Estudo de A Sentinela, “Artigo 12”, Semana de 26 de maio a 1º de junho de 2025, Continuemos Andando pela Fé, Respostas.

Estudo de A Sentinela, “Artigo 12”, 26 de maio a 1º de junho de 2025, Continuemos Andando pela Fé, Respostas.

“Andamos por fé e não por vista” (2 COR. 5:7).

1. Por que Paulo se sentia satisfeito quando pensava em sua vida?

 Paulo enfrentou muitas dificuldades em seu ministério: perseguição, prisão e até ameaças de morte. No entanto, ele estava satisfeito com sua vida porque havia sido fiel até o fim.

Em 2 Timóteo 4:6-8, Paulo compara sua vida cristã a uma corrida que ele completou com sucesso, afirmando que permaneceu na fé, pois não apenas pregou com zelo, mas também fortaleceu congregações e ajudou outros a permanecerem firmes na fé. Sua satisfação não vinha de conquistas materiais, mas de saber que havia feito todo o possível para agradar a Jeová.

2. O que significa andar pela fé?

Fé não é apenas acreditar na existência de Deus, mas confiar plenamente que suas regras são as melhores para nossas vidas. Hebreus 11:6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus, o que implica que nossas ações devem refletir essa confiança. O Salmo 119:6 nos incentiva a buscar a orientação de Jeová para tomar decisões sábias.

Portanto, aqueles que andam pela vista tomam decisões baseadas no que parece lógico do ponto de vista humano. Em vez disso, aqueles que andam pela fé confiam que seguir os princípios da Bíblia sempre trará os melhores resultados, mesmo que não sejam imediatamente evidentes. Por exemplo, obedecer aos conselhos de Deus sobre casamento, trabalho ou vida espiritual pode parecer difícil a curto prazo, mas com o tempo prova ser a melhor escolha.

3. Como andar pela fé nos beneficia? (2 Coríntios 4:18).

Andar pela fé nos beneficia porque nos ajuda a tomar decisões que agradam a Jeová e nos levam a uma vida feliz e cheia de propósito. 2 Coríntios 4:18 nos lembra de não nos concentrarmos em coisas visíveis e temporais, mas em coisas invisíveis e eternas, como as promessas de Deus.

Além disso, Eclesiastes 11:9 alerta que seguir apenas os desejos do coração sem considerar a Deus pode levar a consequências negativas. Portanto, andar pela fé envolve confiar em Jeová, mesmo quando enfrentamos provações. Jó é um excelente exemplo disso: embora tenha sofrido muito, nunca deixou de confiar em Deus e, no final, foi abençoado.

4. Como sabemos se estamos andando pela fé ou pela vista?

Andar pela fé significa deixar que Jeová guie nossas decisões, mesmo quando sua direção vai contra o que parece lógico do ponto de vista humano. Provérbios 3:5, 6 nos aconselha a não confiar em nosso próprio entendimento, mas a confiar completamente em Deus.

Este artigo menciona três áreas principais nas quais devemos ter certeza de que andamos pela fé: escolher um emprego, escolher um cônjuge e obedecer às instruções da organização de Jeová.

Em cada uma dessas situações, podemos deixar que fatores materiais ou emocionais superem a vontade de Deus. Entretanto, se tomarmos decisões baseadas em Sua Palavra, estaremos demonstrando confiança Nele.

QUANDO TEMOS QUE ESCOLHER UM EMPREGO

5. Devemos nos concentrar apenas no salário ao escolher um emprego?

Não, não devemos focar apenas no salário ao escolher um emprego. É natural querer um emprego que nos permita sustentar a nós mesmos e à nossa família, como diz 1 Timóteo 5:8.

Entretanto, se considerarmos apenas o dinheiro e deixarmos de lado outros fatores importantes, estaremos andando pela vista e não pela fé. Andar pela fé envolve tomar decisões baseadas no que Jeová considera mais valioso.

Um trabalho que oferece um bom salário, mas nos afasta da congregação ou afeta nosso serviço a Deus não seria uma boa escolha. Eclesiastes 7:12 menciona que a sabedoria e o dinheiro podem nos proteger, mas a sabedoria que vem de Jeová é o que realmente nos dá vida.

6. Como demonstramos que andamos pela fé ao escolher um emprego? (Hebreus 13:5).

O mundo nos ensina a buscar segurança financeira a todo custo, mas os princípios bíblicos nos ajudam a tomar decisões equilibradas. Filipenses 1:10 nos incentiva a ter certeza de que escolhemos o que é melhor aos olhos de Jeová.

Se aceitarmos um trabalho que exija que ajamos contra suas regras, estaremos colocando nossa fé em risco. Por outro lado, a Bíblia também menciona que Jeová é um Deus provisor. Portanto, se um trabalho interfere em nossa adoração, mesmo que pague bem, estaríamos andando por vista e não por fé.

Por outro lado, se rejeitarmos um trabalho que nos afastaria de Jeová, mostramos que confiamos em sua provisão e que cremos na promessa de Mateus 6:33.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Demonstramos que estamos andando pela fé ao escolher um emprego quando priorizamos nossa amizade com Jeová em vez de olhar apenas para o salário. Se um trabalho exige que façamos algo que Jeová odeia, afeta nossas atividades espirituais ou nos distancia de nossa família, é melhor não aceitá-lo. Hebreus 13:5 nos lembra de confiar em Jeová para suprir nossas necessidades.

7, 8. Como um irmão da América do Sul demonstrou que andava pela fé? (Veja também a imagem).

A experiência de Javier demonstra o que significa andar pela fé. Em vez de priorizar dinheiro e prestígio, ele confiou que Jeová lhe daria o que precisava para que pudesse servi-lo melhor.

Mateus 6:33 nos lembra que se buscarmos primeiro o Reino de Deus, Ele cuidará de nossas necessidades. A decisão de Javier também reflete o que Hebreus 11:6 diz: que Jeová recompensa aqueles que o buscam com fé. Muitos vivenciaram a mesma coisa quando colocaram o espiritual em primeiro lugar.

Finalmente, Javier rejeitou a oferta e, duas semanas depois, tornou-se pioneiro. Mais tarde, ele encontrou um emprego de meio período que lhe permitiu atingir seu objetivo espiritual e fortalecer seu serviço a Jeová.

ILUSTRAÇÃO

Um irmão usando capacete e roupa de trabalho olha para o escritório vazio que o supervisor está lhe mostrando. O supervisor está lhe oferecendo uma promoção.

Se lhe oferecerem uma promoção, você tomará uma decisão que demonstre confiança em Jeová? (Ver parágrafos 7 e 8).

9. O que você aprendeu com a experiência de Trésor?

Trésor experimentou em primeira mão a importância de confiar em Jeová, mesmo quando as circunstâncias pareciam difíceis. Seu trabalho lhe oferecia grande estabilidade financeira, mas tirava o que ele tinha de mais valioso: seu tempo com Jeová e sua integridade. Recusar essa oferta lhe deu a oportunidade de colocar Jeová em primeiro lugar, permitindo-lhe desfrutar de paz e estabilidade espiritual.

As palavras de Habacuque 3:17-19 o ajudaram a entender que, mesmo que perdesse sua renda, Jeová o sustentaria. Um ano depois, Jeová o abençoou com um emprego mais adequado, que não só lhe permitiu suprir suas necessidades, mas também lhe deu mais tempo para servi-Lo.

A experiência de Trésor mostra que quando colocamos Jeová em primeiro lugar, ele cuida de nossas necessidades.

QUANDO VAMOS ESCOLHER COM QUEM CASAR

10. Como alguém demonstraria que está olhando pela vista ao decidir com quem se casar?

O casamento é uma dádiva preciosa de Jeová, e a decisão de se casar deve ir além de aspectos superficiais. Quando alguém decide com quem se casar com base apenas no que vê ou no que parece bom no momento, corre o risco de ignorar a coisa mais importante: a compatibilidade espiritual.

Em 2 Coríntios 6:14, a Bíblia nos aconselha a não nos colocarmos em jugo desigual com os incrédulos, o que implica que o foco deve ser se ambos têm os mesmos princípios e desejos espirituais. Embora fatores externos não devam ser ignorados, o mais importante é que ambos compartilhem a fé em Jeová.

11. Como demonstramos que andamos pela fé ao escolher com quem nos casar? (1 Coríntios 7:39).

Andar pela fé ao escolher um cônjuge significa confiar em Jeová para nos guiar a tomar a melhor decisão. Seguimos seu conselho de esperar até que o auge da juventude passe, o que nos ajuda a amadurecer antes de nos comprometermos com um relacionamento sério.

Também nos certificamos de que a pessoa tenha as qualidades que Jeová aprova em um marido ou esposa, de acordo com Provérbios 31:10-13, que fala de uma esposa exemplar, e Efésios 5:33, que enfatiza o amor e o respeito no casamento.

Além disso, quando alguém que não é Testemunha de Jeová demonstra interesse em nós, somos lembrados da importância de sermos casados ​​no Senhor para manter nossa fé forte. Portanto, confiamos que Jeová cuidará de nossas necessidades emocionais se seguirmos seus princípios.

12. O que você aprendeu com o caso de Rosa?

Rosa aprendeu que andar pela fé nem sempre é fácil, especialmente quando sentimentos estão envolvidos. Embora o homem que ela conheceu tivesse muitas das qualidades que ela procurava em um marido, ela permaneceu firme em sua decisão de se casar somente “no Senhor”.

Embora seus sentimentos o incentivassem a continuar o relacionamento, ele se lembrou de que andar pela fé significa priorizar a vontade de Jeová acima dos desejos pessoais. Apesar da solidão que sentia, ela decidiu cortar todo contato com ele para proteger sua amizade com Jeová.

Em vez de se concentrar no que podia ver ou sentir, ela confiou que Jeová a abençoaria se ela seguisse seus princípios. Como resultado, ela foi convidada para a escola de Evangelizadores do Reino e hoje serve como pioneira especial, sentindo-se feliz e realizada com sua decisão.

QUANDO RECEBEMOS INSTRUÇÕES DA ORGANIZAÇÃO

13. Como alguém demonstraria que está andando por visão ao receber instruções da organização?

Receber instruções da organização é um sinal do amor de Jeová, pois elas nos ajudam a permanecer espiritualmente fortes. Entretanto, se alguém decide não seguir uma instrução porque ela parece impraticável ou porque não entende seu propósito, está agindo com uma mentalidade humana e não com fé.

Se nos concentrarmos nos aspectos negativos em vez de confiar em Jeová para guiar seu povo, estaremos andando pela vista. A obediência baseada na fé envolve seguir as orientações da organização, mesmo quando não entendemos todos os detalhes, confiando que Jeová sempre sabe o que é melhor para nós.

COMENTÁRIO ADICIONAL

Alguém seria cego se, ao receber instruções da organização, se concentrasse nas deficiências ou imperfeições de quem as dava, em vez de confiar que Jeová está guiando seu povo. Se você duvida ou rejeita uma orientação porque não a entende ou acha difícil aplicá-la, você está baseando suas decisões em seu próprio julgamento e não na fé.

14. O que nos ajudará a andar pela fé quando recebermos instruções da organização? (Hebreus 13:17).

Quando andamos pela fé, entendemos que Jeová conhece as nossas circunstâncias e que suas instruções, mesmo que transmitidas por humanos imperfeitos, sempre buscam o bem-estar do seu povo. Portanto, obedecemos sem demora e com uma atitude positiva, lembrando que nossa submissão contribui para a unidade da congregação.

Também confiamos que Jeová abençoará nossa obediência e que, se forem necessários ajustes, ele os fará no devido tempo. Ao seguir esse princípio, demonstramos que confiamos em Jeová e na orientação que ele nos dá por meio de sua organização.

15, 16. O que ajudou Kevin a andar pela fé? (Veja também a imagem).

Kevin, um ancião de uma congregação de língua quíchua no Peru, inicialmente hesitou sobre as novas instruções de pregação. No entanto, ele se lembrou de Provérbios 3:5 e do exemplo de Moisés, que obedeceu a Jeová mesmo quando a situação parecia difícil.

Kevin decidiu confiar em Jeová e se adaptou ao novo método de pregação. Como resultado, eles encontraram mais pessoas interessadas na mensagem bíblica e aumentaram as visitas de retorno, os cursos bíblicos e a frequência às reuniões. Isso mostra que quando andamos pela fé, Jeová sempre recompensa a obediência.

ILUSTRAÇÃO

Um homem que fala quíchua conversa com um casal de Testemunhas de Jeová que está pregando. Ela mostra onde alguém mora.

Muitas pessoas indicaram aos irmãos algumas áreas onde eles poderiam encontrar pessoas que falavam quíchua. (Ver parágrafos 15 e 16).

17. O que você aprendeu com este artigo?

Este artigo destaca a importância de andar pela fé em áreas importantes como casamento, obediência à organização e pregação, mas também nos incentiva a aplicar esse princípio a todos os aspectos da vida, incluindo entretenimento, educação e criação de filhos. Para fazer isso, precisamos nos concentrar em nossa amizade com Jeová e em seus conselhos, em vez de confiar apenas no que vemos.

Ao fazer isso, demonstramos que confiamos em Jeová e em sua promessa de cuidar de nós, cumprindo assim Miquéias 4:5, que nos motiva a andar no nome de Jeová para sempre.

COMO PODEMOS ANDAR PELA FÉ NOS SEGUINTES CAMPOS?

Quando temos que escolher um trabalho.

Andamos pela fé ao escolher um emprego que nos permite continuar servindo a Jeová sem comprometer nossos princípios. Confiamos que Jeová proverá o que for necessário se colocarmos o Reino em primeiro lugar.

Quando vamos escolher com quem casar.

Andamos pela fé ao escolher alguém que ama a Jeová e segue seus princípios, em vez de focar apenas na aparência ou na estabilidade financeira. Confiamos que Jeová nos abençoará se obedecermos ao seu conselho de nos casar no Senhor.

Quando recebemos instruções da organização.

Andamos pela fé quando obedecemos às instruções, mesmo que não as entendamos completamente, confiando que Jeová está guiando sua organização e corrigirá quaisquer erros no tempo devido.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários