ENCONTRE JÓIAS ESPIRITUAIS: 3 a 9 de março de 2025, PROVÉRBIOS 3, Respostas.
Vamos procurar pérolas escondidas (10 min.)
Pv 3:3. Como podemos amarrar o amor leal e a fidelidade em nossos pescoços e escrevê-los em nossos corações? (w06 15/09 17 par. 7).
Para amarrar o amor leal e a fidelidade em nosso pescoço, devemos valorizá-los profundamente e demonstrar orgulho em manifestá-los em nossa vida diária, como se estivéssemos usando um colar valioso que todos possam ver. Além disso, escrevê-los em nossos corações implica não apenas exibi-los externamente, mas torná-los parte de nosso ser, permitindo que orientem nossas decisões e ações em todos os momentos.
COMENTÁRIOS ADICIONAIS
Quando valorizamos as qualidades da bondade amorosa e do apego à verdade, e nos sentimos orgulhosos de manifestá-las, é como se estivéssemos usando um colar muito valioso, porque nos sentimos bem ao usá-lo. Devemos também gravá-los em nossos corações, tornando-os parte de nós, da nossa essência, do nosso ser.
Deveríamos valorizar as qualidades da bondade amorosa e do apego à verdade, e sentir orgulho de exibi-las, como se estivéssemos usando um colar muito valioso. Devemos também gravá-los em nossos corações, tornando-os parte de nós. Uma maneira prática é não cair na tentação de contar mentiras sobre nossos irmãos pelas costas para parecerem bons para outras pessoas, ou não trair a confiança que os outros depositam em nós, pois isso seria deslealdade.
Podemos amarrar no pescoço o amor leal e a fidelidade quando os valorizamos e nos sentimos orgulhosos de demonstrá-los, como se fossem um colar precioso que sempre usamos. Além disso, ao escrevê-los em nossos corações, os tornamos parte do nosso modo de ser, orientando nossas ações e decisões todos os dias.
Para amarrar o amor leal e a fidelidade no pescoço, devemos tornar essas qualidades visíveis em nossas vidas, como se estivéssemos usando um colar muito valioso. Isso significa ser gentil, sempre dizer a verdade e ser alguém em quem os outros podem confiar. Além disso, escrevê-los no coração implica não apenas mostrá-los externamente, mas que realmente os valorizemos e os façamos parte do nosso modo de ser, com sinceridade e de coração.
Assim como um colar valioso não pode ser retirado em nenhum momento, a lealdade e a fidelidade devem ser constantes em nossas vidas. Se um amigo comete um erro, nós o apoiamos em vez de criticá-lo. Se alguém nos confia algo, não o traímos. Isso mostra que essas qualidades realmente fazem parte de nós.
Para que essas qualidades não sejam apenas palavras, devemos praticá-las todos os dias. Se já tive dificuldade em ser sincero ou gentil, posso pedir ajuda a Jeová e fazer o melhor que posso nas situações do dia a dia. Com o tempo, eles se tornarão parte da minha personalidade e agirei dessa forma com naturalidade.
Mostramos que valorizamos a lealdade e a fidelidade quando as consideramos tão valiosas quanto um colar precioso. Essas qualidades devem fazer parte de nós, gravadas em nossos corações, norteando nossas ações e decisões diárias.
Para nos vincularmos com lealdade e fidelidade, devemos apreciá-los profundamente como se fossem um ornamento valioso. Ao aceitá-los, permitimos que moldem nosso caráter, tornando-os um guia constante em nossas vidas.
Que pérolas espirituais você encontrou na leitura da Bíblia desta semana?
Provérbios 3:7. Confiar demais em nossa própria sabedoria pode nos levar a erros. É melhor reconhecermos as nossas limitações e procurarmos a orientação de Jeová, que tem uma visão completa do que é certo.
Provérbios 3:9. Este versículo nos ensina que devemos dar a Jeová o melhor que temos, e não o que nos resta. Honrá-Lo significa reconhecer que tudo o que possuímos vem Dele e que, ao dar-Lhe o melhor, demonstramos nossa gratidão e confiança em Sua provisão.
Provérbios 3:14. A riqueza pode trazer conforto, mas não garante felicidade ou a aprovação de Jeová. Em vez disso, a sabedoria baseada na Sua palavra nos leva a uma vida significativa e à esperança da vida eterna.
Provérbios 3:17. As riquezas mencionadas neste versículo não são apenas materiais. A verdadeira riqueza inclui um bom relacionamento com Jeová, uma consciência limpa e a satisfação de viver segundo princípios justos. Jesus ensinou em Mateus 6:19,20 que as riquezas espirituais são mais valiosas do que os bens materiais porque duram muito e nos aproximam de Jeová.
Provérbios 3:19. Jeová não só tem conhecimento, mas também o usa com discernimento, isto é, com a capacidade de aplicar esse conhecimento de maneira exata e justa. Isto encoraja-nos a pedir-Lhe sabedoria através da oração e a desenvolver o discernimento, aplicando os Seus princípios na nossa vida diária.
Provérbios 3:23. Este versículo nos ensina que confiar na sabedoria de Jeová nos dá segurança na vida. Isso não significa que nunca enfrentaremos dificuldades, mas significa que evitaremos muitas quedas espirituais se seguirmos os seus conselhos.
Provérbios 3:27. Quando ajudamos outros, refletimos a generosidade de Jeová, que sempre provê o que é necessário para seus servos. Ao fazermos isso, também ganhamos bênçãos, pois há mais felicidade em dar do que em receber.
Provérbios 3:31. O perigo da inveja: Às vezes, podemos sentir que aqueles que cometem erros parecem prosperar; Porém, seu final não é feliz. A verdadeira prosperidade vem de confiar em Jeová e seguir os seus caminhos. Em vez de imitar os violentos, devemos trilhar o caminho da sabedoria e da justiça. Isto nos trará paz e nos aproximará mais de Jeová.
Provérbios 3:32. Jeová é um Deus justo e santo; Ele não pode tolerar o mal ou a hipocrisia. Portanto, este provérbio nos ensina uma lição profunda sobre a diferença entre aqueles que seguem um caminho tortuoso e aqueles que se esforçam para viver em retidão.
Provérbios 3:1. Neste texto somos recomendados a agir de acordo com os lembretes de Deus, sua lei ou ensino, bem como seus mandamentos que estão coletados na Bíblia. Nesse caso, dias e anos de vida e paz nos serão acrescentados. Com efeito, mesmo agora desfrutaremos de uma vida pacífica e não perseguiremos nada que nos exponha ao perigo de sofrer uma morte prematura, como acontece frequentemente aos malfeitores.
Provérbios 3:3. Esta pérola me ensina que a bondade e a verdade devem ser estimadas como um colar de valor inestimável amarrado no pescoço, pois nos ajuda a encontrar favor aos olhos de Deus e do homem terreno. Essas qualidades não devem ser vistas apenas externamente, mas devemos gravá-las no mapa cardíaco, ou seja, torná-las parte essencial da nossa personalidade.
Provérbios 3:5. Mostramos que confiamos em Deus quando fazemos as coisas à Sua maneira. Devemos confiar Nele de todo o coração, completamente. Na Bíblia, as palavras “coração” são geralmente usadas para se referir à pessoa que somos por dentro, às nossas emoções, motivos, pensamentos e atitudes. Portanto, confiar em Deus de todo o coração é mais que um sentimento, é uma escolha que fazemos porque temos total convicção de que o nosso Criador sabe o que é melhor para nós.
Provérbios 3:15. “Feliz o homem que encontrou a sabedoria e o homem que alcança o discernimento, porque ter isso como ganho é melhor do que ter dinheiro como ganho; e tê-lo como produto do que o próprio ouro. É mais precioso que os corais e todas as suas outras delícias não podem ser igualadas a ele. A extensão dos dias está na sua mão direita, na sua esquerda há riqueza e glória. Seus caminhos são caminhos de delícias e todos os seus caminhos são de paz. A árvore da vida para aqueles que a fazem e para aqueles que a mantêm firmemente agarrada deve ser chamada de feliz.” E de fato, graças a isso, as pessoas, ao aplicá-lo no dia a dia, as deixam muito felizes.
Provérbios 3:6. Devemos levar em conta o que Deus pensa sobre as coisas importantes em nossas vidas. Sua opinião também deve ser importante para nós na hora de tomar decisões. Como fazemos isso? Orando a Ele para nos guiar e seguindo os conselhos que Ele nos dá na Bíblia. “Ele endireitará seus caminhos.” Deus nos ajuda a viver segundo seus padrões justos e assim endireita nossos caminhos. Ao fazer isso, evitamos muitos problemas e somos muito mais felizes.
Provérbios 3:7. É uma grande tolice confiarmos no nosso próprio entendimento ou no de personalidades ilustres do mundo, quando podemos depositar toda a nossa confiança em Jeová. “Não se torne sábio aos seus próprios olhos”, disse Salomão. Pelo contrário, ele aconselha o seguinte: “Tema a Jeová e afasta-te do mal. Que isso seja cura para o seu umbigo e refrigério para os seus ossos.” O medo saudável de desagradar a Deus deve dominar todas as nossas ações, pensamentos e emoções. Esse medo reverencial nos impede de fazer o que é errado e tem efeitos curativos e restauradores no sentido espiritual.
Provérbios 3:8. Acredita-se que as tensões emocionais associadas ao medo, tristeza, inveja, ressentimento, ódio e culpa causam um grande número de doenças que afetam os seres humanos. Portanto, a declaração da Bíblia de que o temor de Jeová cura o umbigo e refresca os ossos é muito consoladora. Portanto, até mesmo temer a Jeová é para o nosso próprio bem e saúde.
Provérbios 3:9. A Bíblia diz: “Honra a Jeová com as tuas coisas valiosas.” Estamos honrados em usar o nosso dinheiro e outros recursos para apoiar a nossa congregação e apoiar a pregação global. Com nossas doações, também colaboramos nos esforços de socorro. Muitos têm o hábito de reservar algo para fazer doações que podem ser colocadas na caixa de contribuições em nossos locais de culto ou enviadas pela página donate.jw.org. Jeová nos dá a oportunidade de usar nossos bens materiais para mostrar-lhe o amor que temos por ele.
Provérbios 3:11. A correção e a disciplina são parte essencial da educação que nos aproxima de Deus. A correção que Ele nos dá, quer a recebamos dos pais, por meio da congregação cristã, ou mesmo por meditarmos nas escrituras durante o estudo pessoal, é uma expressão de Seu amor por nós. Faremos bem em recebê-lo com prazer e é verdade que, embora nunca seja bom alguém chamar a atenção para isso, se for para o nosso bem, devemos estar gratos.
Provérbios 3:13. Não é verdade que a felicidade seja um tesouro que todos desejamos. A sabedoria divina nos fornece isso, visto que a verdadeira felicidade só vem de sua fonte, Jeová Deus. A experiência tem mostrado que não podemos alcançar a verdadeira felicidade se não obedecermos ao Todo-Poderoso e não cedermos à orientação do seu espírito. A felicidade prometida na Bíblia depende de termos um bom relacionamento ou da aprovação de nosso Pai Celestial.
Provérbios 3:14. A sabedoria é mencionada com muita frequência no livro de Provérbios; na verdade, aparece 46 vezes. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Esta sabedoria piedosa e prática, baseada no conhecimento da Palavra de Deus, capacita o Seu povo a seguir um caminho seguro através das perigosas tempestades que assolam o mundo de Satanás.
Provérbios 3:13. O discernimento, conceito que aparece 19 vezes em Provérbios, é o auxiliar da sabedoria, ajudando-nos a lutar contra as maquinações de Satanás. O grande adversário tem milênios de experiência no uso de truques. No entanto, temos algo que é muito mais valioso do que aprender pela experiência: o discernimento piedoso, a capacidade de distinguir entre o certo e o errado e de escolher o curso de ação apropriado. Isto é o que Jeová nos ensina por meio da sua palavra.
Provérbios 3:1-2. Este versículo nos lembra que a obediência a Deus não é um fardo, mas um caminho para a paz e a vida plena. Quando guardamos seus mandamentos em nosso coração, experimentamos a bênção e a proteção de Deus, o que nos motiva a continuar praticando a obediência a Deus com amor e gratidão, lembrando que Jeová Deus quer sempre o melhor para nós.
Provérbios 3:3. O amor e a fidelidade são valores que refletem a personalidade de Jeová. Podemos imitar a Deus praticando a lealdade nas nossas relações interpessoais e sendo fiéis aos nossos compromissos. Estas qualidades não só nos aproximam de Deus, mas também nos permitem conquistar o respeito e a confiança dos outros, ou seja, uma boa reputação.
Provérbios 3:5-6. Este versículo nos ensina que confiar em Jeová é vital para ter uma fé sólida. Quando enfrentarmos decisões difíceis ou situações incertas, lembremo-nos de que Deus conhece o caminho perfeito para nós. Evitemos depender apenas da nossa compreensão e confiança em Jeová; Ele guiará nossos passos.
Provérbios 3:9-10. Este versículo nos encoraja a não parar de apoiar nossa congregação local com nossas coisas valiosas, seja nosso tempo, talentos ou recursos, oferecemos-lhes o primeiro e o melhor. Quando honramos a Deus com o que temos, Ele nos abençoa abundantemente. Se praticarmos a generosidade, veremos como Jeová nos abençoa.
Provérbios 3:11-12. A disciplina de Deus é uma amostra do seu amor por nós. Claro que não é agradável receber disciplina, mas quando Ele nos corrige é para nos guiar para um caminho melhor. É importante aceitar os seus ensinamentos com humildade e gratidão, sabendo que Ele quer moldar o nosso caráter e nos preparar para o seu propósito.
Provérbios 3:13-14. Este versículo nos ensina que a sabedoria é um dom inestimável que vem de Deus. É importante saber mais sobre ele através de sua palavra e oração. A sabedoria nos ajudará a tomar decisões sábias e a viver uma vida cheia de propósito. Investimos nisso como investiríamos em um tesouro.
Provérbios 3:24-25. A confiança em Jeová nos liberta do medo. Não importa o que aconteça ao nosso redor, Ele é nosso refúgio e força. Descansamos em sua promessa de proteção e vivemos em paz, sabendo que ele cuida de nós.
Provérbios 3:27-28. Este versículo nos ensina que a generosidade é uma forma de refletir o amor de Deus. Ajude os outros quando estiver ao nosso alcance, sem procrastinar ou dar desculpas. Cada ato de bondade é uma maneira pela qual Jeová nos usa para abençoar os outros e a nós mesmos, porque tudo o que damos volta mais tarde, de maneiras que nem podemos imaginar.
Provérbios 3:31-32. A inveja e a comparação só trazem amargura. Em vez de olharmos para os outros, é melhor concentrar-nos na nossa relação com Jeová e em viver com integridade e gratidão. Ele abençoa aqueles que andam em retidão e lhes concede seu favor.
Provérbios 3:34-35. Mansidão e humildade são qualidades que agradam a Jeová Deus. Não buscamos nos destacar ou nos destacar às custas dos outros nem nos deixamos levar pelo orgulho. Jeová exalta os humildes e lhes concede honra no seu tempo.
Provérbios 3:1. O ser humano sempre tende a esquecer facilmente coisas importantes, como aconteceu com os israelitas, que se esqueceram dos milagres de Jeová e, com o tempo, acabaram desobedecendo. Portanto, para que isso não aconteça conosco, devemos lembrar-nos constantemente de que Jeová nos ajudou, fortalecendo assim a nossa fé e a nossa obediência para com Ele.
Provérbios 3:2. Embora a nossa principal motivação para obedecer a Jeová deva ser o amor, também é consolador saber que a nossa obediência nunca é em vão. Jeová promete que, se seguirmos os seus princípios, teremos muitos benefícios, incluindo uma vida cheia de paz e contentamento. E embora isso não signifique que nunca enfrentaremos dificuldades, a sua orientação nos ajudará a tomar decisões sábias que contribuirão para a nossa felicidade e bem-estar. Além disso, nos dará a tranquilidade de saber que estamos em harmonia com a Sua vontade, o que nos trará uma paz interior que o mundo não pode oferecer.
Provérbios 3:5. Não devemos confiar no nosso próprio entendimento, pois pode ser limitado e enganoso. Às vezes, ao observarmos o aparente sucesso de outros que não seguem os princípios de Jeová, podemos ser tentados a imitar seus modos de agir. No entanto, este provérbio nos lembra que é melhor confiar plenamente em Jeová e na sua orientação, visto que só Ele sabe o que é realmente benéfico para nós a longo prazo. Ao dependermos de Sua sabedoria, e não de nossas próprias idéias, evitaremos tomar decisões que possam nos distanciar de Sua bênção e proteção.
Provérbios 3:6. Embora sejamos nós que tomamos decisões na nossa vida, temos sempre de ter em mente como elas afetarão a nossa adoração a Jeová. Antes de agir, é importante refletir se o que planejamos fazer nos aproximará Dele ou, pelo contrário, poderá nos enfraquecer espiritualmente. Quando colocamos Jeová em primeiro lugar e confiamos na Sua direção, Ele nos guiará pelo melhor caminho, evitando que tomemos decisões que possam prejudicar o nosso relacionamento com Ele.
Provérbios 3:9. Podemos honrar a Jeová dando-Lhe o melhor que temos, visto que tudo vem Dele. Isto inclui, por exemplo, nossos bens materiais, mas também nosso tempo, energia e habilidades. Uma maneira especial de fazer isso é usar nossos recursos para apoiar a pregação da mensagem do Reino e a obra de Jeová em geral. Quando reconhecemos que tudo o que possuímos é graças a Ele e usamos isso para Sua honra, demonstramos gratidão e fortalecemos nosso relacionamento com Ele.
Provérbios 3:11-12. Embora a correção que recebemos por um erro possa parecer dura, não devemos desanimar nem nos distanciar da congregação. Em vez de encararmos isso como um castigo, devemos lembrar-nos de que Jeová nos corrige porque nos ama, assim como um pai amoroso disciplina o filho para o seu bem-estar. Sua correção é um sinal de interesse por nós e de seu desejo de nos manter no caminho certo. Portanto, em vez de nos afastarmos, devemos nos aproximar Dele, confiando que tudo o que Ele faz é para o nosso bem.
Provérbios 3:14. A sabedoria que vem de Jeová tem um valor muito maior do que qualquer riqueza material que o mundo possa oferecer. Embora o dinheiro possa proporcionar conforto temporário, a sabedoria divina nos guia para tomar decisões corretas, nos protege dos problemas e nos ajuda a viver uma vida plena e com propósito. Além disso, embora as riquezas possam ser perdidas ou desaparecer, a sabedoria de Jeová garante-nos bênçãos duradouras, incluindo a sua aprovação e a esperança de vida eterna.
Provérbios 3:18-20. É um bom texto para argumentar com quem não acredita em Deus, pois mostra que o universo não é produzido por acaso, mas por uma mente inteligente e poderosa. Jeová usou a sua sabedoria para estabelecer a ordem da criação, garantindo que tudo funcionasse harmoniosamente. As leis naturais, como a gravidade, mantêm o equilíbrio do planeta, evitando que os mares flutuem ou que a Terra saia da sua órbita. Se tudo isso tivesse surgido por acaso, essa precisão não existiria, como menciona Provérbios. Esta passagem nos lembra que a existência de leis que regem o universo é uma evidência clara de que existe um criador sábio e amoroso por trás de tudo.
Provérbios 3:27. Devemos sempre fazer o bem ao nosso próximo, e uma das maneiras de fazer isso é transmitir-lhes as boas novas sobre o propósito de Jeová para o futuro. Ao ensiná-los sobre o Seu plano para a humanidade, não só lhes damos esperança, mas também lhes damos a oportunidade de fazer parte desse propósito divino. Desta forma, não só ajudamos os nossos vizinhos de forma tangível, mas também lhes oferecemos a oportunidade de se achegarem mais a Jeová e de receberem as suas bênçãos.
Provérbios 3:29. Isso nos lembra da importância de termos cuidado com as palavras, especialmente quando falamos sobre nossos irmãos na congregação. Eles se sentem felizes e fortalecidos, seguros, como diz Provérbios, por estarem perto de nós. Portanto, é essencial que nossas expressões não machuquem nem causem danos. Às vezes, sem perceber, uma palavra errada pode magoar alguém e afetar a unidade. Portanto, devemos ter consciência de que nos expressamos sempre buscando edificar os outros e promover um clima de amor e respeito na congregação.
Provérbios 3:32. Ensina-nos que devemos seguir o exemplo de Jeová na escolha dos nossos companheiros. Ele odeia pessoas que levam vidas duplas, que agem de uma forma e pensam ou sentem de outra. Assim como Jeová, devemos ser seletivos com quem nos rodeia, buscando relacionamentos que nos ajudem a manter nossa integridade e fidelidade a Ele. Escolher bem nossas amizades nos ajuda a permanecer firmes em nossos princípios e a evitar influências negativas que possam nos desviar do caminho certo.
Provérbios 3:1, 2. Esse versículo me lembra que seguir o conselho de Jeová não é apenas uma obrigação, mas algo que realmente me beneficia. Muitas vezes, quando faço as coisas do meu jeito, acabo tendo problemas e preocupações desnecessárias. Mas quando aplico o que Jeová me ensina, minha vida fica mais calma. Por exemplo, se eu evitar mentir, roubar ou ser desonesto no trabalho, posso viver sem medo das consequências. Obedecer a Jeová não significa que nunca terei dificuldades, mas me dá paz e segurança porque sei que estou fazendo a coisa certa.
Provérbios 3:3-4. Este versículo me ensina que a lealdade e a bondade devem sempre fazer parte da minha vida, não apenas quando me convém. Se eu for uma pessoa confiável e tratar bem os outros, isso fará com que as pessoas me respeitem e confiem em mim. Mas o mais importante é que Jeová o valorize. Por exemplo, se eu prometer ajudar numa tarefa na congregação ou me comprometer com uma designação, devo cumpri-la sem falhar. Além disso, se alguém me trata mal, em vez de retribuir mal com mal, posso mostrar bondade, assim como Jesus faria.
Provérbios 3:5, 6. Esse versículo me lembra que, embora às vezes eu pense que sei o que é melhor para mim, meu entendimento é limitado. Há decisões na vida que à primeira vista podem parecer certas, mas se eu não levar em conta a Jeová, elas podem me levar a um mau caminho. Portanto, em vez de confiar apenas na minha própria lógica ou nas minhas emoções, preciso orar, ler a Bíblia e seguir os conselhos que Jeová dá. Por exemplo, se tiver um problema financeiro, em vez de me preocupar e tomar decisões impulsivas, posso confiar que Jeová me ajudará a encontrar uma solução honesta e correta.
Provérbios 3:9, 10. Aqui somos lembrados de que tudo o que realmente temos vem de Jeová. Isso não significa que devemos dar tudo, mas significa que devemos colocar Jeová em primeiro lugar, mesmo no que diz respeito aos nossos bens materiais. Se, por exemplo, estou pensando em gastar dinheiro em algo desnecessário, mas sei que poderia usá-lo para contribuir para a obra de Jeová ou para ajudar um irmão necessitado, devo perguntar-me: “Estou honrando a Jeová com o que tenho?” Quando damos generosamente, Jeová sempre nos abençoa de alguma forma, seja com necessidades ou com paz e contentamento no coração.
Provérbios 3:11, 12. Ninguém gosta de ser corrigido, mas este versículo me ensina que a disciplina de Jeová é um sinal de seu amor. Assim como um pai que quer o melhor para seu filho, Jeová nos corrige para nos ajudar a melhorar. Às vezes, Sua disciplina vem por meio da Bíblia, dos conselhos de irmãos maduros ou até mesmo das consequências de nossas próprias ações. Se alguma vez receber conselhos na congregação, em vez de me sentir mal ou com raiva, posso lembrar-me de que é uma oportunidade de crescer espiritualmente.
Provérbios 3:27. Este versículo me faz pensar sobre como é importante ajudar os outros quando tenho oportunidade. Às vezes posso pensar: “Outra pessoa fará isso” ou “Não tenho muito para dar”, mas se posso ajudar, mesmo que seja algo pequeno, Jeová valoriza isso. Pode ser oferecer meu tempo, conselhos ou até mesmo compartilhar algo material com alguém que precise. Se um irmão estiver passando por dificuldades e eu puder fazer algo, não hesite em fazê-lo.
Provérbios 3:31-32. Às vezes pode parecer que as pessoas que trapaceiam, são desonestas ou usam a violência alcançam o sucesso mais rapidamente, mas este versículo me lembra que esse não é o caminho certo. Alguém no trabalho talvez trapaceie para conseguir uma promoção, ou alguém talvez faça coisas ruins e pareça estar indo bem, mas no final das contas Jeová não abençoa esse tipo de vida. Quero estar na lista dos amigos de Jeová, por isso prefiro fazer a coisa certa, mesmo que às vezes pareça mais difícil ou demore mais tempo.
Provérbios 3:1, 2. A obediência às leis divinas não é um fardo, mas um caminho para a realização. Compreender e aplicar os mandamentos bíblicos permite-nos experimentar uma vida com propósito, paz interior e esperança de um futuro eterno. Esta obediência ativa fortalece a nossa relação com Jeová e protege-nos das consequências do pecado.
Provérbios 3:5, 6. Não há dúvida de que Jeová merece toda a nossa confiança. Juntamente com todas as suas qualidades, indicam que ele é a pessoa mais confiável do universo. É claro que, para cultivarmos confiança Nele, precisamos ‘provar e ver que Jeová é bom’, aplicando à vida o que aprendemos na Bíblia e refletindo sobre o bem que ela produz.
Provérbios 3:9. Essas coisas valiosas são nosso tempo, energia e recursos, e podemos dedicá-los ao seu serviço. Até os pequenos podem aprender a ser generosos com Ele. Se deixarmos os filhos colocarem dinheiro na caixa de contribuições, eles sentirão que estão dando algo a Jeová. Se os filhos sentirem a alegria de fazer contribuições a Jeová desde pequenos, será fácil para eles continuarem a ser generosos com Ele quando adultos.
Provérbios 3:11, 12. Estas palavras não se referem à disciplina em geral, mas à disciplina de Jeová, que se baseia nos seus elevados princípios. Esta é a única disciplina espiritualmente produtiva e lucrativa, e até mesmo desejável. Por outro lado, aquilo que se baseia no pensamento humano costuma ser abusivo e prejudicial, por isso muitos têm uma atitude negativa em relação à disciplina e por isso a confundem.
Provérbios 3:11, 12. As Escrituras salientam que a disciplina divina é uma expressão do amor de Deus pelas suas criaturas humanas. A disciplina sobre a qual a Bíblia fala abrange muitas coisas: orientação, instrução, ensino, repreensão, correção e até punição. Seu objetivo é beneficiar quem o recebe; Nunca se destina apenas a punir.
Provérbios 3:13, 14. A sabedoria é mencionada com muita frequência no livro de Provérbios; na verdade, aparece 46 vezes. Esta sabedoria piedosa e prática, baseada no conhecimento da Palavra de Deus, capacita o Seu povo a seguir um caminho seguro através das perigosas tempestades que assolam o mundo de Satanás.
Provérbios 3:13, 14. Em um mundo que valoriza os bens materiais, este versículo nos convida a priorizar a sabedoria divina. Passar tempo estudando a Bíblia e aplicando seus princípios nos proporciona riqueza espiritual mais do que qualquer ganho material, proporcionando-nos uma vida com propósito e realização.
NOTA: Os anúncios que aparecem neste Site servem apenas para cobrir as despesas envolvidas na manutenção de uma página. Portanto este site não se responsabiliza pelo “conteúdo dos anúncios que aparecem” , uma vez que os anunciantes dos anúncios não são Testemunhas de Jeová. Portanto, é aconselhável não prestar atenção ou confiar em tais anúncios. Atenciosamente, AJUDATJ.COM.
Comentários
Postar um comentário