TESOUROS DA BÍBLIA, Semana de 17 a 23 de março de 2025, Afaste-se da imoralidade sexual, Discurso Preparado.
TESOUROS DA BÍBLIA, 17 a 23 de março de 2025, Fique longe da imoralidade sexual, Discurso Preparado.
Fique longe da imoralidade sexual (10 minutos)
Este é um tema de grande relevância no nosso dia a dia: a necessidade de nos afastarmos da imoralidade sexual.
Ao longo deste discurso meditaremos em vários versículos bíblicos que nos alertam sobre os perigos e consequências deste tipo de comportamento. Convido você a refletir profundamente sobre cada ponto, pois esses ensinamentos podem nos proteger de sofrimentos desnecessários e nos guiar para uma vida mais plena e feliz.
A imoralidade sexual pode ser muito atraente
Especialmente quando é apresentado de forma sutil ou aparentemente inofensiva.
VAMOS LER PROVÉRBIOS 5:3
Porque os lábios da mulher apóstata destilam mel como favos de mel, e a sua boca é mais macia do que o azeite.
Aqui, a mulher rebelde ou “mulher estranha”, segundo outras traduções, representa qualquer pessoa que, com bajulação e sedução, procura nos conduzir por caminhos que desagradam a Deus. Como bem ilustra o provérbio, suas palavras podem soar doces como mel e suaves como azeite. Talvez, a princípio, fiquemos lisonjeados quando alguém nos dá atenção especial ou nos elogia.
As informações básicas desta semana apresentam o exemplo de Amy, uma jovem secretária de 27 anos. Ela conta como um colega de trabalho a elogia constantemente e demonstra um interesse que, na sua perspectiva, é puramente sexual. Por mais lisonjeiro que seja, Amy decidiu não se deixar enganar. Este exemplo real nos lembra que devemos usar a capacidade de pensar para reconhecer avanços imorais. Essa clareza mental nos protege e evita que caiamos em tentações que, a longo prazo, podem nos causar dor e tristeza.
Por outro lado, a expressão “mulher estranha” na Bíblia também se aplica à pessoa que decidiu viver longe dos princípios de Deus. Portanto, está relacionado ao comportamento de uma prostituta. O ponto principal é que, mesmo que a tentação se apresente de forma atrativa, devemos discernir a sua verdadeira intenção e não permitir que a suavidade das suas palavras nos leve a agir de forma contrária aos nossos valores.
A imoralidade sexual tem consequências amargas
Depois da aparente doçura e suavidade iniciais, a imoralidade sexual tem consequências amargas. Isto é afirmado no texto a seguir.
VAMOS LER PROVÉRBIOS 5:4-5
Mas acaba sendo amargo como o absinto e afiado como uma espada de dois gumes. 5Seus pés descem até a morte. Seus passos vão direto para o Túmulo.
A Bíblia descreve com força o destino de quem se deixa levar pela infidelidade e pelo adultério. As consequências podem ser tão amargas quanto o absinto, planta de sabor muito amargo, e tão dolorosas quanto uma faca de dois gumes.
Que tipos de feridas podemos experimentar?
Consciência inquieta: sentimentos de culpa e remorso podem acompanhar quem comete atos imorais, afetando a sua paz interior.
Uma gravidez indesejada: muitas pessoas enfrentam uma gravidez surpresa que altera drasticamente os seus planos de vida e põe à prova a sua responsabilidade.
Doenças sexualmente transmissíveis: essas doenças podem causar sérios danos à saúde e até tirar a vida de quem as sofre.
Dor emocional na família: O cônjuge traído muitas vezes experimenta uma ferida emocional tão profunda que pode levar anos para cicatrizar, se é que pode ser superada.
Estas consequências mostram claramente que, se nos deixarmos levar por insinuações imorais, a amargura e o sofrimento serão inevitáveis, por mais doces e agradáveis que possam parecer à primeira vista. Todo resultado de infidelidade deixa um gosto amargo e consequências que, às vezes, duram a vida toda.
Fique longe da imoralidade sexual
Então, o que fazer? A resposta está no texto a seguir.
VAMOS LER PROVÉRBIOS 5:8
Fique longe dela e não chegue perto da entrada da casa dela.
Ficar longe da imoralidade sexual significa evitar qualquer situação que possa nos colocar em risco. Isto abrange não apenas encontros físicos, mas também o consumo de conteúdo que promova comportamento imoral. Por exemplo, por que nos expormos a músicas ou programas e filmes degradantes que banalizam ou promovem o adultério, o sexo casual ou a pornografia? Da mesma forma, seria tolice atrair a atenção de pessoas com intenções desonestas flertando ou vestindo-se de maneira provocante. Lembremo-nos de que Deus valoriza a modéstia e a dignidade. Essas qualidades não apenas honram a Sua vontade, mas também nos protegem de dar origem a situações que possam prejudicar a nossa vida e a vida de outras pessoas.
A Bíblia nos exorta a aprender a controlar nossos desejos e a honrar nossos relacionamentos. Ficar longe da imoralidade sexual não significa abrir mão da felicidade ou da beleza do amor verdadeiro; em vez disso, envolve proteger algo muito valioso: a nossa consciência, a nossa saúde emocional e física e o nosso relacionamento ou relacionamento futuro.
Quando exercemos prudência e lealdade, demonstramos amor sincero pelos outros e profundo respeito por nós mesmos e por Deus. Dessa forma, evitamos as repercussões dolorosas que advêm da violação dos princípios divinos. Lembremos que as feridas emocionais e a culpa que derivam da infidelidade podem nos acompanhar por muito tempo, mas a decisão de permanecer fiéis aos valores morais nos liberta desses fardos.
Olhando a fotografia do nosso guia de atividades, percebemos uma cena em que dois jovens, aparentemente colegas de escola, mantêm uma conversa tensa. Poderíamos imaginar que por trás desses gestos e palavras existem questões tão delicadas como pressões, mal-entendidos ou mesmo avanços inadequados. Na vida quotidiana, cenas como esta recordam-nos que a tentação ou a oportunidade de cometer actos contrários à moralidade podem ocorrer em qualquer lugar: no trabalho, na escola, entre amigos e até no seio da família. A nossa reacção a tais situações deve basear-se numa firme determinação de proteger os nossos princípios.
Assim como Amy soube reconhecer que os elogios de seus colegas de trabalho tinham um tom sexual, cada um de nós pode identificar as armadilhas sutis que colocam nossa integridade em risco. É fundamental que, tal como aconselha o provérbio, nos afastemos da porta da imoralidade, evitando conversas ou ambientes que possam nos levar ao erro.
A fotografia simboliza a importância de estabelecer limites claros e de falar sem medo quando algo ameaça a nossa justiça moral. Se agirmos com sabedoria e prudência, poderemos proteger o nosso coração e o das pessoas que amamos, honrando assim os princípios bíblicos que promovem a pureza e o respeito nos relacionamentos.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário