Estudo de A Sentinela, semana de 12 a 18 de maio de 2025, Vamos aprender a pensar como Jeová e Jesus, respostas sublinhadas.

Estudo da Sentinela, 12 a 18 de maio de 2025, Vamos aprender a pensar como Jeová e Jesus, respostas sublinhadas.

Amarelo: Resposta Direta

Amarelo claro: Resposta Adicional

Celeste: Pontos Adicionais

“Visto que Cristo sofreu na carne, armem-se também da mesma atitude mental” (1 Pedro 4:1).

1, 2. a) O que inclui amar a Jeová? b) Como Jesus demonstrou que amava a Jeová de todo o entendimento?

 JESUS ​​​​deixou claro qual era o mandamento mais importante da Lei de Moisés quando disse: “Ame o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças” (Marcos 12:30). Portanto, temos de amar a Jeová com todo o nosso ser, com tudo o que temos. E isso inclui nossos desejos, emoções e energias. Além disso, inclui a forma como usamos a nossa mente, ou seja, a nossa forma de pensar. Nosso amor por Jeová nos motiva a imitar o modo como ele pensa. É claro que nunca poderemos compreender completamente a sua maneira de pensar. Mas algo que pode nos ajudar é estudar “a mente de Cristo”, porque ele imitou perfeitamente o modo de pensar de seu Pai (1 Coríntios 2:16 e a nota de estudo “nós temos a mente de Cristo”).

2 Jesus amava a Jeová de todo o entendimento. Ele sabia qual era a vontade de Deus para ele e estava determinado a cumpri-la, mesmo sabendo que isso significaria sofrimento. Como estava focado em agradar seu Pai, ele não deixou que nada o distraísse.

3. O que o apóstolo Pedro aprendeu de Jesus, e o que incentivou ele os cristãos a fazer? (1 Pedro 4:1).

 3 Pedro e os outros apóstolos tiveram o privilégio de passar tempo com Jesus e aprender em primeira mão o que ele pensava. Quando Pedro escreveu a sua primeira carta inspirada, ele incentivou os cristãos a armarem-se com a mesma atitude mental que Cristo tinha. (é 1 Pedro 4:1). Como vemos, quando Pedro escreveu “Armem-se”, ele usou uma expressão militar. Assim, ele deixou claro que imitar o modo de pensar de Jesus é uma arma poderosa que os cristãos têm para lutar contra os nossos desejos malignos e o mundo dominado por Satanás. (2 Cor. 10:3-5; Efes. 6:12).

4. O que analisaremos neste artigo?

4 Neste artigo, veremos o modo de pensar de Jesus e como imitá-lo. Veremos como podemos 1) aprender a pensar como Jeová, 2) ser humildes e 3) ter bom senso.

VAMOS APRENDER A PENSAR COMO JEOVÁ

5. Cite uma ocasião em que Pedro não refletiu o modo de pensar de Jeová.

5 Vejamos uma ocasião em que Pedro demonstrou que seu modo de pensar era muito diferente do modo de pensar de Jeová. Jesus disse aos seus apóstolos que ele teria que ir a Jerusalém, onde os líderes religiosos o prenderiam, e então ele seria torturado e executado (Mateus 16:21). Pedro sabia que Jesus era o Messias prometido que salvaria o povo de Deus, por isso talvez tenha tido dificuldade em aceitar que Jeová permitiria que Jesus fosse executado. (Mat. 16:16). Foi por isso que Pedro o chamou de lado e disse: “Senhor, não seja tão duro consigo mesmo! Isso nunca acontecerá com você”. (Mat. 16:22). Visto que Pedro não refletia o modo de pensar de Jeová neste assunto, o modo de pensar dele e o de Jesus não concordavam.

6. Como Jesus demonstrou que pensava como Jeová?

6 Jesus pensava exatamente como seu Pai celestial. Ele disse a Pedro: “Para trás de mim, Satanás! Você é um obstáculo no meu caminho, porque não pensa como Deus pensa, mas como o homem pensa”. (Mat. 16:23). Jesus sabia que, para cumprir a vontade de Jeová, não levaria uma vida fácil, mas teria de sofrer e morrer. Por isso rejeitou o conselho de Pedro, que certamente lhe deu com boas intenções. Dessa forma, o apóstolo entendeu que precisava aprender a pensar como Jeová. Que boa lição para nós também!

7. Como Pedro demonstrou que tentava pensar como Jeová? (Veja imagem).

7 Mais tarde, Pedro demonstrou que estava tentando pensar como Jeová pensa. Deus decidiu que era hora de aceitar as pessoas das nações em seu povo. E disse a Pedro que fosse pregar a Cornélio, que se tornaria um dos primeiros cristãos de origem não judaica. É claro que os judeus tendiam a evitar qualquer contacto com os povos das nações, por isso era de esperar que Pedro tivesse dificuldade em aceitar esta missão. Mas assim que compreendeu qual era a vontade de Jeová, a sua perspectiva mudou. Quando Cornélio disse a Pedro para visitá-lo, foi “sem objeção”. (Núm. 10:28, 29). Ele pregou a Cornélio e sua família, e eles foram batizados. (Núm. 10:21-23, 34, 35, 44-48).

ILUSTRAÇÃO

Cornélio leva Pedro e seus companheiros para sua casa.

Pedro entra na casa de Cornélio. (Ver parágrafo 7).

8. Como mostramos que pensamos como Jeová? (1 Pedro 3:8 e nota).

8 Anos mais tarde, Pedro deu este conselho aos cristãos: “Que todos tenham o mesmo modo de pensar.” (leia 1 Pedro 3:8 e a nota). Para que todas as Testemunhas de Jeová tenham o mesmo modo de pensar, temos de imitar o modo de pensar de Jeová, que se encontra na sua Palavra. Por exemplo, Jesus incentivou seus seguidores a colocar o Reino em primeiro lugar. (Mateus 6:33). Com isso em mente, suponhamos que um irmão na congregação decida começar o serviço de tempo integral. Diremos a ele algo semelhante ao que Pedro disse a Jesus? Não. Iremos parabenizá-lo por essa bela decisão e lhe ofereceremos nosso apoio.

VAMOS SER HUMILHOS

9, 10. Que lição de humildade Jesus ensinou?

9 Na noite anterior à sua execução, Jesus ensinou a Pedro e aos outros apóstolos uma importante lição de humildade. Jesus disse a Pedro e João que se preparassem para comer com seus discípulos uma última vez antes de morrer. Eles provavelmente se certificaram de que havia uma bacia e toalhas para que os hóspedes pudessem lavar os pés durante a refeição. Mas quem estaria encarregado desta humilde tarefa?

10 Normalmente um escravo faria isso. Mas desta vez foi Jesus quem, sem pensar duas vezes, lavou-lhes os pés. Que surpresa tiveram os apóstolos quando o viram tirar o manto, amarrar uma toalha na cintura, colocar água na bacia e começar a lavar os pés! (João 13:4, 5). Você pode imaginar quanto tempo Jesus levou para fazer isso? Ele lavou os pés dos 12 apóstolos, inclusive de Judas, que mais tarde o trairia. Quão humilde Jesus era! Então ele lhes explicou pacientemente: “Vocês entendem o que eu fiz com vocês? Você me chama de Mestre e Senhor, e você está certo, porque eu estou. Portanto, se eu, o Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”. (João 13:12-14).

11. Como Pedro mostrou que havia aprendido a ser humilde? (1 Pedro 5:5; veja também imagem).

11 Pedro aprendeu com a humildade de Jesus. Depois que Jesus voltou ao céu, Pedro curou milagrosamente um homem que era coxo de nascença (Atos 1:8, 9; 3:2, 6-8). Não é de surpreender que este ato surpreendente tenha atraído a atenção de muitas pessoas (Atos 3:11). O que Pedro faria? Lembremos que na cultura deles era muito importante se destacar. Você então gostaria de ficar com toda a glória? Não, mas ele foi humilde e deu todo o crédito a Jeová e a Jesus. Referindo-se a Jesus, ele disse: “Por intermédio do seu nome e por meio da nossa fé no seu nome, este homem que vedes e conheceis foi fortalecido.” (Números 3:12-16). Algum tempo depois, Pedro escreveu aos cristãos sobre a importância de ser humilde. As palavras que ele usou podem nos lembrar de quando Jesus amarrou uma toalha na cintura e lavou os pés dos apóstolos (leia 1 Pedro 5:5 e a segunda nota).

ILUSTRAÇÃO

Pedro e João no templo. Pedro aponta para o céu e ao lado dele está um homem que era coxo de nascença e foi curado.

Pedro foi humilde e deu crédito a Jeová e a Jesus pelo milagre que realizou. Nós também podemos demonstrar humildade fazendo coisas para os outros sem esperar reconhecimento ou elogios. (Ver parágrafos 11 e 12).

12. Assim como Pedro, como podemos cultivar a humildade?

12 Assim como Pedro, podemos cultivar a humildade. Algo que nos ajudará a fazer isso é lembrar que a verdadeira humildade vai além do que dizemos, nasce dos nossos pensamentos mais profundos. Esta é precisamente a ideia destacada pela expressão original traduzida como “humildade” em 1 Pedro 5:5. Fazemos coisas para outros por amor a Jeová e ao próximo, não porque queremos ser elogiados. Se servirmos a Jeová e aos nossos irmãos com alegria, sem nos darmos conta de que outros nos veem, mostraremos que somos humildes (Mateus 6:1-4).

VAMOS TER “BOM JULGAMENTO”

13. O que significa “bom julgamento”?

13 O que significa “bom julgamento”? (1 Pedro 4:7). Envolve tomar decisões que refletem o modo de pensar de Jeová. Significa também ter em mente que não há nada mais importante do que a nossa amizade com Jeová. Se tivermos bom senso, teremos uma visão equilibrada de nós mesmos e não pensaremos que sabemos tudo. Além disso, apoiar-nos-emos em Jeová por orarmos frequentemente para pedir-lhe humildemente que nos guie.

14. Cite uma época em que Pedro não confiou em Jeová.

14 Na noite anterior à sua morte, Jesus disse aos seus discípulos: “Esta noite, todos vocês irão falhar por minha causa.” Muito seguro de si, Pedro respondeu: “Mesmo que todos os outros falhem por sua causa, eu nunca falharei!” Naquela noite, Jesus deu este conselho a alguns de seus discípulos: “Fiquem acordados e orem constantemente.” (Mat. 26:31, 33, 41). Se Pedro tivesse seguido esse conselho, talvez tivesse tido a coragem de dizer que era discípulo de Jesus. Mas, como não o seguiu, acabou negando o seu Mestre... e como se arrependeu! (Mateus 26:69-75).

15. O que ajudou Jesus a ter bom senso na noite anterior à sua morte?

15 Jesus confiava totalmente em Jeová.  Embora fosse perfeito, ele orou a ele repetidas vezes na noite anterior à sua morte. Assim ele teve a coragem de fazer a vontade de seu Pai (Mat. 26:39, 42, 44; João 18:4, 5). Pedro viu Jesus apegar-se à oração, e isso certamente deixou nele uma marca que jamais esqueceria.

16. Como demonstrou Pedro que havia desenvolvido bom senso? (1 Pedro 4:7).

16 Com o tempo, Pedro aprendeu a confiar em Jeová por meio da oração. Depois de Jesus ter sido ressuscitado, ele disse a Pedro e aos outros apóstolos que eles receberiam espírito santo para poder pregar. Mas ele lhes disse para esperarem em Jerusalém enquanto isso (Lucas 24:49; Atos 1:4, 5). O que Pedro fez enquanto esperava? A Bíblia diz que ele e outros cristãos “perseveraram em oração”. (Números 1:13, 14). Mais tarde, na sua primeira carta, ele incentivou os cristãos a exercerem bom senso e a confiarem em Jeová por meio da oração. (é 1 Pedro 4:7). Pedro aprendeu a confiar em Jeová e tornou-se uma coluna da congregação (Gál. 2:9).

17. O que devemos sempre fazer, independentemente das competências que possuímos? (Veja também a imagem).

17 Para ter bom senso, você precisa orar muito a Jeová. Sabemos que sempre temos que pedir Sua orientação, até mesmo para fazer coisas que são naturalmente fáceis para nós. Pedimos especialmente a sua ajuda quando temos que tomar decisões importantes porque temos a certeza de que ele sabe o que é melhor para nós.

ILUSTRAÇÃO

Pedro aprendeu a confiar em Jeová por meio da oração. Nós também podemos usar o bom senso por pedir ajuda a Jeová, especialmente quando temos de tomar decisões importantes. (Ver parágrafo 17).

18. Assim como Pedro, o que podemos fazer?

18 Somos muito gratos por Jeová ter nos dado a capacidade de refletir suas qualidades (Gên. 1:26). Sabemos que não podemos imitá-lo perfeitamente (Is. 55:9). Mas, assim como Pedro, podemos aprender a pensar como Jeová, a ser humildes e a ter bom senso.

O QUE VOCÊ RESPONDERIA?

Como podemos aprender a pensar como Jeová?

Para aprendermos a pensar como Jeová, temos de imitar o seu modo de pensar, que se encontra na sua Palavra.

Como podemos ser humildes?

Algo que nos ajudará a fazer isso é lembrar que a verdadeira humildade vai além do que dizemos; Nasce de nossos pensamentos mais profundos. Se servirmos a Jeová e aos nossos irmãos com alegria, sem nos preocuparmos que outros nos vejam, estaremos mostrando que somos humildes.

Como podemos ter bom senso?

Para ter bom senso, você precisa orar muito a Jeová. Pedimos especialmente a Sua ajuda quando temos que tomar decisões importantes, porque temos certeza de que Ele sabe o que é melhor para nós. Temos que pedir Sua orientação, até mesmo para fazer coisas que são naturalmente fáceis para nós.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários