Estudo de A Sentinela, Demos glória a Jeová, Semana de 3 a 9 de março de 2025, Comentários e Respostas.
Estudo de A Sentinela, Dêmos glória a Jeová, 3 a 9 de março de 2025, Comentários e respostas.
“Dai a Jeová a glória que o seu nome merece” (Salmos 96:8).
1. Em que muitos se concentram hoje?
Muitos hoje focam em si mesmos e em suas conquistas, buscando reconhecimento e atenção, principalmente por meio das redes sociais. Contudo, são poucas as pessoas que dão glória a Jeová Deus, concentrando-se em honrá-lo e reconhecendo a importância dele na vida.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Só nos resta ver como funciona o mundo hoje, as redes sociais, as pessoas interessadas em que todos as sigam e vejam o quão maravilhosas elas são. Naturalmente, estão muito longe de pensar no que Jeová merece, em dar-lhe glória.
É evidente que muito poucas pessoas dão glória a Jeová Deus. Portanto, neste artigo veremos o que significa dar glória a Jeová, quais os motivos que temos para fazê-lo e também aprenderemos como podemos dar a Deus a glória que ele merece e como Ele mesmo glorifica o seu nome.
O QUE SIGNIFICA DAR GLÓRIA A JEOVÁ?
2. Como Jeová revelou a sua glória no Monte Sinai? (Veja também a imagem).
Jeová revelou sua glória no Monte Sinai por meio de uma manifestação impressionante. Uma densa nuvem cobriu a montanha, houve um grande terremoto, fumaça, relâmpagos, trovões e um forte som de buzina. Esta demonstração espetacular deixou os israelitas profundamente impressionados.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Naquela ocasião, Ele usou fenômenos naturais. Enquanto os israelitas estavam reunidos no Monte Sinai, diz que uma nuvem cobriu o monte, houve um grande terremoto, relâmpagos, trovões e também o som da buzina. Todos esses fenômenos naturais foram uma manifestação da glória de Jeová.
Em Êxodo 24:17 é mencionado que para os israelitas que estavam ali, ao pé do monte, olhando para a glória de Jeová, parecia um fogo violento no topo do monte. Jeová usou seu poder para demonstrar sua glória.
A imagem que acompanha o parágrafo nos ajuda um pouco a nos colocarmos na situação. Se nos imaginarmos como se fôssemos um daqueles israelitas vistos ali no sopé da montanha, e agora vemos aquela montanha tremendo, aqueles trovões, aqueles relâmpagos, seria sem dúvida algo impressionante. Às vezes, quando há uma tempestade forte, isso já nos assusta e impressiona. Bom, vamos imaginar como deve ter sido aquele momento. A glória de Jeová, sem dúvida, era insuperável.
Isto impressionou tanto os israelitas que eles disseram: “Sobe, Moisés, e fala com Jeová, pois tememos pelas nossas próprias vidas.”
Eles ficaram tão impressionados e a glória de Jeová se manifestou de forma tão espetacular naquele momento, que não houve dúvida de que tudo veio de Jeová. Ficou muito claro para os israelitas, como diz o Salmo 68:8, quando diz que “a terra tremeu e o céu derramou chuva, mas tudo por causa de Deus”. E o monte Sinai também tremeu por causa de Deus. Desta forma, não havia dúvida de que Jeová demonstrou a sua glória de forma tão impressionante.
ILUSTRAÇÃO
Densas nuvens cheias de relâmpagos envolvem o topo do Monte Sinai. Os israelitas se reúnem ao pé da montanha.
No monte Sinai, Jeová deu aos israelitas uma impressionante demonstração da sua glória. (Ver parágrafo 2).
3. O que significa dar glória a Jeová?
Dar glória a Jeová envolve falar de seu poder impressionante e de suas qualidades maravilhosas, bem como reconhecer que tudo o que realizamos é graças a Ele. Um exemplo disso é o Rei Davi, que numa oração destacou a grandeza, o poder e a majestade de Jeová, o que levou toda a congregação a louvá-lo.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Uma maneira de fazer isso é falar às pessoas sobre o poder incrível e as qualidades maravilhosas que Jeová tem, e dar-lhe crédito por tudo o que foi realizado pelo poder que Ele tem. Davi já o fez, numa oração, quando disse: “Tuas, ó Jeová, são a grandeza, o poder, a beleza, o esplendor e a majestade”, porque tudo o que há nos céus e na terra é dele. Se falarmos assim, louvarmos a Jeová desta forma, é possível que aconteça a mesma coisa que naquela época, quando o povo louvava a Jeová.
Isaías 26:12 diz que tudo o que fizemos, Ele fez por nós, referindo-se a Jeová. Então, uma forma de dar-lhe glória é dar-lhe crédito por todas as coisas que conseguimos fazer graças ao seu poder.
Devemos também obedecer aos mandamentos de Deus e viver de acordo com os seus princípios. Devemos esforçar-nos para fazer o que é certo nas nossas vidas, pregar e partilhar as boas novas do Reino de Deus com outros, ser honestos, gentis e atenciosos para com os outros e manter uma conduta moral limpa. Além disso, devemos expressar gratidão e louvor a Jeová por meio de oração, canto e adoração.
Dar glória a Jeová envolve tornar o seu nome conhecido, reconhecer e exaltar a sua grandeza, o seu poder e a sua santidade ao longo da nossa vida. Como diz o Salmo 29:2: “Dai a Jeová a glória que o seu nome merece.”
Mesmo pensando nas coisas do dia a dia, por exemplo, se passamos em um exame ou no trabalho tivemos uma boa ideia e isso nos ajudou, ou de qualquer outra forma, na realidade, é graças a Ele que podemos dar-lhe a glória agradecendo-lhe pela mente que Ele nos deu, pelo cérebro e pelo fato de podermos fazer essas coisas.
4. Como Jesus deu glória a Jeová?
Jesus glorificou a Jeová por reconhecer que seus milagres foram feitos por meio do seu poder, por falar sobre ele e por tratar outros com compaixão. Um exemplo foi quando ele curou uma mulher que estava curvada há 18 anos devido a um demônio. Ao soltá-la, ela se endireitou e começou a dar glória a Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ele lhe trouxe glória de muitas maneiras, e uma delas foi que, quando realizava milagres, sempre dizia que os fazia por meio do poder de Jeová.
Temos o exemplo de Marcos, capítulo 5, onde Jesus liberta um homem de uma legião de demônios. Ele diz que outros profetas já tentaram, mas foi impossível, porque eram muitos, aliás, ele usou cerca de 2.000 porcos para libertá-lo desses demônios, que se jogaram no mar. E quando este homem ficou bom, implorou-lhe que fosse com ele. O que Jesus lhe disse foi: “Vá para casa, volte para os seus parentes e conte-lhes tudo o que Jeová fez por você.” Uma maneira de dar glória a Jeová é contar aos outros tudo o que Ele fez por nós.
Uma das maneiras pelas quais Jesus glorificou a Jeová foi tratar os outros com compaixão. Outro exemplo é esta mulher que ficou curvada por 18 anos devido a um demônio. Então, ao soltá-la, ela se endireitou e também começou a dar glória a Deus.
Jesus realizou aquele milagre de uma forma que a mulher entendeu claramente que vinha de Deus, porque ela diz no final, como lemos, que começou a dar glória a Deus. E isto pode motivar-nos também, para que, quando fizermos algo de bom para os outros, sempre que possível, façamos com que saibam que o nosso Criador nos motiva.
Em relação a esta história da mulher que estava com um demônio há 18 anos, vê-se a compaixão de Jesus, que é uma forma de dar glória a Jeová, pois diz que, ao vê-la, Jesus foi até ela e a curou. Ele não esperou que ela chegasse, como em outras ocasiões em que lhe pediram ajuda. Também temos muito a imitar e, assim, imitamos e damos glória a Jeová.
QUE MOTIVOS TEMOS PARA DAR GLÓRIA A JEOVÁ?
5. Que motivos temos para respeitar a Jeová?
Temos muitos motivos para respeitar a Jeová. Ele é todo-poderoso, sua energia não tem limites e sua sabedoria se reflete na criação. Ele nos deu a vida e tudo o que é necessário para mantê-la. Além disso, ele é leal; Ele sempre cumpre suas promessas e tem sucesso em tudo que faz.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Uma razão é que Ele é todo-poderoso, e as palavras do Salmo 96:4 nos dizem que Ele é grande e merece todo louvor.
Em Apocalipse 4:11 há um motivo muito poderoso para dar glória a Jeová. Na verdade, o próprio livro do Apocalipse diz que ele merece, e ele merece porque é o Criador. Quando meditamos profundamente sobre a criação e vemos o que ela implica, quando olhamos para o universo de uma forma, embora muito limitada daqui, da Terra, e vemos o que ele abrange, Jeová certamente merece a nossa glória por tudo o que fez, porque o que ele fez implica, e mais, pensando que o fez pensando em nós.
Também o respeitamos porque ele tem sucesso em tudo o que faz e sempre cumpre suas promessas. Josué foi uma testemunha direta disso; É por isso que ele pôde dizer que nem uma única palavra de todas as promessas que Jeová Deus fez lhes falhou. Ele viu como Deus libertou os israelitas da escravidão, protegeu-os, alimentou-os e cuidou deles. Portanto, é um motivo para respeitá-lo profundamente, para saber que suas promessas serão cumpridas.
Em Jeremias 10:6,7 ele mostra como Jeová é um Deus imponente, não tem rival, e por isso é normal que tenhamos muitos motivos para respeitá-lo. Como ele diz no final do parágrafo, não devemos apenas respeitá-lo, mas também devemos ter muito amor, e por isso ele merece o nosso respeito.
O texto de Revelação 15:4 nos diz que Jeová é leal. Embora saibamos que existem outras criaturas que também são leais, como Jesus Cristo e os anjos, nesta ocasião destaca-se que a lealdade está unida à expressão máxima, o amor. Jeová é a autoridade máxima em demonstrar amor. Portanto, diz que Ele é leal acima de todas as outras pessoas. Então ele também merece que o adoremos e lhe demos glória.
Mesmo sabendo que Jeová é a autoridade máxima, alguém poderia pensar que Ele tem todo o direito de pedir respeito. Mas, como sempre foi bem dito, respeito não é algo que se exige ou se pede, mas sim algo que se conquista. E todos esses motivos discutidos nos fazem ver que Jeová merece todo o nosso respeito.
Mesmo sabendo que Jeová é a autoridade máxima, alguém poderia pensar que Ele tem todo o direito de pedir respeito. Mas, como sempre foi bem dito, respeito não é algo que se exige ou se pede, mas sim algo que se conquista. E todos esses motivos discutidos nos fazem ver que Jeová merece todo o nosso respeito.
6. Por que amamos a Jeová?
Amamos a Jeová porque ele tem qualidades que nos inspiram afeto e admiração. Ele é misericordioso, compassivo e tem empatia com nosso sofrimento. Além disso, ajuda-nos a aproximar-nos Dele e a ser Seus amigos. A sua humildade também nos comove, porque se interessa pelos mais humildes e os eleva.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Uma das razões é porque ele é misericordioso e compassivo, como diz Isaías 49:15: “Pode uma mulher esquecer-se do seu filho ou não ter compaixão do filho que carrega no ventre?” Pois bem, assim como uma mãe nunca se esquece de uma gravidez, mesmo que ela não chegue ao fim, Jeová também não se esquece do seu servo, quer estejamos grávidas há muito ou pouco tempo.
Amamos a Jeová porque ele é misericordioso, como diz o Salmo 103:13: “Assim como o pai mostra misericórdia para com os seus filhos, Jeová tem mostrado misericórdia para com os que o temem.”
Em Zacarias 2:8 somos comparados à menina dos olhos do Senhor, e sabemos que não há nada mais sensível do que os olhos. É assim que Jeová sente a dor que talvez estejamos sofrendo. Mesmo que Ele não esteja vivenciando isso em Sua própria pele, Ele sente muita empatia por nós e sofre junto conosco.
Ele também nos incentiva a nos aproximarmos Dele e a sermos Seus amigos. De acordo com Atos 17:27, “mesmo que tateassem”, alguém O procurasse, e realmente O encontrariam, porque a verdade é que Ele não está muito longe de cada um de nós. Jeová é acessível a quem o procura, mesmo sem saber onde encontrá-lo.
Ele também é humilde, conforme explicado no Salmo 113. A comparação é muito bonita porque diz que Jeová está tão, tão, tão alto que ele tem que se abaixar para ver o céu. Mas ainda assim, embora ele seja tão elevado, o que realmente o preocupa não é o céu, mas “levantar do pó os humildes”. Alguém tão elevado, mas que se preocupa conosco.
Vendo todas essas qualidades que Jeová possui, como vimos neste parágrafo, segundo o salmista, nos juntamos a ele quando ele faz a pergunta: Quem não gostaria de dar glória a um Deus tão maravilhoso? Por essa razão nós o louvamos de todo o coração.
7. Que boa oportunidade temos?
Temos uma bela oportunidade de glorificar a Jeová, ajudando as pessoas a aprenderem a verdade sobre Ele. Satanás espalhou mentiras que cegaram muitos, mas podemos mostrar-lhes que Jeová é um Deus amoroso e justo, dando-Lhe a glória que Ele merece.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Podemos dar glória a Jeová por ajudar as pessoas a conhecê-lo e a refutar as mentiras que foram contadas sobre ele, tais como a de que ele é um Deus vingativo ou indiferente à humanidade.
E hoje muitas pessoas estão erradas, porque Satanás, como é dito em 2 Coríntios 4:4, cegou as suas mentes ao contar mentiras sobre Jeová. Muitas pessoas têm a ideia errada de que é culpa de Deus que o mundo esteja errado e que Ele não o conserte. Então, para nós é uma maneira muito bacana de dar glória a Jeová, fazendo as pessoas verem que a culpa não é de Deus e que ele realmente tem esperança para nós.
Se estivéssemos num julgamento porque alguém nos acusou de fazer algo ruim, certamente escolheríamos como testemunha alguém que nos conhecesse muito bem e fosse confiável. E é o próprio Jeová, em Isaías 43:10, quem nos diz que somos suas testemunhas. Significa que Jeová escolheu cada um de nós para testemunhar a seu favor e negar todas as falsas acusações que foram ditas sobre ele, porque ele nos conhece bem e confia em nós. Portanto, para nós é uma grande honra e orgulho ser suas testemunhas, e aproveitamos todas as oportunidades para louvar o seu nome.
Podemos dizer que imprimimos em nossos corações o que vimos. Por exemplo, no Monte Sinai, como Jeová agiu ao longo da história. Sabemos disso e o que queremos é partilhá-lo com as pessoas, porque sabemos que, por serem cegas, veem um futuro sem esperança. No entanto, porque conhecemos e amamos a Jeová, também queremos que as pessoas saibam quão grande é Jeová.
Em 2 Coríntios ele nos diz que Satanás cegou a mente das pessoas com mentiras terríveis. Uma delas, muito comum, é a mentira de que tudo surge de uma grande explosão, quando na realidade algo tão maravilhoso e tão complexo como a criação não poderia ter surgido de uma explosão. Temos uma ótima oportunidade de nos prepararmos bem para que, quando surgir a oportunidade de contatar pessoas, possamos ajudá-las a ver que deve haver um criador, e assim daremos glória a Jeová.
COMO PODEMOS DAR A JEOVÁ A GLÓRIA QUE ELE MERECE?
8. Qual é uma maneira de dar glória a Jeová? (Salmo 96:1-3).
Podemos dar glória a Jeová pelo que dizemos sobre Ele. O Salmo 96:1-3 nos encoraja a cantar para Ele, bendizer Seu nome, proclamar Sua salvação e declarar Sua glória entre as nações. Seguindo o exemplo dos servos fiéis do passado, devemos aproveitar todas as oportunidades para falar das maravilhas de Jeová e defender o seu nome.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Ali somos convidados a cantar a Jeová, a abençoar o seu nome e a proclamar as boas novas da sua salvação e da sua glória entre as nações.
Aqui também temos um exemplo de como nos tempos antigos eles também aproveitaram a oportunidade que tiveram para defender a Jeová. Foram Sadraque, Mesaque e Abednego quem falaram a Nabucodonosor sobre o grande poder que Jeová tinha e que, se Jeová quisesse, ele conseguiria tirá-los daquela fornalha.
Em Atos 4:29, Pedro e João também lhe disseram para lhe dar coragem para pregar a outros. Da mesma forma, temos de pedir coragem a Jeová para podermos pregar.
Há uma frase muito interessante que diz, referindo-se aos cristãos do primeiro século, que eles aproveitaram todas as oportunidades. Devemos aproveitar qualquer oportunidade que tivermos para falar da bondade de Jeová e, desta forma, dar-Lhe glória.
É muito bonita a história de Daniel 3, quando Sadraque, Mesaque e Abednego defendem e dão glória a Jeová, pois disseram que se Jeová quisesse poderia libertá-los de sua mão, mas se não, eles sabiam que não se curvariam diante da imagem que ele havia feito.
O texto de Atos 4:24-31 começa dizendo: “Soberano Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles existe”. Como pensavam e sentiam quão grande Jeová era, e como foi comentado no final, o que lhe pedem é: “Por favor, dá-nos forças para falar sobre o que nos ensinas.” E isso é algo que queremos imitar e ser gratos.
9, 10. O que o caso de Angelina lhe ensina? (Veja também a imagem).
O caso de Angelina nos ensina a importância de sermos corajosos ao defender o nome de Jeová. Apesar de ficar nervosa quando uma colega de trabalho zombou das crenças das Testemunhas de Jeová no trabalho, ela fez uma oração silenciosa e respondeu com calma e respeito. Ele mostrou fotos de atividades espirituais e explicou suas crenças com tato, fazendo com que seu parceiro relembrasse experiências positivas de sua infância. Seu exemplo nos incentiva a louvar a Jeová e a dar-lhe glória, mesmo em situações difíceis.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Certamente já vivemos este caso ou viveremos no futuro, porque é um caso que costuma acontecer em muitas ocasiões, tanto na escola como no trabalho. Mas a irmã fez a seguinte pergunta a si mesma: Vou permitir que alguém conte essas mentiras sobre Jeová ou vou defendê-lo? Ela agiu de maneira gentil e, no final, como nos conta a experiência, ensinou sua apresentação, defendeu o nome de Jeová, tanto diante desse companheiro que havia falado mal Dele, quanto diante dos demais. E no final deu tudo certo, ele conta que o companheiro se acalmou e até reconheceu que tinha boas lembranças de quando estava na verdade.
Uma das chaves que fez tudo correr bem é, como menciona o parágrafo: quando a situação ficou tensa, ela poderia ter ficado ainda mais tensa ou mais nervosa. Mas o que ela fez? Como você mencionou, ele manteve a calma, então isso é um grande exemplo para nós. Porque em muitas circunstâncias da nossa vida isso vai acontecer conosco e temos que nos acalmar.
Uma das maneiras pelas quais essa irmã lhe deu glória foi através da preparação, porque ela sabia o que iria acontecer, sabia que tinha que explicar quem ela era, de onde vinha e aproveitou para falar a verdade. E isso nos ensina que é muito importante, em determinadas áreas, como no trabalho ou na escola, ter respostas preparadas com antecedência ou coisas que possamos dizer quando nossas crenças são questionadas. Dessa forma estaremos preparados e preparados para dar glória a Jeová.
Que lindo o amor que essa irmã tinha por Jeová, ela disse: Vou permitir que alguém fale algo ruim sobre Jeová, conte mentiras, e eu vou ficar calada? Automaticamente, esse amor o fez confiar Nele. Ele fez uma breve oração silenciosa e conseguiu defendê-Lo da melhor maneira que pôde e, sem dúvida, teve um bom resultado.
Como vemos na imagem do parágrafo, é tão natural quanto o que a irmã está fazendo, pois quando temos outros colegas de trabalho que, por exemplo, adoram ir para o campo, eles ficam conversando com você sobre isso o tempo todo. Portanto, quando nós, como Testemunhas de Jeová, gostamos de ser Testemunhas de Jeová e temos orgulho disso, é normal e natural que expressemos isso com tanta naturalidade.
É interessante que quando esta irmã estava se preparando, ela já sabia que o homem de antes iria mexer com as Testemunhas e com Jeová. Portanto, ensina-nos que às vezes não precisamos esperar estar preparados para defender a Jeová, mas podemos criar a oportunidade de dar glória a Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Encenação de Angelina mostrando slides para seus colegas. Enquanto sorri, ela mostra-lhes uma fotografia sua com delegados de outro país numa assembleia especial.
Podemos dar glória a Jeová com o que dizemos. (Ver parágrafos 9 e 10).
11. Como os servos de Deus ao longo da história seguiram o princípio encontrado no Salmo 96:8?
Os servos de Deus têm honrado a Jeová com os seus bens ao longo da história. Os israelitas doaram para o templo, alguns discípulos ajudaram Jesus e seus apóstolos, e os primeiros cristãos enviaram ajuda humanitária. Hoje continuamos a dar glória a Jeová por meio de doações voluntárias.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
A história de 2 Reis fala sobre como os servos de Jeová daquela época já sabiam que a manutenção do templo exigia despesas. Contribuíram porque entenderam que era isso que dava glória ao nome de Jeová. Portanto, as doações deles ajudaram a glorificar o nome de Jeová.
No Salmo 112:4, 9, diz: “Quem empresta generosamente é justo e faz bem, porque o seu coração é firme e ele confia em Jeová, que distribuiu justamente aos pobres.” Por exemplo, podemos fazê-lo através de doações humanitárias ou com terceiros.
No primeiro século, alguns dos discípulos de Jesus também usaram suas propriedades para ministrar a Jesus, e o resultado foi que ele pôde dedicar todo o seu tempo a falar sobre Jeová e a glorificá-lo.
12. Como glorificamos a Jeová com as nossas doações? (Veja também a imagem).
Em 2020, durante uma grave seca no Zimbabué, Prisca continuou a pregar apesar das provocações dos seus vizinhos que lhe disseram que ela iria morrer de fome. Ele confiava que Jeová nunca falharia com seus servos. Graças às doações, recebeu ajuda humanitária, o que impressionou os vizinhos. Vendo como Jeová cuidava dela, sete deles começaram a assistir às reuniões, demonstrando que as nossas doações podem glorificar a Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
É contado o caso de uma das nossas irmãs que vive no Zimbabué. Em 2020 houve uma grande seca, a ponto de correrem o risco de morrer de fome. Mas, apesar disso, a irmã tinha o seu costume; Vê-se que ele tinha aquele voto a Jeová que lhe dera sair às quartas e sextas-feiras, mesmo quando era época de arar. Os vizinhos zombaram dela e disseram que ela iria morrer de fome. Mas ela tinha tanta confiança em Jeová que disse que Jeová nunca falhou com os seus servos. O importante de tudo isto é que, se fizermos doações, ajudaremos irmãs como esta a conseguir responder aos seus vizinhos. Graças às doações, ela conseguiu seguir em frente e ter comida. Os vizinhos viram como essas doações chegavam, e então sete deles foram às reuniões e queriam conhecer a Jeová.
A maneira de dar glória a Jeová não era dizer: “Não me preocupo, não faço nada e Jeová me ajudará.” Ela sabia como colocar o Reino em primeiro lugar e não permitiu que as preocupações a impedissem de servir a Jeová.
Se não tivéssemos lido este artigo da Torre de Vigia, não teríamos conhecido o efeito destas doações sobre esta irmã, nem sabemos que doação ou de que pessoa veio para ela. Mas o que temos certeza é que, mesmo que seja só um pouquinho, Jeová pode fazer com que esse pouquinho lhe dê glória.
Na imagem podemos ver a atitude com que essas duas irmãs vão pregar, com uma cara de satisfação mas ao mesmo tempo de paz, sabendo que estão fazendo o melhor para Jeová, não importa o que gritem com elas no fundo. Eles sabem que estão fazendo o que é certo e que estão dando glória a Jeová. Podemos imaginar a expressão de satisfação que teriam, quando mais tarde ficasse claro que Jeová não os abandonou.
Estes não são casos isolados; Sabemos que em muitas partes do mundo existem irmãos que passam pelas mesmas dificuldades. Quando o escravo quis nos contar essas histórias é porque elas nos beneficiariam. Porque agora podemos estar muito bem, mas quem sabe se amanhã estaremos nas mesmas condições que esta irmã? Portanto, temos de continuar a dar glória a Jeová, divulgando a sua Palavra e confiando que Jeová nunca falhará com os seus servos.
ILUSTRAÇÃO
Encenação da pregação de Prisca com outra irmã. Prisca espera com confiança enquanto seus vizinhos zombam dela.
Podemos dar glória a Jeová com as nossas coisas valiosas. (Ver parágrafo 12).
13. De acordo com o Salmo 96:9, o que devemos fazer para dar glória a Jeová?
Podemos dar glória a Jeová com a nossa conduta. Assim como os sacerdotes precisavam estar limpos para servir no templo, devemos nos esforçar para viver uma vida limpa diante de Deus. Isto significa deixar para trás atitudes e práticas más e adotar uma personalidade que reflita as qualidades de Jeová. Com a sua ajuda, mesmo aqueles que tiveram uma vida imoral ou violenta podem mudar e viver de acordo com os seus princípios.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Para dar glória a Jeová, temos de esforçar-nos a manter-nos limpos aos olhos de Deus. E temos de fazer todo esforço para deixar para trás a velha personalidade, com seus hábitos e práticas impróprios para um cristão, e revestir-nos da nova personalidade, pensando e agindo dum modo que reflita as qualidades de Jeová.
Êxodo 40:30-32 menciona que Moisés, Arão e seus filhos, quando apareciam na tenda de reunião ou se aproximavam do altar, lavavam-se conforme Jeová ordenara a Moisés. Vemos assim a importância, quando adoramos a Jeová, de estarmos limpos no sentido físico, embora seja mais importante estarmos limpos também no sentido espiritual.
Neste parágrafo vemos como dar glória a Jeová com o nosso comportamento, com o que vemos, com o que podemos mostrar aos outros, com o que fazemos nas nossas atividades teocráticas ou mesmo fora delas. O parágrafo diz que para ter bom comportamento, também temos que aprender a pensar da maneira certa. Ele diz isso muito claramente: aprendemos a pensar e a agir. Porque quando nos examinamos, devemos ver como são os nossos pensamentos, o que temos no coração, como vemos os outros, mesmo que não verbalizemos isso. É muito importante que primeiro nos examinemos por dentro, pois esse será o primeiro passo para que nosso comportamento seja adequado.
14. O que o caso de Jack lhe ensina? (Veja também a imagem).
Jack, um homem violento, condenado à morte, mudou completamente depois de estudar a Bíblia. Sua transformação foi tão chocante que até os guardas se despediram dele chorando. Seu exemplo motivou outro prisioneiro a conhecer a Jeová, demonstrando que a nossa conduta pode trazer glória a Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Vemos que ele era um homem muito violento; na verdade, eles até o apelidaram de “o diabo”. Então vemos como ele foi condenado à morte por lei. Quando a data da execução se aproximou, ele concordou em estudar a Bíblia. A mudança que fez foi tal que dizem que quando chegou o dia da execução, alguns dos guardas despediram-se dele em lágrimas. Eles conheceram um sargento que disse que costumava ser o pior dos prisioneiros, mas agora era um dos melhores. Após a execução, poucos dias depois, um dos presos que havia sido seu companheiro apareceu em uma reunião e ficou impressionado com a mudança que havia feito. Vemos assim como o modo como ele se comportou, sua conduta e o que ele se tornou o levaram a glorificar a Jeová e a dar testemunho a outros.
Jack não conseguia ver como seu exemplo motivava outros a iniciar um estudo bíblico, e o mesmo pode acontecer conosco quando pregamos de casa em casa, ou damos um bom exemplo na escola, no trabalho ou quando estamos com nossos carrinhos de bebê. Isso poderia motivar alguém a estudar sem que soubéssemos, mas assim como Jack, descobriremos no paraíso.
O exemplo de Jack nos mostra quão verdadeiras são as palavras de 1 Pedro 2:12, que diz que quando mantemos uma conduta exemplar, outros notarão isso e o resultado será glória para Jeová. Portanto, queremos que a nossa conduta resulte na glória de Jeová.
ILUSTRAÇÃO
Cena de Jack sendo levado pelos guardas da prisão, que estão tristes. Um dos guardas enxuga as lágrimas do rosto.
Podemos dar glória a Jeová com a nossa conduta. (Ver parágrafo 14).
COMO JEOVÁ DÁ GLÓRIA AO SEU NOME EM BREVE?
15. O que Jeová fará em breve para glorificar completamente o seu nome? (Salmo 96:10-13).
Jeová fará justiça por meio dos seus julgamentos. Primeiro ele destruirá Babilônia, a Grande, por ter desonrado o seu nome, o que levará alguns a adorá-lo. Então, no Armagedom, ele eliminará o sistema de Satanás e salvará aqueles que lhe forem fiéis. No final do reinado milenar de Cristo, Seu nome será completamente santificado.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Em breve porá fim a Babilónia, a Grande, por ter manchado o seu nome. E alguns dos que testemunharam a destruição das religiões falsas decidirão, no último momento, adorar a Jeová conosco. Portanto, aguardamos com expectativa esses eventos para que mais pessoas possam se unir para dar glória a Jeová.
No Armagedom, Jeová provocará a destruição completa do sistema de Satanás. Todas as pessoas que odeiam e mancham o nome de Jeová serão eliminadas. Contudo, todos nós que Lhe damos glória, O louvamos, O amamos e Lhe somos obedientes seremos salvos.
Quando a prova final for concluída, Jeová terá santificado completamente o seu nome.
O texto de Habacuque 2:14 diz que a terra estará cheia do conhecimento da glória de Jeová, e é interessante que não diz que estará cheia da sua glória, porque já está. Contudo, muitas pessoas não reconhecem a Jeová e não dão honra a outras coisas. No futuro, todos saberão que por trás de tudo que é bom e belo ao nosso redor está Jeová.
16. O que você está determinado a fazer? (Veja também a imagem).
Enquanto aguardamos o dia em que todos glorificarão a Jeová, devemos aproveitar todas as oportunidades para honrar o seu nome. Para realçar esta responsabilidade, foi escolhido o texto do ano de 2025: “Dai a Jeová a glória que o seu nome merece”.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Aprofunde o conhecimento da Bíblia e compartilhe-a com todos que estiverem dispostos a recebê-la, para dar glória a Jeová.
Como vemos na imagem, chegará o dia em que todas as pessoas que vivem na terra darão glória a Jeová, e também a todas as criaturas que vivem no céu. Até que chegue esse tempo, queremos aproveitar todas as oportunidades para glorificar a Jeová hoje.
Não devemos ficar cansados ou desanimados, mesmo que a resposta das pessoas não seja tão complacente como gostaríamos que fosse. Mas queremos continuar insistindo, porque sabemos que Jeová ainda está dando uma oportunidade a essas pessoas. Então, não vamos desperdiçá-lo.
Portanto, devemos sempre aproveitar a oportunidade para dar glória a Jeová. Como? Pregar, cantar, porque, como falei no parágrafo, é uma honra para todos nós podermos fazer isso.
ILUSTRAÇÃO
Os anjos no céu e os seres humanos no Paraíso na Terra louvam a Jeová com alegria.
Chegará o dia em que todos darão a Jeová a glória que seu nome merece! (Ver parágrafo 16).
O QUE VOCÊ RESPONDERIA?
O que significa dar glória a Jeová?
Dar glória a Jeová significa reconhecer a sua supremacia, honrá-lo com palavras, ações e atitudes, e refletir as qualidades dele na nossa vida. A Bíblia nos encoraja a louvá-lo e proclamar sua grandeza. Por exemplo, no Salmo 29:2, somos instados a ‘dar a Jeová a glória devida ao seu nome’. Além disso, em 1 Coríntios 10:31, somos lembrados de que tudo o que fazemos, mesmo nas coisas do dia a dia, deve ser para a glória de Deus.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Conte às pessoas sobre seu incrível poder e qualidades maravilhosas.
Dê-lhe também crédito pelo que conquistamos ou pelo tipo de pessoa que somos, graças à sua educação.
Que motivos temos para dar glória a Jeová?
Jeová é nosso Criador e sustentador; Ele nos deu a vida e tudo o que precisamos para aproveitá-la. Seu amor e misericórdia são evidentes na provisão do resgate por meio de Jesus Cristo. Além disso, Jeová é um Deus justo e fiel que sempre cumpre as suas promessas. Sua incomparável sabedoria e poder o tornam digno de todos os elogios.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Primeiro, porque o amamos e respeitamos, mas também quando agimos para que outras pessoas o conheçam.
Vimos também que Ele é todo-poderoso, nos deu vida, sempre cumpre Suas promessas, é amoroso, compassivo e está disposto a atender às nossas necessidades e sofrimentos.
Outro motivo é que sabemos que muitas pessoas culpam a Jeová por coisas que não são culpa delas. Seu nome foi manchado e Satanás assumiu a responsabilidade de fazer isso. Portanto, uma razão muito poderosa é que queremos limpar o nome dele, porque sabemos que tudo isso é mentira.
Como podemos dar a Jeová a glória que ele merece?
Podemos glorificar a Jeová por meio da nossa conduta e adoração. Em Mateus 5:16, Jesus nos encorajou a deixar nossa luz brilhar através de boas obras para que outros possam glorificar a Deus. Também o honramos quando oferecemos o nosso louvor e proclamamos o seu nome aos outros. Outra forma de dar-Lhe glória é dedicando nossos recursos e tempo ao Seu serviço, como faziam os primeiros cristãos ao ajudar seus irmãos necessitados. Por fim, por nos mantermos espiritual e moralmente limpos, refletimos a santidade de Jeová e honramos o seu nome.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Defender o seu nome, também com as nossas coisas valiosas e através da nossa conduta.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário