TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 24 a 30 de março de 2025, O que aprendemos com as formigas?, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 24 a 30 de março de 2025, O que aprendemos com as formigas?, Discurso Preparado.
O que aprendemos com as formigas? (10 minutos)
Se observarmos as formigas, aprenderemos lições muito valiosas
VAMOS LER PROVÉRBIOS 6:6
Vamos, seu preguiçoso, aproxime-se da formiga; Observe seu comportamento e torne-se sábio.
Que interessante esta parte, porque de fato, pelo próprio provérbio podemos ver que as pessoas que não trabalham muito, porque são preguiçosas ou têm dificuldade para se movimentar, não por causa do peso ou de alguma doença, mas sim porque são preguiçosas, são instruídas no provérbio a se aproximarem da formiga. Provérbios 6:6 continua dizendo: “Observe o comportamento deles e torne-se sábio”.
Como isso é importante, porque na verdade as formigas têm coisas muito interessantes que podem nos ensinar, como o seu trabalho constante. Eles, juntos, bem organizados, carregam alimentos para a colônia e, além disso, conservam alimentos para as estações em que não há alimento. É por isso que a Bíblia, no provérbio, diz: “Observe o comportamento deles e torne-se sábio”. Assim, de fato, com as formigas podemos aprender lições muito importantes.
Embora ninguém os governe, eles são criados para trabalhar duro, ajudar uns aos outros e reunir o que precisam para o futuro
E isso é maravilhoso: reunir o que é necessário para o futuro.
VAMOS LER PROVÉRBIOS 6:7, 8
Embora não tenha comandante, nem oficial, nem governante, 8prepara a sua comida no verão e se abastece durante a colheita.
Que interessante essa parte em relação a esse trabalho que as formiguinhas fazem. Vejamos duas características deles: sabedoria instintiva e características exemplares.
Sabedoria instintiva. Naturalmente, a sabedoria das formigas não provém do raciocínio inteligente, mas é fruto do instinto com que o Criador as dotou. A Bíblia diz que a formiga prepara seu alimento no verão e reúne seu suprimento na colheita.
Uma das espécies mais comuns encontradas na Palestina é a formiga forrageira, que armazena grãos em abundância durante a primavera e o verão, para depois utilizá-los nas demais estações, como o inverno, quando fica difícil obter alimento. Essa formiga geralmente é encontrada perto de áreas onde há muitas sementes e grãos. Se a chuva molhar as sementes armazenadas, a formiga colhedora as leva ao sol para secar. Também corta o embrião da semente com as mandíbulas para que não germine enquanto estiver armazenado. As colônias de formigas colhedoras se diferenciam pelos caminhos que traçam, bem como pelas cascas das sementes que deixam na entrada.
Quão interessante é como esta formiguinha faz isso. Embora ele não tenha inteligência, o Criador realmente o dotou de um instinto maravilhoso. Porque, como é possível que, se a semente molhar, eles a levem para secar ao sol? Ou se ainda tiver alguma membrana embrionária, corte-a para que não cresça dentro do formigueiro. Isso é algo maravilhoso, irmãos, com o qual podemos aprender muito.
Características exemplares. Uma breve investigação da formiga dá mais credibilidade à exortação: “Vá até a formiga, ó preguiçoso; considere seus caminhos e torne-se sábio”. Ele não se distingue apenas pela sua visão instintiva, mas também pela sua perseverança e determinação, pois muitas vezes carrega ou arrasta com grande tenacidade objetos cujo peso é o dobro ou o triplo do seu, e faz todo o possível para completar a sua tarefa, nunca voltando atrás, mesmo que caia ou escorregue numa encosta íngreme. Ela é incrivelmente cooperativa, mantém o formigueiro bem limpo e se interessa por seus companheiros, às vezes ajudando aqueles que ficaram feridos ou exaustos a voltarem para o formigueiro.
Quão maravilhoso é isso, certo? Podemos aprender com eles, porque na verdade temos que ser trabalhadores, temos que ser pessoas que realizam atividades para podermos nos sustentar. Mas, às vezes, como diz aí, somos preguiçosos. E quando vemos este exemplo das formigas, é por isso que Provérbios 6:6 diz para nos tornarmos sábios e vigiarmos os seus caminhos, porque observar as formiguinhas é uma coisa muito grande.
Ser como formigas é bom para nós
VAMOS LER PROVÉRBIOS 6:9-11
Seu preguiçoso, quanto tempo você vai ficar aí deitado? Quando você vai acordar do sono? 10Um pouco de sono, uma soneca, descansando um pouco com as mãos cruzadas..., 11e a sua pobreza virá como um criminoso, e a sua miséria, como um homem armado.
Quão interessante é essa parte do provérbio, porque é isso que acontece conosco, certo? Dizemos: “Bom, por um tempinho, é um soninho, é uma soneca”. E de fato, por não sermos produtivos, quando queremos o que precisamos para viver, não o temos. Na verdade, não deveríamos também ser diligentes como a formiga? Trabalhar muito e tentar melhorar a qualidade do nosso trabalho nos beneficia, quer sejamos supervisionados ou não.
Seja na escola, no local de trabalho ou quando participamos de atividades espirituais, devemos fazer tudo da melhor maneira possível, assim como a formiga se beneficia de sua diligência. Deus quer que vejamos o que há de bom em todo o nosso trabalho árduo. A consciência tranquila e a satisfação pessoal são as recompensas do trabalho árduo. E como é interessante como esse inseto nos ensina isso.
Salomão usa duas perguntas retóricas para despertar o preguiçoso de sua indolência: "Até quando, ó preguiçoso, você vai se deitar? Quando você vai acordar do seu sono?" Imitando seu modo de falar, o rei acrescenta: “Um pouco mais de sono, um pouco mais de cochilo, um pouco mais de cruzar as mãos deitado, e certamente virá a tua pobreza, como algum vagabundo ou algum ladrão, e a tua necessidade como um homem armado”. É isso mesmo, enquanto o preguiçoso está deitado, a pobreza toma conta dele com a rapidez de um invasor, e a escassez o ataca como faria um homem armado.
Os campos da preguiça logo ficam cobertos de ervas daninhas e urtigas. Não demora muito para que seus empreendimentos sofram reveses. Por quanto tempo seu empregador tolerará um vagabundo? O aluno preguiçoso pode esperar ter sucesso na escola? Bem, não, certo? Porque para todas essas atividades é preciso alguém que seja fecundo, alguém que realize bem as suas atividades. Então o que aprendemos com a formiga, meus queridos irmãos, aliás o exemplo da formiga, vendo a sua forma de trabalhar e a sua forma de se organizar para o futuro, nos faz pensar que podemos fazer isso e muito mais para louvar o nosso Deus Jeová.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário