputação de serem materialistas e de levarem uma vida imoral. Muitos deles praticavam coisas que iam contra os padrões de Jeová. Portanto, naquele ambiente seria muito difícil alguém aceitar a verdade. Mas quando o apóstolo Paulo chegou àquela cidade e pregou as boas novas sobre o Cristo, “muitos dos coríntios que ouviram a mensagem começaram a crer e a ser batizados”. (Núm. 18:7-11). Além disso, o Senhor Jesus Cristo apareceu a Paulo numa visão e disse: “Tenho muitas pessoas nesta cidade”. Depois, o apóstolo permaneceu pregando ali por um ano e meio.
16. O que ajudou os coríntios a serem batizados? (2 Coríntios 10:4, 5).
16 O que ajudou os coríntios a serem batizados? (Leia 2 Coríntios 10:4, 5). Deus usou Sua Palavra e Seu poderoso Espírito Santo para ajudá-los a mudar completamente suas vidas. (Hebreus 4:12). Os coríntios que aceitaram as boas novas conseguiram deixar para trás práticas como a embriaguez, o roubo e a homossexualidade. (1 Coríntios 6:9-11).
17. O que o exemplo dos coríntios lhe ensina?
17 É verdade que alguns coríntios tiveram que fazer grandes mudanças na vida para serem batizados, mas não achavam que não conseguiriam. Eles fizeram o melhor que puderam para começar a trilhar o caminho estreito que leva à vida eterna. (Mateus 7:13, 14). E você? Você está lutando para superar algum vício ou má prática? Não desista! Peça a Jeová que o ajude com seu espírito santo a resistir à tentação.
18. Como o exemplo de Monika ajuda você?
18 Monika, que mora na Geórgia, trabalhou arduamente quando era jovem para deixar para trás o entretenimento impróprio e o hábito de xingar porque queria ser batizada. Ela diz: “A oração me deu a força que eu precisava. Jeová sabia que eu queria fazer a coisa certa e sempre esteve lá para me ajudar e orientar.” Monika foi batizada quando tinha 16 anos. Você também precisa parar de fazer algo para agradar a Jeová e servi-lo? Certifique-se de pedir ao espírito dele que faça as mudanças necessárias, e ele lhe dará isso generosamente. (João 3:34).
SUA FÉ PODE MOVER MONTANHAS
19. O que o ajudará a superar obstáculos do tamanho de montanhas? (Veja também a imagem).
19 Quaisquer que sejam os obstáculos que você tenha de superar para ser batizado, nunca duvide que Jeová o ama e quer que você faça parte da família dele. Jesus disse a vários de seus discípulos: “Se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Passe para lá’, e ele se moverá; nada será impossível para vocês.” (Mateus 17:20). Aqueles discípulos estavam com Jesus há apenas alguns anos, por isso a sua fé ainda não tinha continuado a crescer. Mesmo assim, Jesus prometeu-lhes que, se desenvolvessem uma fé forte, Jeová os ajudaria a remover obstáculos do tamanho de montanhas. E vai ajudar você também!
ILUSTRAÇÃO
Numa assembléia, um grupo de irmãos e irmãs muito felizes aplaude quando os recém-batizados passam por eles.
Nunca duvide que Jeová o ama e quer que você faça parte da família dele. (Ver parágrafo 19).
20. Que efeito tiveram sobre você os exemplos que vimos neste artigo?
20 Se você perceber que existe um obstáculo que precisa superar para ser batizado, não espere mais um minuto e mãos à obra. Como vimos, há muitos exemplos de cristãos do primeiro século e de hoje que podem lhe dar conforto e força. Medite neles e verá como se sente encorajado e motivado a dar o passo de dedicar-se a Jeová e ser batizado. Será a melhor decisão da sua vida!
O QUE VOCÊ APRENDEU COM O EXEMPLO DOS SEGUINTES CRISTÃOS DO PRIMEIRO SÉCULO?
Os samaritanos
O preconceito ou a falta de conhecimento podem ter sido um obstáculo ao seu progresso. Mas eles não deixaram isso acontecer. Assim que se convenceram de que Filipe lhes estava ensinando a verdade, foram imediatamente batizados. A Bíblia explica: “Quando Filipe lhes anunciou as boas novas do Reino de Deus e o nome de Jesus Cristo, eles acreditaram nele e tanto homens como mulheres foram batizados.”
Saulo de Tarso e Cornélio
Saulo e Cornélio estavam bem na sociedade, o que pode tê-los impedido de se tornarem cristãos. No entanto, ambos não permitiram que isso acontecesse. Quando compreenderam a verdade sobre Cristo, demonstraram humildade e estavam dispostos a fazer mudanças nas suas vidas. Eles tomaram a decisão de se tornarem cristãos, mesmo sabendo que seriam perseguidos.
Os Coríntios
Alguns coríntios tiveram que fazer grandes mudanças em suas vidas para serem batizados, mas não achavam que não conseguiriam. Eles fizeram o melhor que puderam para começar a trilhar o caminho estreito que leva à vida eterna.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário