Estudo de A Sentinela, O perdão de Jeová: como imitá-lo, semana de 28 de abril a 4 de maio de 2025, comentários e respostas.

Estudo de A Sentinela, O perdão de Jeová: como imitá-lo, 28 de abril a 4 de maio de 2025, comentários e respostas.

“O Senhor te perdoou generosamente, então faça o mesmo” (Colossenses 3:13).

1, 2. a) Quando é possível que tenhamos dificuldade em perdoar?

Podemos achar difícil perdoar quando alguém diz ou faz algo que nos causa profunda dor.

1, 2. b) Como Denise mostrou que havia perdoado?

Denise demonstrou seu perdão por pedir a Jeová que a ajudasse a não ficar zangada com o motorista que causou o acidente. Então, quando teve que testemunhar no tribunal, em vez de pedir uma punição severa, pediu ao juiz que tratasse o homem com misericórdia.

3. O que ajudou Denise a perdoar?

O que ajudou Denise a perdoar foi meditar no perdão de Jeová, conforme destacado em Miquéias 7:18, que descreve a misericórdia e a generosidade de Deus em perdoar. A gratidão sincera pelo perdão que Jeová nos oferece nos motiva a ter o desejo de perdoar outros.

4. O que Jeová quer que façamos? (Efésios 4:32).

Jeová quer que imitemos o seu perdão generoso, estando dispostos a perdoar aqueles que nos magoaram, como indica Efésios 4:32. Ele espera que demonstremos bondade e perdoemos de coração, seguindo seu exemplo.

NÃO IGNORE SEUS SENTIMENTOS

5. Como é possível que nos sintamos quando alguém nos ofende? (Provérbios 12:18).

Quando alguém nos ofende, especialmente um amigo próximo ou membro da família, podemos sentir uma dor emocional profunda, comparável ao golpe de uma espada, como diz Provérbios 12:18. Essa dor pode ser tão intensa que, se tentarmos ignorá-la ou reprimi-la, é como deixar uma adaga cravada numa ferida, impedindo a cura.

6. Qual pode ser a primeira reação quando alguém nos ofende?

Quando alguém nos ofende, nossa primeira reação pode ser ficar com raiva, algo que a Bíblia reconhece como natural. No entanto, somos aconselhados a não deixar que a raiva nos domine, pois as emoções podem levar a ações prejudiciais.

Ficar com raiva é uma reação, mas permanecer com raiva é uma escolha.

7. Que outras emoções provavelmente sentiremos quando alguém nos magoar?

Quando alguém nos machuca, além da raiva, podemos sentir emoções dolorosas como abandono, rejeição, traição ou tristeza profunda. Por exemplo, Ann sentiu-se abandonada e substituída pelo pai; Georgette sentiu o coração partido pela infidelidade do marido; e Naomi sentiu-se enganada e traída quando descobriu que seu marido assistia pornografia secretamente.

8. a) Quais são algumas das razões pelas quais devemos perdoar?

Temos de perdoar porque é isso que Jeová quer de nós e, além disso, guardar ressentimento ou raiva só nos prejudica emocional e fisicamente. Quando não perdoamos, podemos agir de forma imprudente, negligenciar a nossa saúde e prejudicar os nossos relacionamentos. Isto foi explicado por Christine, que percebeu como a dor afetou seu casamento, seu bem-estar e sua capacidade de controlar suas emoções.

8. b) Que benefícios obtemos ao perdoar? (Veja a barra lateral “E se o que alguém fez me causou trauma?”)

Ao perdoar, nos libertamos do ressentimento e da raiva, permitindo-nos curar emocionalmente e seguir em frente sem que a pessoa que nos feriu continue a ter poder sobre nós. Isso não significa minimizar a ofensa ou permitir o abuso, mas sim dar a nós mesmos um presente valioso ao abandonar o ressentimento.

Além disso, ao perdoar, seguimos o conselho do Salmo 55:22 de lançar o nosso fardo sobre Jeová, confiando que Ele, como juiz justo, tratará a pessoa que nos ofendeu de uma forma muito mais justa do que nós.

9. Por que devemos nos livrar do ressentimento?

Devemos nos livrar do ressentimento, porque o apego a ele enche nossos corações de amargura e nos impede de aproveitar a vida. Isto é ilustrado pela experiência de Georgette, que encontrou a paz libertando-se do ressentimento para com o ex-marido. Ao abandonar o ressentimento, damos a nós mesmos um presente, permitindo-nos curar, seguir em frente e viver com alegria, como sugere Provérbios 11:17.

TENTE VIRAR A PÁGINA

10. Por que precisamos de tempo para curar feridas emocionais? (Veja também imagens).

Precisamos de tempo para curar feridas emocionais, pois, assim como uma pessoa que sofre um acidente grave necessita de tempo para se recuperar fisicamente, as feridas emocionais também precisam de um período de cura. Este tempo nos permite processar a dor e estar prontos para perdoar de coração.

ILUSTRAÇÃO

Imagens de um irmão ferido que se recupera com o tempo. 1. Os paramédicos o levam em uma ambulância. 2. Faça fisioterapia para voltar a andar. 3. Ande ereto e confiante.

Quando alguém sofre um acidente grave, precisa de cuidados adequados e de tempo para se curar. A mesma coisa acontece com as feridas emocionais. (Ver parágrafo 10).

11. Como a oração pode nos ajudar a perdoar?

 A oração pode ajudar-nos a perdoar, porque, por pedirmos a Jeová que nos dê forças para fazer isso, recebemos o seu apoio para superar a dor e o ressentimento. Como ilustra a experiência de Ann, orar pedindo perdão a todos os membros de sua família a ajudou a escrever uma carta perdoando seu pai e sua esposa, apesar de quão difícil era.

12. Por que devemos confiar em Jeová e não nos nossos sentimentos? (Provérbios 3:5, 6).

Devemos confiar em Jeová e não nos nossos sentimentos, porque Ele sempre sabe o que é melhor para nós e nos incentiva a perdoar para o nosso próprio bem. Ao passo que, se nos deixarmos guiar pelos nossos sentimentos, talvez nunca seremos capazes de perdoar.

CULTIVAR EMOÇÕES POSITIVAS

13. De acordo com Romanos 12:18-21, o que temos de fazer?

De acordo com Romanos 12:18-21, devemos nos esforçar para viver em paz com os outros, substituindo a raiva e o ressentimento por amor e misericórdia. Isto inclui não retribuir o mal com o mal, mas sim agir com bondade e perdoar aqueles que nos magoaram.

14. O que devemos esforçar-nos a fazer, e por quê?

Devemos nos esforçar para ver a pessoa que nos ofendeu assim como Jeová a vê, concentrando-nos nas suas boas qualidades. Isso nos ajudará a perdoar com mais facilidade.

15. Por que é bom você dizer à pessoa que você a perdoou?

É importante dizer à pessoa que você a perdoou, porque expressar essas palavras confirma o nosso perdão genuíno e pode ter um grande impacto em ambas as partes. Noemi experimentou como, ao dizer “eu te perdôo”, tanto ela como o marido experimentaram alívio e paz, permitindo-lhes recuperar a confiança e melhorar o seu relacionamento.

16. O que você aprendeu sobre o perdão?

Jeová quer que mostremos perdão. Embora perdoar possa ser difícil, podemos fazê-lo se seguirmos os passos que aprendemos: não ignorar os nossos sentimentos, fazer um esforço para virar a página e cultivar emoções positivas. Esses passos nos ajudarão a perdoar de coração, assim como Jeová espera de nós.

PENSE NOS BENEFÍCIOS DE PERDOAR

17. Como o perdão nos beneficia?

O perdão tem muitos benefícios, incluindo:

1. Imitamos e agradamos a Jeová, nosso Pai, que é misericordioso.

2. Mostramos gratidão pelo perdão generoso que Jeová nos concede.

3. Melhoramos nossa saúde e cultivamos amizades mais fortes, liberando ressentimentos e raiva.

18, 19. O que pode acontecer se perdoarmos?

Ao perdoar, podemos colher benefícios inesperados. No caso de Denise, seu gesto de perdão comoveu tanto o motorista que ele começou a estudar a Bíblia com as testemunhas. Embora o perdão possa parecer uma das coisas mais difíceis de fazer, também pode ser uma das mais valiosas, trazendo bênçãos tanto para quem perdoa quanto para quem é perdoado.

O QUE VOCÊ DIRIA?

Por que você não deveria ignorar seus sentimentos?

Não devemos ignorar os nossos sentimentos porque fazê-lo seria como deixar uma ferida sem tratamento. Se não admitirmos o que sentimos, não seremos capazes de nos curar emocionalmente. Ignorar a dor pode fazer com que a carreguemos persistentemente, afetando nossa saúde emocional e nossos relacionamentos.

O que o ajudará a virar a página?

Virar a página nos ajudará, em primeiro lugar, a deixar o tempo passar, pois as feridas emocionais, assim como as físicas, precisam de tempo para cicatrizar; segundo, ore a Jeová para que nos dê forças para perdoar, o que nos ajuda a libertar-nos do ressentimento; e terceiro, confiar em Jeová em vez de nos nossos sentimentos, sabendo que Ele nos guia para o que é melhor.

O que você pode fazer para cultivar emoções positivas?

Para cultivar emoções positivas, podemos nos esforçar para ver a pessoa que nos ofendeu assim como Jeová a vê, concentrando-nos nas suas boas qualidades e não nos seus erros. Também é útil orar a Jeová pedindo ajuda para perdoar e seguir seu exemplo de misericórdia. Além disso, conversar com a pessoa e expressar que você a perdoou também pode fortalecer emoções positivas e restaurar o relacionamento.

NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.

Comentários