ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: Semana de 5 a 11 de maio de 2025, PROVÉRBIOS 12, Respostas.

ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 5 a 11 de maio de 2025, PROVÉRBIOS 12, Respostas.

Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)

Pv 12:16. Como esse princípio nos ajuda a ser resilientes quando passamos por problemas? (ijwyp artigo 95, parágrafos 10, 11).

Ao não deixar que tudo nos afete, seria bom aprendermos a diferenciar entre problemas importantes e aqueles que não são.

Por exemplo, Joanne menciona: “Meus colegas faziam de qualquer coisa um drama. Depois, nas redes sociais, os amigos concordavam com eles.

Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?

Provérbios 12:1. Quem é bom anseia por disciplina porque quer melhorar. Ele aplica prontamente os conselhos que recebe nas reuniões cristãs ou em conversas pessoais. As palavras contidas nas Escrituras e nas publicações bíblicas são como aguilhões que incentivam você a seguir o proceder certo. Ele busca conhecimento e o usa para traçar caminhos retos para seus pés. Na verdade, quem ama a disciplina também ama o conhecimento.

Provérbios 12:1. Por outro lado, quem odeia a censura não ama a disciplina nem o conhecimento. Ele cede à tendência humana pecaminosa de se ressentir da censura e, como consequência, degrada-se ao nível de um animal irracional, uma besta que carece de valores morais. Devemos opor-nos firmemente a tal inclinação.

Provérbios 12:2. O salmista nos assegura que “favor é o que Deus dá”. Mas para quem ele dá? Hoje, as pessoas muitas vezes favorecem outras pessoas dependendo da sua educação, situação económica, cor da pele ou origem étnica. Mas Deus, a quem Ele favorece? É óbvio que Jeová gosta da pessoa boa e virtuosa.

Entre as virtudes do bem estão a autodisciplina, a imparcialidade, a humildade, a compaixão e a prudência. Seus pensamentos são honestos, suas palavras são encorajadoras; suas ações, retas e proveitosas. Meditar em seu sábio conselho nos dará discernimento para fazer o bem.

Provérbios 12:3. Pode parecer que os ímpios prosperam. Analisemos a experiência do salmista Asafe. Ele disse: “Quanto a mim, meus pés quase se perderam; quase fizeram meus passos escorregarem”. Porque? Asafe responde: “Fiquei com inveja dos orgulhosos, quando vi a própria paz dos ímpios.”

Mas, quando entrou no santuário do templo de Deus, percebeu que o local onde Jeová os havia colocado era em terreno escorregadio. Qualquer sucesso aparente que os ímpios alcancem é temporário. Por que, então, ter inveja deles?

Provérbios 12:4. A palavra “capaz” resume muitos elementos da bondade. O capítulo 31 de Provérbios menciona as virtudes de uma boa esposa, incluindo diligência, fidelidade e sabedoria. A mulher que possui esses atributos é uma coroa para o marido, porque sua boa conduta o honra e o eleva na estima das outras pessoas. Ela nunca se adianta ambiciosamente ao marido ou compete com ele por reconhecimento. Pelo contrário, é um complemento, uma ajuda para ele.

Provérbios 12:7. Uma obra de referência diz que a casa “representa a família e tudo o que a pessoa valoriza, o que lhe permite aproveitar a vida”. Pode até referir-se aos descendentes dos justos. Seja como for, a lição do provérbio é clara: os justos permanecerão firmes diante da adversidade.

Provérbios 12:8. Quem tem discernimento não fala precipitadamente. Ele pensa antes de falar e desfruta de relações pacíficas com os outros, porque “sua boca de discrição” o leva a escolher cuidadosamente as palavras.

Ao responder a especulações tolas, o homem de discernimento consegue 'apegar-se às suas declarações'. Tal homem é tido em alta estima e agradável aos olhos de Jeová. Quanto difere de quem tem opiniões distorcidas, que emanam de um “coração perverso”!

Provérbios 12:9. Salomão parece querer dizer que é melhor ser humilde, ter poucos recursos materiais e ter apenas um servo, do que gastar o seu sustento tentando manter uma posição social elevada. Que bom conselho! Não viva além de nossas possibilidades.

Provérbios 12:17. A testemunha verdadeira lança fidelidade porque seu testemunho é confiável e confiável. Suas palavras contribuem para que a justiça seja feita. A falsa testemunha, por outro lado, está cheia de engano e promove a corrupção judicial. Portanto, quão importante é dizer sempre a verdade, porque as mentiras, mais cedo ou mais tarde, terão que ser julgadas por Jeová.

Provérbios 12:23. O homem sagaz ou prudente sabe quando falar e quando calar. Ele esconde seu conhecimento não se vangloriando do que sabe. Mas isso não significa que ele sempre esconda seus conhecimentos, mas sim que seja discreto ao falar.

No entanto, o homem estúpido não conteve os lábios e imediatamente deu a conhecer a sua tolice. Portanto, que nossas palavras sejam poucas e que nossa língua evite se vangloriar.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários