Estudo de A Sentinela, O perdão de Jeová: o que isso significa para você, semana de 21 a 27 de abril de 2025, comentários e respostas.
Estudo da Sentinela, O perdão de Jeová: o que isso significa para você, 21 a 27 de abril de 2025, comentários e respostas.
“Em ti está o verdadeiro perdão” (Salmos 130:4).
1. Quando uma pessoa nos diz que nos perdoa, por que é difícil saber o que ela realmente quer dizer?
É difícil saber o que uma pessoa realmente quer dizer quando nos diz que nos perdoa, porque nem todos entendem o perdão da mesma forma. Alguns podem indicar que o relacionamento continua o mesmo, como se nada tivesse acontecido, enquanto outros podem significar que estão dispostos a deixar o problema para trás, mas que o relacionamento não será o mesmo de antes.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Nem todas as pessoas entendem o perdão da mesma maneira. Por exemplo, existe um ditado bem conhecido que diz: 'Eu perdôo, mas não esqueço'. Talvez muitas pessoas compartilhem desta opinião.
Cada um administra o perdão de uma maneira diferente. Talvez digamos: 'Ok, eu perdôo, mas as coisas nunca mais serão as mesmas.' Também pode acontecer que se perdoe, e perdoe verdadeiramente, e que possamos voltar a ser tão amigos como sempre.
2. Como é descrito na Bíblia o perdão de Jeová? (Veja também nota).
O perdão de Jeová é descrito como verdadeiro perdão. É único, especial e muito diferente do perdão humano. Na verdade, as Escrituras Hebraicas usam uma palavra que só se aplica ao perdão de Jeová, destacando quão extraordinário e completo é o seu perdão.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O perdão de Jeová é único e especial; É o verdadeiro perdão. Se quisermos saber o que significa perdoar verdadeiramente, temos que olhar para o seu exemplo.
A frase: 'Nenhum ser humano perdoa como Jeová' é muito importante. Bem, é claro que somos imperfeitos. Se fomos magoados, é muito difícil perdoarmos, porque não queremos ser magoados novamente. É isso que ele quer dizer: que o perdão de Jeová é o verdadeiro perdão, que não tem condições.
O perdão de Jeová é tão especial, tão único e tão grande, que na Bíblia é definido com uma palavra específica que só se aplica ao perdão que Ele concede. Nunca seremos capazes de perdoar como Jeová faz; Por isso existe uma palavra que se refere exclusivamente à forma como Ele nos perdoa.
Outro destaque é que Jeová não apenas perdoa, mas também ajuda aqueles que se arrependem a se recuperarem espiritualmente.
3. Por que dizemos que o perdão de Jeová é muito diferente do nosso? (Isaías 55:6, 7).
Dizemos que o perdão de Jeová é muito diferente do nosso porque, quando Ele perdoa, apaga completamente o pecado e permite que a pessoa restaure um bom relacionamento com Ele. Diferentemente do perdão humano, que pode ser limitado ou condicional, Jeová perdoa generosa e completamente, conforme destacado em Isaías 55:6, 7.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová perdoa generosa e completamente. Diz-se que quando Jeová perdoa alguém, ele apaga completamente o seu pecado e permite que ele seja seu amigo novamente.
Uma frase que nós, seres humanos, falamos muito, talvez quando vamos perdoar alguém, é: 'Vamos começar do zero'. Mas às vezes, devido à nossa imperfeição, mesmo que queiramos, não conseguimos, porque algo que nos foi feito ou algo que nos machucou muito sempre fica conosco, e isso não nos permite perdoar verdadeiramente. Mas Jeová tem a capacidade de realmente apagar esse pecado e nos perdoar completamente.
O perdão de Jeová é puro, é misericordioso, não deixa sentimentos e limpa os pecados do nosso coração; É por isso que é diferente do nosso.
Algo que chama a atenção no texto de Isaías 55:6-7 é que ele encoraja o homem mau a abandonar seu caminho e o homem mau a abandonar seus pensamentos. Às vezes é difícil perdoarmos nossos irmãos na congregação, que são boas pessoas, mas que às vezes fazem coisas que não são certas. No entanto, Jeová chega ao ponto de perdoar pessoas que são más por natureza, os iníquos. Se tal pessoa se arrepender e voltar para Ele, Ele também estará disposto a perdoar e esquecer.
4. O que Jeová fez para nos ajudar a compreender o verdadeiro perdão?
Jeová nos ajuda a entender o verdadeiro perdão por meio de comparações gráficas encontradas na sua Palavra. Estas ilustrações nos mostram como Ele elimina completamente o pecado e restaura o relacionamento prejudicado por esse pecado. Ao analisar estas comparações, podemos ver o perdão de Jeová de diferentes perspectivas, permitindo-nos compreendê-lo melhor e valorizar ainda mais o nosso amoroso Pai.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová poderia nos dar uma definição, e seria a melhor definição, mas o que ele faz para que o compreendamos bem é nos tornar imagens mentais. Depois, de forma gráfica, explica-nos os diferentes aspectos ou as diferentes facetas de tudo o que o seu perdão implica.
E fá-lo de uma forma que nos ajuda a compreender precisamente quais são os diferentes ângulos a partir dos quais o perdão pode ser visto. Para sermos capazes de entendê-lo completamente, nós mesmos não somos capazes. Mas quando o vemos na realidade, quando Jeová nos explica, vemos realmente a sua profundidade, a sua altura e todos os ângulos necessários para entendê-lo bem.
JEOVÁ TIRA PECADOS
5. O que acontece quando Jeová perdoa os nossos pecados?
Quando Jeová perdoa os nossos pecados, ele alivia o pesado fardo que eles representam, conforme ilustrado no Salmo 38:4, onde David compara os pecados a um peso esmagador.
De acordo com o Salmo 25:18 e 32:5, a palavra hebraica para “perdoar” significa levantar ou carregar, o que nos faz imaginar Jeová como alguém que, com força, tira o peso do pecado dos nossos ombros e o carrega, libertando-nos desse fardo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O pecado é um fardo muito pesado para nós, e quando oramos a Jeová e expressamos o nosso arrependimento, Ele está disposto a perdoar-nos, tirando esse peso dos nossos ombros.
Como Davi disse no Salmo, era um fardo pesado demais para ele. Contudo, esse mesmo Salmo nos diz que Jeová perdoa aqueles que se arrependem. E este ‘perdoar’ significa, basicamente, levantar ou carregar. Então, nesse sentido, podemos imaginar um homem forte tirando de nós o pecado e tirando-o.
Davi sabia do que estava falando, porque havia cometido pecados gravíssimos: o adultério com Bate-Seba e a morte de Urias. Portanto, esses pecados eram um fardo muito pesado para ele. Mas como é bom ver como Jeová os levantou, porque ele se arrependeu de coração, e foi como se não tivesse mais de carregar aqueles fardos pesados.
Como mostra a imagem daquele jovem que carrega um peso muito grande, tanto que fica até curvado; mas para essa mão é só um saquinho. Portanto, para Jeová, nossos pecados, por maiores que sejam, não são nada. E se ele os aceita é porque tem o poder para fazê-lo.
ILUSTRAÇÃO
Uma mão levanta um saco grande e pesado das costas de um irmão.
“Perdoe [“levantar”, “levar embora”]” (Salmo 25:18).
6. Para onde Jeová leva os nossos pecados?
Jeová leva nossos pecados o mais longe possível. Como diz o Salmo 103:12: “Quanto mais longe está o oriente do ocidente, tanto ele afastou de nós os nossos pecados”. Isto significa que os pecados são completamente eliminados, a uma distância infinita, e não são mais um obstáculo no nosso relacionamento com Ele.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Como diz o Salmo 103:12, quando Jeová nos perdoa, ele leva os nossos pecados até onde podemos imaginar.
Esta comparação do Salmo 103:12 é muito gráfica, porque nos ajuda a ver como Jeová não guarda rancor de nós nem continua a lembrar-se dos nossos erros. Ele faz a comparação entre leste e oeste, e leste e oeste nunca se encontram. Portanto, quando Jeová apaga ou elimina um pecado, ele se esquece completamente dele.
A imagem mostra o pôr do sol. Se tentássemos pegar um barco até lá, nunca chegaríamos lá. Isso nos faz pensar que eles estão tão longe que nunca conseguiremos alcançar esses pecados. E quando Jeová nos perdoa, ele se esquece deles completamente.
ILUSTRAÇÃO
Um pôr do sol.
“Tão longe quanto o oriente está do ocidente” (Salmo 103:12).
7. Como descreve a Bíblia o que Jeová faz com os nossos pecados? (Miquéias 7:18, 19).
A Bíblia usa comparações poderosas para nos mostrar quão completo é o perdão de Jeová. De acordo com Miquéias 7:18, 19, Jeová lança nossos pecados nas profundezas do mar, um lugar de onde eles não podem ser recuperados.
Além disso, Isaías 38:17 diz que ele os joga nas costas, como se nunca mais quisesse vê-los. Isto nos garante que, quando Jeová perdoa, ele apaga completamente o pecado, como se nunca o tivéssemos cometido.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
O Rei Ezequias disse que Jeová havia lançado todos os seus pecados para trás. A nota diz que ele removeu todos os seus pecados da sua vista, o que significa que Jeová não os deixa num lugar onde possa vê-los de vez em quando, mas antes os deixa num lugar onde não possa vê-los novamente.
A ação não consiste apenas em que Jeová os jogue de volta, não os leve em consideração, não se lembre deles, não os guarde, mas é uma ação que quase descreve como não se importar. Quando alguém se arrepende de coração, para Ele é como se isso nunca tivesse acontecido.
A imagem do parágrafo nos mostra que lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar, lugar de onde todos sabemos que, se deixarmos cair algo, nunca mais será recuperado. Assim, quando nos arrependemos sinceramente, Jeová não só nos perdoa, mas também elimina completamente os nossos pecados, como se nunca os tivéssemos cometido.
O texto de Miquéias 7:19 nos ajuda a entender que quando Jeová nos perdoa, ele não guarda nossos pecados na memória, mas os elimina completamente.
Como é lindo meditar em Jeová jogando nossos pecados nas profundezas do mar. Sabemos que abaixo das profundezas existe escuridão absoluta. Está sob toneladas e toneladas de água; É impossível alcançar ou ver qualquer coisa. Então, como é bom meditar em como Jeová tira esses pecados, os joga fora e eles nunca mais poderão ser recuperados.
O texto de Miquéias 7:19 não apenas nos diz o que Jeová faz, jogando os pecados para longe, nas profundezas, mas Miquéias 7:18 nos diz como ele faz isso. Ele literalmente diz que o amor leal lhe dá prazer. Ele não apenas nos diz que deixa os pecados para trás, mas que gosta de fazê-lo. Não é como os seres humanos, que conseguem perdoar, mas às vezes o fazemos com relutância. Jeová adora isso; Ele gosta de fazer isso: deixar os pecados para trás, porque é isso que realmente lhe agrada.
ILUSTRAÇÃO
Série de imagens: 1. Um saco grande e pesado é jogado atrás do trono celestial de Jeová. 2. Um saco grande e pesado afunda no mar.
“Você lançou todos os meus pecados para trás das costas” (Is 38:17).
“Lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar” (Miquéias 7:19).
8. O que aprendemos até agora?
Vimos que quando Jeová nos perdoa, ele elimina completamente os nossos pecados, como se os tirasse dos nossos ombros e os levasse para longe, para um lugar onde nunca mais poderão ser encontrados. Graças a isso, ele nos liberta de um pesado fardo emocional e espiritual e restabelece nosso relacionamento com Ele.
Conforme expressou o salmista Davi, ficamos realmente felizes quando Jeová cobre os nossos pecados e não os usa contra nós.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Aprendemos que quando Jeová perdoa os nossos pecados, ele os leva muito longe e é como se tirasse esse peso dos nossos ombros.
Como diz Romanos 4:8, podemos ser felizes porque Jeová não usará mais os nossos pecados contra nós.
JEOVÁ FAZ DESAPARECER OS PECADOS
9. Que comparações Jeová usa para nos ajudar a compreender até que ponto ele nos perdoa?
Jeová usa comparações bíblicas para nos mostrar que, por meio do resgate, ele remove completamente os pecados daqueles que se arrependem. Por exemplo, diz que lava e limpa os pecados, purificando o pecador.
Além disso, Isaías 1:18 promete que mesmo que nossos pecados sejam como escarlate ou carmesim, difíceis de remover, Ele os tornará brancos como a neve ou a lã, garantindo que nenhum vestígio deles permaneça.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jeová usa comparações poderosas para nos mostrar que está disposto a nos perdoar. Em Isaías 1:18, ele promete transformar pecados vermelhos como escarlate em brancos como a neve. Desta forma muito gráfica, como também pode ser visto na imagem, Ele nos garante que pode garantir que nenhum vestígio de nossos pecados permaneça.
Um detalhe interessante é que, quando se fala em vermelho carmesim, é pela dificuldade de remoção desse tipo de mancha. Se você pensar bem, é verdade: é muito difícil tirar uma mancha vermelha da roupa e torná-la branca como a neve novamente. Portanto, por mais difícil que pareça, Jeová consegue fazer isso.
Uma mancha é uma coisa vergonhosa. Quando você está comendo e fica manchado, você não gosta. E aqui, Jeová está nos dizendo que Ele elimina completamente a vergonha que podemos sentir por ter pecado, uma vez que nos arrependemos de coração.
O Salmo 51:7 diz: 'Purifica-me do meu pecado com hissopo, para que eu fique limpo.' O hissopo também figurava na cerimônia de limpeza que era realizada nas pessoas, em suas casas, e também nas pessoas infectadas pela lepra, para que ficassem limpas.
Na imagem vemos que Jeová faz coisas que não entendemos com perdão. Ele é capaz de esquecer, e nós não, mesmo que não sejamos rancorosos, não podemos esquecer. O que vemos na imagem é que Jeová lava completamente o pecado, mas também faz com que a mulher da imagem se sinta limpa. Além disso, é capaz de nos fazer perdoar quando cometemos um erro.
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã com uma blusa branca com uma grande mancha vermelha escarlate. Mais tarde, a irmã veste a mesma blusa, na qual não se vê nenhum vestígio da mancha.
“Embora os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve” (Is 1:18).
10. Que outra comparação Jeová usa para nos ajudar a entender que ele nos perdoa generosamente?
Jeová compara pecados a “dívidas”. Cada vez que pecamos, é como se acumulássemos mais dívidas. Contudo, quando Jeová nos perdoa, é como se ele cancelasse completamente aquela enorme dívida, cancelando-a para sempre. Ele não exige que paguemos pelos pecados que Ele já perdoou.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Jesus também comparou os pecados às dívidas que contraímos contra Jeová. E quando Ele nos perdoa os pecados, é como se Ele cancelasse todas as nossas dívidas, as anulasse e não exigisse mais que pagássemos por elas.
Um exemplo é como se tivéssemos um cartão de crédito e comprássemos tudo a crédito. Ficaríamos super sobrecarregados, porque essa dívida iria se acumular. Porém, chega uma pessoa e nos paga tudo, e no dia seguinte estamos com o cartão de crédito livre de dívidas. Somos assim todos os dias, mas Jeová paga nossas dívidas todos os dias e continuamos vivendo sem ter nenhuma dívida. É incrível como Jeová é generoso conosco.
Enquanto formos pecadores sempre cometeremos erros, mas Jeová faz com que esse perdão se espalhe e o efeito desse perdão seja ativo, que tenha um efeito constante.
ILUSTRAÇÃO
Mãos rasgam uma folha de papel enquanto um irmão expressa o que sente.
“Perdoa-nos as nossas dívidas” (Mateus 6:12).
11. O que a Bíblia quer dizer quando fala sobre apagar os nossos pecados? (Atos 3:19).
Quando a Bíblia fala em apagar os nossos pecados, como em Atos 3:19, significa que Jeová os apaga completamente, como se eles nunca tivessem existido. Nos tempos bíblicos, as dívidas escritas com tinta de carvão podiam ser completamente apagadas com uma esponja úmida, sem deixar vestígios. Da mesma forma, quando Jeová nos perdoa, ele apaga os nossos pecados, de modo que não resta nenhuma evidência deles, garantindo o perdão completo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Fala em apagá-las completamente, é como se riscássemos uma dívida num papel, mas poderíamos continuar a ver o valor dessa dívida, mesmo que já tenha sido paga. Mas Jeová não fala disso; Jeová fala em apagá-la completamente e não deixar vestígios dessa dívida. É isso que Jeová faz com os nossos pecados: nem sequer resta um vestígio deles.
Nos tempos bíblicos, a mistura usada para fazer a tinta era apagada com uma esponja úmida, como mostra a imagem. Isto nos mostra que esta é a maneira de Jeová apagar os nossos pecados, para que sejam completamente apagados.
Atos 3:19 nos incentiva a nos arrepender e dar meia-volta, ou seja, a mudar de atitude, porque também sabemos que ninguém zomba de Jeová. Estamos falando do modo de perdoar de Jeová, que é totalmente diferente do nosso, mas não podemos abusar desse perdão.
ILUSTRAÇÃO
Uma mão apaga algo que está escrito em uma folha de papel com uma esponja.
“Para que seus pecados sejam apagados” (Atos 3:19).
12. O que aprendemos com a comparação da nuvem escura?
Da comparação com a nuvem em Isaías 44:22, aprendemos que quando Jeová nos perdoa, ele faz nossos pecados desaparecerem como se os tivesse coberto com uma nuvem ou uma nuvem de tempestade. Isso ilustra que ele os esconde completamente, para que ninguém, nem mesmo ele mesmo, os veja, garantindo-nos que nossos pecados serão removidos de sua vista para sempre.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando Jeová diz que cobre os nossos pecados com uma nuvem, é porque não conseguimos ver o que está por trás deles.
Quando está claro, você pode ver a lua e o sol, mas quando está muito nublado, você não consegue dizer onde eles estão. Nossos pecados podem ser tão visíveis, mas Jeová lança uma nuvem tão grande que ninguém consegue encontrá-los.
Quando estamos em um avião e ele está acima das nuvens, por mais que olhemos pela janela, não vamos visualizar nada porque é impossível. É isso que Jeová faz com os nossos pecados: é uma nuvem tão espessa que, não importa o quanto tenhamos pecado, Jeová se esquece completamente deles.
ILUSTRAÇÃO
Algumas nuvens escuras.
“Farei desaparecer as tuas ofensas como se uma nuvem as cobrisse” (Is 44:22).
13. Como você se sente sabendo que Jeová perdoa os seus pecados?
Todos esses exemplos nos enchem de paz e gratidão. Saber que Jeová apaga completamente nossos pecados, não se lembra mais deles e restaura nosso relacionamento com Ele nos faz sentir aliviados, amados e valorizados. Ele nos mostra que o seu perdão é genuíno, generoso e total.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Sentimo-nos imensamente gratos porque sabemos que Jeová, quando nos perdoa, realmente o faz.
Sentimo-nos aliviados, pois não carregaremos as consequências desse pecado como se fosse uma mancha da qual não conseguimos nos livrar ao longo da vida. Se realmente nos arrependermos, Jeová apagou completamente as nossas dívidas e elas foram pagas. Assim, podemos ter certeza de que Jeová realmente nos perdoou.
Nos sentimos muito aliviados e também muito amados por Jeová, pois antes mesmo de nascermos, antes de termos cometido qualquer pecado, Jeová já colocou todo um sistema em funcionamento, entregando seu Filho para que os pecados fossem completamente apagados.
Nos sentimos muito aliviados e também muito amados por Jeová, pois antes mesmo de nascermos, antes de termos cometido qualquer pecado, Ele já havia colocado todo um sistema em funcionamento, entregando Seu Filho para que os pecados fossem completamente apagados.
É como se um criminoso fosse preso e, após cumprir a pena, fosse libertado. É verdade que ele é livre, mas os atos pelos quais foi condenado ficam registrados, para que sempre haja um precedente para o que ele cometeu no passado. Este não é o caso dos servos de Jeová, a quem Ele perdoou. Não resta nenhum registro que permita manter claras as falhas cometidas no passado, mas esse registro desaparece e é completamente eliminado.
Isso traz lembranças da nossa infância, quando estávamos com nossos pais e eles nos perdoavam por qualquer pegadinha que fazíamos. Quanto maior é o perdão que Jeová nos dá e que nos permite ter um futuro no Paraíso!
Isso gera em nós o desejo de querer perdoar os outros. Se Jeová nos perdoa todos os dias todas as nossas ofensas, quanto mais deveríamos nos esforçar para perdoar aqueles que talvez façam algo contra nós?
ILUSTRAÇÃO
Uma irmã medita calmamente ao ar livre.
O perdão do nosso Pai celestial permite-nos ter uma boa amizade com ele. (Ver parágrafo 14).
JEOVÁ NOS ACEITA NOVAMENTE COMO SEUS AMIGOS
14. Por que podemos confiar no perdão de Jeová? (Veja também imagens).
Podemos confiar no perdão de Jeová porque ele mesmo garante isso na sua Palavra. Quando ele perdoa, ele não guarda mais rancor nem se lembra dos nossos pecados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Porque ele deixou escrito na sua palavra, a Bíblia, quando disse por meio do profeta Jeremias: 'Perdoarei o seu erro e não me lembrarei mais dos seus pecados.' E o apóstolo Paulo também reafirmou isso quando disse: 'Não me lembrarei mais dos seus pecados.'
Também por causa do que sentimos quando pedimos perdão a Jeová em oração, ou se for algo sério, conversamos com os anciãos. Sentimos aquela paz de Jeová, aquela calma; Esse peso foi tirado dos nossos ombros e sentimos que a nossa amizade com Jeová foi restaurada, porque Jeová não se lembrará mais disso. Portanto, é um sentimento que Jeová nos dá por meio do seu perdão.
A imagem mostra que a irmã está orando a Jeová e tem um sorriso, um rosto simpático. Você pode ver que aquele grande fardo que ele carregava foi retirado. Jeová a perdoou e tirou-lhe esse fardo, e ela sabe que seu Pai pode voltar a ser seu amigo. Isso nos ensina também a ter essa confiança em Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Um irmão olha para o céu.
“Não me lembrarei mais dos seus pecados” (Jeremias 31:34).
15. O que Jeová quer dizer quando nos diz que não se lembrará mais dos nossos pecados?
Quando Jeová diz que não se lembrará mais dos nossos pecados, isso não significa simplesmente que ele os esquecerá, mas que não agirá nem agirá contra nós por causa desses pecados.
Na Bíblia, “lembrar” muitas vezes envolve agir de acordo com algo, como quando o criminoso pediu a Jesus que se lembrasse dele, e Jesus prometeu agir ressuscitando-o.
Da mesma forma, quando Jeová diz que não se lembrará mais dos nossos pecados, ele garante que não os usará contra nós nem nos punirá por eles, porque ele já nos perdoou completamente.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Significa que ele não vai agir contra nós, ele nos perdoou e não vai nos culpar, nem hoje, nem amanhã, nem nunca, por esse perdão.
O parágrafo nos ajuda a entender a que se refere a palavra ‘lembrar’, porque quando o criminoso disse a Jesus: ‘Lembra-te de mim quando entrares no teu reino’, ele não queria que ele simplesmente se lembrasse dele e não fizesse nada, mas ‘lembrar’ implicava uma ação. Portanto, quando Jeová diz que não se lembra dos nossos pecados, ele quer dizer que não vai fazer nada com eles, porque não os guardou, mas decidiu esquecê-los para sempre.
16. Segundo a Bíblia, como nos sentimos quando Jeová nos perdoa?
Quando Jeová nos perdoa, sentimo-nos livres e profundamente felizes, como se tivéssemos sido libertados da escravidão. A Bíblia compara o pecado à escravidão, e quando somos perdoados, é como se Jeová quebrasse as nossas correntes. Essa comparação nos ajuda a entender que o perdão de Jeová nos enche de alívio, paz e imensa felicidade, como o de um escravo que recupera a liberdade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Somos todos imperfeitos e, nesse sentido, somos escravos do pecado. Portanto, quando Jeová nos perdoa, ele nos liberta deste pecado. Mas, como diz Romanos, Jeová também nos ajuda a ser escravos da justiça quando nos tornamos obedientes de coração às suas normas.
Isso nos faz sentir incrivelmente felizes, como quando um escravo é amarrado a correntes, e quando é libertado fica muito feliz por causa disso.
Ficamos felizes em saber que estamos libertos do pecado e que assim temos a oportunidade de servir a Jeová com respeito, obediência e amor, além de termos a oportunidade de ter a sua amizade.
ILUSTRAÇÃO
Algumas mãos quebrando algumas correntes.
“Eles foram libertos do pecado” (Romanos 6:18).
17. Por que podemos dizer que receber o perdão de Jeová é como ser curado de uma doença? (Isaías 53:5).
Porque a Bíblia compara o pecado a uma doença mortal, e quando Jeová nos perdoa, é como se nos curasse completamente. Isaías 53:5 diz que “pelas suas pisaduras fomos sarados”, referindo-se ao sacrifício de Jesus, que torna possível o nosso perdão. Graças a isso, podemos recuperar a nossa amizade com Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vemos que nossos pecados são como uma doença mortal. Mas, visto que Jeová, por meio de seu Filho Jesus Cristo, nos curou, ele nos deu o remédio ideal para que possamos recuperar a amizade com Ele. E quando estamos curados dessa doença, a felicidade é imensa.
Jeová usou o melhor antídoto contra o pecado, que foi dar ao seu Filho uma vida perfeita, para que nos esquecêssemos daquela doença. Então, quão gratos deveríamos ser e quão felizes nos sentimos por podermos ser curados!
Graças a esse sacrifício, conforme mostrado na imagem de Jesus na estaca de tortura, podemos ver como Jeová, por meio de Jesus, repara esse relacionamento. Agora podemos ter amizade com Jeová e, como mostra a imagem a seguir, o resultado é que podemos ficar tranquilos, com um relacionamento achegado e com a consciência limpa diante de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Imagens que mostram como o sacrifício de Jesus repara a nossa relação com Jeová: 1. Jesus na estaca de tortura. 2. Um irmão ora silenciosamente num parque.
“Pelas suas feridas fomos curados” (Is. 53:5).
O QUE O PERDÃO DE JEOVÁ SIGNIFICA PARA NÓS
18. O que as comparações bíblicas que discutimos nos ensinaram sobre o perdão de Jeová? (Veja também o quadro “Como Jeová nos perdoa”.)
As comparações bíblicas nos ensinaram que quando Jeová nos perdoa, nossos pecados desaparecem completamente e para sempre, permitindo-nos ter um bom relacionamento com nosso Pai Celestial. Estas ilustrações mostram que o Seu perdão é uma dádiva imerecida, dada por Seu amor e generosidade, e não algo que possamos exigir ou merecer.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando Jeová nos perdoa, Ele o faz completamente e, portanto, podemos recuperar um bom relacionamento com Ele. Mas não devemos pensar que Ele faz isso porque merecemos, já que não merecemos. Romanos 3:24 diz que é um presente; Através da sua bondade imerecida, ele nos declara justos e nos perdoa os nossos pecados. Não merecemos isso, mas visto que Jeová nos ama, ele nos dá essa dádiva.
A imagem que diz: 'Você jogou todos os meus pecados nas suas costas.' Transmite a sensação de que Jeová está dizendo: não me importo mais com isso.
A primeira imagem mostra como o pecado pode tornar-se um peso tão grande que não podemos suportá-lo; Porém, Jeová o levanta, tira, tira de nós e não nos lembra mais disso.
Os pecados são fardos emocionais que carregamos e são ainda mais pesados que os físicos. Saber que Jeová nos perdoa dessa maneira, removendo um fardo tão pesado, e que nos dá esperança de vida por meio do sacrifício de seu Filho, realmente nos dá muito conforto e alegria por fazermos parte de seu povo.
ILUSTRAÇÃO
Imagens das comparações que foram mostradas no artigo. Série de imagens: Tira os pecados. 1. “Perdoar [ou “levantar”, “tirar”]”: Uma mão levanta um saco grande e pesado das costas de um irmão. 2. “Tão longe quanto o leste está do oeste”: Um pôr do sol. 3. “Você jogou todos os meus pecados para trás das costas”: Um saco grande e pesado é jogado atrás do trono celestial de Jeová. 4. “Lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar”: Um saco grande e pesado afunda no fundo do mar.
Série de imagens: Faz desaparecer os pecados. 1. “Embora os seus pecados sejam como o vermelho escarlate, eles serão brancos como a neve”: Uma irmã com uma blusa branca na qual se vê uma grande mancha vermelho-escarlate. Mais tarde, a irmã veste a mesma blusa, na qual não se vê nenhum vestígio da mancha. 2. “Perdoa-nos as nossas dívidas”: Mãos rasgam uma folha de papel enquanto um irmão expressa o que sente. 3. “Para que os seus pecados sejam apagados”: Uma mão apaga com uma esponja algo que está escrito numa folha de papel. 4. “Farei desaparecer as tuas ofensas como se uma nuvem as cobrisse”: Algumas nuvens escuras.
Série de imagens: Ele nos aceita novamente como amigos. 1. “Não me lembrarei mais dos seus pecados”: Um irmão olha para o céu. 2. “Eles foram libertados do pecado”: Mãos quebrando correntes. 3. “Graças às suas feridas fomos curados”: Jesus na estaca de tortura. Em outra imagem, um irmão é visto orando tranquilamente num parque.
19. a) Pelo que somos gratos? (Romanos 4:8).
Somos gratos porque, como dizem Salmos 103:4 e Romanos 4:8, Jeová nos oferece o verdadeiro perdão, removendo completamente os nossos pecados e permitindo-nos ter um relacionamento íntimo com Ele, algo que não merecemos, mas que Ele nos dá por Seu amor e generosidade.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Respeitamos e admiramos muito a Jeová porque, graças ao Seu verdadeiro perdão, Ele esquece os nossos pecados e podemos recuperar a nossa amizade com Ele.
19. b) O que veremos no próximo artigo?
Veremos como podemos imitar o perdão de Jeová, visto que Jesus advertiu que se não perdoarmos os outros, nosso Pai também não nos perdoará. Aprenderemos como cultivar um espírito perdoador como o de Jeová.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Estamos muito felizes, sem dúvida, porque Jeová tem esse tipo de perdão. Mas esse tipo de perdão é condicionado, e é por causa do que Jesus disse: que temos que imitar esse tipo de perdão.
Assim como Jeová nos perdoa verdadeira e incondicionalmente, nós também temos de aprender a imitar esse tipo de perdão, porque, como Jesus advertiu, se não perdoarmos os outros, o nosso Pai também não nos perdoará.
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
Como a Bíblia nos ajuda a ver que Jeová “tira” pecados?
A Bíblia usa comparações gráficas para mostrar que Jeová tira os pecados, tais como removê-los do leste para o oeste ou lançá-los nas profundezas do mar. Essas imagens nos ajudam a entender que Ele não apenas perdoa, mas também remove completamente os nossos pecados de Sua vista.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É espetacular ver como Jeová tira os nossos pecados; ele os leva tão longe que é impossível chegar aonde ele os leva. Em Isaías 38:17 é mostrado que ele os joga nas costas e não os vê. E para garantir que sejam esquecidos, Miquéias 7:19 enfatiza que ele os lança nas profundezas do mar. Isso significa que eles permanecerão lá, esquecidos.
Como sabemos que Jeová faz nossos pecados desaparecerem?
Sabemos que Jeová faz desaparecer os nossos pecados porque ele mesmo garante isso na sua Palavra. Por exemplo, em Isaías 44:22 diz que os cobre com uma nuvem para que ninguém os veja, e em Atos 3:19 explica que os apaga completamente, como se nunca tivessem existido. Além disso, em Jeremias 31:34, Jeová promete que não se lembrará mais dos nossos pecados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vimos um caminho com a ilustração da camisa manchada de escarlate; Ela diz que Jeová a torna branca como a neve. Então, realmente, Jeová remove essa mancha de nós e nos faz ver que estamos limpos.
Vimos também em Isaías 44:22, onde fala sobre nossas ofensas desaparecendo como uma nuvem. Portanto, Jeová nos perdoa e é como se ele cobrisse os nossos pecados com uma grande nuvem, para que ninguém e nada os pudesse ver.
O que o perdão de Jeová significa para você?
O perdão de Jeová é uma dádiva imerecida que me permite ter um relacionamento limpo e restaurado com Ele. Significa que meus pecados foram completamente removidos, como se nunca tivessem ocorrido, e que posso servi-Lo com tranquilidade e gratidão, sabendo que Ele não guarda rancor nem me pune por erros do passado que já foram perdoados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Saber como é o perdão de Jeová nos dá vida, como diz a Bíblia, se Ele contemplasse os nossos erros não conseguiríamos nem ficar de pé.
Somos gratos, não apenas porque Ele nos perdoa se estivermos arrependidos, mas pela maneira como Ele o faz. E isso nos encoraja a imitar esse tipo de perdão.
Ajuda-nos a ver-nos como Jeová nos vê, porque em vez de nos sentirmos indignos do seu perdão ou de permanecermos presos ao passado, o perdão de Jeová faz-nos ver que somos valiosos aos seus olhos. Que artista!
O perdão de Jeová significa viver em paz e tranquilidade, permite que você organize um futuro feliz e ordenado perto do seu melhor amigo, que é Jeová.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário